Você está Aqui: Início

Bahia - Novo motor e novas categorias esquentam a temporada 2010 do Baiano de Kart

E-mail Imprimir PDF

A temporada do Campeonato Baiano de Kart começa no próximo domingo (18/04), às 10h, no Kartódromo Ayrton Senna, em Lauro de Freita, e se você achou o último campeonato eletrizante, irá perceber que em 2010 será o seu coração que estará com a rotação acelerada pela adrenalina provocada pelos pilotos e suas máquinas. A volta de pilotos, novo motor, novas categorias, campeonato maior e os mais competitivos pilotos baianos dos últimos tempos, esses são alguns dos propulsores do Campeonato Baiano de Kart 2010.

Este será um campeonato cheio de novidades e a principal delas será a chegada dos novos motores refrigerados a água, os mesmos utilizados nos eventos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), trazendo maior competitividade entre os pilotos e um aumento de participantes no Grid. O motor tem uma manutenção mais barata do que os refrigerados a ar e maior vida útil.

Para o vice-presidente da Federação de Automobilismo da Bahia (FAB), Rogério Rezende, estes novos motores são mais ariscos e exigem mais habilidade dos pilotos. “O campeonato será ainda mais emocionante com a chegada desses motores, feitos especificamente para o Kart, diferentemente dos da Honda, que são adaptados e mais comportados”, conta Rezende, que também é piloto da nova categoria Super Kart 125cc.

As novas categorias prometem esquentar ainda mais a briga neste campeonato. Além da Mirim, para pilotos de 6 a 8 anos; a Cadete, de 8 a 10; a Sport 400 Jr, para novatos ou com pouca experiência; e a Sport 400, que possui um maior volume de competidores, ambas com motor Honda refrigerado a ar. Teremos a Júnior Menor 125cc, antiga Light 400, que utilizará motor refrigerado a água e regulamento da CBA; a Sênior 125cc, voltada para pilotos com idade acima de 25 anos, e a Super Kart 125cc, que agrega os pilotos a partir de 14 anos e com regulamento nacional.

De acordo com o piloto e diretor financeiro Associação Baiana de Karts (ABK), Euvaldo Luz, as mudanças em algumas categorias e a chegada dos novos motores prometem esquentar ainda mais as disputas. “Este será um campeonato interessante e competitivo. O motor de manutenção mais barata e maior vida útil vai atrair novos pilotos”, afirma o piloto.

O presidente da ABK, Vicente Iniesta, afirma que este campeonato será emocionante, ainda mais com a volta das duas etapas realizadas em Vitória da Conquista. “Felizmente, mantemos o número de pilotos do ano passado, que foi um dos melhores. Tivemos uma grande divulgação desta primeira etapa e o público irá prestigiar um dos campeonatos mais competitivos do País”, conta Vicente.

Layzer Melo, assessor de comunicação da Petrobahia, destaca a participação de Rogério Rezende, que segundo ele é um piloto experiente. “Sua participação desde o início irá apimentar ainda mais a competição”. “Este será o quarto ano em que empresa patrocina o evento e estamos muito felizes com esta parceria”, afirma. A volta das etapas de Vitória da Conquista dará um tempero todo especial ao campeonato, já que esta conta com um público de 3 mil pessoas.

No próximo sábado (17), pela manhã e à tarde, acontecem os treinos. Às 16h, haverá a tomada de tempo para o grid de domingo. No domingo, as baterias acontecem de 10h às 11h30. O horário previsto para a premiação é meio dia.

A Associação Baiana de Karts (ABK), que organiza o evento, em parceria com a Federação de Automobilismo da Bahia (FAB), ressalta que a entrada para o evento é franca e espera que o público compareça ao kartódromo.

A temporada 2010 do Baiano acontece em seis etapas. A segunda etapa acontecerá dia 23 de maio; a terceira dia 20 de junho; quarta dia 22 de agosto; quinta dia 19 de setembro; a sexta dia 31 de outubro e a sétima em 28 de novembro.

O Campeonato Baiano de Kart tem o patrocínio da Distribuidora de Combustíveis Petrobahia, Governo do Estado da Bahia e FazAtleta, além do apoio do Centro de Medicina Humana.

Segurança –

Todos os competidores terão a cobertura de uma completa equipe médica do Centro de Medicina Humana, que estará acompanhando a competição com uma UTI móvel, com o que existe de mais moderno no atendimento de urgência.

Horários

Sábado (17) – Treino e tomada de tempo para a primeira etapa do Campeonato Baiano de Kart 2010.

Domingo (18) - Primeira etapa do Campeonato Baiano de Kart 2010.

 

Núbia Santos

Última atualização ( Seg, 19 de Abril de 2010 03:34 )