Você está Aqui: Início

Campeonato Paulista - Jean Aguiar quer esquecer o azar e voltar a vencer no Paulista

E-mail Imprimir PDF

 

 

clique para ampliar
Jean Aguiar
Foto:Cris Reis

Neste sábado (23/05) o Campeonato Paulista de Kart realizará sua quarta etapa da temporada 2009, tendo novamente como palco o Kartódromo Ayrton Senna – Interlagos -, localizado na Zona Sul da capital paulista. Vicelíder na tabela de pontos da categoria Junior, o kartista paulista Jean Aguiar (Pneus Fuke Reformadora/ Pneus Levorin/ TecSider Transportes/ Leste Kart) quer esquecer o azar que vem interferindo nos resultados de provas nesta temporada e confia na vitória, para buscar reduzir a incomoda diferença de oito pontos que o separa do líder do campeonato Johilton Filho.

 

 

Não basta ter um kart meticulosamente ajustado, estar pilotando de forma brilhante e mentalmente “strong” – forte -, para que os grandes resultados surjam como conseqüência do árduo e incessante trabalho que pilotos e equipes encontram no automobilismo. A sorte é certamente um “ingrediente” indispensável na receita final das vitórias, afinal é quase sempre ela quem decide entre os melhores que vai ficar com os louros da vitória.

Embora veladamente (porque falar de azar, segundo os crédulos, dá azar), sorte e azar sempre fizeram parte do mundo da velocidade. Por quatorze temporadas na F1, o piloto neozelandês Chris Amon teve sua carreira marcada por ser um dos melhores pilotos de sua época e ser sempre um dos virtuais candidatos ao titulo máximo, mas nunca conseguiu uma vitória sequer na F1 em função de quebras e acidentes, que o deixaram com a fama da maior azarado da história do automobilismo. Como contraponto, o germânico Michael Schumacher era capaz de dar uma tremenda rodada no estreitíssimo traçado do GP de Mônaco da F1, em meio ao “bolo” de carros de ponta, sem bater em nada, nem em ninguém, voltar e vencer a corrida. Sorte inesgotável que o levou à conquista de oito títulos na categoria.

Como falar de azar dá azar, no automobilismo convencionou-se adotar a expressão “bruxa solta” como sinônimo da indizível palavra. Os italianos sempre se preocupam com la strega nas corridas, os espanhóis com las brujas, os britânicos com the witch e os franceses com la sorcière, tendo como origem o pensamento popular corrente do período medieval de que tudo que dava errada era ligado à bruxaria. Quando surgia algum problema era sinal de que alguma bruxa estava solta.

Vencedor da primeira etapa do Campeonato Paulista de Kart na temporada 2009, nem de longe Jean Aguiar (Pneus Fuke Reformadora/ Pneus Levorin/ TecSider Transportes/ Leste Kart) pode ser considerado um Chris Amon do kart, mas apesar de contar com ótimo equipamento desenvolvido pela equipe Leste Kart, estar sempre focado e pilotando com maestria, a fortuna não tem batido em sua porta com freqüência, fruto de alguns acidentes normais de corridas e problemas mecânicos que surgem em seu kart. Alheio às questões de sorte e azar, bem como incrédulo na existência de bruxas, Jean sabe que esta é uma fase passageira que apenas aumenta a atenção nos pequenos detalhes de seu kart e no inesgotável “apetite” por vitórias.

“Cometemos alguns erros bobos nas duas etapas anteriores, que influíram no rendimento durante as corridas e permitiram ao Johilton abrir alguma vantagem no campeonato. Mas nada que não possamos superar com determinação e trabalho e estou certo de ter amplas condições de voltar ao alto do pódio nessa corrida”, esclareceu o jovem piloto durante os treinos livres em Iterlagos.

Jo no creo en brujas, pero que las hay, ls hay!

Com a “bruxa” solta no Light

 

clique para ampliar
Jean Aguiar - Junior
Foto:Claudio Reis

Com a conquista da pole position para a prova da categoria Junior válida pela quarta etapa da Copa São Paulo Light de Kart - disputada no ultimo sábado (16/05) no Kartódromo Aldeia da Serra -, a expectativa da equipe Leste Kart era a de conquistar sua primeira vitória desta temporada no certame regional com Jean Aguiar, que “cismava” em não sair em função de problemas mecânicos e acidentes.

 

Mas bastou ser autorizada a largada para as vinte e quatro voltas de prova, para que a “bruxa” voltasse a rondar o veloz kart 56. No momento em que acelerou fundo seu micromonoposto na longa reta do circuito de Barueri, o propulsor não respondeu de imediato, fazendo com que Jean não conseguisse manter a dianteira e sendo ultrapassado por Cacé Almeida, antes da tomada da veloz Curva 1. Para piorar, Yukio Duzanowski passou a ladear o bólido de Jean, buscando “dividir” a tomada da primeira curva, ao mesmo temo em que Ítalo Leão vinha perigosamente pela esquerda, com duas rodas na grama e sem espaço para a tomada da variante.

Certo de que tinha um kart perfeito para buscar a vitória e buscando evitar o choque iminente, Jean Aguiar teve de frear forte, permitindo a ultrapassagem de Duzanowski e deixando espaço para Leão fazer o contorno da curva sem “arrancar” seu kart da corrida. De conseqüência, Emily Pimenta que vinha colada na traseira do kart de Jean acabou dando um toque em sua traseira e rodando perigosamente no inicio da curva, enquanto Victor Franzoni e Daniel Casagrande também conseguiam superar Jean Aguiar, que tentava manter seu kart “apontado” para o lado certo da pista.

Ao final da primeira passagem, Jean Aguiar ocupava a sexta colocação, entre Casagrande e Matheus Rotta, que vinha em sua cola e disposto a tomar a posição. Inexplicavelmente o mesmo motor que lhe garantira horas antes a posição de honra para o grid da categoria não rendia bem e a tal “bruxa” manifestou-se mais uma vez, já que ao fazer a ultrapassagem, Matheus Rotta acabou levando junto o bico da carenagem do kart de Aguiar e, de quebra, deixando a frente de seu kart totalmente desalinhada.

Deste momento em diante Jean Aguiar, com o kart desalinhado e sem rendimento de motor, nada mais poderia fazer, a não ser tentar completar a corrida e amealhar mais alguns pontos no campeonato. Jean Aguiar completou a prova ocupando a quinta colocação final, auferindo mais sete pontos no certame, que lhe permitiram terminar o primeiro turno do campeonato na terceira colocação, a mesma que ocupara no grid de largada na primeira bateria da rodada dupla que formará a quinta etapa do certame, que por força do regulamento não terá tomada de tempos classificatórios, com sua grelha formada pela ordem de classificação na tabela de pontos.

Na Shifter um terceiro, sem bruxa, mas com o Troféu Bigorna “on board”

 

clique para ampliar
Jean Aguiar - Shifter Kart
Foto:Claudio Reis

Mais uma vez a Copa São Paulo de Kart Granja Viana mostrou porque é o maior campeonato regional de kart do país, atraindo cada vez mais para seus grids pilotos oriundos de outros certames, que querem “experimentar” as categorias exclusivas com padrão “KGV”. Exemplo típico é a Shifter Graduados – na verdade Shifter Junior, mas o certame não pode adotar a nomenclatura correta por imposição da FASP -, que desde a primeira etapa teve um aumento em seu grid, que tem como um de seus destaques o piloto Jean Aguiar (Pneus Fuke Reformadora/ Pneus Levorin/ TecSider Transportes/ Leste Kart).

 

Após ter vencido a segunda etapa do campeonato, Jean Aguiar teve de “sentir o peso da vitória”, recebendo para esta etapa o famoso Troféu Bigorna, lastro adicional previsto pelo regulamento que o vencedor de cada rodada tem de levar em seu bólido na etapa seguinte. Mesmo assim, na pratica classificatória, que definiu a ordem de largada para a prova da categoria, Jean conquistou a terceira melhor marca, garantindo uma das posições da segunda fila do partidor.

“Durante a semana nós treinos muito, sempre virando bons tempos, mas não éramos os mais velozes, porque não estávamos treinando com pneus novos, diferente dos outros pilotos. Ainda sim, o resultado nos deixou bastante otimistas porque durante o treino de classificação ‘viramos’ a terceira melhor volta mesmo carregando um piano dentro do kart”, revelou Carlos “Dudu” Eduardo, membro da “família” e equipe Leste Kart e que cuida exclusivamente da preparação do kart de Jean Aguiar.

Assim que autorizada a largada Jean manteve a terceira colocação, colado em Lucca Travaglini e com Bruno Leon de Mello acossando-o. A briga pela viceliderança fez com que o trio de combativos competidores fosse perdendo distancia para o líder Victor Franzoni, pode abrir confortável vantagem para os demais oponentes. Mais atrás Raphael Raucci, que durante os treinos da semana sempre esteve entre os mais rápidos, defendia a quinta colocação de Adilson Silva, enquanto o estreante na categoria Mauricio Junior amargava a ultima colocação após um sério problema com seu kart na largada que comprometeu completamente sua prova.

Decorridas as voltas iniciais Lucca Travaglini conseguiu se livrar de Aguiar e Leon partindo em busca de Franzoni, mas Jean Aguiar e Bruno Leon não arrefeciam na belíssima disputa particular pela terceira colocação. A disputa se manteve igual por quatorze voltas, quando Bruno Leon passou a ter problemas mecânicos e perdendo varias posições. Sem o assedio do combativo concorrente, Jean Aguiar apenas “administrou” o posicionamento até o final da prova.

“Acredito que essa prova tenha sido mais difícil por que não tive uma boa largada como da ultima vez e acabei muito tempo ‘encaixotado’ entre o Lucca e o Bruno. Depois disso, como o Bruno estava muito veloz, ele acabou me fazendo perder tempo defendendo a posição e assim acabamos deixando o Lucca se distanciar, mas foi uma boa prova e levando em conta que eu estava com peso posso dizer que foi um bom resultado”, finalizou o piloto Jean Aguiar após a prova.

Confira o resultado da Junior na quarta etapa da Copa São Paulo Light de Kart:

  1. 1.- Victor Franzoni, com 24 voltas em 17m17s955
  2. 2.- Italo Leão, a 1s113
  3. 3.- Gabriel Casagrande, a 6s428
  4. 4.- Matheus Rotta, a 6s994
  5. 5.- Jean Aguiar, a 8s079
  6. 6.- Yukio Duzanowski, a 8s415
  7. 7.- Cacé Almeida, a 11s958
  8. 8.- Eurico de Angelo, a 18s379
  9. 9.- Emily Pimenta, a 19s608
  10. 10.- Gabriel Lopes, a 39s479

Pole Position: Jean Aguiar, com 42s908

Melhor Volta: Ítalo Leão, com 42s698

Confira o resultado da Shifter Kart Graduado na terceira etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana:

  1. 1.- Victor Franzoni, com 19 voltas em 13m40s767
  2. 2.- Lucca Travaglini, à 1s059
  3. 3.- Jean Aguiar, à 3s392
  4. 4.- Raphael Raucci, à 5s865
  5. 5.- Adilson Silva, à 10s303
  6. 6.- Mauricio Jr., à 10s5707.- Bruno Leon, à 20s935

Pole Position: Victor Franzoni, com 41s641

Melhor Volta: Bruno Leon, com 41s666

clique para ampliar
Jean Aguiar - Junior
Foto:Claudio Reis
Última atualização ( Sáb, 24 de Abril de 2010 05:23 )