Você está Aqui: Início

Granja Viana – Pai e filho são o grande destaque da rodada, no alto do pódio em três categorias

E-mail Imprimir PDF

( 10 Votos )

Pai e filho disputarem corridas de kart não é propriamente uma novidade, nem mesmo ambos vencerem corridas em uma mesma rodada. Mas garantir o alto do pódio em três de quatro corridas em um mesmo dia e levar o segundo posto na final na restante não se pode chamar de um fato corriqueiro, ou fruto de um caso fortuito. Um “acidente de percurso”. Caio e Carlo Collet (TR3/ BSS Blindados/ Ser-Glass) são duas gerações de uma família que tem a velocidade correndo nas veias. Um com um retrospecto de muito respeito e outro mostrando serviço em vitórias e títulos que permitem sonhar com uma carreira promissora que pode desembocar na Formula 1.

 

Na primeira etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana, o maior e atualmente o mais importante e competitivo certame da modalidade no Brasil, que teve vez no sábado (11/02) no kartódromo homônimo do campeonato, a equipe TR3/ BSS Blindados/ Ser-Glass alinhou no grid de quatro categorias. Três delas (Rotax MiniMax, Cadete e Super Cadete) com o pequeno Caio Collet, de apenas nove anos de idade e na prova da poderosa Shifter Kart – com bólidos equipados com “usina” de 45hp e seis marchas e freio à disco duplo na dianteira -, sob o comando de seu pai Carlo Collet.

Carlo começou o dia de provas dando um exemplo pratico a seu filho, de como vencer as dificuldades e conquistar a vitória. Caio, no restante do dia, faturou as provas da Rotax MiniMax e Cadete, completando na segunda colocação a prova da Super Cadete,
que por muito pouco não venceu.

 

Claro que parte do crédito dos bons resultados dos Collet deve ser, obrigatoriamente, creditado ao competente trabalho de box e orientação da equipe TR3, comandada por Waltinho Travaglini, reconhecidamente o maior kartista de todos os tempos que, curiosamente – como é típico neste país – não é devidamente cultuado pelas novas gerações.

Para quem (ainda) não sabe, como piloto Travaglini dividiu curvas e venceu azes do naipe de Maneco Combacau, Carol Figueiredo, Ayrton Senna, Mario Sergio de Carvalho e do britânico Terry Fullerton e, também foi Travaglini quem trouxe para o Brasil os motores italianos Parilla, representando por décadas a marca Iame. Boa parte do desenvolvimento dos propulsores de Ângelo e Achille Parilla nas vitórias européias se deve ao minucioso trabalho de Travaglini no Brasil, que criava e construía componentes para serem incorporados aos propulsores italianos.

Ao competente trabalho da equipe comandada por Waltinho Travaglini juntou-se o suporte da BSS Blindados e da Ser-Glas, que também patrocina o piloto de Stock Car, Allam Khodair. Com esse “staff”, a equipe TR3/ BSS Blindados/ Ser-Glass certamente será um dos destaques da temporada e com bom alicerce para lutar pelos títulos.

 

 

 

 

A estréia da Rotax MiniMax

Nada menos que 52 países deste planetinha azul organizam fortes certames que classificam seus campeões para as finais mundiais do RotaxMax Challenge (que erroneamente muitos chamam de Campeonato Mundial). Desde 2011 o Brasil faz parte desse seleto grupo e a Copa São Paulo de Kart Granja Viana é o palco das disputas tupiniquins, que classificam os representantes das classes RotaxMax Junior; RotaxMax Senior; RotaxMax DD2 e RotaxMax DD2 Masters.

A categoria Rotax MiniMax é a porta de entrada para os certames dos motores dois tempos produzidos pela austríaca BRP-Powertrain GmbH & Co KG para a canadense Bombardier – que fabrica até aviões – e são largamente utilizados nos snowmobiles Ski-Doo e Lynx, nos Jet-Ski Sea-Doo, barcos desportivos, quadriciclos Can-Am, roadsters, motocicletas, scooters, karts, ultra-leves e aviões leves. Não é, portanto, uma tecnologia de fundo de quintal e deve substituir, naturalmente, a classe Super Cadete criada justamente como fac-simile da Rotax MiniMax.

O lado ruim é que a classe de entrada não participa do RotaxMax Challenge World Finals, mas é uma boa (e importante) escola para as classes principais.

A corrida de abertura da temporada 2012 da Copa São Paulo de Kart Granja Viana também deve ser levada à conta de histórica. Já que era a estréia no Brasil varonil da Rotax MiniMax, que definiria seu primeiro pole-position e seu primeiro vencedor.

Bem, para facilitar os registros dos anais da história do kartismo nacional, o kartista Caio Collet (TR3/ BSS Blindados/ Ser-Glass) garantiu a posição de honra do grid de largada e venceu a corrida de debut da categoria.

Com a marca de 54s739, alinhou na ponta da faixa interna da grelha, ladeado por Duda Naves, que garantiu a segunda posição de largada. Autorizada a partida Collet manteve a vantagem, assumindo a liderança e seguido de perto por Derek Ryan, que tomou o segundo posto de Duda Naves.

Ryan pressionou muito Collet nas duas primeiras passagens, mas assim que os pneus atingiram a temperatura e pressão ideal, Caio Collet começou a abrir vantagem para Ryan, que passou a ser pressionado por Naves. Duda Naves, após algumas voltas pressionando, conseguiu superar Ryan, que perdeu varias posições ao insistir no combate, mas de caçador passou a caça e era intensa a luta pela segunda colocação.

Com um impressionante train de corrida, Caio Collet abriu folgada vantagem e pode administrar a vantagem para Duda Naves até a bandeirada final, quando comemorou sua primeira vitória na temporada e a honra de ser o primeiro vencedor da categoria.

 

A pedra no caminho na Super Cadete

No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.


Carlos Drummond de Andrade

Vencedor da prova da categoria Rotax MiniMax e segundo na grelha de partida categoria Super Cadete, Caio Collet não conseguiu manter o posto na largada, caindo para a terceira colocação, atrás de Gabriel Lopes e João Pedro Correa, que largou na pole e garantiu a liderança.

Nas duas voltas iniciais Collet ainda recebeu forte pressão de Thiago Lopes, mas assim que os pneus de seu kart atingiram a temperatura ideal de trabalho, Collet tratou de impor seu habitual forte ritmo e passou a perseguir implacavelmente o vice-líder, descontando rapidamente a diferença.

No curso da terceira volta Collet colou e buscou a ultrapassagem sem muita negociação, na entrada da Curva do Mergulho. Gabriel não percebera a manobra e veio para a parte interna do traçado. Os karts se tocaram lateralmente, mas Caio conseguiu completar a ultrapassagem e, imediatamente, partiu no encalço de João Pedro Correa.

A distancia era confortável para Correa, mas Collet estava “possuído” e praticamente em ritmo de classificação ia descontando a diferença. Mais uma volta e Correa já estava na “alça de mira” de Caio Collet, que claramente queria repetir o resultado da prova da Rotax MiniMax.

Foram quatro emocionantes voltas, como Collet infernizando a vida de Correa e, em um pequeno erro de João Pedro no contorno da Curva 1, o piloto da equipe TR3/ BSS Blindados/ Ser-Glass não perdeu a oportunidade para assumir a dianteira da corrida. Restavam apenas duas voltas para o encerramento da corrida e restava para João Pedro Correa a difícil tarefa de ultrapassar o aguerrido concorrente.

Ultima volta e Caio Collet havia conseguido já abrir pequena, mas confortável, vantagem para seu perseguidor. Tudo certinho até a ultima curva do circuito. Na variante que antecede o acesso à reta de chegada, Caio Collet pegou forte a alta zebra interna e acabou escapando um pouco do traçado, que precisou “alargar” para permanecer no asfalto. Era o que João Pedro precisava. Um pequeno erro, para recuperar o que perdera em, também, um pequeno erro.

Ambos entraram na reta final lado a lado e de pé embaixo, mas o melhor contorno da variante havia dado ligeira vantagem em rotações no motor para João Pedro Correa. Rotações que lhe permitiam aproveitar melhor a faixa de torque da unidade propulsora e suficientes para cruzar a linha de chegada 0s085 adiante de Caio Collet.

No meio do caminho de Caio Collet para sua segunda vitória no dia, tinha uma pedra...

A “vendetta” na Cadete

Ainda “mordido” pelo acontecido na chegada da Super Cadete, Caio Collet partiu para sua terceira corrida no mesmo dia – dizem que ainda queria andar de indoor à noite -, a prova da Cadete, em qual largou em sétimo e fechou a primeira volta mantendo a posição.

Na abertura da terceira volta Caio assumiu o sexto posto, na freada da Curva 1, enquanto Diego Ramos e Duda Naves abriam vantagem na ponta. A briga pelo terceiro posto no segundo pelotão era forte e na sexta volta Collet já era o quarto, sempre com sua pilotagem caracteristicamente agressiva. Duas voltas depois já era o terceiro “de cara para o vento” e, em forte ritmo, passou a buscar descontar a vantagem dos dois ponteiros. Mas trazia colados Marcelo Daineze e Guilherme Peixoto como quarto e o quinto colocados.

Duda Naves havia recuperado a ponta da corrida, mas mantendo Diego Ramos na bota. Na décima primeira volta Ramos acabou dando um toque mais forte na traseira do kart de Naves no contorno da Curva 2. Naves perdeu a traseira do kart e acabou rodando e perdendo muitas posições. Esperto, Collet assumiu o segundo posto, agora, bem próximo de Diego Ramos. Guilherme Peixoto era agora terceiro, superando Daineze, mas já com alguma distancia de Collet.

No final da volta Collet já estava grudado na traseira do kart de Diego Ramos e ao final da reta principal, tirou de lado, freou mais tarde e assumiu a ponta da corrida. Ramos ainda tentou recuperar a dianteira, mas, impecável, Collet não dava o menor espaço.

Outra volta e descerrada a bandeira a quadros. Caio Collet ergueu os braços para comemorar sua segunda vitória na etapa de abertura da Copa São Paulo de Kart Granja Viana e terceiro pódio do dia.

Ramos ainda cruzou em segundo, mas em razão do forte toque no kart de Duda Naves, acabou penalizado pelos Comissários Desportivos com acréscimo de 20 segundos a seu tempo total de prova, caindo, assim, para a décima segunda colocação final.

 

 

Não basta ser pai, tem de dar o exemplo

Trinta e cinco anos atrás, Carlo Collet (TR3/ BSS Blindados/ Ser-Glass) disputou sua primeira corrida de kart, no Campeonato Paulista. Foram três boas temporadas nas categorias Novatos B e Novatos A.

Após alguns anos afastado das pistas voltou através do Rally e provou que a qualidade de pilotagem que mostrara no kart estava intacta, já que venceu o Rally dos Sertões nada menos do que cinco vezes na categoria Quadris – nas edições de 2001, 2002, 2003, 2005 e 2006 – e foi segundo colocado na edição de 2004.

Acompanhando de perto o desenvolvimento de carreira de seu filho Caio, Carlo não resistiu à tentação e na metade da temporada passada passou a disputar as provas da Sixpeed, a classe dos pilotos “pesados” da Shifter Kart.

Ao final da tomada de tempos, Carlo Collet viu seus bons tempos esvaírem pelos dedos na pesagem obrigatória. Faltou peso no conjunto kart/piloto e o #23 teria de largar na ultima posição do grid. Na largada, mais problemas. Com excesso de combustível na bóia do carburador, o kart “engasopou” e Collet saiu lentamente, fazendo coro ao pole position Beto Monteiro, que teve o mesmo problema e acabou ainda atrás de Collet.

A partir daí o “filme” mudou e Carlo virou o dono do show na categoria Sixpeed. Com uma tocada forte e pilotagem agressiva, Collet foi descontando as diferenças e com duas voltas de corrida já era o sexto colocado na classe e trazendo consigo Beto Monteiro (da classe Shifter Senior, dez quilos mais leve).

Collet foi fazendo fila e abrindo caminho para o piloto da Formula Truck e Nascar norte-americana. Somente quando brigava pelo quarto posto de sua classe é que Monteiro, finalmente, conseguiu ser mais rápido e ultrapassar o kart mais “gordinho” de Carlo Collet, que não dificultou a manobra, por ser concorrente de outra categoria.

Mesmo assim, na volta seguinte Collet fechava a cronometragem novamente na frente de Beto Monteiro, que levou mais algumas voltas para conseguir superar e se distanciar do piloto da equipe TR3/ BSS Blindados/ Ser-Glass. Ninguém é penta-campeão do Rally dos Sertões de graça...

Antes da metade da prova Collet já tinha o líder da categoria – Albano Macedo – em sua alça de mira. Mesmo sendo, reconhecidamente, um dos pilotos mais difíceis de se ultrapassar, Macedo quedou-se ante a maior velocidade de Collet, que entrou na reta principal “espremido” em cima da zebra interna, mas não se intimidou e apertou forte o pedal da direita, para completar a ultrapassagem.

As voltas restantes serviram apenas para “administrar” a vantagem na liderança da categoria e “dar trabalho” para os mais leves da classe Senior. Ao fim das 23 voltas regulamentares, Carlo Collet materializou sua primeira vitória na temporada 2012 e, de quebra, completou a prova na sétima colocação da “geral”, em meio aos bólidos da Shifter Kart Senior.

Carlos Abreu ficou com a segunda posição e Edu Vio com o terceiro posto da categoria.

Confira os resultados:

Cadete e Cadete Rookie - Prova 14:30
1.- 023 Caio Collet (TR3/ BSS Blindados/ Ser-Glass), com 13 voltas em 12m49s548
2.- 099 Guilherme Peixoto, a 0s294
3.- 777 Marcelo Daineze, a 0s655
4.- 100 Thiago Lopez, a 0s742
5.- 005 Lucas Alvarenga, a 1s061
6.- 150 Fernando Barros, a 3s754
7.- 098 (R) Thiago Giaffone, a 4s638
8.- 052 (R) Paulo Coelho, a 4s810
9.- 111 Duda Naves, a 5s465
10.- 293 (R) Leonardo Reis, a 20s030
11.- 301 Rafael Reis, a 20s045
12.- 013 Diego Ramos (+20s), a 20s123
13.- 117 (R) Henri Forest, a 22s427
14.- 008 (R) Matheus Morgatto, a 38s746
15.- 176 (R) João Rodrigues, a 39s818
16.- 065 (R) Arthur Vargas, a 41s332
17.- 044 (R) Matheus Pereira (+10s), a 41s378
18.- 019 (R) P.Guilherme Gonçalves, a 1 Volta
DQ.- 011 Vinicius Martins
Pole Position: Duda Naves, com 56s244
Melhor Volta: Lucas Alvarenga, com 56s707

Super Cadete - Prova 10:20

1.- 014 João Pedro Correa, com 14 voltas em 12m35s421
2.- 023 Caio Collet (TR3/ BSS Blindados/ Ser-Glass), a 0s085
3.- 047 Gabriel Lopes, a 8s022
4.- 086 Thiago Lopez, a 8s225
5.- 080 Guilherme Palhari, Sem Tempo  
Pole Position: João Correa, com 52s037
Melhor Volta: Caio Collet, com 52s679

Rotax MiniMax - Prova 9:30
1.- 023 Caio Collet (TR3/ BSS Blindados/ Ser-Glass), com 14 voltas em 12m33s869
2.- 111 Duda Naves, a 2s731
3.- 301 Rafael Reis, a 3s905
4.- 008 Derek Ryan, a 10s172
5.- 050 Pedro Bürger, a 10s582
6.- 017 Yuri Oliveira, a 1 Volta
7.- 110 Jean Luca (+10s), a 1 Volta +29s170
Pole Position: Caio Collet, com 54s739
Melhor Volta: Rafael Reis, com 51s206

Sixpeed - Prova 10:45
1.- 023 Carlo Collet (TR3/ BSS Blindados/ Ser-Glass), com 23 voltas em 19m36s993
2.- 048 Carlos Abreu, a 4s911
3.- 074 Edu Vio, a 5s218
4.- 157 Rogério Rodrigues, a 7s030
5.- 046 Daniel Rocha (+20s), a 1 Volta
DQ.- 123 Albano Macedo, DQ
Pole Position: Albano Macedo, com 48s971
Melhor Volta: Carlos Abreu, com 48s383

Última atualização ( Seg, 19 de Março de 2012 10:20 )  

Comentários 

 
#3 20/03/2012 17:25
Parabéns Claudio pela matéria.
Parabéns também ao Carlo e Caio Collet pela performance e atitude, e sem dúvida um especial parabéns ao Waltinho pela competência inquestionável. Parabéns a toda a equipe!!!
Citação
 
 
#2 19/02/2012 07:44
Obrigado pelos elogios, estes meus pilotos realmente merecem.Vindo de vcs me sinto muito honrado principalmente porque nao foi uma entrevista mas sim uma reportagem. Parabens e abracao.
Citação
 
 
#1 18/02/2012 20:30
Acabamos de ler a materia e esta melhor do que se fosse uma entrevista nossa!!!!Parabe ns e obrigado!!!!!
De Carlo e Caio Collet um super abraco pra vc e pra Cris
Citação
 

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Kart para a sua publicação.
O Planet Kart reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Kart , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar