Você está Aqui: Início

Bahia - Adrenalina em dose dupla

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
O pódio da Honda
Foto:Miguel Brussel
O bom público que acompanhou as duas últimas etapas do Campeonato Baiano de Kart que foi disputada sábado (17) e domingo (18), no Kartódromo Ayrton Senna, em Lauro de Freitas, teve dose dupla de adrenalina. Depois de dois dias de intensas disputas, os campeões baianos foram Paulo Ferrari, na Honda; Márcio Eduardo, na Super Kart RD; Ody Cruz, na Super Kart 125 Ligth; e Íkaro Freire, na Cadete.

O Baiano de Kart teve, este ano, uma das melhores temporadas dos últimos anos graças ao patrocínio da Distribuidora de Combustíveis Petrobahia, através do Programa FazAtleta de incentivo do esporte do Governo do Estado. O ano foi histórico também porque o Baiano de Kart ganhou um novo palco, com a inauguração do Kartódromo de Vitória da Conquista.

 

As emoções da rodada dupla começaram no sábado pela tarde, quando foi disputada a quinta etapa da competição. O primeiro show foi da categoria Cadete, com a vitória do pernambucano Frederico Figueiredo. Fã do piloto brasileiro Hélio de Castro Neves, o pernambucano também subiu no alambrado para comemorar a vitória, fazendo a alegria da sua família que veio torcer.

 

No sábado, o cadete mais rápido foi Enzo Maiolino que fez a pole e liderava a competição até ter problemas com retardatário. “É a primeira vez que corro aqui. Lá em recife é tudo juntinho, a pista não é muito grande e tem poucas ultrapassagens. Gostaria de agradecer a Bubu (Lilan Sabarin), a retardatária que me ajudou a consegui a vitória”, comentou o piloto antes de subir no alambrado.   

 

Logo em seguida, foi a vez da categoria Honda e a dobradinha da família Ferrari teve como novidade a primeira vitória do sobrinho Luís Paulo, que estreou no kart este ano e conseguiu uma vitória disputando contra pilotos muito experientes. “Treinei bastante para conseguir esta vitória. No início vi que abri um pouquinho e depois foi só administrar a corrida para não errar e consegui minha primeira vitória. Ano que vem vou brigar, desde a primeira bateria, pelo título do campeonato”, comentou animado o piloto.

 

A terceira atração da tarde foi a categoria Super Kart 125 Ligth, que teve a participação do bi-campeão brasileiro, Rogério Rezende e a vitória do Campeão da Copa do Brasil, Valdemiro Oliveira, o Miro. “Graças a Deus deu tudo certo. Tivemos um probleminha na tomada de tempo, mas demos uma mexidinha na regulagem, melhorou bastante para a corrida e foi só alegria. Minha sorte foi que peguei a ponta logo na primeira curva e deixei a encrenca lá para trás”, comentou o vencedor.

 

No domingo, mais uma vez, o show começou com os Cadetes. Desta vez, o bicampeão baiano Íkaro Freire, que chorou bastante com a derrota no sábado, não deu chances aos adversários, justificando a conquista do título. “Não fiquei mais na galinha morta e agora estou na galinha viva. Os meninos estão fortes, me incentivaram a andar, a prestar mais atenção nas curvas e a saber que tem que aprender a perder e a ganhar. Tem um ditado que diz: persistir sempre, desistir jamais”, ensina o jovem campeão.

 

Depois da Cadete, a categoria Super Kart RD disputou a primeira bateria do final de semana, confirmando que o piloto de Vitória da Conquista, Márcio Eduardo é o homem a ser batido na categoria. Em oito baterias na temporada, Márcio venceu sete. “Um ano melhor do que este, nem eu esperava. Só Deus, mesmo, para me dar tanta alegria e ajudar em tudo que a gente faz”, comentou o campeão.

 

Na última bateria do ano, o piloto Euvaldo Luz conseguiu a vitória na categoria Honda, mas já era tarde, já que Paulo Ferrari ficou com o título. “Foi uma temporada brilhante para a categoria Honda. Tive a calma para ir acumulando os pontos a cada etapa. Hoje só foi manter a calma, mais uma vez, para chegar em terceiro e concretizar o título do campeonato”, comentou.

 

Na categoria Light, a briga foi até a última bateria, vencida por Ody Cruz depois de um pega emocionante contra o rival Victor Luz. Vitor chegou para as duas últimas etapas na frente da disputa, mas Ody conseguiu a virada. “Finalmente consegui o título baiano, depois de três anos sendo prejudicado por não disputar todas as etapas. A temporada foi muito legal porque consegui aprender muito com o Victor e ele, que é menos experiente, também aprendeu muito comigo”, comentou o jovem piloto de onze anos, mas que já conta com cinco temporadas de experiência contra duas do rival.  

 

O Campeonato Baiano é organizado pela Associação Baiana de Karts (ABK), em parceria com a Federação de Automobilismo da Bahia (FAB).

 

Campeões 2007:

Cadete - Íkaro Freire

Super Kart 125 Light - Odi Cruz

Honda - Paulo Ferrari

Super Kart RD - Márcio Eduardo

 

Resultado da 5ª Etapa:

 

Cadete:

1º) Fred Figueiredo

2º) Ivan Gounin

3º) Felipe Figueiredo

 

Pole: Enzo Maiolino

 

Super Kart 125 Light:

1º) Valdemiro Oliveira

2º) Odi Cruz

3º) Rogério Rezende

 

Pole: Vitor Luz

 

Honda:

1º) Luís Paulo Ferrari

2º) Paulo Ferrari

3º) Euvaldo Luz

 

Pole: Luís Paulo Ferrari

 

Super Kart RD:

1º) Márcio Eduardo

2º) George Gusmão

3º) Kiumitsu Mekaro

 

Pole: Márcio Eduardo

 

Resultado da 6ª Etapa:

 

Cadete:

1º) Íkaro Freire

2º) Fred Figueiredo

3º) Enzo Maiolino

 

Pole: Enzo Maiolino

 

Super Kart 125 Light:

1º) Odi Cruz

2º) Victor Luz

3º) Rogério Rezende

 

Pole: Odi Cruz

 

Honda:

1º) Euvaldo Luz

2º) Luís Paulo Ferrari

3º) Paulo Ferrari

 

Pole: Euvaldo Luz

 

Super Kart RD:

1º) Márcio Eduardo

2º) George Gusmão

3º) Kiumitsu Mekaro

 

Pole: Márcio Eduardo

 

Miguel Brussel