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Bahia - Dia D para o Kart na Bahia

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Federação de Automobilismo da Bahia (FAB) e a Associação Baiana de Karts (ABK) organizam grande protesto contra fechamento do Kartódromo Ayrton Senna em Lauro de Freitas.

A temporada 2011 do automobilismo baiano começa no próximo dia 5/02 (sábado) com fortes emoções. Desta vez o clima tenso e a adrenalina não estão relacionados ao ronco dos motores e à disputa entre pilotos. Mas a uma notícia que caiu como uma bomba, com efeito devastador, sobre o esporte amador no estado: a Copa Verão de Kart pode ser a última prova realizada no Kartódromo Ayrton Senna, em Lauro de Freitas.

Além da tradicional competição de kart, que abre o calendário do kartismo baiano, e a premiação dos melhores de 2010, a Federação de Automobilismo da Bahia (FAB) e a Associação Baiana de Karts (ABK) prometem fazer do dia 5 uma verdadeira manifestação da força do esporte. Está sendo orquestrado um protesto contra a possível demolição imediata do kartódromo e a ameaça de não realização do Campeonato Baiano de Kart este ano. Batizado de Dia D para do kart baiano, o evento contará com participação dos 12 clubes da modalidade no estado.

A presidente da FAB, Selma Morais, convoca aos entusiastas e amantes do esporte para se juntarem aos pilotos e à grande família do automobilismo, em um protesto durante todo o dia, a partir das 9h, no Kartódromo Ayrton Senna. O risco de não haver campeonato este ano existe, porque a Prefeitura de Lauro de Freitas doou o terreno utilizado pela FAB à Confederação Brasileira de Judô (CBJ), para a construção de um centro da modalidade no local. Informações não oficiais indicam que o centro será construído a partir de maio e que o Kartódromo Ayrton Senna, um dos principais do país, pode ser demolido a partir de fevereiro.

No entanto, de acordo com Selma Morais, houve um encontro com a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, no qual foi assegurado que o kartódromo seria desativado apenas quando um novo fosse construído, em outro local, a ser doado pela Prefeitura. “Os kartistas estão sofrendo a ameaça de ficarem sem a única pista da Região Metropolitana do Salvador”, conta. “Não podemos permitir que isso aconteça, reivindicamos outro espaço para a realização da temporada”, afirma Selma, ressaltado que é inadmissível cruzar os braços e permitir um retrocesso como esse para o automobilismo baiano.

Segundo o diretor da ABK e piloto, Euvaldo Luz, a Prefeitura de Lauro de Freitas tem todo o direito de tomar o terreno de volta, já que a concessão é de 20 anos. “Mas o que os kartistas baianos querem é que o Município disponibilize outro espaço, sem comprometer o campeonato”. Ele lembra que o Baiano de Kart é disputado ininterruptamente desde 1991 e que o Kartódromo de Lauro de Freitas é utilizado para treinos e aluguel de kart de terça a domingo.

 

Geração de emprego e renda

De acordo com o piloto Paulo Galés, cerca de 300 pessoas dependem, direta ou indiretamente, do Kartódromo. “Para os que não conhecem a estrutura, é impossível imaginar o que seu fechamento pode causar para a família de mecânicos, auxiliares, vigias, bandeirinhas de prova, caseiros, auxiliares de pista, etc”, comenta o piloto. Ele lembra que a maioria está no local há mais de 15 anos. “São crianças que cresceram brincando no local, aprenderam uma profissão e hoje são mecânicos: pais de família que correm o risco de ficar sem emprego de uma hora para outra”, lamenta.

“Para nós, pilotos, é um esporte. É ruim perder o espaço, mas podemos ficar sem praticar. Mas o que vai acontecer com esse pessoal todo que depende do kart? Precisamos de toda a ajuda possível, para que o Kart não viva esse retrocesso no Estado”, afirma.

Um dos mais tradicionais do Brasil, o Kartódromo Ayrton Senna foi construído em 1991.  Desde o último dia 22 de dezembro, o terreno de 20 mil metros quadrados está cedido pela Prefeitura de Lauro de Freitas, em regime de concessão, para a Confederação Brasileira de Judô.

A Bahia conta hoje com 12 clubes de automobilismo: Associação Bahiana de Karts (ABK); Associação Conquistense de Kart (ACK); Clube de Arrancada da Bahia (CARB); Clube de Automobilismo da Bahia (CAB); Automóvel Clube do Oeste Baiano (OUCOB); Clube de Automobilismo de Camaçari (CAC); Free Road Clube; Bahia Off Road Clube; Terrible’s 4X4; Automóvel Clube da Mulher; TBD Toyers do Brasil


Evandro Dias

 

*Nota do Planet Kart: -

O Brasil, celeiro internacionalmente reconhecido de pilotos de altíssimo nível, tem vivido uma situação absurda. No Rio de Janeiro o kartódromo já não mais existe e o Autódromo de Jacarepaguá vive seus extertores, porque foram substituídos por praças para outros esportes. Agora é a vez da Bahia perder uma das mais completas praças do país para a o Judô...

Nada contra os outros esportes, claro, que devem ter seu espaço, suas praças e serem cada vez mais reconhecidos, só que tudo isso não pode ser feito às custas da mutilação de nosso automobilismo, que leva “o pato” pela incompreensão e ignorância cristalina do poder publico, quer seja estadual, quer seja municipal e até federal. O Ministério dos Esportes parece entender que automobilismo não é esporte. E os cartolas de nosso pobre automobilismo pelo visto não possuem “poder de fogo” e até mesmo vontade de ver esse quadro modificado.

Unimos nossos esforços ao protesto dos esportistas de Lauro de Freitas, da Bahia e de todo o Brasil, pois desvestir um santo, para vestir outro, em uma região repleta de espaços livres para se construir novas praças, é no mínimo um contra-senso, um absurdo, que prova que os recursos públicos permanecem mal geridos.


Última atualização ( Sex, 28 de Janeiro de 2011 17:52 )  

Comentários 

 
#3 03/02/2011 12:51
Aqui no Rio Grande do Sul, acho que vivemos num outro país. Esta semana inaugura a pista de Itaqui e estão em reforma as pistas de Bagé e Pelotas, das mais antigas do estado. Realmente o kart está sozinho, nas mãos de alguns abnegados. Se destruirem um campode futebol perdem-se votos. Um kartódromo não tem representativid ade por isso é mais fácil. Nós temos nossa parcela de culpa por não exigir da nossa entidade máxima o empenho que outras confederações demonstram. Está na hora de exigir nossos direitos da nossa entidade máxima, e esta deve sair das salas refrigeradas fazer lobby onde precisa.
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#2 01/02/2011 13:48
Pois vejam vocês como são as coisas, em uns estados estão inalgurando, aqui destruindo. E nós agora com um representante direta na F-1, LUIZ RAZIA o terceiro piloto da LOTUS. Será que estes governades iram deixar?? Temos que soltar essa coisa toda na midia nacional.
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#1 28/01/2011 22:39
O esporte a motor em nosso país é um descaso. Futebol é amenina dos olhos de ouro do nosso Brasil, é tanto dinheiro e tanto patrocinadores abonados, tanta riqueza num país de população tão sofrida.
Nada contra o judô, karatê, basquete,etc, mas não se coloca carros de competição dentro de uma quadra de esportes, tão quanto numa sala ao metro quadrado. O nosso kart é tratado como amador e vergonhoso por administradores do municipio e estado.
Vai ver já está se pensando nas olimpiadas que ocorrerá em 2012 e quanto de retorno de impostos o municipio poderá lucrar. O estado de São Paulo inaugurou recentemente um kartodromo, no Rio Grande do Sul tivemos a pouco tempo a inauguração do Velopark. A Bahia nem sequer tem autodromo, as corridas da Stock Car são feitas nas ruas, os ingressos são caros, acima de R$ 80,00. É a Bahia no caminho certo. Será????
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