Você está Aqui: Início

Light - Confira Como Foi a nona etapa em Aldeia da Serra

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Dr Massa navegou na Super Senior
Foto:Claudio Reis
A nona etapa do Campeonato Paulista Light de Kart, disputada no sábado 10/11 no Kartódromo Aldeia da Serra, encerrou o 2º Qualifyng Series do certame regional paulista. Nesta temporada o certame sofreu alterações em seu regulamento desportivo, deixando de ser um certame de pontos corridos com alguns descartes ao longo da temporada, para tornar-se um campeonato dividido em quatro fases estanques, 1º Qualifyng Series; Pré-Final; 2º Qualifyng Series e Final.

Com esse novo formato definem-se, na prática, ao longo da temporada três campeões para cada categoria. Assim, após o 1º Qualifyng Series a rodada dupla Pré-Final apresentou os campeões do primeiro turno de cada classe e nesta rodada que fechou o 2º Qualifyng Series definiu-se não apenas a ordem de colocação na tabua de pontuação de cada categoria – os pontos obtidos nas quatro etapas são somados, feito o descarte obrigatório e nova pontuação é atribuída -, mas também o grid de largada para a primeira prova da rodada dupla que compõe a Final do Campeonato Paulista Light de Kart, já que inocorre tomada de tempos classificatórios e os bólidos alinham na exata ordem da tabela de pontos.

 

Assim, com o regulamento na mão e um olho no peixe, outro no gato, oitenta pilotos alinharam neste chuvoso sábado de primavera, em uma das nove classes que integram o certame regional paulista, dispostos a conquistar o maior numero de pontos possíveis para garantir uma boa posição na grelha de partida da primeira bateria da Final dia 8/12, quando serão conhecidos os campeões do segundo turno e da temporada 2007.

 

Galli levou, mas o show foi de Gasparini

 

clique para ampliar
Olin Galli - Cadete
Foto:Claudio Reis
Na prova da categoria Cadete, o carioquinha Olin Galli comprovou que está em grande fase. Chegou liderando essa segunda fase qualificatória - com apenas um ponto de vantagem sobre Erik Gasparini -, cravou a pole position, venceu a corrida e garantiu a pole na prova da Final.

 

clique para ampliar
Erik Gasparini - Cadete
Foto:Claudio Reis
Mas o show foi de Erik Gasparini, que temporariamente livre de “maus eflúvios” na pista e contando com o competente serviço da Girotto Racing, partiu da ultima posição do grid de largada para em poucas voltas chegar a assumir a liderança da corrida. Olin Galli teve forças para recuperar a dianteira, mas a 2ª colocação final de Gasparini teve “gostinho” de vitória e deixou o piloto da Birel bem posicionado no grid da Final, largando ao lado de Galli. Lukas Moraes, da E.M. Competições não completou bem essa rodada, cruzando a linha final na 7ª colocação, mas mantendo a 3ª posição no campeonato, com Arthur Fortunato em 4º.

 

Essa classificação gera uma situação curiosa, já que cada um dos quatro primeiro classificados na Cadete defende as cores de um fabricante de chassis diferente. Galli é piloto Kart Mini, Gasparini da Birel, Moraes da Mega Kart e Fortunato compete com Techspeed.

 

Mosquito leva o Motoradio!

 

clique para ampliar
Cacé Almeida - Junior Menor
Foto:Claudio Reis
Quem é um pouco, digamos, mais “velhinho” e acompanha aquele esporte bretão que é praticado por vinte e dois indivíduos correndo atrás de uma bola (continuamos nos recusando a sequer mencionar o nome com que é conhecido o “esporte nacional”), certamente se recorda que as transmissões de radio das partidas era a forma mais usual de se acompanhar os jogos. Uma das principais emissoras paulista habitualmente premiava, democraticamente através de voto dos jornalistas, o “melhor jogador em campo” com um Motoradio (marca famosa de rádios à época).

 

Pois bem, essa nona etapa da Junior Menor no Paulista Light, iniciou com Lu Kachan liderando o certame, com Vitor Franzoni na 2ª colocação, ainda com os “Guilhermes” Salas e Silva nas 3ª e 4ª posições, respectivamente e apenas seis pontos separando Kachan de Silva.

 

clique para ampliar
Guilherme Silva - Junior Menor
Foto:Claudio Reis
Guilherme Silva foi quem se deu melhor na rodada, já que cravou um perfeito hat trick – pole, melhor volta e vitória -, na “encharcada” corrida que teve o veloz Jean Aguiar como um de seus destaques, já que partiu da ultima posição do grid, para completar sua participação com o 2º posto final.

 

clique para ampliar
Guilherme Salas - Junior Menor
Foto:Claudio Reis
Mas o grande destaque da Junior Menor foi o “mosquito” Guilherme Salas. Com a 6ª posição na grelha de partida, o piloto da Zoinho Racing partiu para a prova com pneus slick – como todos os demais pilotos -, mas assim que começou a renitente chuvinha fina, optou por parar na área de reparos e trocar os “calçados” de seu kart por apropriados para pista molhada. A aposta não se mostrou a mais acertada para o resultado da corrida, mas determinou uma alucinante tentativa de recuperação, com Guilherme Salas literalmente voando pelo circuito de Aldeia da Serra. Salas completou na 7ª posição com uma volta de desvantagem, mas prendendo a atenção do publico presente ante o belíssimo show de pilotagem com que brindou a galera.

 

Salas garantiu o Motoradio...

 

O resultado da prova também causou profunda alteração na tabua classificatória. Como triple hatch Guilherme Silva fechou o 2º Qualifyng Series como líder da categoria (30 pontos), um a mais que Victor Franzoni, que encerrou a prova na 5ª posição. Kachan, que liderava o certame, caiu para a 3ª posição e Cace Almeida progrediu para o 4º posto com a 3ª colocação obtida. Nessa ordem o quarteto formará o grid da primeira bateria da Final da Junior Menor.

 

Navarrete fecha o 2º Qualifyng da Junior na frente

 

clique para ampliar
Gabriel Navarrete - Junior
Foto:Sergio Compain-PlanetKart
Da mesma forma que a Junior Menor, a categoria Junior alterou profundamente o quadro de pontuação ao final da rodada de encerramento do 2º Qualifyng Series. Ao final da terceira rodada dessa fase qualificatória, Fabio Gamberini era o líder do certame com 28 pontos, um a mais que Victor Guerin. Tanto Gamberini quanto Guerin não se deram bem na prova, o rebento do ancora jornalístico da Rede TV foi o 8º (e ultimo) colocado e o veloz pupilo de Felipe Massa completou na 6ª colocação, com uma volta de desvantagem, embora tenha estabelecido a melhor volta da corrida.

 

Partindo da posição de honra, Fernando Resende Fº não conseguiu conter o ataque de Gabriel Navarrete, que levou a vitória na prova e fechou a fase qualificatória na primeira posição. Gamberini ainda conseguiu garantir a vice-liderança e a vaguinha restante na primeira fila da primeira bateria da Final, com Resende largando na 3ª posição, ladeado por Victor Guerin.

 

Como na Loteria Esportiva, a melhor opção para quem gosta de apostar em candidatos ao título e marcar um triplo “X” na Junior...

 

Milagre até existe! 

 

clique para ampliar
Paulo Breim - Master B
Foto:Claudio Reis
Com uma impressionante tocada nas adversas condições que se apresentaram na prova da categoria Master B, o piloto paulista Paulo Breim mostrou que não é apenas um rostinho bonito, mas que sabe acelerar como poucos em pista escorregadia em com um “spray” daqueles que somente permitem a pilotagem “por instrumentos”. Dando um verdadeiro show Paulo Breim foi muito agressivo na largada, andou de lado o tempo todo e impôs nada menos que 23s467 de vantagem sobre Rodrigo Sein, que cruzou na 2ª colocação.

 

A 3ª posição ficou com Marcelo Okazaki, que também estabeleceu a melhor passagem da corrida que também teve com destaque a atuação de Marcus Trotta, piloto da Wal Racing que partiu da ultima posição da grelha e completou na 4ª colocação final.

O 2º Qualifyng Series terminou com Wagner Koga na liderança da “Bezona”, Trotta como vice-líder, Okazaki na 3ª posição e Marcio Salomão (que estreou ova carenagem em seu kart) finalizou a fase qualificatória em 4º.

 

O Bloco do Eu Sozinho

 

clique para ampliar
Eduardo Souza - Master A
Foto:Claudio Reis
A Master A contou com apenas um piloto inscrito na rodada, Eduardo Souza que, ao visto, não teve muita dificuldade em marcar a pole, melhor volta e vencer de ponta a ponta a 9ª rodada do certame e contribuindo significativamente para as estatísticas da propalada “guerra dos chassis”. A Birel levou por W.O. dos concorrentes...

 

Coxinha e Chocolate na Super Senior

 

clique para ampliar
José França - Super Senior
Foto:Claudio Reis
Renomado empresário do ramo de buffets, o kartista paulista José França é conhecido nos boxes como Zé Coxinha, em clara alusão ao saboroso quitute servido à exaustão nas festa e eventos do renomado Buffet França ( para “babar” visite o site www.buffetfranca.com.br). Piloto de primeiríssima linha, França é sempre extremamente competitivo e um dos eternos candidatos à vitória, como na “enxaguada” prova da categoria Executive na ultima semana no Paulista Granja Viana e, também, na novamente encharcada corrida da Super Senior da 9ª rodada do Light.

 

Pole position, Zé Coxinha despachou a galera desde o momento da largada e serviu como “quitute” aos “convivas” de sua categoria um saboroso “chocolate” de 27s576 sobre o 2º colocado, o atual campeão da classe, Massayuki Katsui. Jaime Drummond completou na 3ª posição, seguido por Luiz Nista, que ficou com o 4º posto.

 

clique para ampliar
Sergio Martinez - Super Senior
Foto:Claudio Reis
Até então líder da Super Senior na tabela de pontuação, o piloto da equipe Marinho’s Motors Sergio Martinez teve problemas com a vela de ignição de seu kart e após longa parada para substituição da peça, voltou à pista “pulverizando” o cronômetro em busca de recuperação e amealhar o maior numero de pontos possíveis. Martinez estabeleceu a volta mais rápida da prova, mas conseguiu apenas a 6ª (e última) posição final, insuficiente para a manutenção da liderança, que ficou nas mãos de José França. Ambos empataram em 34 pontos no 2º Qualifyng Series, mas França levou a vantagem de contar com melhores resultados.

 

Na re-pontuação para a Final, França ficou com 16 pontos, Martinez com 14, Massayuki Katsui com 13, Jaime Drummond com 12, Luiz Barcellos com 11 e Luiz Nista com 10. Esses os principais candidatos ao título do segundo turno.

 

Tadinha da Sprinter A

 

clique para ampliar
Felipe Guimarães - Sprinter A
Foto:Claudio Reis
Outra categoria que quase deu W.O. no fim de feira do Paulista Light foi a “poderosa” Sprinter A, categoria reservada para pilotos Graduados A e B.

 

Reservada, como as demais categorias top de Graduados, para o polimento final na pilotagem dos kartistas que buscam carreira no automobilismo aspirando um cockpit na F1, a Sprinter A também está sentido o efeito da cada vez mais “tenra” debandada geral para as “miraculosas” categorias de fórmula. Cada vez mais cedo os kartistas abandonam a modalidade para iniciar no automobilismo, em um suicida “grito de guerra” inventado por sei lá quem que passou a esvaziar as grelhas do kartismo desde a chegada da malfadada Formula Renault, um caça-níquel que não ensinava nada, mas era “chique” e prometia cornucópias de olheiros da McLaren, Ferrari, Renault, Williams & Cia.

 

Pulando degraus, muitas carreiras foram abreviadas pela “finada” categoria – que Deus a tenha e a guarde longe -. Gente boa, de talento, que foi seduzida por promessas vazias de quem somente se preocupava com o bolso do pai do “candidato” a herdeiro do Schumacher, invariavelmente imberbe, com a cara cheia de espinhas e sem o necessário desenvolvimento físico, intelectual e técnico. Dezesseis anos é para andar de kart. Ponto final...

 

Para piorar o “imbróglio”, chegou a nova sensação da garotada... A tal F. BMW reduziu a faixa etária inicial para meros 15 anos de idade e agora é a vez da Junior sentir o efeito Orloff. Daqui a pouco será a Junior Menor e em seguida vamos dar carros de formula para pilotos da Cadete e de Velotrol (será que isso ainda existe?).

 

Enquanto isso, A Sprinter A recebeu dois kartistas de carreira e um piloto de formula “enxertado” no grid, já que Felipe Guimarães “de férias” na F3 aproveitou para matar a saudade dos micromonopostos.

 

Com nenhum Graduado A inscrito, Guimarães cravou a pole, melhor volta e venceu de ponta a ponta, comboiado o tempo todo por Vinicius Sammarone que andou na cola, mas mostrou respeito e não tentou passar em momento algum. João Horto ficou um pouquinho mais atrás e completou na 3ª colocação

 

Giovanini entra na briga pelo título

 

clique para ampliar
Cesar Giovanini - Sprinter B
Foto:Claudio Reis
O ribeirão-pretano Cesar Giovanini entrou definitivamente na briga pelo titulo do segundo turno e da temporada 2007, pela categoria Sprinter B, ao vencer espetacularmente a prova que encerrou a segunda fase qualificatória do certame e pular da 8ª posição na tabela de pontos, para o 3º posto.

 

A 2ª colocação na prova ficou com Felipe Bechtold, que venceu belíssimo duelo pela posição com Sergio Silva Jr, Nicolas Costa, João Jardim, Victor Caliman e Raphael Abatte. Silva Jr ficou com o 3º posto na corrida, Caliman com o 4º, Costa com o 5º e Bruno Balarin completou o sexteto do pódio a prova que marcou o encerramento do 2º Qualifyng Series.

 

clique para ampliar
João Jardim - Sprinter B
Foto:Claudio Reis
Depois de intrincados cálculos no ábaco turbo de Oswald de Souza, Nicolas Costa manteve a liderança do certame e garantiu a posição de honra na primeira bateria da Final – rodada dupla -, já que por força do regulamento não haverá tomada de tempos classificatórios e a ordem de largada seguirá a ordem da tabela de pontos. Com a 2ª posição na prova, Sergio Silva Jr “ultrapassou” Paulo Grassi e João Jardim, garantindo a vice-liderança no certame e a posição restante da primeira fila na próxima corrida. Grassi e Jardim que não se deram bem nessa corrida e despencaram para as 5ª e 6ª posições no campeonato, respectivamente, já que também superados por Cesar Giovanini (agora o 3º) e o filho dileto de Arlindo Bechtold, que assumiu o 4º posto no certame.

 

Com 46 pontos em disputa (a vitória em cada bateria da Final passa a valer 21 pontos, além do extra pela melhor volta e dois pontos pela “pole” da 2ª bateria), na pratica qualquer um dos 33 pilotos da Sprinter B ficam com condições matemáticas de conquistar o titulo do segundo turno, mas a “briga de verdade” deve ficar entre os sete primeiros da tabela (Costa, Silva Jr, Giovanini, Bechtold, Grassi, Jardim e Caliman)

 

Quem viver verá!

 

Fogacinha leva o titulo antecipado na F250

 

clique para ampliar
Fabio Fogaça - F250
Foto:Claudio Reis
Com apenas oito etapas programadas para a temporada 2007 e regulamento autônomo ao do Paulista Light, a Formula 250 já conheceu, antecipadamente, seu campeão, que chegou com belíssimo “pedigree”. Aos 16 anos de idade, o sorocabano Fabio Fogaça segue os passos de seu pai, o “Caipira Voador” Djalma Fogaça - atualmente astro da F-Truck, mas que já conquistou títulos na F-Ford e no kartismo – e começa com o pé direito (ao visto sempre embaixo) sua carreira no mundo da velocidade.

 

Pole position, Fabio Fogaça fez valer a força de sua juventude e arrojo, abriu larga margem para Carlo Kain, que completou na 2ª colocação. João Guariglia ficou com o 3º posto, Aldano Biazoto levou a 4ª colocação e Paulo Yamamoto sofreu muito com problemas em seu kart, para completar na 5ª posição.

 

Fogacinha arregimentou para seu palmarés 74 inalcançáveis pontos, mas a briga pelo vice-campeonato segue firme entre Yamamoto e João Guariglia.

 

 

Confira o resultado completo da 9ª etapa do Campeonato Paulista Light de Kart:

 

Cadete:

  1. 1.- Olin Galli (Jimenez/ Mini), com 18 voltas em 15m34s624
  2. 2.- Erik Gasparini (Colégio Drummond/ Ideal Work/ Birel/ Girotto), a 1s790
  3. 3.- Artur Fortunato (Darhuj Motors/ By Chico) , a 2s433
  4. 4.- Pietro Rimbano (Quirino/ Kart Mini), a 8s728
  5. 5.- Fausto Bessa Jr., a 13s666
  6. 6.- Leonardo Gimenes, a 14s684
  7. 7.- Lukas Moraes (Loc.com/ Metrópolis Turismo/ HRM Const./ Mobel/ Mega/ E.M. Competições), a 14s915
  8. 8.- João Archer (Tokio Tratores/ SF Engrenagens/ Tamietti/ Ecoplan), a 15s656
  9. 9.- Matheus Jacques (ABL/ Vivo Sabor/ Enxuto/ CWS/ CL Racing), a 15s737
  10. 10.- Roberto Mollinedo (MSC/ Mini), a 24s244
  11. 11.- Yuri Cesario (Vizzon Jeans/ MZ Motorsport/ China), a 26s052
  12. 12.- Gabriel Fernandes (Icro Tecnologia/ ONS Motorsport), a 26s169
  13. 13.- Felipe Gildin, a 30s313
  14. 14.- Mauro Auricchio (Web Motors/ Rádio Mix/ Banco Real/ Aymoré Financ.), a 34s414
  15. 15.- Mauricio Jr., a 38s531
  16. 16.- Gabriel Sereia, a 38s776
  17. 17.- Thiago Cabrino (Cabrino/ Mahle/ Sabó/ Techspeed), a 39s004
  18. 18.- Flávio Matheus (Vinicius Racing/ Pan Vital), a 46s790
  19. 19.- Otávio Porto, a 1 volta
  20. 20.- Maurinho Custódio, a 6 voltas
  21. 21.- Duilio Squassoni – Desclassificado por falta de peso
  22. 22.- Yago Cesário (Vizzon Jeans/ MZ Motorsport/ China) - Desclassificado por atitude antidesportiva               

 

Pole Position: Olin Galli, com 54s276

Melhor Volta: Erik Gasparini, com 50s864

 

Junior Menor:

  1. 1.- Guilherme Silva, com 23 voltas em 20m42s953
  2. 2.- Jean Aguiar (Leste Competições/ Mini), a 21.616
  3. 3.- Jean Claude, a 58s095
  4. 4.- Carlos Almeida (Girotto Racing/ Birel/ Hiken/ Santa Gema), a 1 volta
  5. 5.- Victor Franzoni (Equal/ Birel/ ONS Motorsport), a      7s559
  6. 6.- Matheus Rotta (Lecor/ Sierra Móveis/ Colégio Poliedro), a 9s810
  7. 7.- Guilherme Salas (Equipe Zoinho Racing), a 41s026
  8. 8.- Luis Kachan (Sagüi Competições), a 3 voltas

 

Pole Position: Guilherme Silva, com 44s955

Melhor Volta: Guilherme Silva, com 41s269

 

Junior:

  1. 1.- Gabriel Navarrete, com 23 voltas em 17m41s553
  2. 2.- Fernando Rezende Filho (Multi Minas), a 14s487
  3. 3.- Luis Felipe Derani, a 18s210
  4. 4.- Bruno Bonifácio (Mauro Competições/ Cofipe/ Mepalgi/ Kart Mini), a 18s838
  5. 5.- Emanuel Neto     , a 30s793
  6. 6.- Victor Guerin, a 1 volta
  7. 7.- Artur Oliveira, a 13s549
  8. 8.- Fabio Gamberini, a 23 voltas

 

Pole Position: Fernando Rezende Fº, com 41s148

Melhor Volta: Victor Guerin, com 44s385

 

Master A

  1. 1.- Eduardo Souza, com 20 voltas em 20m29s281        

 

Pole Position: Eduardo Souza, com 42s044

Melhor Volta: Eduardo Souza, com 57s570

 

Master B

  1. 1.- Paulo Breim (Biland/ Mini/ Sabiá), com 23 voltas em 20m36s998    
  2. 2.- Rodrigo Sein (Cinho Racing), a 23s467
  3. 3.- Marcelo Okazaki (Cinho Racing), a 1 volta
  4. 4.- Marcus Trotta, a 2 voltas
  5. 5.- Jose Dias, a 7s801
  6. 6.- Glaucinei Souza, a 20s068
  7. 7.- Rodrigo Rocha (LGB Racing), a 3 voltas
  8. 8.- Wagner Koga (Cinho Racing), a 1m04s315
  9. 9.- Alexandre Rodrigues, a 9 voltas
  10. 10.- Marcio Salomão (Validata/ Vipcar/ Ribeiro Competições), a 11 voltas
  11. 11.- Paulo Moreira, a 18 voltas
  12. 12.- Felipe Nicolau (Roda Motors), a 19 voltas

 

Pole Position: Paulo Moreira, com 41s492

Melhor Volta: Marcelo Okazaki, com 50.578

 

Super Senior:

  1. 1.- José França (Illy Café/ Sabiá Racing), com 23 voltas em 20m20s867
  2. 2.- Massayuki Katsui (Sul Fiat/ Marinho’s Motors/ Planet Kart), a 27s576
  3. 3.- Jaime Drummond (Mahogany/ Landão), a 49.217
  4. 4.- Luiz Antonio Nista (Allan Motorsport), a 1 volta
  5. 5.- Luis Barcelos, a 4 voltas
  6. 6.- Sérgio Martinez (Netter/ Valor Comunicação/ Marinho’s Motors), a 7 voltas

 

Pole Position: José França, com 41s733

Melhor Volta: Sergio Martinez, com 51s060

 

Sprinter A:

  1. 1.- Felipe Guimarães (MSC/ Mini), com 24 voltas em 16m00s577        
  2. 2.- Vinicius Sammarone, a 0s360
  3. 3.- João Horto (Programa Leilões/ Ouro Fino/ Art Luz), a 5s605

 

Pole Position: Felipe Guimarães, com 39s945

Melhor Volta: Felipe Guimarães, com 39.445

 

Sprinter B:

  1. 1.- Cesar Giovanini (TSP Transportes/ First Motorsport), com 24 voltas em 16m16s223
  2. 2.- Felipe Bechtold, a 7s604
  3. 3.- Sérgio Silva Jr., a 8s513
  4. 4.- Victor Caliman (Marinho’s Motors/ Sul Fiat/ PPK/ Mini), a 12s955
  5. 5.- Nicolas Costa (Alufama/ TR3/ Hotel Formule 1/ TMA Design), a 13s071
  6. 6.- Bruno Balarin, a 23s385
  7. 7.- João Jardim, a 1 volta
  8. 8.- Paulo Grassi (Sagüi Competições), a 22s572
  9. 9.- Raphael Abbate, a 24s232
  10. 10.- Guilherme Terçariol, a 27s963
  11. 11.- Vinicius Madeira (Neguinho Racing Competições), a 2 voltas
  12. 12.- Guilherme Silva (Wal Racing), a 30s402
  13. 13.- Vinicius Escarlate, a 17 voltas
  14. 14.- Bruno Andrade (Padock), a 21 voltas
  15. 15.- Fernando Magalhães (C. Odont. Craque do Dente/ ONS Motorsport), a 1s306

 

Pole Position: Cesar Giovanini, com 40s109

Melhor Volta: Sergio Silva Jr, com 39s864

 

Formula 250:

  1. 1.- Fábio Fogaça, com 25 voltas em 18m05s938
  2. 2.- Carlo Kain, a 10s306
  3. 3.- João Guariglia, a 22s450
  4. 4.- Aldano Biazoto, a 1 volta
  5. 5.- Paulo Yamamoto, a 6 voltas

 

Pole Position: Fabio Fogaça, com 43s216

Melhor Volta: Carlo Kain, com 49s928

 

 

                  

clique para ampliar
Olin Galli - Cadete
Foto:Claudio Reis
Última atualização ( Ter, 13 de Novembro de 2007 03:43 )