Você está Aqui: Início

Minas Gerais - Mineiro de Kart teve terceira rodada com disputas muito acirradas

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Briga de gigantes na Cadete
Foto:Fabiola Cadar
No último sábado, dia 19/09, pilotos disputaram as provas válidas pela quinta e sexta etapas do Campeonato Mineiro de Kart. A terceira rodada do certame teve lugar no Kartódromo de Betim, região metropolitana do estado. Sempre em sistema de rodada dupla e motores sorteados as corridas movimentaram a tabela de classificação.

Os pilotos e suas equipes puderam retirar os motores sorteados junto à organização na véspera das corridas e realizar seus treinos livres. No sábado, dia das competições oficiais, todas as categorias puderam fazer treinos de aquecimento antes da tomada de tempos. A primeira a entrar na pista foi a Cadete onde os pilotos a partir de seis anos disputam as provas. Rian Pereira, que fez o melhor tempo, sofreu uma punição por troca de motor e teve que largar da última posição. Melhor para Arthur Pinho que ficou com seu posto.

Dando início às disputas válidas pela quinta etapa da competição Pinho nem pode comemorar muito sua pole. Autorizada a largada Sérgio Sette Câmara já pressionava o líder. Apenas uma volta depois ele já ocupava a primeira posição e deixava as brigas para seus concorrentes. Durante toda a prova era grande a briga por posições. Os pilotos aproveitavam todas as partes da pista para se ultrapassarem e até a bandeirada final a única certeza era a vantagem aberta por Sette Câmara. O destaque foi Rian Pereira que fez uma espetacular corrida de recuperação e chegou na segunda posição.

A segunda corrida da Cadete foi uma das mais emocionantes do dia. Logo na largada Pereira pulou na frente de Sette Câmara e eles deram início a um emocionante duelo. Apesar da pouca idade os dois deram um show de pilotagem na pista. Sem nenhum toque eles duelaram volta a volta e se alternaram de posição a cada curva. Defendendo ou atacando, os dois procuravam mostrar na pista tudo o que aprenderam. Defendendo-se dos ataques de Sette Câmara, Rian errou e deixou o caminho livre para Serginho reassumir a liderança até a bandeirada final.

Correndo juntas, as categorias Junior e Master foram separadas apenas por uma pequena distância na pista. O melhor tempo da Master ficou com Jean Claude Paturle. Já na primeira corrida do dia ele se aproveitou da pole position para se distanciar dos demais. Deixou a briga para as outras posições onde seus adversários faziam de tudo para conseguir o segundo posto que ficou com Pedro Guilherme. Jean venceu de ponta a ponta. A segunda prova do dia parecia ter outra vitória de Paturle com grande vantagem. Desta vez, Bruno Fusaro que largou do último posto fez uma excelente corrida e se recuperou na pista. Mesmo assim, a vantagem aberta por Jean durante toda a prova foi suficiente para impedir que Fusaro o alcançasse. Assim, mais uma vez Jean Claude venceu com Fusaro na segunda posição.

Pela categoria Júnior, Gabriel Lopes teve a melhor marca da tomada de tempos e conquistou a pole position. Atrás dele dois adversários prontos para atacar a qualquer momento. E foi o que aconteceu. Lopes não suportou a pressão e os dois adversários aproveitaram o momento certo para alcançarem sua posição. Melhor para Edson Júnior que venceu com Lucas Nogueira em segundo. Para a segunda prova, os dois pilotos largaram na frente e já à partir da primeira volta começaram a brigar pela liderança. Volta a volta os dois se alternaram na ponta e desta vez quem garantiu sua vitória nas últimas voltas foi Nogueira. Separado apenas por milésimos de segundos ele chegou na frente de Júnior que ficou com a segunda posição.

Fechando a programação do dia tiverem vez as disputas da F-400. O melhor tempo da tomada foi o de Flávio Costa, atual líder em sua categoria. Com pilotos muito competitivos a classe proporcionou duas corridas bem distintas. Na primeira delas Costa aproveitou sua posição no grid para abrir considerável vantagem. Durante toda a prova ele apenas administrou a diferença e deixou as brigas para trás. A pressão era grande a cada curva da pista onde os pilotos buscavam as ultrapassagens. Com a viória de ponta a ponta de Costa, Renato Travassos conseguiu garantir a segunda posição com o mérito de suportar vários ataques.

A surpresa no entanto veio na segunda bateria. Logo na largada Flávio perdeu sua posição privilegiada num ataque rápido e certeiro de Sérgio Santana. As primeiras voltas foram surpreendentes e os pilotos aproveitam para fazer boas ultrapassagens. Assim, numa bobeada de alguns, dois ou três pilotos aproveitavam a carona aberta para também ultrapassar. Um “trenzinho” com os cinco primeiros se formou e percorreu a pista se alternando de posições. Muito determinado a recuperar sua posição, Costa imprimiu um forte ritmo até chegar novamente ao líder. Numa manobra arrojada ele reassumiu a ponta e, suportando muitos ataques, não mais perdeu a liderança. Mérito também para Fernando Buzzolo que conseguiu administrar a pressão de seus concorrentes e chegar na segunda posição.

Dando prosseguimento ao Campeonato Mineiro de Kart a sétima e oitava etapas do campeonato acontecerão na cidade de Ipatinga no Vale do Aço. No dia 31 de outubro o público poderá acompanhar as disputas no Kartódromo Emerson Fittipaldi onde os pilotos disputam mais uma rodada que, pela primeira vez em Minas Gerais, também serão válidas pela Copa Sudeste de Kart.

A Federação Mineira de Automobilismo mantém em seu web site todas as informações sobre o Campeonato Mineiro de kart. O portal da FMA pode ser acessado através do endereço: www.fma.com.br 

 

Fabiola Cadar