Você está Aqui: Início

Light - Falta de sorte quase compromete prova de Jean Aguiar na Aldeia da Serra

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Jean Aguiar - Junior
Foto:Claudio Reis
Pé de coelho, figa e trevo de quatro folhas. Esses serão alguns dos “acessórios” que Jean Aguiar (Pneus Fuke Reformadora/ Pneus Levorin/ TecSider Transportes/ Leste Kart) pretende levar em seu kart na sua próxima prova, já que uma verdadeira “onda” de falta de sorte comprometeu suas ultimas participações nos certames regionais. Entretanto, se por um lado tem existido pouca sorte, por outro tem sobrado qualidade de pilotagem para sanar esse “probleminha” com a sorte e ainda levar o kart a bons resultados no final das disputas.

No sábado (25/04), foi disputado no Kartódromo Aldeia da Serra em Barueri, SP a terceira etapa da Copa São Paulo Light de Kart, que reuniu cento e onze pilotos nas grelhas das oito categorias participantes do certame. Jean Aguiar (Pneus Fuke Reformadora/ Pneus Levorin/ TecSider Transportes/ Leste Kart), competiu pela categoria Junior - voltada a pilotos com idade entre 12 a 14 anos -, disposto a conquistar um bom resultado e, assim, diminuir sua diferença de pontos em relação aos lideres da tabela no certame. Mas essa missão não pode ser cumprida integralmente devido a um único fator: Sorte. 

Como bem assinalava o escritor e poeta norte-americano Bret Harte, “uma pessoa é azarada quando cai de costas e quebra o nariz”. Jean não quebrou o nariz, mas sendo os problemas relacionados ao desempenho de seu kart também relacionados aos sorteio de motores fornecidos obrigatoriamente pelos organizadores, então se pode dizer que uma “ferradura atrás da porta” de seu box fez muita falta nessa terceira etapa da Copa Light de Kart.

Após ter passado a semana toda em intensos treinos, sempre com os melhores tempos de voltas em sua classe, a equipe Leste Kart desenvolveu um set-up perfeito para o bólido de Jean Aguiar, o que aumentava a confiança e expectativa em conquistar a vitória na corrida do final de semana. Mas não foi o que aconteceu...

Durante o treino livre – warm-up - da manhã do dia da prova, a bomba de água do propulsor do kart de Jean apresentou problemas, tornando necessária sua troca. Após a substituição do componente o problema passou a ser o motor recebido pelo sistema de sorteio, que ainda durante o treino livre passou a apresentar um baixo desempenho sendo, também, necessária sua troca. Com o problema aparentemente resolvido, Jean foi para a tomada de classificação, mas o motor substituído também não recebeu o sorriso de Tyche (deusa grega da sorte) e necessitou ser novamente trocado, por conta de um vazamento de água. A nova pane comprometeu o resultado da classificação de Jean, que conquistou a quinta colocação.

Com outro motor entregue pela organização e a incógnita de seu desempenho na prova, Aguiar alinhou seu micromonoposto no grid sem ter a certeza se o motor recebido estaria bom, ou novamente daria problemas.

Largando da última colocação, por penalização regulamentar pela troca de motores, Jean manteve o posicionamento na largada, mas ainda na primeira volta conseguiu ultrapassar os karts de Matheus Rotta, Ítalo Leão e o kart eco-friendly de Eurico de Ângelo, subindo para a quarta colocação. Vitor Franzoni era o líder, com Cacé Almeida na segunda colocação seguido de Yukio Duzanowski no terceiro posto. Jean conseguiu rapidamente aproximar-se do kart de Duzanowski e após breve estudo atacou com precisão, para tomar a terceira posição.

Aguerrido, em pouco tempo Jean Aguiar conseguiu reduzir a distancia para Cacé e Franzoni e a dividir freadas e curvas com os ponteiros da corrida. Aguiar chegou a ocupar a segunda colocação nesse tríplice combate pela vitória, que durou por várias voltas e terminou com uma disputa particular entre Franzoni e Jean, o que possibilitou a Cacé se distanciar e vencer a prova. Franzoni completou em segundo e Jean Aguiar em terceiro.

“No começo do dia estava dando tudo errado. Foi bomba, motor sendo trocado duas vezes e já estava começando a ficar bem pessimista com a expectativa de corrida, mas nada melhor do que acreditar em seu próprio potencial para alterar a sorte. Está aí o resultado dessa prova para comprovar o que estou dizendo”, desabafou Jean Aguiar ao final da etapa.

Assim como no provérbio francês “A única coisa segura sobre a sorte é que ela mudará”, Jean soube enfrentar as adversidades do dia e conquistar um lugar entre os três primeiro no pódio.

Aproveitando a mudança de sorte Jean Aguiar (Pneus Fuke Reformadora/ Pneus Levorin/ TecSider Transportes/ Leste Kart) partirá neste sábado (09/05) para competir na terceira etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana, no qual foi vencedor na ultima etapa da prova da categoria Shifter Graduados. O novo objetivo é bisar o resultado favorável e tentar ampliar a vantagem da liderança isolada na tabela de pontos. A prova da Shifter Graduados está programada para ter inicio as 10:40hs.

Confira o resultado final da Junior na terceira etapa da Copa São Paulo Light de Kart:

  1. 1- Cacé Almeida, com 24 voltas em 17:01.890
  2. 2- Victor Franzoni, a 1s675
  3. 3- Jean Aguiar (Pneus Fuke Reformadora/ Pneus Levorin/ TecSider Transportes/ Leste Kart),a 2s069
  4. 4- Matheus Rotta, a 13s641
  5. 5- Yukio Duzanowski, a 13s813
  6. 6- Ítalo Leão, a 13s940
  7. 7- Eurico de Ângelo, a 19s299

Pole Position: Cacé Almeida, com 42s296

Melhor Volta: Cacé Almeida, com 42s075