Você está Aqui: Início

Perfil – Matheus Sucena

E-mail Imprimir PDF

É apenas sua primeira temporada na categoria Shifter Kart Junior, ao comando de um veloz kart de 125cc, seis marchas e freio à disco duplo na dianteira. Um verdadeiro puro sangue, difícil de ser domado por pilotos experientes, mas para o piloto paulista Matheus Sucena (Espanhol Racing/ TNT) o impossível ainda está para ser inventado e na segunda etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana de 2010, o piloto de apenas treze anos de idade conquistou a terceira colocação final, ao termino de uma prova primorosíssima em qual partiu da nona posição e construiu o resultado final demonstrando a dose certa de velocidade, técnica, ousadia e inteligência.

Para quem acompanha de perto a carreira de Matheus Sucena - também conhecido nas pistas como “Matheus-No-Brake”, ou “Matheus-Sem-Medo” – não foi surpresa a rápida adaptação aos velozes e de difícil condução bólidos de marchas da Shifter Kart Junior, mas esse certamente não é um feito qualquer e, por mérito, o credencia para fazer a “pole position” para estrear a nova seção Perfil do Planet Kart.

Quem é ele:
•    Nome: Matheus Sucena
•    Idade: 13 anos (14/11/1996)
•    Naturalidade: São Paulo (SP)
•    Categoria: Shifter Kart Junior:
•    Equipe: Espanhol Racing
•    Chefe de Equipe: Luciano Villaverde
•    Numero do Kart: 32
•    Patrocínios: TNT Energy Drink


Carreira:
•    2005 - Mirim – 5º colocado Campeonato Paulista de Kart Granja Viana
•    2006 - Cadete – 5º Campeonato Paulista de Kart Granja Viana
•    2007 –Cadete – Vicecampeão Campeonato Paulista de Kart Granja Viana
•    2008 – Junior GB30 - 6º Copa São Paulo de Kart Granja Viana
•    2009 - Junior GB30 – 4º Copa São Paulo de Kart Granja Viana
•    2010 – Shifter Kart Junior


Matheus nasceu em São Paulo no dia 14 de novembro de 1996 e sempre foi uma criança muito alegre e comunicativa. Logo se apaixonou pelos carros de qualquer tamanho e adorava passear pela casa com seus “brinquedos”. Aos três anos de idade ganhou do tio um kart elétrico do Seninha, que era carregado para todo lado e de tanto andar ao redor do prédio seus pais tiveram de trocar as rodas que acabaram. O kart do Senninha com o tempo ficou pequeno e Sucena ganhou uma moto elétrica, que, todavia, não fez o mesmo sucesso e ficou parada e em pouco tempo foi guardada.

A paixão pelos carros e pela velocidade se mostraram naturais e latentes e Matheus passava os dias brincando com suas miniaturas de carrinhos, ora reproduzindo o transito das ruas paulistanas, ora as corridas em que já sonhava disputar. Sucena sempre teve muitas miniaturas de carros e hoje tem perto de 200, dividindo espaço com seus troféus nas prateleiras de seu quarto.

Matheus é muito alegre e tem muitos amigos, estuda no Colégio Objetivo da Rua da Paz – na Zona Sul de São Paulo - e adora vídeo game, meninas, passear com a turma, ir ao acampamento, música eletrônica e bater papos no MSN. É vaidoso e gosta de estar sempre bem arrumado.

Seus grandes ídolos no automobilismo são os alemães Michael Schumaker e Sebastian Vettel e sempre que possível vai assistir “de perto” o GP Brasil de Formula 1 e provas da Stock Car.

Quando surge e indefectível pergunta: “O que você quer ser?”, a resposta está na ponta da língua: “Não quero ser. Já sou piloto e trabalho desde os sete anos”.

É com esta seriedade de propósitos que Matheus Sucena planeja competir fora do Brasil dentro de dois, três anos. Seu objetivo é a F1 e, mais tarde, a norte-americana Nascar.

As primeiras aceleradas:

Em 2003 Walter Corsi, ex-piloto de carros de Turismo, montou um kart kart 2,5 HP para os filhos. Amigo dos pais de Matheus, convidou-o para ir ver um treino e “dar umas voltinhas” com o kart. Era uma manhã gelada de julho e às 08:00h da manhã Matheus olhou, sentou e saiu andando andou pela primeira vez em um kart e, claro, se apaixonou.

Pela desenvoltura na pista, Corsi perguntou onde Matheus já andava de kart e quando recebeu a resposta que aquela era a primeira vez, não acreditou e sugeriu que começassem a pensar sério no esporte para o garoto de incomum talento natural.

Naquele dia Matheus quis ficar na pista e também andar de kart Indoor. A partir de então tornou-se rotina da família ir todo domingo com Matheus para andar de kart, inicialmente no Kartódromo Aldeia da Serra e, posteriormente, na Granja Viana. Durante um ano, com chuva ou sol, Matheus levava a serio sua nova brincadeira.

Nesta época Edmo, então funcionário do Kartódromo Granja Viana, notou as qualidades e talento nato de Matheus Sucena, insistindo com seus pais que comprassem um kart e passassem a investir em sua carreira. Apresentou-lhes o competente preparador Luciano Villaverde, team owner da premiadíssima equipe Espanhol Racing e em agosto de 2004 foi comprado um kart 2000, para que Matheus treinasse com o próprio kart e com alguém “do ramo” para orientá-lo.

Daí a começar a correr foram apenas seis meses e em 2005 Matheus Sucena estreou na categoria Z.F. Junior (atual Mirim) do Campeonato Paulista de Kart Granja Viana.



No início, ainda com o kart velho, que acabou trocado no meio da temporada. Sucena subiu ao pódio em praticamente todas as etapas, tendo conquistado sua primeira vitória em sua 5º corrida e finalizando a temporada na 5ª colocação da tabela de pontos. Nos dois anos seguintes (2006 e 2007) Matheus competiu pela categoria Cadete, em qual conquistou o titulo de Vice Campeão em 2007.

Nesses três anos iniciais de competições, Matheus Sucena participou das provas da categoria Cadete preliminares da 500 Milhas Granja Viana e, na temporada 2007, fez sua primeira corrida fora da Granja, disputando o I GP Brasil. Matheus largou em 21º e estava na 10ª colocação quando seu motor quebrou, a duas voltas do final.

Nos anos de 2008 e 2009 Sucena competiu nas provas da categoria Junior GB30, finalizando no “top ten” nas duas temporadas

Essa carreira de sucesso sempre teve como “alicerce” o trabalho incansável e orientação constante da equipe Espanhol Racing e seu mannager Luciano “Espanhol” Villaverde. Esse time recebeu um up-grade nesta temporada de 2010, com o trabalho conjunto do coach de pilotos William Freire. Uma parceria que já na segunda corrida começa a dar resultados.

Texanos da Nascar, preparem-se!

Aí vai Matheus Sucena, o Matheus-No-Brake para mostrar a flâmula verde-amarela nos pódios da mais importante categoria do automobilismo norte-americano.

Alguém duvida?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Última atualização ( Qua, 25 de Abril de 2012 03:14 )