Você está Aqui: Início

Amador - Imbróglio no kart indoor

E-mail Imprimir PDF

 

 

clique para ampliar
Imagem: Planet Kart
Foto:

Embora o Planet Kart não tenha sido, até o presente momento, “agraciado” com informações oficiais divulgadas através de press release pela nova assessoria de imprensa da CBA- Confederação Brasileira de Automobilismo, encontramos em alguns websites especializados em automobilismo noticias para uns alvissareiras, mas para outros um belo “imbróglio” que parece vai abrir um grave precedente, difícil de se “pilotar” no futuro.

 

 

Inegavelmente o kart indoor, ou kart de aluguel – já que várias pistas são out-door – é uma das principais bases do automobilismo e em especial do kartismo. Tanto no Brasil, quanto em vários paises ao redor desse atualmente poluído e pré-aquecido planetinha azul. Dessa “base” surgiram e surgem ano a ano incontáveis talentos para o esporte, embora sempre “deletem” de seus currículos essa informação quando se tornam mais “famosos”. Coisas da vida...

Amador e democrático em sua essência, já que aberto a qualquer tipo de individuo, seja ele de qualquer sexo, idade, religião, estado civil, tamanho, cor da pele, escolaridade, ou mesmo habilidade mínima, basta ao “candidato” a piloto a vontade de andar de kart e um mínimo de moedinhas em seu bolso, suficientes para pagar o valor do aluguel da “barata”, por intermináveis trinta minutos.

Claro, logo alguns pegam o “jeitão” da coisa, começam a sobressair-se nas “hordas” dos grids improvisados e a pensar em um “futuro promissor”... Mas aí o “bolso” fala mais alto e a alternativa passa a ser grupos de amigos que, de forma amadora, “organizam” campeonatos de indoor. Pode não ser a sonhada F1, mas que é divertido, isso lá é...

E põe diversão nisso!

Ao longo da ultima década já identificamos campeonatos dos mais variados matizes. De campeonatos de Gerentes de Bancos, aos de Taxistas, passando por “especializados” em profissionais de veículos de mídia e até aos de quem chegasse e acelerasse. Via de regra todos “quase” organizados, pois o bate-boca e gozações com as “diretorias” fazem parte da diversão nesses certames. Portanto “Diversão” é, sempre, a palavra chave do kart de locação.

Well, atento a esse panorama, um então praticante “descobriu a pólvora” e criou um certame amador bem organizado e bem divulgado, que em pouco tempo tornou-se o mais importante do país e passou a ser identificado como campeonato da AMIKA- Associação de Amigos do Kart Amador. A “receita” simples de boa organização, regras definidas, premiação e cuidado em manter bom nível de equilíbrio entre os participantes das provas (dividindo categorias por peso, idade, etc), tornou em pouco tempo o campeonato da AMIKA em referência no setor.

O “sucesso de bilheteria” da AMIKA acabou por fixar o certame no Kartódromo Granja Viana (que cediçamente possui os karts mais “equilibrados” entre si do mercado) e desembocou na criação do Festival Brasileiro de Kart Indoor, o “clímax” anual do kartismo amador nas terras de Santa Cruz.

Pois bem, esse escorço narrativo se fazia necessário para que todos, indistintamente, pudessem entender a ordem dos fatos e o real alcance da questão deste artigo.

Através de comunicado oficial , a CNK- Comissão Nacional de Kart divulgou que realizará, entre os dias 11 e 12/10 vindouros, o Campeonato Brasileiro de Kart Indoor em associação com a AMIKA- Associação de Amigos do Kart Amador e tendo como palco o Kartódromo Internacional Granja Viana (Leia o texto completo ao final desse artigo).

Em meio aos ruídos, faíscas e fumaças coloridas dos fogos de artifício que os menos avisados estão soltando por aí, emergem cristalinas algumas sérias duvidas em relação às possibilidades legais desse evento, bem como dos desdobramentos que poderão surgir para o meio.

Como noticiado nesta terça-feira (13/05) pelo website www.allkart.net, a FASP- Federação de Automobilismo do Estado de São Paulo é a primeira entidade oficial a manifestar-se surpresa, oficialmente, com a criação do Brasileiro de Kart Indoor, enviando à CBA o Oficio de numero 106/09 abaixo reproduzido:

São Paulo, 12 de Maio de 2009

Ofício nº 106/09 - CBA

Ref.: “Campeonato Brasileiro de Kart Indor”

Sr. Presidente,

Tomamos ciência de matéria divulgada na imprensa, cujas cópias seguem anexas, de que a CBA estaria promovendo, em conjunto com uma empresa por nos desconhecida, o Campeonato Brasileiro de Kart Indor e que o mencionado evento aconteceria no estado de São Paulo. Como desconhecemos a origem da fonte, bem como por entender que os eventos em São Paulo são de responsabilidade desta entidade, gostaríamos que V.Sª. se manifestasse de maneira oficial a respeito do mencionado Campeonato que leva a chancela da CBA e, a principio, estaria programado para São Paulo.

Atenciosamente.

Rubens Antonio Carpinelli

Presidente

Se a duvida inicial da FASP é somente relativa ao fato de ser o certame no estado de São Paulo e por uma “empresa desconhecida”, pior será quando a “tampa” for descoberta e emergir o “detalhezinho” de que os estatutos da CBA- Confederação Brasileira de Automobilismo vedam à esta se imiscuir com modalidades que não sejam de alto rendimento. Ou seja, em português castiço, a CBA não pode envolver-se com o esporte amador, que é cuidado por legislação própria e com objetivo diametralmente oposto ao da CBA, que é de cuidar de esporte de alto rendimento.

Como diria uma conhecida e rotunda personagem de programa humorístico televisivo, “CBA. Kart Amador, não poooode”!

Decerto as intenções do Clube Granja Viana e de seu presidente - também membro da CNK- Comissão Nacional de Kart - são as melhores possíveis, como também as são – independentemente dos olhos brilhantemente ávidos por mais reais no caixa – por parte da narcisista AMIKA. Mas que a realização desse campeonato abrirá um grave precedente, isso também lá é verdade...

Ao se fazer essa equivocada interpretação jurídica do campo de atuação da CBA, ampliando-a para receber no seio o kart amador, ter-se-há que, no mínimo, fazer a filiação dos pilotos que quiserem ser inscritos no Brasileiro de Indoor nos quadros da CBA. Isso também decorre da lei e dos estatutos da entidade, não se podendo interpretar de maneira diversa.

Ora, ao se determinar a filiação de kartistas amadores (o que, relembre-se é impossível juridicamente), meros praticantes de kart indoor, que exatamente pelos baixos custos de participação e bolsos idem não participam do chamado “kart profissional” (sic), cria-se, automaticamente, o precedente para que a CBA passe a exigir (e cobrar) de quem quer que seja e que vá posteriormente “brincar” de kart indoor, a “benedetta” Licença de Piloto.

Trocado novamente em miúdos, todos terão de ter a “carteirinha” de piloto da CBA para dar umas "bandinhas" de kart indoor!

A questão é séria, muito séria e já foi objeto de longas batalhas judiciais envolvendo a entidade máxima e organizadores de provas e certames. A ultima delas está fresca na memória de todos, envolvendo a CBA e a categoria Biland, representada pelo piloto/empresário Paulo Breim e acabou rendendo punições (além de muitas imprecações e até vídeo malcriado) justamente por a CBA entender inexistir o enquadramento daquela categoria no esporte amador e sim no sistema legal tutelado pela Confederação Brasileira de Automobilismo, enquanto a Biland entendia que tinha como realizar seus eventos amadoristicamente e amparado por legislação distinta, sem o poder de mando da CBA.

Se a opção dos atuais cartolas do automobilismo for passar ao largo desse “mero detalhezinho jurídico” e prosseguirem no intento de realização do evento ex-amador com sendo mais um “chapa branca” de alto rendimento, certamente no futuro veremos a pobre Tia Nicota debulhando em lagrimas no balcão de algum indoor da vida, com a obrigatoriedade de filiar à CBA o bando de sobrinhos e coleguinhas que desceu animadamente da Kombi.

Aliás, como a principal fonte de receita do Kartódromo Granja Viana é, declaradamente, advinda do kart indoor, o “Brasileirão de moedor-de-cana” pode se tornar um belíssimo tiro no pé...

Confira o comunicado oficial da CBA:

A Comissão Nacional de Kart (CNK), realizará o primeiro Campeonato Brasileiro de Kart Indoor, categoria que mais cresce na modalidade em todo o País. O evento deverá acontecer em São Paulo e será promovido e organizado pela AMIKA, Associação dos Amigos do Kart Amador, sob supervisão da Comissão Nacional de Kart da Confederação Brasileira de Automobilismo.

A associação baseada em São Paulo promove desde 2005 promove o Festival Brasileiro, evento que a base do campeonato em planejamento e que reunirá várias categorias. Segundo Felipe Giaffone, um dos conselheiros da CNK, a proposta tem tudo para dar certo:

“O Miguel Cappuccio tem tradição no kart amador e acredito que em breve poderemos anunciar os detalhes da competição que deverá acontecer nos dias 11 e 12 de outubro e reunir cerca de 250 pilotos distribuídos em 3 categorias. O importante desta iniciativa é que os karts serão equalizados e designados a cada piloto por sorteio, o que garante o equilíbrio do campeonato”

Fundada em novembro de 2001 por um grupo de amigos que se empolgou com kart indoor, a Amika cresceu e atualmente conta com cerca de 400 pilotos, promovendo campeonatos regulares para pilotos das categorias principal, feminina, leves, sênior e pesados. Miguel Cappuccio acredita que a idéia de oficializar o certame da AMIKA é o reconhecimento do trabalho que ele desenvolve há cerca de oito anos:

“Ter o nosso certame reconhecido pela Confederação Brasileira de Automobilismo, através da CNK, é o reconhecimento que estamos fazendo um trabalho sério. Jamais deixamos de lado a proposta que levou à fundação da AMIKA; apoiar e adotar todas as idéias que ajudem a difundir o kart amador.”

Inscrições e maiores informações sobre o Campeonato Brasileiro de Kart Indoor, que será válido também como o quinto festival brasileiro da Amika, poderão ser acessadas em breve através do site da associação.

Wagner Gonzalez

Assessoria de Imprensa da CBA- Confederação Brasileira de Automobilismo

Última atualização ( Sáb, 24 de Abril de 2010 05:24 )