Você está Aqui: Início

Campeonato Paulista - Jean Aguiar quer bisar feito da primeira etapa

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Jean Aguiar - Junior
Foto:Claudio Reis
A categoria Junior, voltada para pilotos com idades entre 12 até 14 anos, é considerada a do “momento loteria do kart”, pois é ao termino de suas passagens pela Junior que muitos pilotos acabam abandonando os micromonopostos para tentar a sorte no automobilismo, no Brasil ou no exterior, com olhos apenas para os monopostos e preocupados em chegar o mais rápido possível em um cockpit de F1. Uma verdadeira “aposta” é realizada entre os que vão embora mais cedo e os que ficam no kart para continuar a aprimorar o aprendizado e desenvolver suas técnicas de pilotagem nas categorias seguintes.

Mas, se a Junior é atualmente o limite para a saída de muitos pilotos, é também a porta de entrada para o reconhecimento no meio, afinal quem nunca ouviu falar, ao menos uma vez, das atuais sensações das categorias Graduados: Felipe Fraga, Guilherme Salas, Bruno Bonifácio e Fernando Resende? Não, eles não comeram o espinafre do “Popeye”, ficaram fortes e passaram a repentinamente vencer provas sempre muito acirradas. O “segredo” está no simples fato de todos terem sido “criados” na Junior, classe em que aprenderam a conhecer bem seu equipamento e dosar seus talentos, que continuam lapidando nas categorias top do kartismo nacional.

Assim é que, dentre todas as classes do mundo do kart, a Junior é a categoria que deve ser acompanhada com mais atenção. Não apenas pelo publico e pela mídia especializada, mas também por empresários do esporte, coachs e até patrocinadores em busca de um bom investimento entre os pilotos de destaque na modalidade cuja competitividade extremada é marca registrada e que, justamente por essa alta qualidade, faz com que o vencedor de uma corrida possa vir a ser o ultimo colocado na prova seguinte.

Um exemplo claro desse fato são as provas da quinta etapa da Copa São Paulo Light de Kart, que disputada em regime de rodada dupla proporcionou “pegas” de altíssima qualidade por quase todas as posições. Entre os “botas” da Junior está o kartista paulista Jean Aguiar (Pneus Fuke Reformadora/ Pneus Levorin/ TecSider Transportes/ Leste Kart), que largou para a primeira das duas baterias que integravam a rodada na segunda colocação do grid, posto conquistado em razão de seu desempenho no campeonato, já que por força do regulamento desportivo do “Light”, nas rodadas duplas, a ordem de largada é exatamente a mesma da tabela de pontos do campeonato.

Na primeira bateria, o pole position Cacé Almeida conseguiu largar bem e manteve-se na dianteira até o final da prova. A disputa ficou restrita à segunda colocação, protagonizada por Jean Aguiar e Victor Franzoni, que tentou a ultrapassagem logo na primeira curva da prova. Resistindo, Aguiar manteve sua colocação, mas sofrendo forte pressão do oponente os bólidos acabaram se tocando e ambos caíram para as quarta e quinta colocações, com inversão dos papéis Aguiar e passando a acossar Franzoni. Algumas voltas depois Franzoni abandonou a disputa, com problemas em seu kart, deixando caminho livre para Jean Aguiar impor forte ritmo, conseguir aproximar-se e lograr a ultrapassagem sobre o bólido de Matheus Rotta, que ocupava a segunda colocação. Jean Aguiar completou a primeira bateria na mesma posição de largada, ou seja, na segunda colocação.

Na segunda bateria Jean Aguiar não largou bem, ficou pela linha externa do traçado e na disputa da tangencia da primeira curva não conseguiu “encaixar” seu kart e acabou perdendo muitas posições. Decidido, partiu para um prova de recuperação, mas algumas voltas depois acabou sendo atingido por Ítalo Leão – que foi excluído da prova por atitude antidesportiva - e voltando para o final do pelotão, já sem tempo e kart em condições de melhorar seu posicionamento na corrida. A vitória foi, novamente, de Cacé Almeida.

De novo um sábado de velocidade em dobro

O topo do pódio é o objetivo de Jean Aguiar (Pneus Fuke Reformadora/ Pneus Levorin/ TecSider Transportes/ Leste Kart) na quinta etapa do Campeonato Paulista de Kart, o mais tradicional dos certames modalidade, que será disputada no próximo sábado (20/06) no Kartódromo de Interlagos e será realizada em sistema de rodada dupla, ou seja, duas provas para cada categoria.

A categoria Junior promete reunir nessa etapa um numero maior de pilotos em sua grelha, já que com a proximidade do Campeonato Brasileiro de Kart pilotos e equipes costumam intensificar seus treinamentos. Conhecedor profundo dos segredos dessa pista e, também, vencedor da primeira etapa do campeonato, Jean Aguiar vem treinando forte no decorrer desta semana para buscar suplantar seus adversários e vencer a prova, que promete ser uma previa do que poderá ser visto em Goiânia-GO, na primeira fase do Campeonato Brasileiro de Kart, em qual a categoria Junior estará incluída.

“Para mim é muito importante vencer ao menos uma prova dessa etapa, pois assim posso saber como estarei quando for para Goiânia competir. Estou treinando bastante para essa prova e estou bastante otimista”, contou o piloto que também treinará nesta quinta feira na pista de Interlagos.

O horário da prova da categoria Junior está previsto para as 10h20 e sua segunda bateria para as 1h.

Confira o resultado da quinta etapa da Copa São Paulo Light de Kart:

Junior – Prova 1 -:

  1. 1.- Cacé Almeida, com 16 voltas em 11m21s223 
  2. 2.- Jean Aguiar, a 3s729
  3. 3.- Matheus Rotta, a 5s005
  4. 4.- Ítalo Leão, a 28s992
  5. 5.- Yukio Duzanowski, a 34s278
  6. 6.- Eurico de Ângelo, a 1 volta
  7. 7.- Victor Franzoni, a 13 voltas

Pole Position: Cacé Almeida

Melhor Volta: Jean Aguiar, com 41s695

Junior – Prova 2 -:

  1. 1.- Cacé Almeida, com 16 voltas em 11m18s102
  2. 2.- Victor Franzoni, a 3s316
  3. 3.- Yukio Duzanowski, a 3s437
  4. 4.- Matheus Rotta, a 4s260
  5. 5.- Jean Aguiar, a 6s116
  6. 6.- Eurico de Ângelo, a 13s468
  7. 7.- Ítalo Leão, excluído por atitude anti desportiva

Melhor Volta: Jean Aguiar, com 41s546

Última atualização ( Sex, 19 de Junho de 2009 13:56 )