Você está Aqui: Início

Paulista - E o sapo virou príncipe

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Carlo Kain e Marcos Gomes - F250
Foto:Claudio Reis
Com seu formato mais uma vez reestruturado, o Campeonato Paulista de Kart deu neste sábado (23/02) seu “pontapé” inicial para as disputas da temporada 2008, tendo com pano de fundo o veloz Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri, localizada na região metropolitana da capital paulista.

Para muitos a escolha do mesmo circuito que na semana anterior serviu de palco para a concorrida Copa São Paulo Light de Kart talvez não tenha sido a mais acertada, já que a impressão geral era de estar ocorrendo um mero “replay” dos ajustes e corridas da semana anterior. Algo como pagar duas vezes para assistir o mesmo filme, fator que contribuiu significativamente para reduzir o número de participantes nos grids com Campeonato Paulista de Kart.

Em que pese esse pequeno, mas importante óbice, não se pode deixar de destacar que embora (ainda) numericamente menor em quantidade de pilotos participantes, a característica principal desse certame parece estar de volta a seu legítimo lugar: A de ser o torneio “top” do kartismo nacional, com as melhores disputas entre os melhores pilotos e efetiva “vitrine” lançadora de talentos com chances de chegar à F1 e deixando claro que menor quantidade não significa menor qualidade, principalmente no que se viu na prova da categoria Junior, classe que mesmo alinhando apenas sete pilotos certamente fez a mais bela e disputada corrida nos últimos anos.

Dessa forma, a realização em evento conjunto do Paulista de Kart da Copa Sorriso Campeão determinou a ausência de grid específico para as categorias Graduados e Novatos, já que a “sorridente” prova conjunta patrocinada apontava os três primeiro classificados do ano para a final da Seletiva de Kart Petrobrás. Resta, portanto, para a segunda rodada do certame regional paulista a incógnita do efetivo grid dessas categorias que voltam a serem disputadas com motores próprios das equipes – ao invés dos fornecidos pela organização e sorteados -. A única nota efetivamente destoante nesse novíssimo “set-up” do Campeonato Paulista de Kart fica por conta de mais dois “W.O.” de categorias em seu registro histórico, já que embora constantes da grade de programação do agora único e exclusivo certame oficialmente Paulista, as categorias Mirim e Shifter Kart não reuniram interessados em numero suficiente para a formação de grelhas.

O campeonato que em 2006 tinha se tornado grotesco sapo, voltou a ser um príncipe cortejado nos bailes do reino da velocidade...

Rimbano estava na hora certa no lugar certo

clique para ampliar
Pietro Rimbano - Cadete
Foto:Claudio Reis
Partindo da 5ª posição do grid de largada e em sua segunda apresentação na categoria Cadete, o kartista paulista Rafael Martins comandou as ações na prova de abertura do “Paulistão”. Liderou o maior numero de voltas, “resfriou” o animo de já experientes pilotos da classe e venceu comemorando muito a corrida que reuniu vinte e cinco bólidos em sua grelha. Venceu, mas não levou, posto que na pesagem obrigatória no encerramento de cada corrida, seu kart apresentou 600 gramas de peso abaixo do mínimo permitido pelo regulamento, fruto da perda na pista de um dos lastros de chumbo adicionados em seu kart.

 

clique para ampliar
Rafael Martins - Cadete
Foto:Claudio Reis

Com a conseqüente desclassificação por falta de peso, determinada pelos Comissários da FASP, por estar no lugar certo na hora certa, a vitória caiu no colo de Pietro Rimbano, também autor da pole position e da volta mais rápida da corrida que, em razão da vitória “herdada” cravou o “hat trick”.

clique para ampliar
Matheus Jacques - Cadete
Foto:Claudio Reis
Com desempenho equilibradíssimo e tempos de volta muito próximos entre os participantes, a conquista de posições na Cadete é uma verdadeira obra de titã, pelo que nem sempre ser o destaque em uma prova dessa classe infere em ser o vencedor. Sob essa ótica, em que pese a belíssima apresentação tanto de Martins, quanto de Rimbano, não se pode deixar de destacar (novamente) a primorosa performance de do piloto da cidade de Cosmópolis, Matheus Jacques. O new pupilo do renomado preparador Claudinho garantiu a honrosa 8ª posição para a largada, mas com irrepreensível tocada foi galgando posições para completar a “carrera” na 2ª colocação final e deixar desde já claro que é um dos sérios candidatos ao título da temporada.

clique para ampliar
Giuliano Raucci - Cadete
Foto:Claudio Reis
Claro, ainda muita água vai rolar por debaixo dessa ponte e novos “botinhas” terão o devido destaque nessa categoria no decorrer da temporada, como o também rookie Giuliano Raucci, astro da categoria Mirim na temporada passada, que completou a prova na 7ª posição final. Raucci largou em 10º, chegou a andar em 5º, mas por queda de rendimento de seu bólido na parte final da corrida não conseguiu manter a progressão que parecia determinar um ótimo resultado final. Mesmo assim conseguiu reaproximar-se do pelotão dianteiro, levando o kart “nas costas”, para completar a prova como integrante do compacto pelotão dianteiro.

clique para ampliar
Pedro Fonseca - Cadete
Foto:Claudio Reis
Outro “estreante” que deve ser acompanhado com atenção e o potiguar Pedro Victor Fonseca, que mostrou ser “do ramo” em sua primeira corrida na categoria e nesse circuito, completando na 13ª colocação, à frente de vários pilotos com reconhecida experiência e talento.

Ícaro Freire (3º colocado), Thiago Vivacqua (4º colocado), Matheus Chequer (5º colocado) e Duílio Saquassoni (6º colocado) também devem ser olhados com atenção, pois certamente estarão o ano todo no pelotão cimeiro dessa dificílima categoria.

Robe foi soberano na Junior Menor

clique para ampliar
Gabriel Robe - Junior Menor
Foto:Claudio Reis
A pole position da categoria Junior Menor ficou com o pernambucano Cayan Chianca, invertendo o posicionamento materializado na semana anterior – na Copa Light - com o gaúcho Gabriel Robe, que desta feita ficou com a 2ª colocação do grid.

Mas o forte ritmo imposto pelo gauchinho, que na largada assumiu a liderança da corrida, foi determinante para o resultado final da prova, embora acossado pelo paranaense Gustavo Myasava e pelo paulista Erik Gasparini. O trio polarizou as atenções com a constante troca de posicionamento e de liderança, mas nas voltas finais Gasparini e Myasava envolveram-se em um toque, digamos, mais viril, deixando o caminho livre para Robe faturar sua primeira corrida na categoria.

Com o “enfight” entre Myasava e Gasparini a 2ª colocação ficou com Marco Túlio e o 3º posto com João Archer, que vinham em boa disputa pela 4ª posição e acabaram “herdando” o posicionamento final.

Quem não é o maior, tem de ser o melhor

clique para ampliar
Johilton Filho - Junior
Foto:Claudio Reis
Sem qualquer chance de errar na afirmativa, a prova de estréia da categoria Junior com os novíssimos propulsores MRA-1 da Mini Riomar foi a mais bela corrida dos últimos tempos.

Com apenas sete karts no grid a expectativa era de uma provinha insosa, com os karts espalhados pela pista e raríssimas disputas. Ledo engano...

Na formação do grid ficou claro que a briga seria boa, já que menos de dois décimos de segundo separavam o pole position – Jonathan Louis – do ultimo colocado na grelha – o não menos veloz Guilherme Silva -. Autorizada a partida para as 21 voltas regulamentares, Louis manteve a ponta de um extremamente compacto bloco em que o menor errinho significava cair de líder para o final do pelotão. Todo mundo na “balada” até restarem apenas cinco voltas para o final, já que a simples apresentação da placa de cinco voltas parece ter mudado radicalmente o panorama da corrida.

Em duas voltas Guilherme Silva assumiu a segunda posição e passou a pressionar Jonathan Louis, “colocando” o bico em todas as curvas. Na tentativa de assumir a liderança Silva e Louis “se acharam”, deixando o caminho aberto para Johilton Filho garantir a vitória. Vitória da inteligência, de quem soube ser rápido o tempo todo e ao mesmo tempo soube poupar o equipamento e não se envolver na “panca” anunciada.

A segunda colocação da prova ficou com Felipe Fraga e Jean Paturle conquistou a terceira colocação final, mas não se pode deixar de destacar a ótima performance do paulista Jean Aguiar, que enquanto teve pneus manteve acesa a chama da possibilidade de vitória.

Briga de cachorro grande

clique para ampliar
Carlo Kain - F-250
Foto:Claudio Reis
Outra briga de “cachorro grande” aconteceu na prova da categoria F-250, que deixou nesta temporada o Light para integrar a grade de programação do Campeonato Paulista, como a four stroke que substitui a categoria Biland.

Como na Junior o grid foi pequeno, mas com a boa presença no grid de astros consagrados da velocidade, como Marco Gomes da Stock Car e Carlo Kain da Stock Junior. Aliás ambos protagonistas da batalha pela vitória, já que com o também velocíssimo Paulo Yamamoto acabaram brindando o atento publico com manobras de puro gênio nas 22 voltas de corrida.

Gomes partiu da pole position, mas quem pulou na dianteira foi Yamamoto, que surpreendeu os pilotos da Stock e Stock Junior. Pressionado pela dupla, acabou cedendo a liderança para Kain e o 2º posto para Marco Gomes, que passou a revezar a dianteira com Carlo Kain. A disputa permaneceu forte até as voltas finais, quando ao tentar reassumir a dianteira, Gomes acabou rodando no Bacião. Melhor para Carlo Kain que conseguiu conter Yamamoto, que cruzou a linha final na 2ª colocação.

Aldano Biaziolo ficou com o 3º posto, com Pierre Camargo em 4º, Marco Gomes em 5º e Kaká Martins com a 6ª colocação.

Nasr, Hiar e Teiji são os primeiros classificados da Seletiva Petrobras

clique para ampliar
Luis Felipe Nasr - Copa Sorriso
Foto:Claudio Reis
Um com inteligência, o outro com experiência e o terceiro com agressividade. Cada um deu seu jeito de chegar à decisão e brigar pelo prêmio de R$ 100 mil.

O nome dele estava na lista dos favoritos, mas a posição de largada, um nono lugar, é que não favorecia coisa nenhuma. Para conquistar a vaga na final da Seletiva de Kart Petrobras, o brasiliense Luiz Felipe Nasr precisou fazer uma corrida acima da média na Copa Petrobras Sorriso Campeão, disputada em evento conjunto ao Campeonato Paulista de Kart.

O equipamento bem acertado, a tranqüilidade na hora de ganhar posições e os acidentes de alguns adversários lhe permitiram subir degrau por degrau nas 30 voltas da corrida, até pensar em atacar o líder. “Ali, senti que dava para ganhar”, disse Nasr. E dava mesmo. O primeiro colocado, Douglas Hiar, mantinha a posição mais na base da experiência do que qualquer outra coisa, já que o motor estava falhando. Quando começou a receber a pressão de Nasr, faltando cinco voltas para a bandeira, tentou fechar os espaços, mas foi ultrapassado e passou a se preocupar apenas em segurar os outros adversários para também garantir sua vaga (os três primeiros colocados estariam classificados para a final da Seletiva de Kart Petrobras). Entre os que tentaram, está Pipo Derani, que espalhou na tentativa de ultrapassam e perdeu contato.

Derani era o mais rápido da pista, tanto que fez a melhor volta, mas a falha na manobra lhe roubou a classificação. Que foi parar nas mãos de Vitor Teiji, o terceiro colocado, de forma igualmente merecida. O piloto largou em 13º e fez ótima prova para assegurar seu lugar. Já o pole position, Fernando Resende Filho, viveu uma tarde decepcionante. Esteve no grupo dos primeiros colocados a corrida inteira, mas perdeu a vaga na última volta. Outros que sofreram dor semelhante foram Marcelo Anselmi, que chegou a liderar e quebrou o motor, e Gabriel Navarrete. Melhor para os três novos finalistas.

“Fui atrapalhado na tomada de tempo, larguei lá atrás, mas o kart era bom e aproveitei para ganhar as posições de quem foi ficando. Quando cheguei ao segundo lugar, vi que o Hiar não estava confortável e resolvi apertar. A vitória foi um ótimo resultado e agora é pensar na final”, disse Nasr. O segundo colocado reconhece que não tinha condições de segurar a liderança. Além de não precisar, já que seu objetivo era apenas conquistar a vaga. “Fiz a temporada da Fórmula 3 e estava parado, sem ritmo de kart, voltei só para buscar essa vaga na Seletiva, que é muito importante para a minha carreira”, disse Hiar.

Ele vai passar a temporada parado, apenas treinando de kart, para tentar o prêmio de R$ 100 mil da Seletiva e retomar sua carreira. No total, foram 21 karts inscritos para a Copa Petrobras Sorriso Campeão, que mais uma vez contou com um bom grid. Cada piloto indicou dois mecânicos para o Projeto Sorriso Campeão, que oferece tratamento odontológico básico gratuito por um ano para os profissionais do kart, suas esposas e filhos de até 12 anos. No Desafio Petrobras de Equipes, a brincadeira de pit stops entre mecânicos, a campeã deste ano foi a ONS.

 

Confira o resultado completo da primeira etapa do Campeonato Paulista de Kart e da Copa Sorriso Campeão:

 
Cadete

  1. 1.- Pietro Rimbano (Quirino Racing), com 16 voltas em 13m55s682
  2. 2.- Matheus Jacques (ABL/ Vivo Sabor/ Enxuto/ CMS/ Claudinho Racing), a 0s206
  3. 3.- Icaro Freire (Ari Racing), a 0s305
  4. 4.- Thiago Vivacqua (ONS/ NHJ/ Pan Urânia), a 0s423
  5. 5.- Matheus Chequer (Quake), a 1s132
  6. 6.- Duilio Squassoni (Eletro Fittings), a 1s273
  7. 7.- Giuliano Raucci (Dolly/ Kartzoom), a 1s442
  8. 8.- Gabriel Sereia (Kart Power), a 1s566
  9. 9.- José Fortunato (By Chico), a 3s165
  10. 10.- Thiago Cabrino (Mauro Competições/ Cabrino/ Sabó/ Mahle), a 8s842
  11. 11.- Renato Silveira Jr. (ONS/ RS Design), a 8s959
  12. 12.- Vinicius Paparelli, a 9s029
  13. 13.- Pedro Victor Fonseca (Roger Motorsports), a 11s861
  14. 14.- Roberto Mollinedo (Mario MCS), a 14s758
  15. 15.- Gabriel Fernandes (ONS Motorsports/ Icro Tecnologia), a 19s851
  16. 16.- José Augusto Silva (WR), a 20s466
  17. 17.- Mauro Auricchio (Nelsinho), a 23s793
  18. 18.- Lucas Iesque, a 24s221
  19. 19.- Fernando França (Beto Racing), a 24s708
  20. 20.- Felipe Gildin (Allan Motorsports/ Ciafal), a 1 volta
  21. 21.- Leonardo Gimenez (Azume Motorsports), a 5 voltas
  22. 22.- João Pessoa (WR), a 3m16s425
  23. 23.- Zaya Fontana (Champa Team), a 16 voltas
  24. 24.- Yurik Carvalho (Camargo Racing), a 0s189
  25. 25.- Rafael Martins, desclassificado por falta de peso

Pole: Pietro Rimbano, com 51s968

Melhor Volta: Pietro Rimbano, com 50s679

 

 

Junior Menor

  1. 1.- Gabriel Robe (WR/ Fleishman/ Savasul), com 21 voltas em 15m31s943
  2. 2.- Marco Túlio (Quake), a 2s256
  3. 3.- João Archer (Quake), a 5s584
  4. 4.- Matheus Rotta (Marquinhos Competições/ Birel), a 16s437
  5. 5.- Erik Gasparini (Nelsinho Sports), a 21s453
  6. 6.- Cayan Chianca (HSBC/ Automarcas/ Sabiá/ RBC), a 21s809
  7. 7.- Gustavo Myasava (Myasawa Racing), a 29s837
  8. 8.- Emily Pimenta (Camargo Racing/ WR), a 33s668

 

Pole: Cayan Chianca, com 44s587

Melhor Volta: João Archer, com 43s650

 

Junior

  1. 1.- Johilton Filho, com 21 voltas em 14m59s563
  2. 2.- Felipe Fraga, a 2s918
  3. 4.- 3.- Jean Claude Paturle (Quake), a 4s473
  4. 5.- Jean Aguiar, a 4s672
  5. 6.- Jonathan Louis (Nicron/ Pinceli/ TradingLand/ Falcão/ Marquinhos), a 5s209
  6. 7.- Guilherme Silva, a 30s113

 
Pole: Jonathan Louis, com 42s402

Melhor Volta: Johilton Fº, com 42s163

 

 

F-250

  1. 1.- Carlo Kain, com 22 voltas em 17m07s008
  2. 2.- Paulo Yamamoto, a 0s693
  3. 3.- Aldano Biazolo, a 46s753
  4. 4.- Pierre Camargo, a 48s524
  5. 5.- Marco Gomes, a 1 volta
  6. 6.- Carlos Martins, a 15s169

 

Pole: Marco Gomes, com 45s509

Melhor Volta: Paulo Yamamoto, com 45s808

 

Copa Sorriso

  1. 1.- Luiz Felipe Nasr (Dibo/ Moro Racing), com 30 voltas em 20m45s916
  2. 2.- Douglas Hiar (Jonas Kart), a 1s858
  3. 3.- Vitor Teiji (Sabiá), a 2s041
  4. 4.- Luiz Felipe Derani (By Chico), a 2s955
  5. 5.- Fernando Resende Filho (Quake), a 3s421
  6. 6.- Bruno Balarin (André Racing), a 11s628
  7. 7.- João Horto (Sabiá), a 11s711
  8. 8.- Felipes Apezzato Neto (Girotto Racing), a 18s730
  9. 9.- Alberto Catucci (Alan Motorsport), a 19s675
  10. 10.- Fernando Magalhães (NOS), a 19s769
  11. 11.- Matheus Protti (Sabiá), a 22s165
  12. 12.- Lucas Foresti (Dibo/ Moro Motorsport), a 27s424
  13. 13.- Paulo Grassi (Sagüi Competições), a 1 volta
  14. 14.- Fábio Gamberini (Ari Racing), a 3 voltas
  15. 15.- Gabriel Navarrete (Coppertone Sports/ Birel/ Nil Racing), a 7 voltas
  16. 16.- Marcelo Anselmi (Neri Racing/ Sicoob), a 12 voltas
  17. 17.- João Jardim (Zé do Bode), 18 voltas
  18. 18.- Leonardo Cordeiro (Lecor), a 29 voltas
  19. 19.- Bruno Andrade (Padock), a 0s250
  20. 20.- João Cunha (Camargo Racing), a 0s742

 
Pole: Fernando Resende Fº, com 41s317

Melhor Volta: Pipo Derani, com 40s754

 

 

clique para ampliar
Pietro Rimbano - Cadete
Foto:Claudio Reis
Última atualização ( Seg, 25 de Fevereiro de 2008 14:26 )