Você está Aqui: Início

Fique Por Dentro – Praga, muito mais que uma fábrica de karts

E-mail Imprimir PDF

( 2 Votos )

Capital da Republica Tcheca, com mais de 1.100 anos de existência, Praga é um dos principais centros culturais da Europa Central, de onde surgiram o compositor Antonín Dvořák e o escritor Franz Kafka. Na lingua tcheca a cidade é chamada Praha - pronuncia-se “prárra” -, palavra que não tem nenhum significado específico.

Repleta de história, Praga foi a capital do Sacro Império Romano e teve papel fundamental na Reforma Protestante. Situada na região da Boêmia, sobre colinas cortadas pelo sinuoso rio Vltava, pouco antes de sua confluência com o Elba, Praga possui um dos mais belos e conservados patrimônios arquitetônicos da Europa. Suas belas e antigas pontes contrastam com a imponência do grande Castelo de Praga, que domina a capital na margem esquerda do rio, repleta de edificações modernas que também contrastam com seus monumentos, suas belas e antigas igrejas góticas, suas ruas estreitas e seus prédios históricos.

É um importante destino turístico, que recebe mais de 4,4 milhões de visitantes a cada ano e está listado pela Unesco no rol do Patrimônio Mundial.

Se o nome da cidade não tem um significado específico, a empresa multinacional Praga acabou criando para o nome um significado: Velocidade!

Como o assunto por aqui é (sempre) kart, a “Praga” de qual falamos neste artigo é a marca dos chassis italianos de DNA Tcheco, que acabaram de chegar ao mercado nacional trazidos por um grupo de empresários que tem como Diretor de Negócios o empresário paulista Nelson Stanisci Sr.

Produzidos pela Praga Brasil, em uma ampla fábrica, com 3.600 metros de área construida e localizada no município de Diadema, os micromonopostos Praga são fabricados com tubos especiais importados da Itália e tecnologia de altíssima qualidade e precisão. Seguindo um rigoroso programa de nacionalização do produto, por enquanto todas as peças e componentes são importados da matriz italiana.

Foi o kartista brasileiro Nelsinho Stanisci – Campeão Brasileiro Rotax DD2 de 2013 - quem viu, pela primeira vez, os karts Praga na edição de 2012 do Rotax Max Challenge Grand Finals e ficou impressionado com suas qualidades, tanto estéticas, quanto de desempenho na pista. Por conta disso, não apenas trouxe para o Brasil a sugestão da representação da marca por aqui, como também tornou-se o piloto responsável, tanto pela escolha do modelo inicial, quando pelo trabalho de “climatização” do chassis ao tipo de asfalto utilizado em nossas pistas e aos pneus de fabricação nacional.



O modelo de entrada escolhido foi o chassis Dragon, utilizado nos principais certames do mundo nas categorias KF, que também pode ser utilizado com eficiência nas classes KZ (Shifter Kart) e DD2 da Rotax, os karts de marchas.

Seguindo o mesmo script de marketing agressivo da Praga “global”, a Praga Brasil pretende na próxima “janela” de homologação de chassis da CNK-CBA (Comissão Nacional de Kart da Confederação Brasileira de Automobilismo) introduzir no país também os modelos Tacho, Dark, Piccolo, Baby e o de indoor (ou rental kart) Race Line Evo.

“O Praga é um kart com um design muito bonito e impressiona pela qualidade de suas peças e componentes. São detalhes técnicamente importantes e que influem muito no desempenho final que, aliás, é ótimo”, explica Fernando Guzzi, experiente piloto de kart, detentor de inumeras vitórias e títulos ao longo de sua carreira, que compete pela equipe oficial Praga Kart Racing Brasil. Em 2013 Guzzi arrebatou os títulos de Campeão Brasileiro (Festival Rotax do Brasil) e da Copa São Paulo de Kart Granja Viana, na classe Rotax DD2 Master, bem como da categoria RotaxMax Master no certame regional paulista.

No Brasil, enquanto não acontece a homologação oficial da CBA-Confederação Brasileira de Automobilismo, o Praga Kart está liberado para participar em todas as categorias de chassis adulto da Copa São Paulo de Kart Granja Viana.

Os contatos com a Praga Brasil podem ser feitos através do e-mail pragakart@hotmail.com, ou do fone (11) 99597-7097, falando diretamente com o Diretor de Negócios, Nelson Stanisci Sr.

 

 

 

Uma nova marca e um projeto revolucionário


O visionário proprietário da marca Praga, o tcheco Petr Ptacek voltou seu olhar para o kartismo e, sem pestanejar, comprou a fábrica de chassis italianos Itrepid. Ptacek ampliou e modernizou seu parque industrial, contratou os mais destacados e competentes profissionais do mercado e transformou-a na IPKarting S.r.l., que produz os karts da marca Praga, com os mais altos padrões de qualidade e excelência.

Quase uma “rookie”, a Praga Karts tornou-se, rapidamente, em uma das marcas mais conhecidas em todo o mundo. Conhecida e vencedora, já que sua curta existência a Praga já arrebatou vitórias nos principais certames da modalidade, além de títulos reconhecidamente importantes.
“A Praga Kart conquistou em 2012 o título máximo do Mundial CIK-FIA na categoria KZ1, também faturou em 2013 os títulos Panamericano, Sulamericano e Brasileiro de 2013, na classe Rotax DD2”, esclarece Nelson Stanisci Sr, da Praga Brasil.

 

Na Europa, a equipe de fábrica Praga Kart Racing fez progressos notáveis na pista, mesmo sendo uma equipe relativamente nova. Com inúmeros pódios e bons resultados gerais, a equipe da Praga, que é dirigida pelo Team Manager Petr Ulbert, pelo Gerente Técnico Alessandro Manetti e pelo Coordenador Logístico Daria Cipoletta, provou que com trabalho duro e dedicação tudo é possível. Ainda pequena em número, mas forte em vigor, certamente tem chamado a atenção tanto de jovens, quanto dos já experientes pilotos, graças à bem sucedida combinação de sua proficiência técnica com a dedicação dos membros da equipe.

Os principais pilotos de fábrica na Europa são o britanico Jonathan Thonon – Tetra-Campeão Mundial CIK-FIA (2011, 2009, 2008), Bi-Campeão Europeu CIK-FIA (2008, 2010) e Campeão do WSK de 2010 – e o tcheco Patrik Hájek.

 

Marketing agressivo para fixação da marca


Como uma marca relativamente nova, a Praga tem trabalhado duro para alçar seu nome na vanguarda do kartismo mundial. Sob a perspectiva de um marketing agressivo e bem planejado, conseguiu fixar sua marca no mercado de forma rápida e eficaz. Mas não é apenas ser conhecida seu objetivo, mas sim o de ser conhecida como uma marca diferenciada, com atrativos diferenciados.

Enquanto a qualidade, desempenho e os resultados falam por si próprios, a Praga implementou várias estratégias para coadjuvar na promoção da marca. Desde a criação de uma forte imagem institucional com a presença constantes nas corridas, soube utilizar com eficácia as modernas redes de mídia social. Também cloaborou a estreita cooperação e parceria com a produtora de motores Rotax no Rotax Challenge World Finals.

Nas pistas fornece suporte e soluções aos clientes nos eventos de corrida. Não apenas no aspecto técnico (que praticamente todo fabricante oferece), mas, também, trabalhando na divulgação do desempenho dos pilotos Praga, posto que conta com uma equipe exclusiva de mídia, que acompanha todas as principais competições da modalidade, produzindo fotos, vídeos, entrevistas com os pilotos, fazendo atualizações das corridas ao vivo, fazendo a assessoria de imprensa e gerindo as relações com a imprensa e os veículos de mídia.

Um detalhe importante é a distribuição em eventos de corrida do Praga Journal Magazine, com belas recepcionistas uniformizadas. Quase um “colírio” para os olhos, mas com forte efeito institucional, como comprovado nas competições de motovelocidade.

Como a Praga tem um cuidado especial por sua marca institucional, todos os pilotos e membros da equipe oficial também fazem uso da linha de raceweare Praga – que no Brasil já está disponível -.

Essa linha de estratégia do marketing também está sendo implantada por aqui pela Praga Brasil.

Mais que uma fábrica de karts:


Para quem (ainda) não sabe, a empresa Praga foi fundada em 1907 e é uma das mais antigas fabricantes de automóveis da República Tcheca. Antes da Segunda Guerra Mundial era a maior fabricante de automóveis e motocicletas, também projetando e produzindo motores e caixas de câmbio para outras aplicações, como aviões e tanques de guerra.

a Praga projetou e produziu no perído pré-Segunda Guerra Mundial (1939-1945) tanques de guerra para o exército da então Tchecoslováquia. Com a invasão do país pela Alemanha nazista, esses tanques acabaram utilizados pelo III Reich alemão nas invasões da Polônia, França e Rússia. Tais veículos de combate foram então denominados Panzerkampfwagen – em alemão Veículo Blindado de Combate – e acabaram conhecidos pelo mundo por sua abreviatura: Panzer. Os temíveis “Panzer 35(t)” e “Panzer 38(t)” do general alemão Erwin Rommel, conhecido como “A Raposa do Deserto”.



Por conta da produção dos veículos de combate o parque industrial da Praga sofreu intensos bombardeios aéreos, que em 1945 destruíram a fabrica e obrigou a interromper sua produção. Após o encerramento da guerra a fábrica foi parcialmente reconstruida, passando a produzir ônibus, caminhões, tratores e peças sobressalentes para automóveis.

No período de 1996 até 2003, a Praga produziu motos de motocross e de enduro, começando a flertar com o mundo das competições. Suas motos com motor dois tempos foram bem-sucedidos, tanto comercialmente, quanto nas corridas, especialmente nos EUA. As de quatro tempos também foram bem-sucedidas e dominaram amplamente o Campeonato Europeu de Enduro.

Ainda jovem e extremamente visionário, o atual proprietário do Grupo Praga, o tcheco Petr Ptacek, tem uma longa história de paixão pelas corridas. O “flerte” que começou com as motocicletas embasou a partir de 2010 um grande espectro na criação, produção e desenvolvimento de carros de corrida. Entre eles o protótipo Praga-Lotus LMP que compete no Campeonato Mundial de Endurance (WEC) e na tradicional 24 Horas de Le Mans.


A Praga ampliou ainda mais sua atuação na indústria do automobilismo através de uma parceria com a empresa eslovaca Raced 4 Slovakia, criando as divisões Praga Racing e Praga Cars, que produz o carro GT de competição Praga R4S, bem como o superlight Praga R1. A Raced 4 Slovakia também gerencia um programa de talentosos pilotos denominado New Praga Generation, que ajuda jovens pilotos talentosos fazer a transição do kart para as corridas profissionais.

A Praga Racing Holding é formada por um grupo de pessoas talentosas, dedicadas e profundamente apaixonada por corridas, que tem aplicado esta paixão no desenvolvimento de uma marca ainda estreante, mas já vitoriosa. É, certamente, uma empresa única, com uma visão que vai além do imaginável, posto que inova ao combinar uma ampla gama de atividades de corridas: A produção e desenvolvimento de karts, os programas de formação de jovens pilotos, a Race Academy que atua no Slovakia Ring e os projetos, desenvolvimento e produção de carros de competição.

Não acabou: Praga é também uma companhia aérea!


A marca Praga também inclui uma divisão de aviação, que fornece o transporte aéreo executivo para destinos em toda a Europa. A Praga Aviation foi criada em 2011, como uma empresa executiva de viagens que atende clientes em toda a Europa. Foi criada, principalmente, para atender as necessidades decorrentes da expansão da empresa Praga para vários países europeus, bem como a necessidade de transporte rápido para destinos Europeus.

Suas características principais são o extremo conforto e qualidade de atendimento, sempre dispostos a atender aos requisitos fora de padrão habitual das empresas aéreas, principalmente para voar para aeroportos que normalmente não são atendidos por voos regulares. Mas, se o cliente desejar a Praga Aviation pode lhe dar uma oportunidade única de pilotar um avião ao lado de pilotos instrutores de voo.

A empresa opera atualmente cinco aviões, três para o transporte de clientes e de carga, incluindo um Beechcraft KingAir C90B e um LET L-410 UVP Turbolet, bem como duas aeronaves específicas para o treinamento de pilotos. Todos os pilotos são ex-comandantes de grandes empresas aéreas como a Czech Airlines ou Silver Airways e até o tetra-campeão de acrobacias da República Tcheca entre sua tripulação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Campeões Mundiais! CIK-FIA World Cup Sarno 2012

Confira o video da vitória de Bas Lammers na KZ1 do CIK-FIA World Cup em Sarno (IT) – Video: Tadeáš Marek

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como é feito o Chassis Praga?

A fábrica de chassis kart - IPKarting é atualmente a empresa líder no fabrico de kart. Confira entrevista com o CEO Daniel Sliva explicando neste vídeo como os chassis de kart são feitos na Praga.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Onboard Jonathan Thonon - WSK Final Cup Castelleto

Confira a filmagem de primeira participação de Jonathan Thonon com a equipe de fábrica Praga, durante a WSK Final Cup, em Castelleto di Branduzzo. O motor de Jonathan é um KZ IAME preparado por Klobas. A categoria estava utilizando os pneus Bridgestone.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Praga R1 - Exclusive first race ever!

Praga R1 no desafio Supercar no circuito Slovakiaring. Pilotos do Team Praga: Stefan Rosina, Leo Hrobarek, Simon Wagner and Danny van Dongen – Por Minf Rape Production

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Última atualização ( Qui, 20 de Março de 2014 20:08 )  

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Kart para a sua publicação.
O Planet Kart reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Kart , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar