Você está Aqui: Início

Light - Rafael Martins quer repetir no Light a vitória da estréia da Super Cadete

E-mail Imprimir PDF
clique para ampliar
Rafael Martins - Super Cadete
Foto:Claudio Reis
O kartista paulista Rafael Martins (Teuto/ Applebee’s/ MZ Racing) quer manter neste sábado (28/03) no Kartódromo Aldeia da Serra, nas disputas da segunda etapa da categoria Cadete, na Copa São Paulo Light de Kart, a boa fase que lhe renderam neste inicio da temporada de 2009 a conquista de grandes resultados.

Após brilhar nas pistas norte-americanas, onde disputou as etapas iniciais do Florida Winter Tour, estreando na condução de micromonopostos equipados com motor de dois tempos de ciclo, na categoria Rotax Mini-Max, Martins retornou às pistas brasileiras justamente na etapa de abertura da Copa São Paulo Light de Kart.

De volta aos bólidos equipados com motor Honda GX160 de quatro tempos de ciclo, o pupilo do preparador Mazinho Oliveira readaptou-se rapidamente às características da categoria Cadete, estabelecendo boas marcas nos treinos livres. No treino classificatório, que determinou o posicionamento dos karts no grid de largada para a prova inaugural da temporada 2009 do certame regional paulista, Rafael Martins garantiu o direito de disputar a pole position entre os três únicos participantes do top qualify da categoria, mas em razão de um problema técnico da cronometragem a pratica classificatória teve de ser repetida e preso em forte trafego nas poucas voltas da nova tomada de tempos, Rafael não conseguiu repetir o desempenho, classificando para largar na oitava posição da grelha.

Iniciada a corrida, as características de extrema agressividade de Rafael Martins sobressaíram e ainda nas voltas iniciais o jovem kartista conquistou varias posições. Em uma das disputas por posições Martins recebeu uma forte batida em seu kart, que determinou a perda de muitas colocações. Mesmo em desvantagem, Rafael tentou recuperar as posições e quando se encontrava novamente no pelotão dianteiro, já fazendo parte do “trenzinho” que disputava acirradamente o top five, foi novamente alijado da prova em mais um acidente, caindo para as ultimas posições. Com o kart seriamente avariado e tendo de pilotar apenas com uma das mãos, enquanto a restante segurava a lateral de seu kart, Rafael buscou manter-se na pista até o final da prova tentando ganhar algumas colocações, que lhe resultaram o décimo sexto lugar final. “Assistindo a prova do Rafa deu pra perceber que a primeira pancada que recebeu foi normal de corrida, tanto que depois de um tempo ele já havia conseguido recuperar as posições. Mas a segunda batida que ele recebeu acreditamos ter sido intencional, o que é uma constante nessa categoria. Ainda não conseguimos assistir a filmagem da prova, mas é realmente lamentável que isso aconteça em uma categoria com pilotos que estão lá para aprender a pilotar e não bater”, criticou ao final das provas da primeira etapa, Neto Martins, ex-piloto e pai do jovem talento.

Mas os problemas na primeira etapa do Light não arrefeceram o animo do piloto da equipe Teuto/ Applebee’s/ MZ Racing. Na semana seguinte (14/03) disputou a também primeira etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana, que estreava em solo brasileiro a categoria Super Cadete, que aos moldes da Rotax MiniMax em que competiu nas terras de “Tio Sam” utiliza propulsor Fireball de 125cc de dois tempos.

Vitória histórica

Rafael Martins cravou a primeira pole position da história da categoria e venceu a prova de ponta a ponta, embora fortemente acossado por Pedro Cardoso nas voltas iniciais e Giuliano Raucci na parte final da corrida, o que sobremaneira valorizou ainda mais a conquista. “De certa forma o Rafael tinha uma pequena vantagem inicial sobre os demais competidores, já que fez três provas nos Estados Unidos com um kart de configuração parecida, mas o Pedro Cardoso também competiu lá – embora em outra categoria – e também trazia essa ‘vantagem’ de experiência com kart dois tempos. Mas na corrida essa vantagem se diluiu com o passar das voltas e a briga pela vitória foi fantástica entre os três primeiros, que estão todos de parabéns”, informou o festejado preparador Mazinho Oliveira, chefe da equipe MZ Racing, que acompanhou Rafael Martins nas duas ultimas corridas que fez em Miami.

Neste sábado (28/03) Rafael Martins (Teuto/ Applebee’s/ MZ Racing) está de volta ao veloz Kartódromo Aldeia da Serra e aos “four stroke” da Cadete. Martins quer manter a boa fase, repetir a vitória da Granja Viana e amealhar importantes pontos no certame, para entrar definitivamente na briga direta pelo titulo de campeão da temporada 2009.

Confira o resultado da Super Cadete na primeira etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana:

  1. 1.- Rafael Martins (Teuto/ Applebee’s/ MZ Racing), com 14 voltas em 12m50s514
    2.- Giuliano Raucci, à 0s442
    3.- Pedro Cardoso, à 0s608
    4.- Lucas Vieira, à 12s054
    5.- Daniel Mattar, à 27s654
  2. 6.- Gabriel Balarin, desclassificado falta de peso

Pole Position: Rafael Martins (Teuto/ Applebee’s/ MZ Racing), com 51s979

Melhor Volta: Giuliano Raucci, com 52s099

Última atualização ( Dom, 29 de Março de 2009 02:23 )