Você está Aqui: Início

Light - Antonio Furlan Neto fez sua melhor apresentação como piloto graduado de kart

E-mail Imprimir PDF

( 1 Voto )

Na terceira etapa da Copa São Paulo Light, paulista mostrou a que veio em 2012

Não foi a melhor posição de chegada do paulista Antonio Furlan Neto (Ventriglio Preparações/ Consigás/ Betaluga/ Regional FM 87,5) neste ano, mas foi a corrida onde o piloto mostrou que, efetivamente, está se tornando um graduado no kartismo.

“Graduado” é uma classificação dada aos pilotos que alcançam o degrau mais alto no kartismo, vindos das categorias Júnior ou Novato. Diferente dos pilotos que vêm da Júnior, que normalmente já correm há vários anos nas categorias de base, os pilotos que vêm da categoria Novato foram iniciados “tardiamente” no esporte  – segundo os padrões atuais, onde os pilotos começam no esporte aos 6 ou 7 anos – e têm uma dificuldade a mais a superar, que é a falta de experiência. Assim, merecem destaque adicional os esportistas que brigam de igual para igual com pilotos mais experientes.

É o caso de Furlan (15 anos), que está há pouco mais de dois anos no esporte, e após ser campeão da categoria Sprinter na Copa São Paulo Light em 2011, participa da categoria Graduado neste ano. No último sábado (14), Furlan esteve em Aldeia da Serra para a terceira etapa do certame, e mostrou amadurecimento.

Sempre entre os mais rápidos nos treinos livres, o piloto foi sexto na tomada de tempos. Na primeira bateria do dia, sofreu com uma perda de rendimento no carburador, caiu cara 12º, mas recuperou-se e terminou em 8º. Na segunda prova, foi o 7º colocado, após intensas disputas de posições onde o piloto mostrou a combatividade que a categoria exige.

“Sabemos que ainda temos muito o que trabalhar, mas o Antonio mostrou muita garra nessa etapa, e isso é algo que não pode faltar. Na categoria Graduado não há folga, é preciso andar no limite o tempo todo”, afirmou Thiago Ventriglio, preparador responsável pelo equipamento de Furlan.

Uma amostra da boa adaptação de Furlan à categoria são os resultados. Das 16 provas já realizadas pelo piloto este ano, nas quatro competições que disputa (Copa São Paulo Light, Granja Viana, Paulista de Kart e SKB), Furlan largou entre os TOP 10 em 11 oportunidades, e chegou entre os 10 melhores por nove vezes. Os números ficam ainda mais significativos se considerarmos a média de 28 pilotos nos grids dessas provas.

Os resultados do final de semana fizeram com que o piloto subisse da oitava para a sétima colocação na classificação da Copa São Paulo Light de Kart, entre os 32 pilotos que já participaram do certame até agora. Na Granja Viana, Furlan é o sétimo colocado, e no Paulista de Kart, o 10º.

“Estou aprendendo muito. No ano passado eu conseguia assumir a liderança e ficar folgado em muitas provas, mas nessa categoria não dá, o ritmo é muito forte durante a prova toda”, disse o piloto, que também estreará nos monopostos ainda este ano. O próximo desafio de Antonio Furlan Neto é na Copa São Paulo de Kart Granja Viana, no próximo sábado (21/04).



Ricardo Fávaro

 

Última atualização ( Qua, 18 de Abril de 2012 17:00 )  

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Kart para a sua publicação.
O Planet Kart reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Kart , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar