Você está Aqui: Início

Kantan Kart – Duda Naves mantém em Itu a vice-liderança da U-13

E-mail Imprimir PDF

( 3 Votos )

No último final de semana (8 e 9/03) o kartista paulista Duda Naves (D2 Motorsport) disputou no Kartódromo Arena Kirin, em Itu (SP) a quinta rodada do campeonato 2013/1014 do Kantan Kart, também válida como segunda etapa a Copa Everlast Energy Drink.

Mais que um simples campeonato, o Kantan Kart é uma efetiva escola preparatória para o ultra-competitivo kartismo europeu. Formatado para ter até seu calendário seguindo as competições do Velho Continente, o certame utiliza os chassis italianos PCR e motor Parolin de 125cc modelo FIM WKE, o mesmo utilizado no Troféu Academia da CIK-FIA. Na pista duas classes distintas, a U-13, reservada aos pilotos com idade entre 11 e 13 anos de idade, e a KK, para pilotos de 14 até 16 anos de idade completos.

As etapas do Kantan Kart são, sempre, realizadas em dois dias seguidos de competições. Nos sábados as tomadas de tempos que definem a ordem de largada no grid da primeira corrida e, na sequencia, duas corridas classificatórias. No domingo mais duas corridas, a Pré-Final e a prova mais longa e importante, a corrida Final. O resultado final de cada rodada é definido pela soma de pontos conquistados nas quatro corridas.

Competindo pela classe U-13, Naves tem sido um dos destaques das competições e, nesta rodada, aproveitou para já familiarizar-se com os segredos do circuito ituano, que será palco no mês de julho das duas fases do Campeonato Brasileiro de Kart, certame máximo da modalidade no Brasil.

Com o terceiro melhor tempo na prática classificatória, Duda encontrou dificuldades com o rendimento do motor de seu kart na primeira prova classificatória e apenas conseguiu manter a posição até a bandeira a quadros.

Para a segunda corrida classificatória a unidade propulsora foi substituída, obrigando Duda Naves a partir da última posição da grelha de partida. Sem possibilidade de testes, ou novos ajustes, Naves conseguiu melhorar seu desempenho e cruzar a linha final na quinta colocação.

Para a Pré-Final do domingo o equipamento já estava em condições de ir buscar as primeiras colocações. Largou bem, mas logo após a partida recebeu um forte toque de outro concorrente em seu kart, que o faz perder posições e voltar à disputa com o carro completamente desalinhado e com a proteção lateral raspando no asfalto. Naves tentou prosseguir na corrida, mas o suporte da lateral não resistiu aos danos decorrentes do forte impacto e acabou quebrando. Por ser a proteção lateral um item obrigatório de segurança, Duda Naves foi obrigado a abandonar a disputa.

Aguerrido, o jovem piloto paulista não desanimou e, mesmo largando novamente no final do pelotão para a corrida Final, Duda Naves colocou a faca nos dentes e partiu para uma prova de conquista de posições. Largou de forma fantástica e soube desvencilhar-se, com maestria, das confusões naturais da afoiteza habitual de alguns pilotos na largada da prova decisiva, para fechar a primeira volta ocupando a terceira posição na classificação geral da prova e liderando a classificação da categoria U-13.

Inteligentemente, Naves evitou o combate com os pilotos “mais velhos” da classe KK, permitindo algumas ultrapassagens, mas mantendo a liderança de sua classe, a U-13 e um ótimo “train” de corrida. A vitória parecia já estar “no colo” e, nas voltas finais, Naves já “administrava” a vantagem para seu mais direto perseguidor, poupando o equipamento. Apenas uma quebra, ou um acidente poderia lhe tirar a vitória das mãos.

O Diretor de Provas apresentou a placa sinalizando a abertura da última volta da corrida Final. Mesmo em um ritmo mais seguro, Duda “caprichava” nas freadas e contorno das curvas no traçado do belo Arena Kirin. Repentinamente, um concorrente da categoria KK – que, portanto, não disputava posições no Naves, da U-13 – resolveu fazer possível o impossível e tentou ultrapassar onde seu kart não cabia. O forte toque foi inevitável, tanto quanto o momentâneo sentimento de raiva e as naturais “imprecações” que certamente deve ter soltado dentro do capacete.

O Senhor Imponderável da Silva entrara em campo, diria o dramaturgo Nelson Rodrigues. No caso, entrara no asfalto, mas o resultado pratico era exatamente o mesmo e a doce alegria da vitória próxima transmutava-se, em frações de segundo, no amargo sentimento de frustração.

Duda Naves conseguiu retomar o ritmo de marcha e seguir em direção à linha de chegada. Ultrapassado por alguns karts não era mais o líder da categoria U-13. Divisou a esperada checkered flag, que por instantes parecia descer no mesmo ritmo que as lágrimas de seus olhos. A pranteante bandeira a quadros bailou no ar para lhe definir a segunda colocação na corrida Final.

Somados os pontos, Duda Naves (D2 Motorsport) ficou com a quarta posição na etapa, mantendo a vice liderança de ambos campeonatos, o Kantan Kart 2013/14 e a Copa Everlast Energy Drink.

O próximo compromisso desportivo de Duda Naves (D2 Motorsport) é neste sábado (15/03) no veloz Kartódromo Aldeia da Serra, onde participará da segunda etapa da Copa São Paulo Light de Kart, disputando as provas da categoria Junior Menor.

Confira o resultado final da etapa do Kantan Kart em Itu:

U-13
1) Thiago Lopez, 26 pontos
2) Vinicius Ponce, 20
3) Victor Uchoa, 16
4) Duda Naves (D2 Motorsport), 14
5) Vinicius Rosate, 11
6) Guilherme Oliva, 10

Confira a classificação da temporada 2013-2014 (os 5 primeiros):

U-13
1) Marcel Della Coletta, 105 pontos
2)Duda Naves (D2 Motorsport), 86
3) Vinicius Ponce, 71
4) Rafael Reis, 48
5) Thiago Lopez, 39

Confira a classificação da Copa Everlast Energy Drink (os 5 primeiros):

U-13
1) Thiago Lopez, 39 pontos
2) Duda Naves (D2 Motorsport), 37
3) Victor Uchoa, 31
4) Vinicius Ponce, 29
5) Marcel Della Coletta, 27

 

Última atualização ( Sex, 14 de Março de 2014 19:32 )  

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Kart para a sua publicação.
O Planet Kart reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Kart , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar