Você está Aqui: Início

Centro Oeste - Em Goiânia, sucesso total da 4ª rodada do Centro - Oeste

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Sob os atentos olhares do público a categoria Cadete fez duas corridas de arrepiar
Foto:Flávio Quick
Neste final de semana, dias 27 e 28 de junho, o Kartódromo Ricardo Santos, em Goiânia – GO, recebeu seu último evento oficial antes do Campeonato Brasileiro da Kart, que será disputado naquela pista entre os dias sete e 11 de julho.

A quarta rodada da Copa Centro-Oeste de Kart contou com a participação de 80 pilotos de praticamente todas as regiões do país e foi, na verdade, um grande ensaio do que será a competição nacional prevista para a próxima semana.

Realizada em sistema do rodada dupla a corrida foi válida pela sétima e oitava etapas da Copa Centro-Oeste e selecionou pilotos para a Seletiva de Kart Petrobras assim como para o Grande Prêmio RBC de Kart.

Ney Lins, presidente de FAUGO – Federação Goiana de Automobilismo, destacou a importância do evento. “Para nós a prova foi excepcional porque mostrou para todos que o Kartódromo está praticamente pronto para o Brasileiro. Todos os boatos foram por terra uma vez que, como os participantes e equipes puderam comprovar, a pista não apresentou nenhum problema para os pilotos, nosso parque fechado foi elogiado por todos e as únicas coisas que estamos terminando esta semana são o ambulatório e a sala de imprensa. Todo o restante está pronto e foi aprovado em um belo teste que foi esta rodada do Centro-Oeste”, explicou.

Na pista, como não poderia deixar de ser, as disputas foram muito emocionantes desde a tomada de tempos. Na Mirim, o tempo da pole ficou empatado entre os paulistas Igor Melo e Gregory Diegues. Na primeira corrida, as disputas se estenderam durante toda a bateria entre os dois, João Pedro Guim e Nathan William. Mais para traz formou-se outro pelotão que também brigava muito entre si. Com belas ultrapassagens e muita determinação dos garotos a corrida somente foi definida na bandeirada da vitória, que foi apresentada para Melo na primeira posição com Guim em segundo e Willian, em terceiro. Na segunda bateria rapidamente Guim e Melo se distanciaram do restante do pelotão e passaram a brigar pela liderança entre si. Um pouco mais atrás João Pedro Custódio e Willian brigavam pela terceira posição. Na penúltima volta, quando Melo liderava, Guim o ultrapassou de forma muito arrojada e assumiu a ponta para então, finalizar a corrida na primeira posição. Porém, os comissários decidiram que a manobra foi “anti-desportiva” e, com isso, a vitória ficou com Melo. Guim ficou então com o segundo lugar e Willian, novamente em terceiro.

clique para ampliar
João Pedro Custódio - Mirim
Foto:Flavio Quick
Aproveitando-se da oportunidade de ter na pista “de casa” a presença dos principais nomes da categoria no país, João Pedro Custódio (Diário da Manhã/ DM TV/ Centro-Oeste Comunicação/ Kart Mini) pôde ter um bom parâmetro para se orientar perante os demais, bem como tentar buscar alguma melhoria em sua pilotagem e equipamento antes da competição nacional.

Com um motor rendendo um pouco abaixo do esperado – eles são fornecidos pelos organizadores através de sorteio – João Pedro, obteve o sexto lugar no grid de largada, resultado que, de certa forma, decepcionou a equipe. Ainda na volta de apresentação para a primeira bateria, João Pedro foi ultrapassado por alguns adversários, em claro desrespeito ao regulamento. Isto não o desanimou e o goiano partiu para uma prova de recuperação. Após um bom duelo com Nathan William, Gregory Diegues e Yanni Fontana, João Pedro recebeu a bandeirada em 5º lugar.

De uma corrida para a outra – da primeira para a segunda bateria – a Direção de Prova decidiu colocar cones na curva que antecede a reta de largada, o que atrapalhou a muitos dos jovens pilotos da Mirim. A largada foi tumultuada e João Pedro novamente perdeu posições. Mas ele se manteve competitivo e, aos poucos, buscou as melhores posições. Mais uma vez a maior disputa foi entre ele, Gregory e Nathan Willian. Ao final das 16 voltas João Pedro mais uma vez mostrou sua força e finalizou na quinta colocação.  Geovane Gonçalves, pai de João Pedro, se mostrou bastante insatisfeito ao final das competições. “O João Pedro não foi bem na tomada de tempos, mas depois foi bastante prejudicado nas largadas. Os pilotos vieram todos espalhados na volta de apresentação e  na segunda bateria a largada foi muito mal dada. Confesso que não entendi os cones na segunda largada”, reclamou o pai do piloto.

O balanço final, porém, foi interessante para João Pedro Custódio no que tange à sua preparação para o Brasileiro, que começa já na próxima terça-feira (7) em Goiânia. “Conseguimos uma boa preparação, sem dúvida alguma, e acho que teremos um bom Brasileiro pela frente. Teremos alguns adversários duríssimos, é claro, respeitamos muito estes meninos, mas nossa intenção é conquistar o título”, finaliza Geovane.

A categoria Cadete reuniu o maior grid da rodada com 18 pilotos. Yurik Carvalho fez o melhor tempo, mas, por falta de 50 gramas foi desclassificado, tendo de largar da última posição. Melhor para João Vieira que, com o tempo de 46s253, largou do primeiro posto. Na corrida, porém, as brigas foram de arrepiar e, efetivamente, mostraram que no Brasileiro não haverá quem fique indiferente aos pegas desta classe. Vários toques, saídas de pista e rodadas deram a tônica desta primeira prova. Após uma bela ultrapassagem Vinícius Paparelli venceu seguido por Vieira e Luiz Felipe Branquinho. Na segunda prova, um pouco menos tensa que a primeira, mas tão disputada quanto, a vitória ficou com Luiz Felipe Branquinho seguido por Vieira e Yurik Carvalho, que fez grande prova de recuperação após largar do 12º lugar.

Também dona de um considerável número de participantes a Júnior Menor trouxe 15 pilotos para a pista e mostrou ao público duas corridas completamente dominadas pelos pilotos da casa, os irmãos Yago e Yuri Cesário. Yago fez a pole-position e venceu as duas corridas tendo feito, na primeira bateria, inclusive a volta mais rápida. Escoltado por seu irmão Yuri os dois rapidamente conseguiram se destacar do restante do pelotão nas duas ocasiões e fizeram corridas à parte do restante. Nas demais posições boas disputas e destaque para Cayan Chianca, Marcos Vieira, João Archer e Thiago Vivacqua. Chianca chegou em terceiro na primeira bateria e fez a volta mais rápida da segunda e Vieira, foi o terceiro na prova da oitava etapa.

Pela categoria Júnior os oito garotos que compuseram o grid disputaram duas provas bastante movimentadas. Apesar de ter feito a pole-position o goiano João Sérgio Câmara não conseguiu repetir o bom desempenho da tomada de tempos nas corridas. A primeira prova foi vencida pelo tocantinense Marco Túlio seguido por Ítalo Leão e Câmara. Na prova do domingo foi a vez de Leão mostrar suas garras e vencer seguido por Phillipe Pinheiro e João Sérgio Câmara, novamente.

clique para ampliar
Marco Tulio - Junior
Foto:Leo Wienbusch
Marco Túlio (Marco Banky/ Economic Logística/ Birel), que compete na categoria Júnior, foi um dos oito pilotos do grid. Destaque no último Pan-Americano, quando marcou a pole em sua categoria, Marco Túlio novamente foi um dos expoentes, conquistando a vitória de ponta a ponta em um das provas, a primeira. Na segunda, com um motor com fraco rendimento – os propulsores são fornecidos através de sorteio na Copa Centro-Oeste –, Marco Túlio ainda recebeu um toque e mais tarde abandonou.

“Nossa principal preocupação não era vencer e sim trabalhar em cima da preparação para o Brasileiro”, conta Marco Túlio. “E este objetivo foi perfeitamente alcançado. Conseguimos adiantar muita coisa e na semana que vem, quando o Brasileiro começar, vamos aproveitar os treinos para finalizar os acertos do kart”, emenda o piloto, que compete pela Neri Motorsports, do experiente e renomado preparador Neri Cenci.

 Para Marco Túlio sua participação no chamado Open do Brasileiro foi de extrema importância. Segundo o piloto tocantinense, a pista é bastante travada. “Ter participado do Open foi fundamental para uma melhor ambientação com a pista, que é bastante difícil”, revela o piloto Marco Banky/ Economic Logística/ Birel.

 O pai de Marco Túlio, Marco Aurélio, elogiou bastante a organização e as obras de restauração do Kartódromo Ricardo Santos. “Fiquei realmente muito contente com tudo o que está sendo feito ou já foi concluído em Goiânia. Algumas coisas, como a Sala de Imprensa, estavam sendo finalizadas e o Parque Fechado e o ambulatório estão ótimos”, diz Marco Aurélio. “Teremos um belo Brasileiro em Goiânia, em todos os sentidos”, finaliza.

Na sequência das corridas os pilotos da Sênior participaram de suas duas corridas. Rodrigo Piquet fez a pole-position, mas, logo na primeira curva da corrida de sábado acabou rodando e caindo para a última posição. Determinado, ele voltou ao traçado e conseguiu finalizar a prova no segundo lugar. Fábio Oliveira venceu e Aroldo Ferreira foi o terceiro. Na corrida da oitava etapa Piquet assumiu a liderança ainda na primeira volta e seguiu sob forte pressão de Oliveira, que chegou em segundo, até a bandeirada final. Felipe Neira chegou em terceiro.

Valendo também pela Seletiva Petrobras as corridas que reuniram as categorias Graduados e Novatos foram bastante disputadas da segunda posição para trás. Isto porque o goiano Gabriel Navarrete, que já detinha a vaga da Petrobras desde o início do ano, marcou a pole e com grande tranquilidade venceu as duas corridas dos Graduados. Na sétima etapa Vinícius Perdigão chegou em segundo e Vitor Teiji, em terceiro. Com isso, Perdigão garantiu a sua vaga para a disputa do prêmio. Na corrida de domingo, por sua vez, Teiji foi quem terminou na segunda posição com Perdigão, em terceiro. Assim, a vaga ficou com Teiji. Na Novatos, duas vitórias de Renan Paparelli seguido de João Resegue e Rafael Almeida.

A categoria F-400 Show realizou suas duas baterias na tarde de sábado e foi um grande espetáculo. Veberlei Gonçalves marcou a pole-position e dominou com certa tranquilidade a primeira corrida até a parada para pesagem. Neste momento ele acabou sendo superado por Pablo Alves que, daí em diante permaneceu sem ameaças na liderança e venceu. Veberlei terminou em segundo e Olímpio Abrão, em terceiro. Na segunda bateria foi a vez de Weldey Neves conseguir a vitória. O piloto da equipe Nil Racing aparecia na segunda posição até a pesagem e, com uma excelente parada, voltou com grande vantagem na primeira posição a qual ele administrou até a bandeirada da vitória. Pablo Alves chegou na segunda posição e Marco Alves, em terceiro.

A quinta rodada da Copa Centro-Oeste de Kart 2009 será disputada nos dias 15 e 16 de agosto no Distrito Federal. A FADF – Federação de Automobilismo do Distrito Federal ainda não divulgou em qual kartódromo o evento será realizado, mas, prometeu se pronunciar nos próximos dias.

O resultado completo desta rodada da Copa Centro-Oeste de Kart poderá ser acessado diretamente na página da RBC Preparações de Motores, na internet, através do endereço www.rbcpreparacoes.com.br.

Brasileiro de Kart

clique para ampliar
Formula 400 Show em Goiaia
Foto:Flavio Quick
Mais de 20 equipes já confirmaram a participação na disputa preliminar da primeira fase do Brasileiro de Kart, em Goiânia. A F-400 Show fará parte da programação do campeonato nacional e dará aos pilotos em que suas classes não disputariam o título na região central do país a chance de competir neste evento.

Disposta a realmente movimentar esta classe a Federação Goiana de Automobilismo – FAUGO, junto a incentivadores locais da categoria, irá oferecer às cinco equipes melhores classificadas ao final do Campeonato uma premiação de cinco mil reais que será distribuída em cinco prêmios de mil reais a cada um dos chefes dos times.

As disputas da categoria F-400 acontecerão em três baterias de 20 voltas cada uma. A inscrição custará R$ 600,00 mais o aluguel do motor que custará R$ 720,00. Os pilotos serão obrigados a comprar um jogo e meio de pneus MG Vermelho para utilizar durante toda a competição, ou seja, treinos livres, tomada de tempos e corridas. Este conjunto de pneus será vendido a R$ 650,00 e será usado de quinta a sábado, tempo que dura a competição.

Serão três treinos de 30 minutos, com tomada de tempos de 10 minutos e três baterias de 20 minutos. A terceira bateria valerá pontos dobrados. Será declarado campeão o piloto com mais pontos ao fim das três baterias. E subirão ao pódio os seis primeiros colocados.

Para acompanhar todas as novidades desta classe acesse o site do Goiás Motor Clube (GMC) através do endereço www.gmckart.com.br. Nesta página também existe um blog onde os internautas podem trocar informações e se inteirar de todas as novidades sobre o kartismo de Goiás.

 

Flávio Quick e Erno Drehmer

clique para ampliar
João Pedro Custódio - Mirim
Foto:Flavio Quick
Última atualização ( Qua, 01 de Julho de 2009 10:14 )