Você está Aqui: Início

Sulamericano – Leonardo Reis estreia em pistas internacionais com vitória na Argentina

E-mail Imprimir PDF

( 3 Votos )

Piloto da Kart Mini foi o melhor brasileiro do primeiro dia de provas do Sulamericano As atenções do cenário kartismo internacional sul-americano estão voltadas neste final de semana para o Kartódromo Internacional da Cidade de Buenos Aires, que serve de palco para a edição 2014 do Rotax Max Challenge South American, por aqui conhecido como Campeonato Sulamericano de Rotax, marca de propulsores produzidos na Áustria pela canadense Bombardier.

Mais de 250 pilotos representando países da América do Sul e do Canadá buscam a conquista do titulo máximo em uma das sete categorias que integram o certame monomarca. Entre eles está o kartista paulista Leonardo Reis (Car Racing/ Porlimp/ Bifarma/ Kart Mini), que faz no evento sua estreia nas pistas internacionais.

Inscrito na classe Micro Max, uma das mais categorias competitivas e disputadas dos eventos Rotax, Leonardo não conhecia previamente o circuito portenho, pelo que teria de descobrir e aprender os segredos do seletivo e travado Circuito 1 do Kartódromo de Buenos Aires, bem como desenvolver os ajustes de seu micromonoposto durante os dois dias de treinos livres. Uma tarefa quase titânica, principalmente ao se levar em conta que a maioria dos competidores que encontraria pela frente eram argentinos, bem familiarizados com o circuito e com seus bólidos ajustadíssimos.

Para complicar ainda mais esse “molho”, o motor que trouxe do Brasil para impulsionar seu Kart Mini teve problemas técnicos, obrigando a equipe Car Racing alugar um propulsor de uma empresa local. Mas, certamente, os demais concorrentes não deixariam disponível no “mercado” uma unidade propulsora de primeira linha…

Outro “detalhe” é que o regulamento técnico determina a utilização de um eixo traseiro extremamente rígido (eixo 30), que em nosso panorama do kartismo tupiniquim é algo equivalente ao uso de tacapes pré-históricos. Mesmo assim Leonardo Reis não desanimou, tratando de acelerar fundo para representar ufanisticamente as cores de nosso pavilhão nacional.

E isso ficou claro já nos treinos livres, posto que entre os vinte concorrentes de sua categoria, Reis figurou sempre entre a P7 e a P10.

Neste sábado (19/07) foram realizadas as tomadas de tempos classificatórios, bem como as três corridas também classificatórias de cada categoria em disputa. Na pratica da Micro Max, Leonardo Reis superou as expectativas e garantiu a sexta posição para a largada da primeira bateria.

Foi simplesmente um “corridaço” de tirar o fôlego! Na largada acabou perdendo uma posição, mas na segunda volta já recuperara o posto e estava novamente na posição original de partida. A prova classificatória é extremamente curta, com apenas oito voltas de duração, pelo que a agressividade tinha de ter uma das tônicas. Na terceira volta mais uma posição conquistada e Leo já estava no top five, entre os vinte participantes.

Mais uma passagem, a quarta de corrida, com o pé no fundo e Leo já era o segundo colocado, superando três concorrentes em uma única volta. Mesmo assim estava a 1.2 segundos do líder da corrida, o argentino Juan Pablo Alberti. No kartismo essa é quase uma diferença abissal.

Quinta volta e Reis já havia pulverizado a diferença que o separava do líder e partia para o ataque. Os bólidos se tocaram e quem se deu melhor nessa “negociação” foi o colombiano Juan Martinez, que assumiu a liderança, deixando Alberti em segundo e Reis na terceira colocação. Mas o caçulinha do veloz clã Reis não se deu por batido e com a faca nos dentes superou ambos adversários na penúltima volta, trazendo consigo o também brasileiro Pedro Aizza, o novo P2 e o peruano Matias Zagazeta em terceiro.

Com um ritmo avassalador Leonardo não teve como ser batido e na volta seguinte recebeu a consagradora checkered flag. Vitória de Leonardo Reis (Car Racing/ Porlimp/ Bifarma/ Kart Mini) em sua primeira corrida em pistas internacionais. Mais que isso. Vitória com um chassis 100% brasileiro – Kart Mini – no cenário dominado pelos telaios italianos Tony Kart!

A segunda colocação ficou para o argentino Franco Colapinto – que largou na pole position -, Zagazeta ficou com a terceira colocação, o paranaense Aizza com o quarto posto e o argentino Gonzalo Signorelli fechou o top five da primeira bateria classificatória.

Na segunda bateria classificatória, Leonardo alinhou na P5, fez uma largada conservadora, buscando evitar os habituais acidentes de largada, mas, mesmo assim, fechando a primeira volta já na quarta posição. Com todos andando em ritmo muito próximo a prova foi pouco movimentada no que toca às trocas de posições e o grupo dos cinco primeiros foi até o final mantendo o mesmo posicionamento.

Na terceira e última corrida classificatória, Leonardo partiu da quarta posição da grelha, mas fechou a primeira passagem já ocupando a segunda posição. Ao contrario da bateria anterior a terceira classificatória foi “hot”, com muitas ultrapassagens e trocas de posições. Reis foi P2, P3, voltou para a P2 e recebeu a checkered flag ocupando a segunda colocação.

Um dia de grandes resultados para o jovem “brazuca”. Todavia a contumaz pressão politica e a habitual “patriotada” dos argentinos quando ocorre qualquer disputa com brasileiros – do futebol às bolinhas de gude – entrou em ação e, na vistoria técnica que sucedeu a corrida final, foi detectada/indicada uma falha na rosca do carburador do motor alugado… pelos argentinos!

Com isso Leonardo Reis foi desclassificado pelos Comissários Técnicos nesta ultima corrida classificatória, o que decerto influirá no posicionamento que ocupará neste domingo na corrida Pré-Final da Micro Max. A ordem de chegada dessa prova será a mesma de largada da Final, ainda amanhã, que definirá o Campeão Sulamericano Micro Max de 2014.

Confira o resultado completo das três baterias classificatórias da Rotax Micro Max:

 

Terceira Bateria Classificatória:

1.- #24 Franco Colapinto (Argentina), com 8 voltas em 07:36.392
2.- #29 Leonardo Reis (Brasil), a 4.111 (+4.111)
3.- #35 Pedro Aizza (Brasil), a 4.222 (+0.111)
4.- #32 Juan David Martinez (Colombia), a 5.523 (+1.301)
5.- #88 Matias Zagazeta (Peru), a 5.602 (+0.079)
6.- #30 Juan Jose Diaz Rodriguez (Colombia), a 5.692 (+0.090)
7.- #21 Lucas Bohdanowicz (Argentina), a 5.926 (+0.234)
8.- #46 Francisco Javier Perez Olarte (Chile), a 7.904 (+1.978)
9.- #17 Andrew Nevel Maciel (Canada), a 11.876 (+3.972)
10.- #33 Nahuel Alberto Santos Osano (Uruguay), a 13.025 (+1.149)
11.- #19 Martin Iglesias (Uruguay), a 13.238 (+0.213)
12.- #47 Ignacia Antonia Parada Gutierrez (Chile), a 13.629 (+0.391)
13.- #90 Gonzalo Signorelli (Argentina), a 17.013 (+3.384)
14.- #16 Juan Pablo Alberti (Argentina), a 21.886 (+4.873)
15.- #26 Mateo Llarena Rosenthal (Guatemala), a 23.088 (+1.202)
16.- #18 Matias Landa (Uruguay), a 23.167 (+0.079)
17.- #99 Arturo Alcalde (Venezuela), a 24.165 (+0.998)
18.- #36 Jorge Martinez (Bolivia), a 24.370 (+0.205)
19.- #20 Gianni Arione Capraro (Chile), a 24.508 (+0.138)
20.- #55 Nicolas Octavio Duran Valdebenito (Chile), a 7 voltas
Melhor Volta: #30 Juan Jose Diaz Rodriguez, com 56s609 na 5ª volta

Segunda Bateria Classificatoria:

1 .- #24 Franco Colapinto (Argentina), com 8 voltas em 07:31.651
2.- #30 Juan Jose Diaz Rodriguez (Colombia), a 0.039
3.- #21 Lucas Bohdanowicz (Argentina), a 4.655 (+4.616)
4.- #29 Leonardo Reis (Brasil), a 4.759 (+0.104)
5.- #35 Pedro Aizza (Brasil), a 4.877 (+0.118)
6.- #90 Gonzalo Signorelli (Argentina), a 6.664 (+1.787)
7.- #88 Matias Zagazeta (Peru), a 6.838 (+0.174)
8.- #20 Gianni Arione Capraro (Chile), a 8.336 (+1.498)
9.- #46 Francisco Javier Perez Olarte (Chile), a 9.352 (+1.016)
10.- #16 Juan Pablo Alberti (Argentina), a 13.253 (+3.901)
11.- #32 Juan David Martinez (Colombia), a 15.118 (+1.865)
12.- #19 Martin Iglesias (Uruguay), a 17.300 (+2.182)
13.- #33 Nahuel Alberto Santos Osano (Uruguay), a 18.130 (+0.830)
14.- #18 Matias Landa (Uruguay), a 18.628 (+0.498)
15.- #47 Ignacia Antonia Parada Gutierrez (Chile), a 20.075 (+1.447)
16.- #17 Andrew Nevel Maciel (Canada), a 22.135 (+2.060)
17.- #36 Jorge Martinez (Bolivia), a 25.338 (+3.203)
18.- #26 Mateo Llarena Rosenthal (Guatemala), a 36.238 (+10.900)
19.- #99 Arturo Alcalde (Venezuela), a 41.012 (+4.774)
20.- #55 Nicolas Octavio Duran Valdebenito (Chile), a 4 voltas
Melhor Volta: #24 Franco Colapinto, com 56s477 na 6ª volta

Primeira Bateria Classificatória Micro Max:

1.- #29 Leonardo Reis (Brasil), com 8 voltas em 7:43.221
2.- #24 Franco Colapinto (Argentina), 0s432
3.-#88 Matias Zagazeta (Peru), a 0s912
4.- #35 Pedro Aizza (Brasil), a 1s194
5.- #90 Gonzalo Signorelli (Argentina), a 2s828
6.- #46 Francisco Javier Perez Olarte (Chile), a 3s356
7.- #21 Lucas Bohdanowicz (Argentina), a 3s510
8.- #47 Ignacia Antonia Parada Gutierrez (Chile), a 8s863
9.- #20 Gianni Arione Capraro (Chile), a 13s730
10.- #33 Nahuel Alberto Santos Osano (Uruguay), a 14s704
11.- #18 Matias Landa (Uruguay), a 17s493
12.- #19 Martin Iglesias (Uruguay), a 18s655
13.- #55 Nicolas Octavio Duran Valdebenito (Chile), a 18s813
14.- #17 Andrew Nevel Maciel (Canada), a 23s558
15.- #36 Jorge Martinez (Bolivia), a 27s867
16.- #30 Juan Jose Diaz Rodriguez (Colombia), a 38s395
17.- #16 Juan Pablo Alberti (Argentina), a 42s333
18.- #32 Juan David Martinez (Colombia), a 1 volta
19.- #26 Mateo Llarena Rosenthal (Guatemala), a 2 voltas
20.- #99 Arturo Alcalde (Venezuela), a 8 voltas
Melhor Volta: #24 Franco Colapinto (Argentina), com 56s335

 

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Kart para a sua publicação.
O Planet Kart reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Kart , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar