Você está Aqui: Início

Amador - Campeonato amador, com nivel "profissional" de organização é a porta de entrada para o mundo das competições de kart

E-mail Imprimir PDF

( 6 Votos )

A prática de um esporte tem que estar totalmente relacionada à satisfação pessoal, e esse pré-requisito nos levaram a criação do Campeonato FAAK de Kart, modalidade que agrega os benefícios de praticar um esporte, com uma das maiores paixões dos brasileiros: A velocidade!

Sempre que se escuta falar em velocidade, alguém lança o jargão: “Vai muito dinheiro nisso..” Um dos principais focos do Campeonato FAAK de Kart foi criar um formato estrutural aonde todos podem ter a possibilidade de se tornar um piloto e realizar um grande sonho.

Duvida?

Então vamos saber um pouco mais sobre o Campeonato FAAK de Kart:

O que é a FAAK?
FAAK é uma organização não jurídica, de amigos, que realiza campeonatos anuais de kart amador desde 2001.

Quais os diferenciais do Campeonato FAAK?
O campeonato é formado por calendário de nove provas distribuídas ao longo do ano e todas as provas são realizadas no famoso e consagrado Kartódromo Internacional Granja Viana. Em todas etapas dispomos de traçado exclusivo, desenhado pela organização do evento.         

Outros pontos importantes como: Diretoria de prova, cronometragem, fiscais de prova, ambulância, enfermaria e infraestrutura, dão garantias de um ótimo espetáculo.

Qual o Formato do Campeonato ?
O Campeonato FAAK de Kart é disputado em duas categorias e em ambas buscamos meios de diminuir gastos, para garantir a participação de um número cada vez maior de pilotos a cada edição.

Quais são essas categorias?
Faak Light e Faak Fórmula.

FAAK Light
A categoria Light é disputada com equipamentos fornecidos pelo kartódromo. São os conhecidos karts de aluguel mais equalizados em performance do mercado. As provas são disputadas em duas baterias com aproximadamente 30 pilotos cada.
•    10 minutos de classificação
•    20 minutos de corrida

Importantes fatores de equilíbrio como:
•    Piloto possui número exclusivo por toda temporada, afixado no kart;
•    Peso mínimo de 90kg (aplicação de lastro);
•    Mescla constante do grid por etapa: formação dos GRUPOS 01 e 02;
•    Descarte do pior resultado antes dos play-offs.
São peças fundamentais do campeonato, fazendo com que pilotos com ou sem experiência possam disputar e desfrutar de um ótimo campeonato curva-a-curva, volta-a-volta

FAAK Fórmula
Categoria disputada com equipamento próprio, idêntico ao da categoria Pró-500 da Granja Viana.

Todos os karts são carenados possibilitando anúncios, patrocínios e pinturas diferenciadas, dando um charme maior para a categoria. As provas são disputadas com o formato endurance, ou seja, em prova de longa duração que pode ser disputada por um único piloto ou em equipe (02 pilotos).

As provas são compostas de 20 minutos de treino livre/classificatório e 50 minutos corridos de prova com uma parada obrigatória de cinco minutos para troca de pilotos ou eventuais ajustes, além de se tornar ponto crucial no fator equilíbrio.

Como principal atrativo desta categoria apresentamos um formato criado e aplicado exclusivamente pela FAAK na qual todas as equipes dispõe de uma mesma e única estrutura de box, composta por mecânicos, chefe de equipe e outros, fazendo com que os custos diminuam expressivamente e a competitividade aumente sempre com concomitância do fator equilíbrio.

Outro ponto que garante o fator economia e competitividade é que as equipes não gastam com compra de motor, pois também estão inclusos no valor das inscrições os motores sorteados (no final de semana de prova) de propriedade do Kartódromo, que são periodicamente inspecionados em dinamômetro e tem manutenção constante para garantir sua performance e equilíbrio de desempenho.

Até o combustível está incluso no valor da inscrição. E não para por aí, ainda dispomos de container para guardar todo o equipamento do campeonato e das equipes que participam do certame.

Bem, aí o “São Tomé” de plantão vai certamente perguntar: “Mas desse jeito só falta vocês lavarem o macacão para os pilotos?”

Calma que não acabou. Ainda não tocamos no assunto premiação e no site oficial.

Site?
Sim site!

Em nosso site colocamos a disposição dos pilotos e de todos que acompanham nosso campeonato, as últimas novidades, fotos das equipes e pilotos, tabela de resultados, gráficos de evolução de cada piloto, galeria de troféus, posicionamento no campeonato e filmagens das provas.

Filmaaaagem? Aí já é demais!!
Claro, filmagem. Em parceria com a PPB Produções, filmamos, editamos e colocamos em nosso site todas as provas de nosso campeonato, além de ao final de cada uma, entrevistamos os dois pilotos melhor colocados de cada bateria, que também incluímos na filmagem.

Para a temporada 2011, as inscrições já estão abertas em nosso site, www.faak.com.br. O campeonato tem sua primeira etapa prevista para acontecer no dia 27 de março. Os custos são os mais baixos - comparando com outros certames e categorias - do mesmo nível de organização.

Mais informações e vídeos da temporada de 2010, podem ser vistos em nosso site. Não deixe de acessar, talvez esta seja sua chance de correr um campeonato amador de kart, nos moldes dos campeonatos "profissionais" e por um custo de participação mais que convidativo.


Leo Garcia

 

Última atualização ( Ter, 08 de Fevereiro de 2011 15:20 )  

Comentários 

 
#1 16/06/2011 14:09
O meu mail é mesmo assim.
Acho que devia haver campeonato para crianças entre os 11 aos 17.
Ou se é por pesos menos de 60
Citação
 

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Kart para a sua publicação.
O Planet Kart reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Kart , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar