Você está Aqui: Início

Granja Viana – Gabriel Gomez vence tudo na terceira etapa e ainda quebra tabu

E-mail Imprimir PDF

( 10 Votos )

Decerto o mais tradicional circuito do kartismo nacional, o Kartódromo Ayrton Senna - mais conhecido como Interlagos -, foi no último sábado o veloz palco da terceira etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana, reconhecidamente o maior certame regional da modalidade do país. Ao mesmo tempo, o evento prestou para a realização da 22ª edição do SKB- Super Kart Brasil, pelo que e dessa forma, aquelas categorias coincidentes aos dois certames tiveram seus resultados válidos para ambos campeonatos.

Dentre essas classes coincidentes está a categoria Cadete, que habitualmente disputa duas baterias na Copa São Paulo, ambas valendo pontos para a formação do resultado da etapa. Já para o SKB apenas o resultado da segunda bateria é que serve como definidor de seus vencedores, que assim poderiam ser diversos para os dois certames.

E foi nesse panorama de mega evento da modalidade que o kartista de Florianópolis, Gabriel Gomez (RR Racing/ Dolly/ Kart Mini/ Planet Kart) alinhou seu veloz kart #78 em duas das mais competitivas e disputadas categorias, a Cadete e a Rotax Mini Max.

Logo cedo a tomada de tempos classificatórios que definiu a ordem de largada no grid da Mini Max e Gomes garantiu a segunda colocação com a marca de 55.064, a ínfimos 0.034 da marca que garantiu a pole position ao pernambucano Rafael Câmara. Trinta e quatro milésimos de segundo é o lapso de tempo que equivale a um simples piscar de olhos.

De qualquer forma, por ser esta sua temporada de estreia na categoria, a segunda posição no grid conferia a Gabriel Gomez a pole position da classe Mini Max Rookie, pelo que lutava na pista por dois troféus de vencedor, o de sua classe originária, a Rookie e o inédito - para um Rookie - de vencedor na classe Geral.

Pouco menos de duas horas depois os bólidos da Mini Max voltaram ao circuito para as doze voltas da primeira bateria da classe e, completada a volta de apresentação e alinhamento, foi dada a largada. Partindo pela linha externa, Gomez não conseguiu espaço para “encaixar” atrás do ponteiro e acabou caindo para a quarta posição, mas confiante no bom ajuste feito pelos “guys” da RR Racing em seu kart sabia que tinha plenas condições de recuperar as posições perdidas e tentar lutar pela vitória da prova, tanto na Rookie, como na classificação geral.

Mas ainda na volta inicial acabou levando um forte toque na traseira de seu kart, que determinou uma forte rodada na pista e o retorno na última posição e bastante atrasado em relação ao compacto pelotão. Com a faca nos dentes e o “pé no porão”, Gabriel partiu para uma prova de recuperação, que lhe valeu cruzar a linha de chegada na sexta colocação, posição em que alinharia no grid da segunda bateria.

Uma hora depois os micromonopostos já estavam alinhados para a segunda bateria da Rotax Mini Max e, novamente, a “green light” autorizou o inicio da contenda. Com boa largada, Gabriel conseguiu encaixe imediato na fila interna, conseguiu escapar de um acidente na freada da Esplanada, assumiu a quarta posição e, após breve escaramuça, fechou a primeira volta na terceira colocação.

Impondo forte ritmo Gomez buscava encostar nos dois líderes da prova, o ponteiro Fefo Barrichello e o vice-líder Rafael Dias. Como o embate pela liderança da corrida era renhido, inteligentemente tratou de ficar próximo, com um olho no peixe, outro no gato e pronto para beneficiar-se de um eventual enrosco de Barrichello e Dias.

Como o embate amainou, restando cinco voltas para a apresentação da bandeira a quadros, Gabriel mudou a tática atacou e assumiu a segunda colocação, buscando, agora, partir para o ataque sobre Barrichello. Dias recrudesceu e recuperou a posição, com Gomez tomando de assalto o ponto, mais uma vez. Na tentativa de retomar a posição, Dias acabou rodando, definindo a posição em favor de Gabriel Gomez.

Dessa forma, com a P2, Gabriel já era o virtual vencedor da classe Rookie, mas queria lutar pela vitória na classe Geral, mas o forte embate pela P2 permitira que Barrichello abrisse boa vantagem na dianteira da corrida. Embora tenha acelerado o máximo, Gomez não conseguiu o aprouch necessário em Barrichello, para dar combate pela posição e, exatamente nessa ordem cruzaram a linha de chegada.

Todavia, instantes depois e após conclusão de investigação dos Srs. Comissários Desportivos do incidente ocorrido logo após a largada, entre Barrichello e Rafael Câmara, os oficiais concluíram pela culpa de Barrichello, pelo que determinaram a aplicação da pena de adição de 20 segundos ao tempo total de prova de Barrichello, que caiu para a undécima colocação.

Com a punição encetada a vitória da prova foi outorgada ao vice-líder, Gabriel Gomez, que já era o vencedor da classe Rookie. E, melhor ainda, com os pontos auferidos, o representante da RR Racing, Dolly, Kart Mini e Planet Kart quebrava o tabu e tornava-se o primeiro piloto da Rotax Mini Max Rookie a vencer não apenas uma prova, mas também a etapa na Geral!

 

Vitória também na Cadete

Um dos grandes problemas de Gabriel Gomez na categoria Cadete da Granja Viana é causado pela organização do certame, que programa a tomada de tempos classificatórios exatamente na sequência da primeira corrida da Rotax Mini Max. Extenuado de uma combativa prova, sem sequer tirar o capacete, corre do Parque Fechado para o pré-grid da Cadete e parte para os exíguos cinco minutos de pé embaixo na classificação.

Por óbvio esse descuido organizacional quebra a obrigatória isonomia entre os competidores e reflete no desempenho e resultado do piloto de Santa Catarina, que acabou conseguindo apenas a quinta posição de partida. Para piorar, sua equipe constatou que o desempenho do motor sorteado também era aquém do mínimo desejado, pelo que foi solicitada a troca do propulsor, fato que ensejou a perda de mais quatro posições na grelha. Gabriel teria de amargar largar da P9 do grid, não apenas longe dos ponteiros, mas, também, perigosamente alinhado no centro do chamado “Pelotão da M”, onde o risco de acidente é exponencialmente potencializado.

As duas provas da Cadete valeriam tanto para a terceira etapa do Torneio de Verão da Copa São Paulo de Kart Granja Viana, quanto para a 22ª edição do SKB- Super Kart Brasil. A diferença ficava apenas no critério de definição do vencedor, posto que na Copa São Paulo é a soma dos pontos auferidos em cada bateria que define o vencedor da etapa e no SKB é o resultado simples da segunda bateria o critério definidor.

Aguerrido, Gabriel Gomez não deu tratos à bola pelo posicionamento de largada. Sentou em seu sempre temido four stroke #78 e partiu para a volta de apresentação e alinhamento da primeira corrida. Luz verde e o compacto pelotão levantou poeira na reta da Torre de Controle. Da P9 original, Gomez fechou a primeira passagem na sexta colocação e buscando encostar no pelotão cimeiro.

Mais algumas passagens e Gabriel já estava no compacto top five, que lutava encarniçadamente pela vitória. Gomez foi em momentos P5, em outros P4 e até na P3 figurou. Na pratica, qualquer um dos cinco primeiros poderia vencer e apenas as condições de corrida é que definiriam a ordem de chegada. Bandeira a quadros desfraldada e Gabriel Gomez fechou na quarta posição, posto em que alinharia para a segunda bateria.

Após novo sorteio de motores e mais alguns ajustes no set-up de seu kart, o “Manezinho da Ilha” pupilo de Renato Russo partiu para o alinhamento da corrida decisiva. No “start” pulou da P4 para terceiro e na Reta da Arquibancada, ainda na volta inicial, assumiu a P2, após belíssima ultrapassagem.

Já estava colado no para-choques traseiro do kart do líder da competição, o carioca Pedro Braga. Esperto, tratou de empurrar o kart de Braga nas retas, para que, assim, ambos abrissem vantagem do restante do pelotão e deixassem para travar um duelo nas voltas finais.

O rendimento do #78 era nitidamente superior. Com um set-up impecável e sua habitual pilotagem avassaladora, Gabriel deixou o ataque decisivo para a penúltima volta de corrida, quando deu o certeiro bote, tomou a ponta e abriu pequena, mas decisiva, vantagem sobre o carioca. Checkered flag e Gabriel Gomez (RR Racing/ Dolly/ Kart Mini/ Planet Kart) venceu a segunda bateria da Cadete e, consequentemente a etapa do SKB- Super Kart Brasil.

Mais alguns minutos e realizada a soma dos pontos conquistados em cada corrida, pela organização, estava também definida a vitória na terceira e última etapa do Torneio de Verão da Copa São Paulo de Kart Granja Viana.

Nada mal para um fim de semana que teve como saldo a vitória em duas corridas e vitória na etapa de quatro categorias – Rotax Mini Max, Rotax Nini Max Rookie, Cadete da Granja e Cadete do SKB -. Um porta-malas cheio de troféus e a certeza de que é um dos expoentes de sua geração.

“Foi um fim de semana inesquecível e estou sem palavras! Só tenho a agradecer à minha equipe e aos meus patrocinadores”, disse o pequeno piloto oficial da Kart Mini ao final de um dia de corridas e grandes conquistas.

O ótimo desempenho de Gabriel Gomez tem cada vez mais chamado a atenção do publico e da mídia especializada. Um desempenho que trouxe respeito por parte dos demais competidores que já o veem como um dos mais temíveis concorrentes e satisfação aos membros de sua equipe. “Para nós da RR Racing Team foi um prazer termos sido procurados pelos pais do Gabriel. Nós já o conhecíamos e sabíamos que teríamos um piloto forte na Cadete. Logo nos primeiros treinos Gabriel se mostrou atento às observações do professor Renato Russo e percebemos que de fato estávamos diante de um botinha promissor. O Gabriel tem obtido resultados muito bons nas pistas, mas destaco que o melhor resultado que ele vem obtendo é entender que só com trabalho e dedicação se alcança os objetivos. Ele está muito focado, a família o apoia, dá a ele o suporte necessário e a equipe tem feito o seu papel. Com esse conjunto estamos conquistando vitórias importantes e conseguindo formar um excelente piloto para o futuro”, detalhou Rogerio Raucci, “owner” da poderosa e premiadíssima equipe RR Racing, que vem, tanto no kart, quanto no automobilismo, revelando campeões e talentos de primeiríssima linha.

O próximo compromisso desportivo de Gabriel Gomez está marcado para os dias 21,22 e 23 de abril, quando disputará “em casa”, no Kartódromo Arena Sapiens, em Florianópolis (SC), a edição 2016 do Top kart Brasil.

Confira os resultados da Cadete e Rotax Mini Max na terceira etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana e 22º Super Kart Brasil:

Cadete Prova 1 - 16h30min
1.- #117 Enrico Martins, com 11 voltas em 10:52.389
2.- #110 João Victor, a 0.101
3.- #170 Pedro Braga, a 0.239 (+0.138)
4.- #78 Gabriel Gomez (RR Racing/ Dolly/ Kart Mini/ Planet Kart), a 0.420 (+0.181)
5.- #30 Vinicius Tessaro, a 0.584 (+0.164)
6.- #23 Daniel Murakami, a 6.152 (+5.568)
7.- #2 Antonella Bassani, a 6.315 (+0.163)
8.- #9 Bernardo Gallo, a 6.605 (+0.290)
9.- #100 Enzo , a 8.313 (+1.708)
10.- #27 Matheus Ferreira, a 8.480 (+0.167)
11.- #33 Odon Neto, a 12.862 (+4.382)
12.- #6 Arthur Silva, a 14.665 (+1.803)
13.- #46 Kelvin Lima, a 15.926 (+1.261)
14.- #70 Pedro Freitas, a 26.033 (+10.107)
15.- #25 Henrico Ivami, a 34.209 (+8.176)
DQ.- #87 Wagner Hernandez, DQ

Cadete Prova 2 - 13:50
1.- #78 Gabriel Gomez (RR Racing/ Dolly/ Kart Mini/ Planet Kart), com 13 voltas em 13:23.858
2.- #170 Pedro Braga, a 0.121
3.- #110 João Victor, a 1.224 (+1.103)
4.- #30 Vinicius Tessaro, a 1.302 (+0.078)
5.- #117 Enrico Martins, a 3.541 (+2.239)
6.- #23 Daniel Murakami, a 9.664 (+6.123)
7.- #2 Antonella Bassani, a 10.249 (+0.585)
8.- #33 Odon Neto, a 14.576 (+4.327)
9.- #6 Arthur Silva, a 14.754 (+0.178)
10.- #70 Pedro Freitas, a 34.277 (+19.523)
11.- #25 Henrico Ivami, a 35.172 (+0.895)
12.- #46 Kevin Lima, a 47.142 (+11.970)
13.- #87 Wagner Hernandez, a 52.737 (+5.595)
Não Completaram:
#100 Enzo Bettamio, a 5 Voltas
#9 Bernardo Gallo, a 8 Voltas
DQ.- #27 Matheus Ferreira, DQ

Rotax Mini Max Prova 1 - 10:45
1.- #88 Rafael Câmara, com 12 voltas em 11:48.016
2.- #141 Fefo Barrichello, a 0.182
3.- #24 Felipe Bartz, a 0.228 (+0.046)
4.- #215 Rafael Dias, a 0.367 (+0.139)
5.- #241 Thomas Kuhne, a 5.356 (+4.989)
6.- #78 Gabriel Gomez (RR Racing/ Dolly/ Kart Mini/ Planet Kart), a 9.282 (+3.926)
7.- #75 Rodrigo Filho, a 9.931 (+0.649)
8.- #770 Theo Manna, a 10.621 (+0.690)
9.- #31 Nicolas Giaffone, a 36.700 (+26.079)
Não Completaram:
#77 João Barcelos, a 5 Voltas
#15 Gabriel Santos, a 12 Voltas
#10 Rodrigo Pionner, a 12 Voltas (+0.037)
#11 Eduardo Dupas, a 12 Voltas (+0.219)

Rotax Mini Max / Prova 2 - 11:50
1.- #78 Gabriel Gomez (RR Racing/ Dolly/ Kart Mini/ Planet Kart), com 12 voltas em 11:47.941
2.- #770 Theo Manna, a 0.247
3.- #24 Felipe Bartz, a 1.665 (+1.418)
4.- #241 Thomas Kuhne, a     2.683 (+1.018)
5.- #31 Nicolas Giaffone, a 2.858 (+0.175)
6.- #75 Rodrigo Filho, a 3.538 (+0.680)
7.- #77 João Barcelos, a 3.869 (+0.331)
8.- #88 Rafael Câmara, a 6.667 (+2.798)
9.- #10 Rodrigo Pionner, a 7.177 (+0.510)
10.- #11 Eduardo Dupas, a 10.256 (+3.079)
11.- #141 Fefo Barrichello, a 19.367 (+9.111) +20s penalização
Não Completaram:
#215     Rafael Dias, a 6 Voltas

 

Última atualização ( Qui, 14 de Abril de 2016 20:43 )  

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Kart para a sua publicação.
O Planet Kart reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Kart , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar