Você está Aqui: Início

Light - Afiado por grandes disputas em abril, Igor Melo enfrentará desafio no Sulamericano de Kart

E-mail Imprimir PDF

 

 

clique para ampliar
Igor Melo - Mirim
Foto:Claudio Reis

Após três grandes provas nos campeonatos regionais de São Paulo, o kartista paulista Igor Melo (Ligeirinho Express/ Monte Carlo Distribuidora/ Roger Motorsport) fará nesta semana – entre os dias 7 e 10/05 - sua estréia internacional, disputando no completo e belíssimo Kartódromo Velopark – em Nova Santa Rita (RS) – o Campeonato Sulamericano de Kart, evento paralelo ao Campeonato Panamericano de Kart.

 

 

Mas não serão apenas o novo circuito e a participação em um certame internacional as “novidades” para o pupilo do preparador Roger Muneratto, que nesta sua primeira temporada no mundo da velocidade já um dos bons destaques da categoria Mirim nos certames paulistas da modalidade. Como sua categoria inexiste na programação do Campeonato Sulamericano, Igor Melo alinhará no grid da categoria Cadete, que nesse certame contempla os kartistas com idade entre sete e onze anos de idade.

“Esta será uma ótima oportunidade para o Igor ir se acostumando com a categoria que disputará na próxima temporada. Embora seja o mesmo kart e o mesmo motor, apenas sem o redutor que diminui a potencia na Mirim, a forma de pilotar na Cadete é diferente, requerendo uma tocada mais agressiva e ao mesmo tempo com maior cuidado na defesa de posição. Assim, nosso objetivo no Sulamericano é apenas de fazer um bom aprendizado de lições que serão fundamentais para o ano que vem”, esclarece Roger Muneratto, frontman da equipe Roger Motorsport.

*Confira no final a relação de inscritos na categoria Cadete do Campeonato Sulamericano de Kart.

Tirando leite de pedra no Light

 

clique para ampliar
Igor Melo - Mirim
Foto:Claudio Reis

No sábado 25/04 a Copa São Paulo Light de Kart voltou ao veloz circuito do Kartódromo Aldeia da Serra, para a realização da terceira rodada da temporada de 2009.

 

Sétimo colocado na tomada de tempos classificatórios, Igor Melo (Ligeirinho Express/ Monte Carlo Distribuidora/ Roger Motorsport) manteve o posicionamento assim que autorizada a largada da prova, mas ainda na volta inicial não conseguiu conter o ímpeto de Luis Roldan, que lhe tomou o posto de largada. Embora nessa etapa a equalização dos motores sorteados nesse certame tenham apresentado maior equilíbrio, a unidade recebida por Melo, nitidamente, não apresentava o mesmo desempenho dos demais concorrentes nas retas, pelo que Igor buscava no bom equilíbrio de seu chassis “descontar a diferença” nas curvas do traçado e permanecer competitivo na corrida que prometia ser muito disputada.

Andando “no fio da navalha”, ainda no primeiro terço de corrida Igor Melo acabou recebendo um toque de um concorrente mais afoito em seu kart, que lhe rendeu a perda de mais posições, caindo para a décima segunda colocação. Sem desanimar, Igor manteve o ritmo mais forte que seu equipamento poderia propiciar e, pouco a pouco, foi descontando a diferença para o compacto bloco que batalhava para definir a sexta colocação.

Apenas nas voltas finais Igor conseguiu descontar a diferença desse pelotão e a realizar ultrapassagens, que lhe renderam a momentânea sétima colocação, após belo embate com Luis Roldan. Restavam apenas duas volta para o termino da prova e a luta pela quinta colocação entre Sinder Bitton Neto e Gregory Diegues lhe propiciaram uma aproximação mais eficiente dessa dupla e a possibilidade de entrar na briga pela quinta posição. Na veloz curva – feita de “pé embaixo” - que dava acesso à reta central do traçado adotado, Bitton rodou à frente de Diegues, que teve de frear forte para desviar-se do kart concorrente e deixando a “porta aberta” para Igor Melo conquistar ambas posições de uma só vez. Em mais uma passagem pela Torre de Cronometragem e o representante da equipe Ligeirinho Express/ Monte Carlo Distribuidora/ Roger Motorsport cruzou a linha final na quinta colocação, garantindo mais um “suado” pódio.

“Não foi o resultado de nossos sonhos, mas certamente premiou com justiça o trabalho de nosso piloto na corrida, que foi duríssima. O motor sorteado que recebemos não tinha o mesmo desempenho dos demais e o Igor teve de tirar ‘leite de pedra’ para andar no pelotão disputando posições, principalmente após alguns toques que complicaram muito o desenvolvimento de corrida. Mesmo assim ele não ‘entregou os pontos’ e mostrou garra para buscar o resultado final. Igor mostrou na pista que está em franca evolução”, analisou o preparador Roger Muneratto, responsável pelos ajustes no bólido de Igor Melo.

Uma chegada sensacional

 

clique para ampliar
William e Melo na chegada de Itu
Foto:Claudio Reis

No dia seguinte à rodada do Light (domingo 26/04), o kartista que representa a equipe Ligeirinho Express/ Monte Carlo Distribuidora/ Roger Motorsport voltou a acelerar fundo seu micromonoposto da categoria Mirim, desta feita no Kartódromo Arena Schincariol, localizado na bucólica Estância Turística de Itu, município distante cerca de 90 quilômetros da capital do estado, que realizava sua segunda etapa do Campeonato Nova Schin de Kart.

 

Vicelíder do certame, em razão da segunda colocação conquistada na etapa inicial do campeonato, Igor Melo estava confiante em novo bom desempenho no circuito ituano e na possibilidade concreta que conquistar sua primeira vitória e a liderança na tabela de pontos. E já no warm-up matinal essa expectativa foi potencializada, após Igor ter cravado a marca de 1m05s229, a mais veloz de sua categoria no treino.

Na prática classificatória, que definiu a ordem dos bólidos na grelha de partida, Igor ficou com a segunda posição do grid, separado por ínfimos 107 milésimos de segundo do tempo conquistado pelo pole position em sua melhor volta. Na largada, em verdadeiro “replay” do dia anterior, Igor foi pressionado por Nathan William, que novamente largara da terceira posição do partidor, na fila interna – na linha ideal de tomada na primeira curva do circuito -. Novamente os karts se tocaram e pela momentânea perda de velocidade em razão do toque, Melo acabou novamente tocado pelo kart de Raikkönen Sakzenian e saindo da pista para a área de escape.

Com o problema na largada, Igor Melo caiu para a quinta colocação, mas antes de fechar a primeira volta, Igor já conquistara o quarto posto e atacava Raikkönen, que seguia na terceira colocação. Mais algumas voltas e já com os pneus atingindo a temperatura ideal, Igor tratou de imprimir forte ritmo, aproximando-se dos karts de William e Raikkönen, que seguiam nas segunda e terceira colocações.

Mais uma passagem e Igor Melo já estava na quarta posição, colado na traseira do bólido de Raikkönen Sakzenian, que buscando “escapar” de Igor tratou de aproximar-se do líder da prova, Gabriel Donsé. Um compacto bloco formado pelos quatro primeiro colocados passou a disputar intensamente a dianteira da corrida, com constante troca de posições. Todavia, nas voltas finais, Raikkönen conseguiu superar Donsé, que por seu turno conseguiu abrir pequena vantagem para Nathan William e Igor Melo que disputavam cada centímetro de pista, pela terceira colocação.

Na chegada, Raikkönen Sakzenian cruzou a linha final na dianteira, cerca de cinco metros adiante de Gabriel Donsé. Igor e William entraram na reta final rigorosamente emparelhados, roda colada com roda, lateral rapando em lateral. O publico presente vibrava intensamente, com aplausos e gritos de incentivo aos combatentes que cruzaram a linha de chegada.

Ansiosamente todos nas dependências do Kartódromo Schincariol aguardavam a divulgação do resultado final oficial, eis que além do posicionamento de Igor Melo e Nathan William, também restava dúvidas sobre o posicionamento final de Raikkönen Sakzenian, já que por não ter participado da primeira etapa do certame e estar utilizando nessa segunda etapa pneus novos – por força do regulamento cada jogo de pneu deve ser utilizado em quatro etapas seguidas -, deveria sofrer acréscimo ao seu tempo total de prova.

Publicados os resultados oficiais, a vitória ficou com Gabriel Donsé (segundo na pista), que após o acréscimo ao tempo total de prova de Raikkönen Sakzenian, foi declarado vencedor por apenas 354 milésimos de segundo. A segunda colocação da prova ficou com Igor Melo (Ligeirinho Express/ Monte Carlo Distribuidora/ Roger Motorsport), após ser anotado no sofisticado sistema de cronometragem da empresa Caradec, que meros dezoito milésimos de segundo separaram na fantástica chegada os bólidos de Igor Melo e Nathan William. Menos da décima parte do tempo mínimo despendido pelo corpo humano para um piscar de olhos, que se completa em 200 milésimos de segundo!

Raikkönen Sakzenian ficou com a terceira colocação e Nathan William com a quarta colocação final.

“Foi um final de semana extremamente trabalhoso e cansativo, mas uma chegada dessas faz qualquer coisa valer à pena”, exultou Roger Muneratto, o competente team owner da equipe Roger Motorsport. “Mas gostaria de destacar também o ótimo equilíbrio dos motores sorteados, fornecidos pela Moa Kart Motor neste campeonato. Como motores iguais o trabalho das equipes acaba valorizado, bem como a habilidade individual de cada piloto, o que é o ‘básico’ nesse esporte em que habitualmente as diferenças são muito pequenas. Mas parece estar se tornando uma ‘receita’ esquecida em outros certames, o que está gerando uma curiosa geração de ‘especialistas’ em analisar as fichas de equalização em dinamômetros no momentos das constantes reclamações. Exatamente por isso que é importante lembrarmos de elogiar um trabalho bem feito, para que seja um exemplo a ser seguido”, concluiu Muneratto.

Entre tapas e beijos no Paulista de Kart

 

clique para ampliar
Igor Melo - Mirim
Foto:Claudio Reis

Tendo como cenário o mais tradicional circuito de kart do Brasil, o Kartódromo Ayrton Senna – Interlagos -, o Campeonato Paulista de Kart levou a efeito no dia 18/04 sua (também) terceira rodada da temporada 2009 e, novamente, Igor Melo (Ligeirinho Express/ Monte Carlo Distribuidora/ Roger Motorsport) deixou sua marca de velocista na apresentação reservada à categoria Mirim.

 

Já na tomada de tempos classificatórios Melo deixou claro que estava disposto a conquistar sua primeira vitória na categoria – que vem reiteradamente “raspando na trave” ao longo do ano -, estabelecendo a melhor marca do treinamento, que lhe garantiria a pole position da categoria. Todavia, por não ter visualizado a bandeira que encerou a pratica classificatória e ter dado uma volta a mais no treino, Igor recebeu como penalização a perda do apontamento da melhor volta na tabua de tempos. Mesmo assim Igor Melo ainda garantiu a segunda colocação no grid de largada, ladeando João Pedro Custódio.

Melhor posicionado para a tomada da primeira curva do circuito, o terceiro colocado no grid, Nathan William, tratou de colar na traseira do kart do pole position, não deixando espaço para Melo – que largara na fila externa – tomar a linha ideal e manter a segunda colocação. Ambos cruzaram a longa reta de largada emparelhados, contornaram a primeira curva lado a lado e foram para a Curva da Esplanada rigorosamente paralelos. No contorno da curva o kart de William “espalhou”, fazendo com que Melo saísse da pista para evitar a batida, pelo que Igor caísse para o quarto posto, atrás de Zaya Fontana.

Duas voltas depois Igor Melo buscou recuperar o posicionamento, mas Fontana não estava disposto a entregar fácil a colocação e os karts acabaram se tocando. Igor levou a pior, perdendo mais posições e fechando a quarta volta ocupando a sexta colocação. Mesmo com seu bólido totalmente desalinhado, sem o bico protetor dianteiro e com a lateral esquerda de seu kart quebrada e raspando na pista, Igor Melo esbanjou garra e duas voltas depois já ocupava a terceira colocação, novamente atrás de Zaya Fontana.

A partir de então a luta foi intensa pela posição, com combate franco entre Melo, Fontana e Gregory Diegues, que vinha na quarta colocação “embutido”. Melo colocava de lado, iniciava a ultrapassagem, mas Fontana não aliviava e “defendia a posição” com toques de rodas e laterais. Como resultado ambos se “enroscaram” novamente e Diegues ficou coma a segunda posição, com Fontana mantendo o terceiro e Igor Melo na quarta colocação. Mais duas passagens e Diegues acabou também tocado por Fontana, dando espaço para Igor reassumir a terceira posição na pista.

Mas o kart, após os inúmeros “toques” creditados como “normais de corrida” pelos oficiais de pista, já não rendia bem e Melo acabou superado por Raikkönen Sakzenian e por Gregory Diegues. Quatro passagens depois, Igor conseguiu aproveitar-se da (ainda) “acalorada” disputa entre Fontana e Diegues, fazendo uma dupla ultrapassagem e retomando a terceira colocação, posto em que divisou a bandeira a quadros, que encerrava a disputa.

Todavia, na pesagem obrigatória realizada no Parque Fechado ao fim da corrida a “pancadaria” da prova cobrou mais um preço de Igor Melo. Sem o bico dianteiro de seu kart e a carenagem lateral esquerda “aliviada” pelo desgaste de raspar no solo praticamente a prova inteira, seu kart não atingiu o peso mínimo regulamentar do conjunto kart/piloto, pelo que Igor Melo foi desclassificado, por falta de peso.

“Essa foi uma prova duríssima, extremamente viril, mas ao mesmo tempo bonita de se ver. O Igor foi valente o tempo todo e não se intimidou com as trancadas e toques que recebeu em seu kart e pilotou o tempo todo buscando progredir no posicionamento. E é isso que se espera de um piloto, ser veloz e combativo. Fez seu papel e chegou com brio na terceira posição que, infelizmente, não pode ser comemorada, pois faltou peso na pesagem final. Mas tudo isso é apenas um tempero que vai dar um sabor ainda mais gostoso quando chegar a hora de subir no alto do pódio”, detalhou o competente dublé de preparador e painter de capacetes, Roger Muneratto.

Confira o resultado da Mirim na terceira rodada da Copa São Paulo Light de Kart:

  1. 1.- Raikkönen Sakzenian, com 18 voltas em 15m42s302
  2. 2.- João Pedro Custódio, a 4s739
  3. 3.- Erich Dohmann, a 6s996
  4. 4.- Yanni Oliveira, a 7s486
  5. 5.- Igor Melo (Ligeirinho Express/ Monte Carlo Distribuidora/ Roger Motorsport), a 13s815
  6. 6.- João Pedro Guim, a 14s080
  7. 7.- Arthur Leist, a 15s122
  8. 8.- Cameron Boedler, a 25s881
  9. 9.- Diogo Bertoni, a 38s732
  10. 10.- Sinder Bitton Neto, a 2 voltas
  11. 11.- Luis Roldan, a 1s208
  12. 12.- Heitor Murara, a 1s771
  13. 13.- Gregory Diegues, Penalizado em 2 voltas por atitude antidesportiva

Pole Position: Raikkönen Sakzenian, com 52s280

Melhor Volta: Igor Melo (Ligeirinho Express/ Monte Carlo Distribuidora/ Roger Motorsport), com 51s454

 

Confira o resultado da Mirim na terceira etapa do Campeonato Paulista de Kart:

  1. 1.- Nathan William, com 18 voltas em 17m03s449
  2. 2.- Raikkönen Sakzenian, a 12s840
  3. 3.- Gregory Diegues, a 16s584
  4. 4.- Yanni Fontana, a 16s847
  5. 5.- Luis Roldan, a 19202
  6. 6.- Victor Uchôa, a 24s106
  7. 7.- João Pedro Custódio, a 28s521
  8. 8.- Cameron Boedler, a 34s890
  9. 9.- Igor Melo (Ligeirinho Express/ Monte Carlo Distribuidora/ Roger Motorsport), Desclassificado por falta de peso

Pole Position: João Pedro Custódio, com 56s644

Melhor Volta: Nathan William, com 56s448

Confira como ficou a Mirim na segunda etapa do Campeonato Nova Schin de Kart:

1.- Gabriel Donsé, com 10 voltas em 10m50s188

2.- Raikkönen Sakzenian, a 0s185

3.- Igor Melo (Ligeirinho Express/ Monte Carlo Distribuidora/ Roger Motorsport), a 6s124

4.- Nathan William, a 8s095

5.- Gregory Diegues, a 13s623

6.- Nicolas Andrade, a 20s151

7.- Cauan Vali, a 1 volta

Pole Position: Gabriel Donsé, com 1m04s494

Melhor Volta: Gabriel Donsé, com 1m03s855

Veja a lista de inscritos da Cadete no Campeonato Sul Americano de Kart:

  1. Alberto Giudici (ARG)
  2. Benitez Fabrício (ARG)
  3. Bruno Bertoncello (BRA)
  4. David Bellaver (BRA)
  5. Emiliano Carrara (ARG)
  6. Federico Moreira (URU)
  7. Gabriel Leão (BRA)
  8. Gabriel Romanello (BRA)
  9. Gabriel Sereia (BRA)
  10. Igor Melo – BRA - (Ligeirinho Express/ Monte Carlo Distribuidora/ Roger Motorsport)
  11. João Manuel (BRA)
  12. João Pedro Guim (BRA)
  13. Jorge Vitar (ARG)
  14. Jose Enrique Brito (EQU)
  15. Juan Manuel Correa Borja (EQU)
  16. Kevin Quevedo (ARG)
  17. Luiz Branquinho (BRA)
  18. Matheus Klein (BRA)
  19. Matheus Leist (BRA)
  20. Matias Fernandez (ARG)
  21. Maximiliano Cersosimo (ARG)
  22. Renato Jr. (BRA)
  23. Sérgio Sette Câmara (BRA)
  24. Tomas Baracatt (ARG)
  25. Victor Matzenbacker (BRA)
  26. Vinícius Balbuena (BRA)
  27. Vinícius Papareli (BRA)
  28. Vitor Baptista (BRA)
  29. Yanni Fontana (BRA)
  30. Yurik Carvalho (BRA)
  31. Zaya Fontana (BRA)
clique para ampliar
Igor Melo - Mirim
Foto:Claudio Reis
Última atualização ( Sáb, 24 de Abril de 2010 05:27 )