Você está Aqui: Início

Campeonato Paulista – Kart não é brinquedo!

E-mail Imprimir PDF

( 5 Votos )

Por desconhecer exatamente o que é, como é e qual sua real importância no mundo da velocidade, a mídia – e aí entra até a chamada “especializada” – e o grande público acabam acreditando que o kart é um simples brinquedo, ou talvez algum elo perdido entre o carrinho de bate-bate dos parquinhos de diversão e os carros de corridas de menor potência, isso na evolução darwiniana dos veículos. Embora pequenino, nem de longe pode ser considerado um brinquedo. Para ser veloz em um kart é preciso muito trabalho no desenvolvimento das técnicas de pilotagem e sensibilidade para encontrar milimétricamente os melhores ajustes de chassis, na afinação dos motores e na calibragem dos pneus.

A alta velocidade dos karts, resultante da relação peso/potência, combinada com as menores dimensões dos circuitos, faz com que o trabalho de pilotagem de um kart seja, sempre, muito intenso. É por isso que Ayrton Senna deixou claro que o kart é único veículo de competição cuja pilotagem é idêntica a um F1: “Se você já pilotou um kart, já pilotou um F1. Não existe nada entre o kart e a F1”, explicou o tricampeão de F1.

Kartismo é um esporte autônomo e “democrático”, pois pode ser praticado a partir dos sete anos de idade e não existe idade limite para se encerrar a carreira. No Brasil, o piloto Albano Macedo trocava todo ano o numero de seu bólido pelo numeral de sua idade. Competiu regularmente – e vencendo corridas – até ostentar o numero #76 em seu kart. Aposentou? Nada disso, pode ser visto semanalmente a bordo de um kart indoor nas pistas paulistas...

Para os mais jovens o kartismo é fator coadjuvante na formação do indivíduo, posto que é na pratica esportiva que se aprende a respeitar regras, quer sejam elas desportivas, quer sejam elas de convívio social. Regras de respeito aos adversários e de respeito aos profissionais que ao seu lado trabalham incansavelmente por seu progresso e bons resultados. Também coadjuva no desenvolvimento da coordenação motora e na conquista da autoconfiança.

Para aqueles que querem ir além, o kart é, reconhecidamente, a grande escola do mundo da velocidade. Emerson Fittipaldi começou no kartismo, Nelson Piquet e Ayrton Senna começaram no kartismo, Michael Schumacher, Fernando Alonso, Kimi Raikkönen, Lewis Hamilton, Sebastian Vettel e todos os pilotos de Formula 1 também começaram suas carreiras competindo com os pequenos micromonopostos. Começaram e, na verdade continuam, pois é exatamente com os karts que tratam de manter afiados seus reflexos nos períodos de inatividade da categoria máxima do esporte.

Para se garantir o equilíbrio entre os participantes o kartismo é dividido em categorias, que são separadas por idade e nível de experiência. Competindo entre iguais, são os milésimos de segundo que separam as diferenças entre os corredores, invariavelmente com os karts andando sempre muito próximos. Assim é que suas corridas são sempre muito disputadas e tão emocionantes quanto qualquer boa prova de F1, de Indycar, ou de Stock Car.

Dentro desse universo, o Campeonato Paulista de Kart é o mais longevo e tradicional certame da modalidade no Brasil, que sempre reuniu em seus grids os melhores pilotos do país e da América do Sul, para lapidar o talento de pilotos como Nelson Piquet, Ayrton Senna, Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Hélio Castroneves, Felipe Massa, Lucas Di Grassi e muitos outros.

Cumprindo em 2014 sua 44ª temporada o Campeonato Paulista de Kart prossegue firme em sua missão de formar e revelar os campeões do futuro nas pistas do automobilismo internacional. No próximo sábado (31/05) o certame disputará suas quinta e sexta etapas – sempre em rodada dupla – no Kartódromo Arena Kirin, em Itu (SP). Na pista pilotos das categorias Cadete, Junior Menor, Junior, Sprinter, Graduados B, Graduados, Senior, Super Senior e Shifter Kart estarão disputando cada centímetro de pista em busca da vitória.

Esta é uma ótima oportunidade para acompanhar de perto grandes pegas e, também, de se conhecer de pertinho os melhores pilotos de kart do Brasil, afinal e entrada e estacionamento são gratuitos e a visitação aos boxes é livre. Que tal pedir um autógrafo, ou tirar uma foto ao lado de um futuro piloto da F1?

O Kartódromo Arena Kirin fica na Estrada do Canguiri S/N, Bairro Itaim, Itu (SP) – próximo da fábrica da Brasil Kirin - Fones (11) 4403-8222 e (11) 4403-8221.

Confira os três primeiros na tabela de pontos de cada categoria do Campeonato Paulista de Kart:

Cadete

  1. #111 Leonardo Rufino, 37 pontos
  2. #170 Pedro Braga, 30
  3. #32 Enrico de Lucca, 24

Jr Menor

  1. #99 Guilherme Peixoto, 35 pontos
  2. #23 Caio Collet, 34
  3. #112 Edgar Bueno Neto, 31

Junior

  1. #77 Paulo Victor Lima, 35 pontos
  2. #80 Gabriel Paturle, 29
  3. #777 Murilo Coletta, 20

Sprinter

  1. #13 Rodrigo Bap, 39 pontos
  2. #17 Luiz Filipe Matheus, 39
  3. #74 Vitor Reggi, 17

Senior

  1. #33 Adriano Pizzonia, 46 pontos
  2. #125 Renato Jader David, 26
  3. #180 Ricardo Thomazi, 26

Graduados

  1. #04 Olin Galli, 38 pontos
  2. #19 Renato Junior, 38
  3. #120 Vitor Baptista, 36

Graduados B

  1. #115 Luca Castiglia, 33 pontos
  2. #91 Lucca Croce, 30
  3. #125 Giuliano Raucci, 22

Shifter Kart

  1. #111 Gaetano Di Mauro, 23 pontos
  2. #05 Davide Forè, 18
  3. #32 Jordan Lennox-Lamb, 17

 

Comentários 

 
#3 Claudio Reis 01/06/2014 23:02
Bolinha, talvez seja porque a Super Senior não tenha sua classificação divulgada pelo site do Interlagos Motor Clube (organizador do campeonato)!

Somos apenas um portal de notícias e não um site de mágicas. Não temos Bola de Cristal como equipamento de uso para a produção de artigos...

Portanto, não "esquecemos" de categoria alguma, ou sequer desrespeitamos quem quer que seja.

Aliás, quem conhece o Planet Kart sabe muito bem que respeito e credibilidade são nossa matéria-prima. O comentário foi oportuno, mas de forma absolutamente inoportuna...
Citação
 
 
#2 01/06/2014 17:50
Cade o resultado da super sênior?????????
Para que então correr em uma categoria que só tem campeões
Esquecida pó vocês e por todos !
Vamos por favor respeitar as equipes e todos os pilotos
Da cat. Super sênior

Ass: bolinha
Citação
 
 
#1 28/05/2014 17:31
A diferença, se faz no Campeonato Paulista de Kart.
Citação
 

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Kart para a sua publicação.
O Planet Kart reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Kart , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar