Você está Aqui: Início

Granja Viana - 500 Milhas da Granja Viana muda para Santa Catarina em 2011

E-mail Imprimir PDF

( 3 Votos )

Alexandre Ruiz sai na pole da última prova em Cotia; Herman Tilke deve assinar nova pista

Depois de dias de muito mistério e especulações, os organizadores das 500 Milhas da Granja Viana anunciaram nesta sexta-feira que a partir de 2011 e pelos quatro anos seguintes a prova será realizada no Beto Carrero World, parque temático instalado em Penha, no Estado de Santa Catarina. Já em clima de despedida do kartódromo que abrigou a corrida desde a edição pioneira em 1997, Alexandre Ruiz surpreendeu os favoritos e conquistou a pole para a corrida de amanhã, cuja largada está marcada para as 11h30.

Piloto, dono do kartódromo de Cotia e promotor do evento, Felipe Giaffone detalhou a novidade ao lado de Rubens Barrichello, Tony Kanaan e Christian Fittipaldi. "Foram eles que começaram tudo há 14 anos, quando sugeriram uma brincadeira para marcar o fim da temporada. Por isso, nada mais justo que eles estejam hoje aqui para informar que as 500 Milhas agora vão para um local muito mais apropriado para brincadeiras", explicou Giaffone.

A pista a ser construída deverá ter cerca de 1.300 metros de comprimento, com diversos variantes de traçado, e poderá receber a assinatura do arquiteto alemão Herman Tilke, responsável pela quase totalidade dos últimos autódromos incorporados à Fórmula 1. "Nosso pessoal já esteve no escritório dele na Alemanha. Estamos na fase de tradução do contrato do Alemão para o Português e, se tudo der certo, esperamos iniciar as obras em janeiro", explicou Alex Murad, presidente do Beto Carrero World, antecipando um investimento inicial no projeto da ordem de R$ 5 milhões.

O kartódromo será erguido em área de 14.000 metros quadrados, equivalente a 1.400 campos de futebol. "Já somos o parque da família brasileira, agora queremos ser o parque dos pilotos brasileiros", afirmou Murad, que conta com o prestígio das 500 Milhas da Granja Viana para fomentar as atividades na pista durante a temporada. A capacidade de público deverá ficar em torno de 20 mil pessoas, com arquibancada fixa para 3.500 torcedores e os demais acomodados em estruturas móveis. "A ideia é que o público aproveite as atrações do local durante a prova. Afinal, a maioria vê a largada, um pouco do meio e a chegada. Ninguém agüenta o tempo inteiro", lembrou Giaffone. "Nem nós", ironizou Kanaan.

As negociações que culminaram com a parceria foram iniciadas no meio do ano e levaram dois meses até a conclusão. "Eu ainda não conhecia o parque, mas assim que estive lá percebi na hora que aquele era o local ideal para receber as 500 Milhas. Não temos mais espaço para crescer aqui em Cotia e estava na hora de dar uma sacudida no evento", reconheceu Giaffone, que antecipou a manutenção do formato da corrida com uma alteração técnica: chassis, motor e pneus serão monomarca. "Queremos que os pilotos se preocupem apenas em correr, sem o estresse do acerto. Toda a preparação ficará a cargo dos nossos mecânicos".

Rubinho Barrichello e Tony Kanaan, recordista de participações (13) e vitórias (8), aplaudiram a mudança de sede. "Sou viciado em adrenalina e família. Quando o Felipe me contou do projeto, abracei na hora. Eu adoro isto aqui. Há poucos dias, estava em Abu Dhabi nos testes da Fórmula 1 e hoje estou aqui por causa da minha paixão pelo kart. Será legal poder levar minha família comigo para o parque", contou. "Eu não vejo a hora de conhecer a macaca e dormir na jaula dela. E, se der, pedir um emprego por lá, já que estou desempregado", brincou Kanaan, ainda sem equipe para se manter na Fórmula Indy em 2011.

Além da agitação nos bastidores, as 500 Milhas da Granja Viana conheceram seu último pole no traçado da Grande São Paulo. Piloto ainda jovem, mas com experiência na Fórmula BMW norte-americana, Alexandre Ruiz desbancou os favoritos e vai comandar amanhã o pelotão dos 59 karts para as 644 voltas da prova. Ao final de uma bateria classificatória de 15 minutos, Ruiz superou o pentacampeão mundial Davide Foré (Itália) depois de uma batalha emocionante. Entre os nomes mais conhecidos, Vítor Meira terminou em 3º, seguido por Kanaan (4º). Nelsinho Piquet, orrendo em dupla com Christian Fittipaldi, foi o 6º, Lucas di Grassi ficou em 10º, Barrichello partirá em 13º e Bia Figueiredo em 20º.

 

Os melhores do grid:

1   013  Alexandre Ruiz  SPIRIT SPORTS
2   007  Davide Forè  RACING TEAM SWEDEN
3   002  Vitor Meira  FITTIPALDI PITSTOP
4   071  Tony Kanaan  BARRICHELLO/HEAD&SHOULDERS/CAR
5   077  Beto Monteiro  BOMBOA TEAM
6   001  Nelsinho Piquet  FITTIPALDI PITSTOP
7   000  Luir Miranda  FIRST MOTOSPORTS
8   070  Eduardo Leite  HANIER ESPECIALIDADE QUÍMICA
9   088  Ruben Carrapatoso  LACAWEB
10   008  Lucas di Grassi  LOCAWEB
11   060  Fabio Orsolon  IMM/VIAPOL/ONS
12   003  Andre Nicastro  TECHSPEED/REDSTAR RACING/MG PN
13   072  Rubens Barrichello  BARRICHELLO/HEAD&SHOULDERS/CAR
14   073  Rafael Suzuki  HEAD & SHOULDERS/CARAS
15   062  Renato Russo  DOLLY
16   061  Rafael Matos  IMM/VIAPOL/ONS
17   022  Arnaud Kozlinski  CRG DO BRASIL 2
18   004  Gianfranco Ventre  TECHSPEED/REDSTAR RACING/MG PN
19   052  Thiago Azalini  KART SURFERS
20   042  Danilo Dirani  IPIRANGA RACING/JONAS ARAÇA
21   043  André Rosário  BOMIX/MZ RACING
22   011  Júlio Campos  VICAR
23   066  Mario Romancini  DOLLY
24   055  Nelsinho Stanisci  BEE RACING/BKO/MEGA
25   034  Rogério Rezende  BOMIX/MZ RACING
26  028  Lu Boesel C&L Motorposrts


Márcio Fonseca

Última atualização ( Sex, 26 de Novembro de 2010 19:49 )  

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Kart para a sua publicação.
O Planet Kart reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Kart , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar