Você está Aqui: Início

Granja Viana - João Pedro Guim fez corrida de recuperação na Granja Viana

E-mail Imprimir PDF

( 1 Voto )

Neste sábado, dia 19/06, o Kartódromo Granja Viana, na região metropolitana de São Paulo, recebeu as atividades da quinta etapa de sua competição regional, a Copa São Paulo de Kart Granja Viana, que contou com a participação de mais de 200 pilotos. Na classe Cadete, uma das mais concorridas do campeonato, o piloto mineiro João Pedro Guim (Camargo Racing) esteve mais uma vez na disputa e, em fase final de preparação para o Campeonato Brasileiro, se dedicou bastante as atividades desta etapa.

Com este espírito, e estreando um novo chassis, com o qual irá disputar a competição nacional, ele participou de quatro sessões de treinos livres onde pôde se adaptar ao traçado da etapa assim como ajustar todo o kart para o sábado de competições. Guim, que teve problemas de motores nas quatro etapas anteriores, estava esperançoso por uma por uma melhor sorte nessa etapa.

Porém, no sábado, o piloto pegou um motor com rendimento muito aquém do de seus concorrentes na tomada de tempos e, com isto, se decepcionou mais uma vez e teve de solicitar a troca. Diferente de outras competições onde, em casos de troca, existe uma escala de perda de posições na Granja o atleta é obrigado a pagar pela falta de rendimento de um motor com a perda de todas as posições e a largada no último lugar do grid.

“É um absurdo isto que acontece aqui na Granja. O piloto não pode ser punido pela falta de critério na equalização dos motores das corridas. Foi a quarta vez que tivemos problemas com motores aqui e o João Pedro acaba tendo que pagar largando do final do grid. Conversei com o Felipe Giaffone, responsável pelo campeonato, que me disse que a partir da próxima etapa deve fazer liberação dos motores na sexta-feira e, também, que a perda de posições deverá ser igual ao Brasileiro e Light, numa escala de duas, quatro e sete posições conforme a quantidade de trocas solicitadas. Ele reconheceu que o número de pilotos na Granja cresceu e que houve grandes diferenças na equalização dos motores. Segundo ele estudará também uma possível liberação na quinta feira e, assim, os pilotos farão todos os treinos já com o motor da corrida”, explicou Claufer Machado, pai de Guim.

Largando de último João Pedro logo partiu para cima de seus concorrentes com o novo motor, mas, ainda na primeira volta foi envolvido em um acidente que ocasionou, inclusive, a interrupção da prova com bandeira vermelha. Com o kart empenado o piloto levou o kart de volta ao grid. A organização autorizou o reparo e a equipe Camargo Racing trabalhou rápido para colocar o kart novamente em condições de corrida. Na re-largarda Guim pode notar que desta vez o motor estava bom e, deste modo, partiu para cima dos concorrentes. Como uma das características das provas da Granja é a grande diferença no nível técnico dos pilotos João Pedro perdeu bastante tempo negociando as ultrapassagens no pelotão de trás, mas, determinado, seguiu rumo ao primeiro grupo. Depois de muito trabalho ele chegou na quinta posição, mas, distante dos lideres, que haviam aberto grande diferença. A vitória ficou com Yanni Fontana.

“Foi uma corrida legal. Passei muita gente e o kart estava muito bom. Semana que vem vamos para Volta Redonda, treinar para o Brasileiro. Aí ficaremos com tudo pronto para brigar pelo título”, comentou o piloto de 10 anos.


Flávio Quick