Você está Aqui: Início

Campeonato Paulista – O Triste Fim de Policarpo Quaresma

E-mail Imprimir PDF

( 14 Votos )

Símbolo maior do kartismo brasileiro, o Campeonato Paulista de Kart, certame responsável por formar e revelar para o mundo da velocidade talentos como Ayrton Senna, Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Helio Castroneves, Felipe Massa e Lucas Di Grassi (entre centenas de outros “botas” de peso), deu seu ultimo suspiro e deixa a cena do mundo da velocidade.

Cerca de trinta anos atrás um jornalista britânico perguntou a “Sir” Jackie Stewart, Tricampeão Mundial de F1, qual seria o “segredo” que fazia os pilotos brasileiros tirarem o sono dos pilotos europeus. A resposta foi simples “Deve ser a água que eles bebem”. A “água” era inegavelmente o nosso kartismo, verdadeira oficina de ourivesaria que minuciosamente lapidava os “feras” que passaram a arrebatar com constância vitórias e títulos pelas pistas deste planetinha azul.

O “sonho” de qualquer piloto de São Paulo, do Brasil e da América do Sul tornou-se participar em Interlagos das provas do Paulista de Kart, ponto alto de qualquer carreira na modalidade. Vencer no Paulista de Kart era o mesmo que gravar o nome na história, em um tempo que o nacionalismo era incentivado e exacerbado pelos governantes de então.

O escritor Lima Barreto levou ao publico em 1915 a obra “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, romance que tem como personagem central um nacionalista ufano e que tem como cerne justamente essa questão do nacionalismo, mas também fala do abismo existente entre as pessoas idealistas e aquelas que se preocupam apenas com seus interesses e com sua vida comum.

Por seus valores Policarpo Quaresma tem um fim inglório, poético paralelo ao do Campeonato Paulista de Kart que por interesses velados de um injustificado movimento paredista termina seus dias de glória ante um pelotão de fuzilamento. Como quaresma, justamente ele que era o símbolo mor do nacionalismo da velocidade tangará das treze listras da bandeira paulista.

Neste sábado, 22/05, o Campeonato Paulista de Kart tentava fazer sua primeira rodada, mas o escárnio geral determinou novo cancelamento da rodada. Um triste fim para o Campeonato Quaresma, que dificilmente escapará das balas certeiras do descaso em seu coração.

 

Leia o comunicado oficial do Automóvel Clube da Lapa (clique para ampliar):

 

Última atualização ( Qui, 20 de Maio de 2010 15:37 )  

Comentários 

 
#2 Marcos Peli 21/05/2010 13:21
É Triste , mas não tenho dó !!! , e acredito que o que está acontecendo nada tem haver com rancor.

Colhe-se o que se planta !!! , e se plantou muita coisa ruim ao longo dos anos. Custos , Prepotência e intolerância.

Agora tá aí ,.. naõ sobrou nada.

Claro que todos nos queremos ver este importante campeonato que projetou a carreira de muitos pilotos com as mesmas glórias do passado , mas hoje as necessidades para reverter a situação são maiores do que de alguns anos atrás , pois além dos problemas daquela época (custos elevados) , somam-se outros , como falta de competidores que como num grande circulo vicioso , é necessário ser quebrado de alguma forma , senão com inscrições "voluntárias" de competidores , com o subsídio da inscrição de competidores mais renomados.

DIVULGAÇÃO e patrocínio para o evento tb. são fundamentais para reverter este cíclo ..

Envolvimento de pilotos de F1 ou de reconhecimento mundial na divulgação entre outras outras ações , podem QUEM SABE , reverter esta triste situação.

Agora Dizer que a culpa de tudo isso é o rancor , me desculpem , mas não faz o menor sentido!

Deixemos de lado os culpados para não ficar aqui alimentando o rancor , mas é necessário que os Organizadores saibam que o que está sendo feito para HJ reverter a situação , seria Suficiente para ONTEM.
Para HJ , é preciso de mais

Abs.
Massa
Citação
 
 
#1 21/05/2010 08:53
O FIM DO CAMPEONATO PAULISTA NÃO FOI ORQUESTRADO PELOS VERDADEIROS PILOTOS.
FORÇAS OCULTAS TRABALHARAM NA CONTRA MÃO DA HISTÓRIA, ESPERO SINCERAMENTE QUE O DESTINO NÃO TENHA RESERVADO DESFECHO IDENTICO PARA AS SUAS VIDAS PROFISSIONAIS, O CICLO DA VIDA E O ECONOMICO APRESENTAM FASES DE AUGE, ESTABILIZAÇÃO E DECADENCIA, NÃO FAÇAM A OPÇÃO PELO CAMINHO ERRADO.
“A VIDA TEM ENSINADO QUE NÃO É A QUANTIDADE MAS SIM A QUALIDADE QUE INTERESSA, ASSIM COMO NÃO PODEMOS FICAR CONTANDO COM A SORTE PARA VENCERMOS”.
A FASP FEZ A SUA PARTE CONVIDANDO PELO SITE, E-MAIL E VERBALMENTE, REDUZIU A TAXA DE INSCRIÇÃO E ETAPAS EM RODADA DUPLA, O QUE MAIS QUEREMOS?
DEVEM ALGUNS INDAGAREM QUAL A RAZÃO DE DEFENDERMOS O PAULISTA, SIMPLES, QUERO ESTAR AO LADO DO MEU FILHO E FAZER O QUE ELE MAIS AMA, MAS EM PISTAS TÉCNICAS E COM PILOTOS DE ALTO NÍVEL PARA NOSSO PRÓPRIO DESENVOLVIMENTO .
VAMOS ESQUECER O PASSADO, RANCORES PREJUDICAM E FAZEM MAL SOMENTE A QUEM OS CULTUA.
Citação
 

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Kart para a sua publicação.
O Planet Kart reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Kart , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar