Você está Aqui: Início

Amador - Saiba Como Foi o IV Enkasp

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Diogo Souza no 8 GPKart
Foto:Claudio Reis
Nem a chuva esfriou o clima de disputas no IV Enkasp, prova de endurance com karts de locação que reuniu os principais clubes (e pilotos) de kart indoor de São Paulo.

 


Nada melhor que começar uma temporada medindo forças. E exatamente por esse motivo o duble de piloto/organizador Silvio Santos (não é o dono do SBT) o Enkasp – Encontro de Kartistas de São Paulo, uma prova de enduro interclubes com três horas e meia de duração, que realizou no ultimo sábado (19/01) sua quarta edição, medindo forças entre alguns dos principais pilotos da modalidade no Brasil que formavam as “tripulações” dos 23 bólidos inscritos, cada um representando um clube organizador de provas e certames de kart de locação (indoor). O palco, claro, foi o belíssimo Kartódromo Internacional Granja Viana, que conta com os mais equilibrados bólidos de locação do Brasil.

clique para ampliar
Os pilotos esbanjaram habilidade na chuva com slicks
Foto:Claudio Reis
Parte do valor de inscrição das equipes foi traduzido pela doação compulsória de produtos de primeiríssima necessidade, constantes de lista previamente preparada junto aos organizadores pela entidade Lalec – Lar Amor Luz e Esperança da Criança, responsável pelo acolhimento de crianças portadoras do vírus HIV. Ao invés do tradicional quilinho de arroz, açúcar, ou feijão, as equipes inscritas arregaçaram as mangas na entrega de fraldas descartáveis, luvas cirúrgicas, material de higiene e limpeza, além de alimentos não perecíveis constantes da lista apresentada.

Caridade com responsabilidade!

A chuva foi presença constante no sábado, alternando momentos de precipitação torrencial com raros momentos de pista seca, o que sobremaneira dificultou as performances, já que com todos os bólidos “calçados” com pneus slick manter a “barata” no sentido correto era difícil para qualquer piloto. Bem... Qualquer piloto não, já que o grid do Enkasp – como sempre - reuniu a “nata” dos kartistas especializados nesse tipo de equipamento e raras, raríssimas foram as rodadas nas três horas de meia de prova.

clique para ampliar
A pole foi de Mauricio Pereira no 7 GPKart
Foto:Claudio Reis
Sem qualquer surpresa a pole position ficou com o kart #7 GPKart 1 (M. Pereira/ C . Persona/ E. Pereira), primorosamente tocado por Mauricio Pereira que para quem não (ainda) conhece é uma espécie de Sergio Jimenez do kart indoor, dono de incontável coleção de títulos nos certames amadores. As segunda e terceira posições da grelha de partida ficaram com a “dobradinha” dos karts #1 CPKA 1 (W. Capraro/ A. Grigoletto/ A. Campos) e #2 CPKA 2 (W. Capraro/ A. Grigoletto/ P. Nakamura).

Autorizada a partida Pereira manteve a liderança, com o #1 CPKA em 2º e o #2CPKA em 3º, mas ainda na volta inicial o #7 GPKart 1 de Pereira teve rompida a barra de direção, fato que determinou em definitivo a sorte do conjunto tido como favorito para a corrida, posto que mesmo estabelecendo volta mais rápida em cima de volta mais rápida, o bólido tripulado pelo trio Mauricio Pereira, Carol Persona e E. Pereira, apesar de recuperar muitas posições, não conseguiu nada melhor que a honrosa 7ª colocação final.

O “7” na 7ª colocação final não foi uma coincidência esparsa, afinal a vitória ficou justamente com o kart 1 CPKA 1 do trio Wendell Capraro, Alex Grigoletto e André Campos, com o kart 2 CPKA 2 de Capraro, Grigoletto e Peterson Nakamura na 2ª colocação. Esse fato repetiu-se com o #10 GPKart 4 do trio R. Santos, Selmo Benelli e R. Rossi e com o #22 Pro Kart do sexteto R. Batista, P. Moreira, R. Novaes, E. Yudi, A. Morato e (ufa!) R. Gonçalves, que completaram, respectivamente, nas 10ª e 22ª posições.

clique para ampliar
Alex Grigoletto no 1 CPKA vencedor
Foto:Claudio Reis
A prova foi amplamente dominada pelos micromonopostos 1 CPKA1 e 2 CPKA2, que revezaram-se constantemente na liderança, embora nos momentos dos seis pit stop obrigatórios outros karts tenham chegado a liderar por breves instantes. Aliás o domínio do clube CPKA foi completo, já que a terceira colocação final ficou com outra formação da agremiação, o #4 CPKA 4 tripulado por R. Sgarbi, J Mauro e L. Ardito.

 

clique para ampliar
Silvio Santos entrega o Troféu Paulo Freitas
Foto:Cris Reis
Com o resultado final da quarta edição do Enkasp ocorreu outro “empate técnico”, já que as duas primeiras edições foram vencidas por conjuntos do clube AMIKA e as duas restantes pelo clube CPKA, criando, desde já, grande expectativa para a edição de 2009 para ver quem leva para casa o Troféu Paulo Freitas, láurea que, inteligente e carinhosamente, leva o nome de um dos maiores entusiastas do karting “four stroke” no Brasil e efetivo “pai” do Campeonato Brasileiro de Endurance de Kart da CBA- Confederação Brasileira de Automobilismo, que foi chamado um pouco mais cedo do que devia pelo Grande Arquiteto do Universo para as pistas eternas.

  

Confira o resultado final do IV Enkasp:

1.- #1 CPKA 1 (W. Capraro/ A. Grigoletto/ A. Campos), com 160 voltas em 3h30m18s067

2.- #2 CPKA 2 (W. Capraro/ A. Grigoletto/ P. Nakamura), a 14s864

3.- #4 CPKA 4 (R. Sgarbi/ J Mauro/ L Ardito), a 1m11s822

4.- #24 Pangaré 1 (A. Costoya/ R. Mange/ A. Tristão/ A. Plá), a 1 volta

5.- #13 AMIKA 1 (M. Mesquita/ J. de Souza/ C. Schwartz), a 33s145

6.- #14 AMIKA 2 (M. Castro/ F. Ribas/ F. Oliveira), a 2 voltas

7.- #7 GPKart 1 (M. Pereira/ C . Persona/ E. Pereira), a 20s417

8.- #6 CPKA 6 (A. Nishida/ W. Santos/ C. Jovino), a 32s830

9.- #16 AMIKA 4 (A. Crocci/ R. Mantovani/ O. Vasconcelos/ R. Mesquita/ T. Cortizo/ H. Bota), a 3 voltas

10.- #10 GPKart 4 (R. Santos/ S. Benelli/ R. Rossi), a 52s638

11.- #12 AMIKA 5 (D. Miranda/ M. Mesquita/ O. Rezende/ P. Tena), a 4 voltas

12.- #15 AMIKA 3 (I. Simões/ M. Padovan/ M Cappuccio/ S. Campos), a 5 voltas

13.- #8 GPKart 2 (D. Souza/ S. Santos/ G. Zanella), a 6 voltas

14.- #3 CPKA 3 (P. Luís/ E. Thomé/ A. Pantalone), a 2m05s412

15.- #19 Kartingas 2 (R. Lorente/ H. Colazzo/ E. Oliveira/ L. Gritechers/ C. Fujii/ F. Laranjo), a 7 voltas

16.- #18 Kartingas 1 (F. Laranjo/ R. Lorente/ R. Silva/ H. Colazzo/ L. Gritechers/ C. Fujii), a 9 voltas

17.- #25 Pangaré 2 (B. Luchetti/ D. Simões/ F. Costa/ E. Soares), a 1m43s069

18.- #21 FIKA (A. Lopes/ F. Junior/  W.  Carpi/ S. Costa/ C. Tejeda/ M. Tejada), a 2m24s640

19.- #20 Kartingas 3 (A. Lopes/ M. Julião/ E. Oliveira/ F. Nascimento/ C. Fujii/ F. Laranjo), a 10 voltas

20.- #23 K Friends (M. Battistin/ E. Sato/ R. Yoshida/ F. Gomes Gonzalez/ H. Fratini), a 19s726

21.- #9 GPKart 3 (D. Salera/ R. Gallina/ S. Bezerra), a 1m08s594

22.- #22 Pro Kart (R. Batista/ P. Moreira/ R. Novaes/ E. Yudi/ A. Morato/ R. Gonçalves), a 11 voltas

23.- #11 GPKart 5 (W. Gutierrez/ V. Lombardi/ M. Varca), Desclassificado

clique para ampliar
Os pilotos esbanjaram habilidade na chuva com slicks
Foto:Claudio Reis
Última atualização ( Qui, 22 de Abril de 2010 09:06 )