Você está Aqui: Início

Granja Viana – Mesmo com problemas Giuliano Raucci é quarto na Granja Viana

E-mail Imprimir PDF

( 1 Voto )

Problemas de rendimento em seu kart persistem, mas Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ New Balance/ ULV/ KartZoom) garante o quarto lugar e permanece “vivo” no campeonato. Com um solzinho tímido e o natural frio desta época do ano, o Kartódromo Internacional Granja Viana recebeu no sábado (19/06) mais de 250 pilotos para as emocionantes provas da quinta etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana. A corrida da categoria Junior Menor foi uma das mais disputadas da rodada e o piloto paulista Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ New Balance/ ULV/ KartZoom) novamente subiu ao pódio dessa classe.

Giuliano garantiu o quarto melhor tempo do grid na pratica classificatória, mas assim que autorizada a largada acabou recebendo um toque na traseira de seu kart, que determinou a perda de muitas posições na confusa tomada da primeira curva do circuito granjeiro.  Como resultado, ao final da primeira volta de corrida Giuliano ocupava apenas a décima posição entre os treze bólidos na pista e “instalado” no terceiro pelotão, distante do compacto segundo grupo que lutava pela terceira posição.

Sem desanimar, Raucci partiu para uma prova de recuperação e com o pé na tabua uma volta depois já era o oitavo colocado. Na seguinte o sétimo, e passando a descontar diferença para o agora compacto pelotão dianteiro, integrado pelos seis primeiros colocados, mas trazendo consigo mais dois concorrentes.

Porém, sem entenderem rapidamente que deveriam ao invés de lutar entre si pelas posições traseiras, evitarem momentaneamente o confronto direto, para com isso conseguirem reduzir a distancia para os lideres, os dois concorrentes optaram por combater Giuliano e conquistar sua sétima posição na pista. Após uma breve escaramuça, Giuliano preferiu permitir a ultrapassagem para, em bloco, irem atrás do pelotão dianteiro. Mas ao invés disso ambos passaram a lutar entre si e, defendendo posição, passaram a perder ainda mais terreno. Sem alternativas, Giuliano tratou de recuperar as duas posições e tentar, novamente, diminuir a desvantagem para o pelotão cimeiro.

Na décima quinta (e penúltima) volta o forte combate pela segunda posição motivou uma acidente envolvendo Pietro Rimbano, Victor Baptista, Yurik Carvalho e Gustavo Lima. Baptista conseguiu passar incólume, mas Rimbano e Carvalho ficaram pela pista aguardando o auxilio dos mecas. Yurik prosseguiu, mas sem o bico de seu kart. Com isso, Giuliano Raucci subiu para o quinto posto na corrida, posição em que completou a prova na passagem seguinte, amealhando importantes pontos para prosseguir no “top ten” da categoria para o play-off que iniciará em mais três etapas.

Final melancólico no Sul-Brasileiro

Entre os dias 9 e 13/06 Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ New Balance/ ULV/ KartZoom) e a equipe KartZoom deslocaram-se para a hospitaleira cidade de Pato Branco, no oeste do Paraná, para a s disputas da última e terceira etapa do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart.

Vencedor da primeira rodada do certame em Farroupilha (RS), Giuliano Raucci encontrou dificuldades de rendimento em seu kart na segunda etapa em Florianópolis (SC), perdendo a liderança da tabela de pontos da categoria Junior Menor, mas confiava em um bom desempenho no Kartódromo Ayrton Senna, já que as características físicas desse circuito paranaense eram muito próximas das do Kartódromo Granja Viana, seu “quintal de casa”.

Nos treinos oficiais o progresso do micromonoposto de Giuliano Raucci era nítido e no quarto e ultimo treino livre o “Dollynho” – como é conhecido nas pistas o piloto – estabeleceu o quarto melhor tempo, a apenas 221 milésimos de segundo da marca de Matheus Leist, o mais rápido daquela pratica. Na manhã do sábado a tomada de tempos classificatórios, definidora da ordem de largada dos karts na primeira bateria, teve vez e Giuliano Raucci voltou a andar bem, reduzindo a diferença para o pole position Mauro Auricchio para apenas 175 milésimos de segundo. “Estamos na parada”, exultou Fernando Selva, competentíssimo mecânico responsável pelo bólido de Giuliano desde sua primeira acelerada.

Giuliano Raucci, Matheus Leist e Rafael Martins eram os três principais postulantes ao titulo e prometiam um grande combate nas duas provas finais. Autorizada a largada, Giuliano manteve o posicionamento e após o contorno da primeira curva do circuito ladeou externamente Matheus Leist, para ingressar na segunda curva to traçado paranaense – ao final da reta do boxes –colado na traseira do concorrente. Todavia, Victor Matzenbacker veio muito rápido por cima da “zebra” interna, sem espaço físico para contornar a variante e acabou atingindo violentamente a lateral do kart de Leist, que rodou e acabou atingindo o kart de Raucci, que foi lançado perigosamente para fora da pista, em direção à frente da ambulância posicionada no gramado ao final da reta.

Leist abandonou de imediato a corrida, com seu kart avariado. Giuliano ainda prosseguiu, mas a com o kart completamente torto e com duas voltas de desvantagem nada tinha para fazer a não ser demonstrar espírito desportivo. O titulo estava irremediavelmente perdido em favor de Rafael Martins, que prosseguiu na corrida sem a “incomoda” presença de seus principais perseguidores na corrida pelo campeonato.

No dia seguinte, o domingo 13/06, a finalíssima da Junior Menor. Largando na ultima fila ao lado de Matheus Leist, Giuliano Raucci queria fazer uma grande prova. Dada a partida Giuliano conseguiu conquistar posições e na saída da fatídica segunda curva do circuito já era o sexto colocado, fazendo crer que o objetivo de encerrar o campeonato com uma grande atuação seria conquistado.

Mas ao final da primeira volta seu kart passou a apresentar problemas de carburação e caíra para o oitavo posto. Os problemas se agravaram e com o kart falhando muito o restante da corrida foi cumprido somente em razão do constante espírito desportivo e Giuliano Raucci recebeu melancolicamente a bandeira a quadros na sétima colocação final. Com os pontos auferidos Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ New Balance/ ULV/ KartZoom) ficou com a sexta posição final da Junior Menor na edição 2010 do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart.

“O titulo já estava perdido desde o acidente ontem, mas esperávamos hoje fazer uma boa prova e chegar entre os primeiros, mas cometemos um erro e tivemos problemas de carburação, o que não permitiu ao Giuliano mostrar na pista seu potencial”, esclareceu Rogério Raucci, pai do jovem talento paulista. “Esse certamente foi para nós um final melancólico, que foi agravado pela mais completa falta de vistoria no Parque Fechado, que de ‘fechado’ tinha apenas o nome, pois qualquer um entrava, mexia nos kart e fazia o que queria nas ‘barbas’ do vistor da Federação Paranaense. Isso é grave, pois estamos às vésperas do Brasileiro e este é um certame nacional da CBA, que deixou para os competidores um ‘cartão de visitas’ do que pode acontecer se o presidente Rubens Gatti optar em mudar o staff técnico da CNK”, complementou o experiente piloto e grande incentivador do automobilismo nacional.

Confira o resultado da Junior Menor na quinta etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana:

1.- Vitor Baptista, com 16 voltas em 12m41s693
2.- Victor Miranda, a 1s152
3.- Yurik Carvalho, a 3s334
4.- Rafael Martins, a 4s922
5.- Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ New Balance/ ULV/ KartZoom), a 8s688
6.- Gabriel Balarin, a 10s432
7.- Arthur Fortunato, a 12s709
8.- Felipe Ortiz, a 20s767
9.- Matheus Jacques, a 24s670
10.- Gustavo Lima, a 32s396
11.- Pietro Rimbano, a 34s720
12.- Vinicius Papareli, com 16 voltas
13.- Caique Valle, com 1 volta
Pole Position: Rafael Martins, com 42s280
Melhor volta: Yurik Carvalho, com 42s413

 

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Kart para a sua publicação.
O Planet Kart reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Kart , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar