Você está Aqui: Início

Minas Gerais - Seletiva de Kart Petrobras: Lucas Nogueira espera conquistar, em casa, a quarta vaga para a final

E-mail Imprimir PDF

( 1 Voto )

Um dos grandes favoritos entre os mineiros, piloto quer uma vaga na decisão como presente de aniversário. Ele completa 16 anos no dia 25 de abril, quatro dias depois das corridas que encerram a passagem da seletiva por Minas Gerais

 

A Seletiva de Kart Petrobras chega a Belo Horizonte neste sábado (21) cercada de grande expectativa para a definição do quarto finalista na disputa pelo prêmio de R$ 117 mil oferecido pela petrolífera brasileira ao campeão da temporada. Com três nomes já garantidos na final após a realização da Copa Petrobras Sorriso Campeão, em São Paulo, no mês de março, chegou a vez dos mineiros lutarem por uma vaga na decisão.

Em jogo, o prêmio mais importante da modalidade no país, que já ajudou o início de carreira de pilotos que estiveram a um passo da Fórmula 1 e da Fórmula Indy - como os paulistas Danilo Dirani e Sérgio Jimenez, que atuam, respectivamente, na Fórmula Truck e no GT Brasil.

Em razão de sua abrangência nacional, a Seletiva de Kart Petrobras costuma atrair pilotos de diversos estados a cada uma de suas fases classificatórias - na etapa de São Paulo, por exemplo, se classificaram para a decisão kartistas do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Paraná.

Mas a posição de principais favoritos está normalmente reservada aos donos da casa. Por conhecerem melhor o circuito e terem tido mais tempo para acertar o equipamento, os pilotos mineiros estão entre os grandes nomes da disputa do próximo sábado, fato que traz boa notícia, principalmente, para a torcida.

"No ano passado conquistei minha vaga para a final correndo em casa, e quero muito repetir o resultado neste ano. Faço 16 anos cinco dias depois da definição da vaga mineira para a final, e quero muito me dar essa conquista de presente", disse o piloto de Belo Horizonte Lucas Nogueira, uma das grandes surpresas da final da Seletiva de Kart Petrobras em 2011. Terceiro colocado na disputa, ele não estava entre os favoritos ao Top-3 na decisão, mas surpreendeu pelo grande conhecimento técnico que apresentou nas corridas realizadas no município de Registro, em São Paulo.

Neste ano, Lucas garante estar mais maduro para a disputa da final, mas sabe que, para estar na condição de brigar pelo prêmio, precisa focar, primeiro, na conquista de uma das nove vagas que restam para a decisão.

“Correr em Belo Horizonte é a melhor chance que tenho para me classificar, já que não disponho de um grande orçamento para competir e não tenho como disputar freqüentemente campeonatos em diversos estados”, comentou. “Por isso vou me esforçar ao máximo neste fim de semana. Com certeza este será um desafio e tanto, assim como foi a disputa pela vaga do ano passado”, completou.

Uma história diferente

Piloto, mecânico do próprio kart e aprendiz de preparador de carburadores, Lucas Nogueira mantém um envolvimento diário com o kartismo em áreas que vão além dos treinos físicos e de pista. Tetracampeão estadual e pentacampeão dos torneios realizados em Betim (MG), circuito onde deu as primeiras aceleradas, ele é um dos personagens mais interessantes da atual geração de kartistas do país - e lembra, sob diversos aspectos, a carreira de outra estrela precoce do esporte, o paulista Victor Franzoni, finalista da Seletiva de Kart Petrobras em 2010.

"Por não dispor de um orçamento muito alto, muitas vezes não posso fazer treinos de pista porque preciso poupar meu equipamento para as corridas. Como não consigo ficar longe do esporte, dedico boa parte da minha semana ao desenvolvimento técnico. Meu pai é também meu mecânico e desde que eu tinha dez anos de idade ele começou a me ensinar a regular as válvulas do motor quatro tempos que eu usava na época", recordou.

O conhecimento técnico, na opinião do próprio piloto, foi o que o ajudou no ano passado a fazer frente aos principais pilotos do país na fase final da Seletiva de Kart Petrobras - cujo formato de disputa foi desenvolvido, justamente, para premiar o piloto mais completo.

"Hoje em dia já estou quase conseguindo preparar sozinho o meu carburador. Por um lado, a falta de recursos compromete parte do meu aprendizado, mas por outro, desenvolve conhecimentos que eu não teria se tivesse mais facilidades para praticar o esporte", declarou.

A segunda etapa classificatória para a decisão da Seletiva de Kart Petrobras de 2012 será realizada no Kartódromo RBC Racing, localizado no município de Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte. O evento completa, em 2012, sua 14ª temporada distribuindo um total e R$ 136 mil em prêmios. Desse montante, 117 mil serão oferecidos ao vencedor da grande final.



Rafael Durante

Última atualização ( Qua, 18 de Abril de 2012 16:29 )  

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Kart para a sua publicação.
O Planet Kart reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Kart , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar