Você está Aqui: Início

Granja Viana - 500 Milhas da Granja Viana define data: 27 de novembro

E-mail Imprimir PDF

( 1 Voto )

Programação enxuta marca 14ª edição da prova mais tradicional do kart nacional

Os organizadores da 500 Milhas de Kart Granja Viana anunciaram nesta quarta-feira que a prova deste ano será realizada no dia 27 de novembro. A 14ª edição do evento mais tradicional do kart brasileiro terá uma programação consideravelmente reduzida em relação às anteriores. Em nome da diminuição de custos e da busca de uma maior paridade de forças entre as equipes, as atividades de pista, até então iniciadas um mês antes, serão abertas somente na terça-feira da semana da corrida.

“Estamos seguindo o exemplo das 500 Milhas de Indianápolis”, brinca Felipe Giaffone, que acumula as funções de promotor das 500 Milhas da Granja Viana com a de parceiro de Rubinho Barrichello e Tony Kanaan na mais vitoriosa equipe da história da competição. “Lá eles também deram uma bela enxugada no número de treinos. Na verdade, os treinos acabam custando muito para os pilotos, não só pelo desgaste de equipamento, mas pela mão-de-obra dos mecânicos, que tinham que trabalhar mais de um mês para apenas uma prova”, justifica Giaffone. A medida visa a baixar o investimento entre 25% e 40%, "dependendo do esquema de cada equipe", acrescenta.

A abertura do período de pré-inscrições será divulgada até o final do mês, mas o limite de 60 karts será mantido. No ato da inscrição, a equipe receberá um eixo e um escapamento por kart. "Até o ano passado, as equipes grandes testavam vários eixos. Agora, será um único para cada kart, como já ocorreu com o escapamento em 2009. É mais uma forma de oferecer as mesmas condições para todos os participantes", afirma Giaffone.

Outra novidade introduzida pelos organizadores é o pacote técnico com custo fechado. “É um modelo parecido com o Mini Challenge, no qual vários carros recebem a mesma preparação”, compara Giaffone, que confirmou a manutenção do formato das tomadas classificatórias que vem sendo empregado desde 2008, com a definição do pole pelo Top Qualifying - com os cinco mais rápidos de cada um dos dois grupos se juntam aos representantes das equipes convidadas.

Criadas em 1997 com o propósito de fechar com uma grande festa o calendário automobilístico nacional, as 500 Milhas da Granja Viana cresceram e anualmente atraem pilotos das principais categorias nacionais e internacionais, como Fórmula 1, Fórmula Indy, GP2, Stock Car e diversas outras. Em 2009, a vitória coube ao trio liderado por Felipe Massa e completado por Lucas di Grassi e Júlio Campos, Foi o terceiro título de Massa na Granja Viana, depois das conquistas na primeira edição e em 2002 ao lado de Barrichello e Kanaan.

Outras informações sobre a 500 Milhas de Kart Granja Viana podem ser conseguidas na secretaria do kartódromo (Rua Tomas Sepe, 443, Jardim da Glória, Cotia) ou pelo telefone (11) 4702-5055.

Márcio Fonseca

 

Última atualização ( Qui, 08 de Julho de 2010 07:29 )