Você está Aqui: Início

Centro Oeste - Disputas apertadas e muita emoção na primeira rodada do Centro-Oeste

E-mail Imprimir PDF

No clima de comemoração dos 50 anos de Brasília a Copa Centro-Oeste teve o seu sinal verde neste final de semana, dias 25 e 26, no Kartódromo Ayrton Senna, no Guará, exatamente no Distrito Federal.
Pegando uma carona no clima de confraternização e festejos que envolveram todas as cidades do DF pilotos e equipes da região central do país aceleraram fundo nesta rodada tripla que marcou o início da competição interestadual.

Valorizando ainda mais a competição a categoria Graduados teve nas duas provas finais, realizadas neste domingo, a concessão de duas vagas para a final da Seletiva de Kart Petrobras. Os dois vencedores das corridas conquistaram o direito a este benefício e, com isso, a oportunidade de concorrer ao prêmio superior a R$ 100 mil oferecido pela estatal petrolífera.

A primeira rodada de provas foi disputada na tarde de sábado, dia 24 e, a segunda e terceira etapas neste domingo, dia 25. Na disputa estiveram as categorias Mirim, Cadete, Júnior Menor, Júnior, Graduados, Sênior e F-4.

A Mirim reuniu seis pilotos e teve como ponto alto de suas três corridas a briga pela liderança. Samuel Gontijo e Gustavo Araújo fizeram um show à parte e, em todas as baterias, lutaram pelo primeiro lugar até a bandeirada. Samuel venceu a primeira e Gustavo, as outras duas.

Na Cadete, assim como acontece na maioria das competições do país, o destaque ficou por conta do grande número de pilotos no grid, 14 no total. As surpresas nesta classe já começaram na tomada de tempos que teve Artur Prata, de Itumbiara, marcando a sua primeira pole-position no Centro-Oeste. Nesta mesma sessão classificatória a competitividade foi tamanha que apenas 50 milésimos separavam os sete primeiros colocados do grid de largada. Com esta premissa as provas foram realmente de arrepiar. O primeiro pelotão teve sempre mais de cinco pilotos e, os vencedores, somente foram conhecidos nas bandeiradas finais. Pedro Cardoso ganhou as duas primeiras provas e Luiz Felipe Branquinho, a terceira.

As provas seguintes reuniram as categorias Júnior e Júnior Menor. Na Júnior apenas o piloto Joaquim Junqueira esteve na disputa, mas, na Júnior Menor, os pegas foram bastante intensos. Gustavo Borges, Pedro Fortes, os irmãos Vieira e Augusto Pereira se revezaram na liderança das três corridas. Após muitas ultrapassagens e belos pegas as vitórias ficaram com Gustavo Borges, Pedro Fortes e Marcos Vieira.

Na sequência das competições a F-400 tomou o traçado. Apesar do número de pilotos ter sido abaixo da expectativa as brigas foram muito marcantes e as corridas repletas de ultrapassagens. Flávio Mota venceu a primeira corrida e Rodrigo Scap, as outras duas.

As provas da categoria Sênior, assim como da Cadete, tiveram uma excelente participação com 14 concorrentes ao todo. Muita briga na pista que teve direito à toques, capotamento, falta de peso e até bandeira preta. Os mais experientes pilotos do Centro-Oeste provaram que estão em plena forma e batalharam muito pelas três vitórias. Felipe Neira venceu as duas primeiras corridas e vinha em primeiro na terceira quando, atingido por Rodrigo Piquet, teve de abandonar a corrida. Piquet, por sua vez, foi desclassificado pela manobra e teve de abandonar a bateria. Melhor para Sidney Lopes que, mesmo sob muita pressão, conseguiu levar seu kart até a bandeirada final e garantir sua primeira vitória.

Finalizando as atividades das três rodadas de corridas do final de semana os pilotos da categoria Graduados tomaram a pista em busca, também das duas vagas da Seletiva Petrobras. Felipe Fraga começou na frente marcando a pole-position, mas, a diferença entre os sete primeiros do grid ficou em impressionantes 77 milésimos. Com este prognóstico as provas tinham indícios de ser muito disputadas. Porém, o que se viu, foi o domínio completo de Fraga nas duas primeiras corridas e, com isso, já assegurou a sua vaga. Na terceira e última prova João Sérgio Câmara assumiu a liderança logo no começo da corrida e, de certa forma escoltado por Fraga, já classificado, conseguiu abrir bastante. Matheus Vieira conseguiu superar Fraga a apenas três voltas para o final e, com isso, não teve chances de brigar com Câmara pela vaga. Câmara venceu.

Os resultados completos desta etapa da Copa Centro-Oeste estão disponíveis no web-site da RBC Preparações. Informações completas sobre a competição assim como regulentos, fotos, calendários, horários, etc também estão disponíveis na página que pode ser acessada através do endereço www.rbcpreparacoes.com.br.


Flávio Quick