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Aldeia da Serra – Confira o regulamento da 6 Horas de Kart Aldeia da Serra

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Equipes e pilotos já treinam forte no velocíssimo Kartódromo Aldeia da Serra (SP) e preparam-se para buscar a vitória na edição 2010 da 6 Horas de Kart Aldeia da Serra, prova que fecha com chave de ouro os eventos de kart no estado de São Paulo.

Mas os treinos oficiais, a tomada de tempos classificatórios e a corrida serão realizados todos em um único dia, o sábado 18 de dezembro.

As inscrições para participação ainda estão abertas e podem ser efetuadas diretamente na loja Sabiá Racing de Aldeia da Serra – informações pelos fones (11) 7853-7279, 4619-2623 e 4619-2164 -. O valor da inscrição está fixado em 3.500 reais por kart, mais um “set” obrigatório de pneus para serem sorteados – um jogo completo mais dois pneus dianteiros – para a classificação e corrida, no valor de 645 reais.

 

Confira o Regulamento da III 6 Horas de Kart Aldeia da Serra:


REGULAMENTO PARTICULAR – III - 6 HORAS AGRAUPE/HONDA 2010

KARTÓDROMO ALDEIA DA SERRA - SP


ARTIGO 1º- Organização – III 6 HRS AGRAUPE/HONDA 2010 - Aldeia da Serra, 1ª edição / 18/12/2010 , será organizada pela Revenda destaque do ano no segmento – AGRAUPE, com a colaboração dos preparadores e do Kartódromo Aldeia da Serra).
ARTIGO 2º- Supervisão - Todas as questões não previstas neste Regulamento Particular serão resolvidas pela organização.
ARTIGO 3º- Prova – 6 horas será tempo máximo da prova. Em caso de paralisação por bandeira vermelha, o tempo em que a prova tiver sido parada não será reposto.
3.1 – Cada equipe terá, obrigatoriamente que efetuar uma volta com tempo mínimo de 15 minutos, podendo para tanto se utilizar da entrada no Box, inclusive para reparo e/ou revisão.
ARTIGO 4º- Da Categoria – A prova será disputado entre Equipes formadas por pilotos maiores de 14 anos de idade.
ARTIGO 5º- Equipes - Poderão ser compostas de no mínimo dois pilotos, independente de suas graduações de piloto. Será permitido que 1 (hum) piloto participe de no máximo 2 (duas) equipes, devendo o mesmo estar inscrito nas devidas equipes, caso contrário a equipe estará automaticamente “desclassificada”. Serão aceitas alterações (nomes de pilotos) em equipes, somente até o dia 15/12/10.
ARTIGO 6º - Entrada Box – Durante a prova, todo kart que entrar no box deverá ter seu motor desligado, na entrada do box até a linha limite (saída do box). O piloto que desacatar esta ordem será penalizado: Time Penalty de 3 minutos.
Em hipótese alguma será permitido a troca de pilotos na área da balança ou do reabastecimento, mas sempre na área do Box, sob
pena de exclusão da prova.
ARTIGO 7º- Numeração (obrigatório o uso de nº na frente e atrás.) - O piloto ou Equipe, só poderá mudar de nº mediante requerimento e se isto não causar transtorno a outras equipes ou a organização. Os nºs deverão ser reservados na organização. Placa BRANCA c/ Nº PRETO. A placa traseira deverá ser fixada na parte de tras do para-choque.
ARTIGO 8º- Equipamentos dos Pilotos: É obrigatório nos treinos e provas o uso de capacete de proteção, devidamente atado, com viseira, luvas, sapatilhas de competição, macacão e/ ou capacete, o tipo de sangue e fator Rh do piloto.
ARTIGO 9º- “Briefing” - Com todos os pilotos que serão obrigados a participarem deste “Briefing” com o Diretor de Prova.
ARTIGO 10º- Tomada de Tempo/ Prova- Tanque de Combustível – Deverão estar livre de qualquer resíduo liquido ou gel.
ARTIGO 11º- Largada: Será do tipo LE MANS, guardada as posições de classificação ( tomada de tempo ).
ARTIGO 12º- Das Penalizações:
12.1 - Ultrapassagem sob bandeira amarela: Time Penalty - 1 minuto;
12.2 - Corte de pista: Time Penalty - 2 minutos;
12.3- Bandeira de advertência – O piloto que receber esta bandeira (preta com branca + o nº do kart), deverá no prazo de 3 voltas ser substituído por outro piloto da equipe (troca de piloto no box) ou será penalizado – Time Penalty – 2 minutos,
12.4- Balança – Proibido o auxílio junto a plataforma de pesagem e em toda a área da balança. Penalidade – Time Penalty de 2 minutos,
12.5 - Desrrespeito à sinalização de box (bandeira preta c/ bola laranja): Time Penalty - 2 minutos;
12.6 - Falta de peso até 8.000 gramas: Time Penalty - 2 minutos, sendo que a 3ª (terceira) penalização por falta de peso a equipe será desclassificada da prova.
12.7 - Falta de peso acima de 8.000 gramas: exclusão da
prova.
12.8 – Invasão/Pista – Pessoas ligadas às equipes que estiverem sem jalecos na pista: Time Penalty - 2 minutos para a equipe.
12.9 - Andar em sentido contrário na área de box: Time Penalty - 2 minutos;
12.10 – Box – Transitar na área do box com motor ligado – Time Penalty – 3 minutos.
12.11 RESGATE DE KART NA PISTA – será permitida a entrada da equipe para resgate com carrinho, somente com autorização da Direção de Prova, a critério do Diretor de Prova. O descumprimento acarretará a equipe infratora Time Penalty de 3 (três) minutos.
12.12 ÁREA DOS BOXES: Somente será permitido que 02 (duas) pessoas empurre o kart na área dos boxes, o não cumprimento acarretará em Time Penalty de 2 (dois) minutos.
12.13 ULTRAPASSAGEM SOB BANDEIRA AMARELA DURANTE A NEUTRALIZAÇÃO : Time Penalty de 5 (cinco) minutos a ser cumprido após a relargada.
12.14 – Caso não tenha sido efetuada a volta ( parada no Box)
De 15 minutos, a equipe será penalizada com time penalty de 25 minutos
ARTIGO 13º -Termo de Responsabilidade: Todos os pilotos deverão assinar termo de responsabilidade junto a organização, caso contrário a equipe será impedida de participar da prova.
ARTIGO 14º- Recursos e Reclamações

1 - Recursos e Reclamações serão aceitos pela organização da prova até 1:00 (uma) hora , após ter sido notificado a decisão oficial da questão.
ARTIGO 15º- Abastecimento: Para a largada e para cada reabastecimento será disponibilizado somente 05 (cinco) litros de combustível por kart. O abastecimento e o reabastecimento dos karts durante o treino classificatório e a prova deverá ser feito
obrigatoriamente no recinto do abastecimento determinado pela organização da prova e somente pelo pessoal da organização. Quando do reabastecimento o motor deverá estar desligado e o piloto fora do kart. A utilização de outro combustível ou da adulteração do mesmo implica na desclassificação da Equipe.
ARTIGO 16º - Reparos Mecânicos: Todo e qualquer reparo mecânico no kart durante a prova, deverá ser feito na área dos boxes, em hipótese alguma poderá ser feito na pista sob pena de desclassificação ou punição da Equipe. Em caso quebra, acidente, pane seca de combustível dentro da pista ou qualquer outro motivo que impeça ao piloto trazer com recursos próprios o kart para o box, deverá o Chefe de Equipe comunicar o fato ao Diretor de Prova que poderá a seu critério neutralizar a prova - situação de atenção ficando obrigado todos os concorrentes a andarem em marcha reduzida e não podendo ultrapassar o veículo que está a sua frente, daí sim será autorizada a remoção do kart avariado da pista.
ARTIGO 17º- Peso: 185kg - O peso mínimo obrigatório para o conjunto kart/piloto em ordem de marcha. Esse é o peso mínimo absoluto e poderá ser verificado a qualquer momento, pelos Comissários Técnicos, portanto, será pesado o kart em ordem de marcha, ao término da Tomada de Tempo, durante a prova e nos treinos oficiais(motores sorteados da prova). Toda vez que o kart adentrar ao box, durante a prova, treinos oficiais por qualquer motivo, deverá primeiro passar pela balança para ser verificado seu peso.
Qualquer infração por falta de peso, a Equipe será penalizada conforme previsto no Artigo 12º deste regulamento, só na Tomada de Tempo é que a Equipe será excluída da mesma se ao término desta um dos pilotos que participar da prova estiver fora de peso. O lastro deverá ser afixado ao kart por meio de parafuso e porca (pode ser utilizado porca com borboleta), a constatação de lastro solto, acarretará na imediata exclusão da equipe da Tomada de Tempos ou da Prova.Nos treinos oficiais a falta de peso até 3 kgs acarretara a perda da melhor volta,de 3kgs a 10kgs exclusão dos treinos e da tomada de tempo, largando na ultima posição.
Opcional - ENGATE RÁPIDO - para fixação dos lastros de peso: no pino que sustenta os lastros de peso, o mesmo pode ser fixado através do engate rápido, que é restrito aos pinos de lastro que estiverem fixados no chassi do kart, sendo vedada a sua utilização em peso fixados ao banco.
OBS.: Este item será considerado opcional, podendo ser mantido o sistema anterior.
ARTIGO 18º - Manutenção do kart - Não será permitido nenhum
tipo de manutenção na balança e no reabastecimento. Será permitido manutenção na pista, apenas pelo próprio piloto e sem ajuda de ninguém.
ARTIGO 19º - Das Vistorias Técnicas: Antes da Tomada de Tempos será realizada uma Vistoria Técnica para o abastecimento do combustível e óleo e a lacração dos motores. Após a Tomada de Tempo será realizada uma Vistoria Técnica para controle de peso e lacres. A última Vistoria Técnica será realizada no término da prova, devendo assim todos os karts irem direto para o parque fechado da balança logo após a bandeirada final. Todas as equipes deverão apresentar os motores inicialmente lacrados e também o motor utilizado durante a prova. Portanto numa eventual troca de motor, a equipe deverá notificar o Comissário Técnico para controle na sua planilha de dados e levar o motor retirado para a secretaria de prova, caso contrário a “Desclassificação” do kart. Os motores deverão permanecer na Secretaria de Prova até o final da prova. Todos os karts serão acompanhados de perto pela organização de prova, podendo a qualquer momento e por qualquer motivo ter o seu motor vistoriado pelo Comissário Técnico, inclusive o motor que foi trocado.
ARTIGO 20º - PNEUS - Kit Prova OBRIGATÓRIO, 01 (UM) jogo completo e 2(dois) pneus dianteiros modelo MG VERMELHO HZ por equipe (lacrados pela organização), sendo que os mesmos serão utilizados para a tomada de tempo e corrida.
Os pneus de chuva serão da marca MG selo Branco WZ, e não serão obrigatórios no Kit-Prova, mas terão de ser entregues para serem lacrados no momento do sorteio dos pneus slick. A não utilização dos pneus conforme este artigo, resultara na desclassificação da equipe da prova.

OBS: NÃO SERÁ PERMITIDO A TROCA DE PNEUS ENTRE AS EQUIPES, INDEPENDENTE QUE SEJAM KARTS DA MESMA EQUIPE.

ARTIGO 20º.1 – PNEUS:

a) – Não serão permitidos quaisquer métodos de aquecimento (inclusive os traseiros com o kart ligado) ou resfriamento artificial dos pneus, ou o uso de aditivos. Será proibida ainda a utilização de qualquer produto que altere a característica original dos pneus, ou seja, eles não poderão receber qualquer tipo de tratamento, como aplicação de líquidos ou de produtos pastosos, ou ainda de qualquer outro aditivo especial.
b) – Os pneus somente poderão ser inflados com ar comprimido.
c) – Será proibido o uso de pneus recauchutados.
e) – Troca de pneus - Será proibido a utilização de máquinas pneumáticas para troca de pneus
ARTIGO 21º - CHASSIS:
Qualquer marca homologado CIK/FIA e ou CBA e não poderá sofrer qualquer tipo de alteração em sua estrutura original, salvo as necessárias à fixação do motor, suporte de peso, tanque de combustível e pára-choque protegendo as rodas traseiras. Só poderá usar um chassis por prova, sendo que o mesmo será lacrado.
A1- Alterações Técnicas no Chassis / Equipamentos
É proibido qualquer alteração nos karts, exceto as abaixo relacionadas:
a- É permitido ajustar a posição do banco, pedaleiras e coluna de direção.
b- É permitido regulagem de abertura dos eixos traseiro e dianteiro.
c- É permitido regulagens de cáster/camber/divergência/convergência.
d- É permitido a instalação de sobre-banco ou capas adicionais no mesmo, p/ ajuste da posição de pilotagem, porém no caso de sobre-banco este deverá ser fixado ao banco e será considerado lastro,ou seja terá que estar preso através de parafuso, porca ou fixado com engate rápido com presilhas e deverá ser aprovado pelo Comissário Técnico durante a vistoria técnica antes da prova.
e- PARACHOQUE – Largura mínimo de 1,30m e máximo de 1,38m
h- SUPORT SENSOR – uso obrigatório e deverá ser colocado no encosto do banco.
i- Fica proibido qualquer saliência cortante e ou pontiaguda na parte traseira do pára-choque traseiro, exemplo: suporte de escapamento, suporte de placa...
Artigo 22º - Motor original Honda GX-390, sorteado pela organização. Cada equipe receberá 01 (um) motor, lembrando que a
troca de qualquer motor durante a prova, terá que ser acompanhado por um Comissário Técnico, para que seja cortado o lacre do chassi com o motor. Caso o motor venha a ser danificado por acidente, o piloto será responsável pelo custeio da sua manutenção. somente será permitida a troca por um segundo motor, desde que constatadas quebra ou defeito, que não possa ser sanado no local e, que haja disponibilidade de motores extras. Essa troca só será permitida com supervisão e concordância do responsável técnico da organização da prova e Comissário Técnico. Neste caso o piloto não será penalizado.
1) Os motores serão entregues a cada equipe com mesa, embreagem. Os motores serão lacrados pela organização, e a quebra do lacre por qualquer motivo, sem a presença da organização, acarretará na desclassificação da equipe, mesmo que isto aconteça nos treinos.
3) Fica proibido a aceleração máxima do motor, quando as rodas traseiras não estiverem no chão, o não cumprimento, acarretará em penalização para a equipe.
ARTIGO 23º - Demais Equipamentos
1) Relação – Coroa 41 dentes/ Embreagem 13 dentes,(Fornecida pela organização)–Corrente de moto obrigatório. A relação Coroa/pinhão será limitada e objeto do regulamento particular da prova, exceto quando a organização determinar o uso de outra.
2) Tanque central – Até 10 litros.
3) Filtro de ar estará acoplado ao motor e será fornecido pela organização.
4) Escapamento – será fornecido pela organização.
5) Curva do escapamento – Será fornecido pela organização junto ao motor, não podendo qualquer tipo de modificação.
6) Bujão de reabastecimento e drenagem – O bujão de reabastecimento e de drenagem, estarão lacrados desde o sorteio até o início da prova e, somente o bujão de reabastecimento poderá ser quebrado o lacre após o início da prova pela equipe, para verificação e/ou reabastecimento com o oléo da marca SAE 20W50. Caso o motor apresente quebra por falta de lubrificação, ou substância que venha condenar o motor, os reparos serão de responsabilidade da equipe.
7) LACRE – O motor será lacrado no chassi. No caso de quebra do lacre a equipe será desclassificada da prova.
8) TROCA DE MOTOR – Somente com autorização da organização, sendo que o motor trocado ficará à disposição da organização da prova, permanecendo lacrado. Em hipótese alguma o responsável da equipe poderá quebrar o lacre de um motor, ficando assim a organização da prova responsável pela quebra e colocação de um novo lacre. Em caso de qualquer problema no alinhamento para formação de grid, os karts serão direcionados aos boxes, de onde largarão após a passagem de todos os karts. Caso a troca de motor seja feita no período da abertura do abastecimento para a largada, o kart largará em último.
ARTIGO 24º -Neutralização da Prova: A prova será neutralizada a critério do Diretor de Prova (acidente, remoção de kart, bloqueio parcial de pista), sendo apresentada uma placa no PSDP (Direção de Prova) com os dizeres: PROVA NEUTRALIZADA e juntamente com essa placa será ligados os faróis amarelos espalhados pelo circuito piscando e todos os postos de sinalização apresentarão bandeira amarela agitada e uma placa com os dizeres: PROVA NEUTRALIZADA. No momento em que for apresentada uma placa de BOX FECHADO, sendo proibido o acesso aos boxes, em caso de problemas técnicos a equipe que entrar no box durante a apresentação da placa BOX FECHADO, poderá sair do box e receberá um Time Penalty de 1 (um) minuto a ser cumprido após a liberação do box. A neutralização se dará encerrada a partir do instante em que o líder da prova receber no PSDP (Direção de Prova) uma placa com os dizeres: BOX ABERTO, sendo apagada as luzes amarelas e retiradas as bandeiras amarelas.
ARTIGO 25º - Rádio Comunicador: Fica proibido a utilização de radio comunicador entre piloto e box. O não cumprimento deste artigo, acarretará em Exclusão do kart da prova.
ARTIGO 26º -Extintor de Incêndio: Obrigatório um extintor de incêndio, pó químico de 4 Kg no box da equipe, caso contrário esta equipe não poderá participar do evento por medidas de segurança.
ARTIGO 27º - MERCHANDISING: será proibida a distribuição e venda de material promocional e de merchandising nas dependências do Kartódromo, salvo a autorização da organização.
- Demais Equipamentos - Tudo aquilo que não é especificamente permitido neste regulamento, é expressamente proibido, sendo que todos os itens omissos neste regulamento, deverão encontrar-se nas suas características originais.

OBS.: Considerar “ORIGINAL”: SEM RETRABALHO (sem adicionar ou retirar qualquer elemento)

ERRATA AO REGULAMENTO
A embreagem, mesa, curva de escapamento e escapamentos, serão fornecidos pela organização, sendo obrigatório o uso destes itens fornecidos.

Última atualização ( Qui, 16 de Dezembro de 2010 03:34 )  

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