Você está Aqui: Início

GP Brasil - GP Brasil de Kart RBC: Feras do Kart já estão em BH

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
A partir de hoje o RBC Racing é a sede do kartismo nacional
Foto:Fabíola Cadar
A partir de hoje, dia 10, a Grande Belo Horizonte será transformada na capital nacional do kartismo com a realização do GP Brasil de Kart – RBC. A competição, que terá sua programação estendida até no próximo domingo, dia 14, contará com a presença das maiores feras do kartismo nacional que, divididos entre dez categorias, buscarão este que é um dos principais títulos da modalidade no país.

As disputas acontecerão no novíssimo Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano, e servirão como inauguração oficial da pista que, ao público em geral e baterias de kart amador foi aberta na segunda quinzena do mês de janeiro.

A programação do GP Brasil de Kart – RBC não prevê a entrada de karts na pista hoje. As atividades deste primeiro dia da competição ficam restritas aos bastidores com a lacração dos equipamentos e sorteio de pneus e motores. Amanhã, quinta-feira, a partir das oito horas, aí sim os karts começam a acelerar com duas sessões de treinos livres para cada classe. Na sexta-feira acontecerá mais uma sessão livre seguida da tomada de tempos. No sábado, acontecem as provas Pré-Finais e, no domingo, as últimas e decisivas provas. Os pilotos que vencerem as provas do domingo serão declarados os Campeões.

Nomes de peso estão em BH

Dentre os quase 100 pilotos que já confirmaram sua participação na prova estão competidores que carregam em seus currículos importantes títulos que vão desde o Campeonato Mundial da modalidade até as vitórias no Campeonato Mineiro de Kart.

O carioca André Nicastro conquistou o título Mundial, na categoria 4Stroke, em 2004. Este mesmo piloto, na classe Fórmula-A, principal do kartismo na época, também ficou com a terceira posição do Mundial em 1998 e o título Norte-Americano, em 1997. Nicastro estará na pista do RBC Racing na classe Graduados. A convite da equipe mineira BF Racing o piloto volta à principal classe do kartismo após disputar algumas temporadas como Sênior. Além do kart Nicastro já disputou provas de F-Ford, F-3, Stock-Car e chegou a andar até mesmo nos imensos caminhões da F-Truck.

Outro ícone do kartismo nacional que estará em BH será Renato Russo. Maior vencedor da história do Campeonato Brasileiro de Kart, com sete títulos, Russo estará no GP Brasil representando as cores da nova fábrica de componentes para kart, a paulista KTT Jimenez.

Entre os pilotos mais jovens o destaque fica por conta do paulista Yurik Carvalho. Com apenas 11 anos o piloto disputará no GP Brasil as corridas da classe Júnior Menor. Ele tem em seu currículo as conquistas do Bi-Campeonato Sul-Americano, o GP Brasil de Kart 2008, a Copa São Paulo Light dentre vários outros.

A maior esperança entre os pilotos mineiros está depositada no jovem Sérgio Sette Câmara. Também com 11 anos o atleta conquistou no ano passado o Mineiro de Kart além de participações de destaque no Sul-Americano, Copa Brasil e Copa Sudeste. Serginho disputará as corridas pela Cadete e defenderá as cores da equipe Camargo Racing, de São Paulo.

RBC Racing – O palco ideal

Erguido em uma área de 55 mil m2 o Kartódromo RBC Racing figura hoje como uma das principais arenas para a prática do kartismo no país. Seu traçado principal conta com 1.200 metros de extensão por nove de largura e, nas categorias mais velozes, terá karts atingindo velocidades superiores aos 130 km/h.

Acompanhado desde a sua fase de projetos por técnicos da Comissão Internacional de Kart – CIK/FIA e da Confederação Brasileira de Automobilismo - CBA o RBC Racing foi concebido sob os mais rígidos padrões de segurança para competidores e público.

Na parte de infra-estrutura o espaço oferece desde amplo estacionamento ao bar panorâmico passando por confortáveis vestiários, loja de peças, traçado completamente iluminado e karts para baterias de amadores.

A credencial, com direito de acesso à área VIP para os quatro dias do GP Brasil está a venda no próprio Kartódromo ao preço de R$ 50,00. O RBC Racing está localizado na Rodovia MG-424, KM-3. Esta rodovia é a estrada que liga Belo Horizonte à cidade de Pedro Leopoldo e a pista está localizada a 500 metros do centro de treinamento do Clube Atlético Mineiro (CT do Galo).

As informações oficiais sobre o GP Brasil de Kart – RBC bem como seus horários, adendos, regulamento particular e outros detalhes estarão disponíveis nos portais da FMA (www.fma.com.br) e da RBC Preparações (www.rbcpreparacoes.com.br).

 

 

Flávio Quick

Última atualização ( Seg, 19 de Abril de 2010 04:07 )