Você está Aqui: Início

Campeonato Paulista - Igor Melo faz sua primeira temporada com o pé direito. Embaixo, é claro!

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Igor Melo - Mirim
Foto:Claudio Reis
Neste sábado, o Kartódromo Ayrton Senna – Interlagos – abre suas portas para a segunda rodada do Campeonato Paulista de Kart, o mais importante certame regional da modalidade no Brasil, que revelou para o automobilismo mundial o talento de astros consagrados, como Ayrton Senna, Rubens Barrichello, Tony Kanaan e Felipe Massa. No grid da categoria Mirim um novo piloto começa a chamar a atenção, Igor Melo (Ligeirinho Express/ Monte Carlo Distribuidora/ Roger Motorsport) que cumpre sua primeira temporada na modalidade, mas já esbanjando talento, habilidade e velocidade.

Quem vivencia a mundo da velocidade, acompanhando atentamente as provas de F1, de F. Indy, Stock Car, F. Truck e até mesmo do kartismo, reconhece de pronto a expressão “rookie”, que identifica o piloto novato, o estreante na categoria. Via de regra, o principal objetivo do piloto “rookie” é adquirir experiência, conhecer os segredos de cada circuito, descobrir a melhor forma de ajustar seu bólido para cada traçado, cada condição de pista e, principalmente, aprender a ser rápido e constante, tirando o máximo de seu equipamento.

Definitivamente, este não é o caso do pequeno kartista paulista Igor Melo (Ligeirinho Express/ Monte Carlo Distribuidora/ Roger Motorsport), que estréia nesta temporada no kartismo de competição, mas já acelerando forte e dando (muito) trabalho para pilotos mais experientes na modalidade.

Competindo na categoria Mirim, porta de entrada do kartismo nacional e reservada aos pilotos com idade entre seis e oito anos, ao volante de micromonopostos equipados com motor quatro tempos de ciclo Honda GX160, de 5,5hp de potencia, Igor Melo demonstrou, nas três corridas de já disputou nesta temporada de 2009 em sua “vasta” carreira de piloto, que chegou ao kartismo de competição com o “pé direito”. E literalmente embaixo!

Filho do piloto amador de kart Wagner Reboreda, Igor sempre acompanhou de perto as corridas do pai, tornando-se logo irremediavelmente “contaminado” pelo “vírus” da velocidade. Aos seis anos de idade sentou pela primeira vez em um kart de aluguel (indoor), que teve de ser adaptado para as pequenas dimensões do piloto em seu banco, pedaleiras e na altura do volante para levar o pequeno garoto em suas primeiras voltas no comando das ações. Para Igor Melo era o mesmo que estar inserido no cockpit da Ferrari de Felipe Massa e o tal “vírus” da velocidade instantaneamente se espalhou, transformando a paixão em uma benigna febre terçã que apenas amainou com a compra de seu primeiro kart de competição, em agosto de 2008.

Contando com o competente trabalho da equipe Roger Motorsport, tanto no ajuste do kart, quanto no “ajuste” do piloto, Igor começou a treinar com afinco, já decidido a iniciar nas competições oficiais na temporada de 2009. Para um “shakedown” do piloto, Igor Melo repetiu seu pai e participou em dezembro de uma prova amadora no Kartódromo de Atibaia, ainda conduzindo seu pesado kart, fabricando quando seu “uniforme” ainda eram as fraldas. O resultado pouco importava, até pela deficiência do equipamento utilizado. O que interessava era a avaliação da equipe Roger Motorsport das reações de seu jovem pupilo em condições de corrida. E neste “quesito”, Igor Melo foi aprovado com louvor, recebendo como “passaporte” sua primeira carteira de piloto oficial de competições.

Na cinzenta manhã do dia 14/02, Igor Melo (Ligeirinho Express/ Monte Carlo Distribuidora/ Roger Motorsport) ingressava no circuito do Kartódromo Ayrton Senna – Interlagos - com seu kart #88 para a tomada de tempos classificatórios da primeira etapa do Campeonato Paulista de Kart. Igor garantiu a 8ª posição no grid de largada e completou sua primeira corrida oficial na 6ª colocação, batendo pilotos (bem) mais experientes.

Três semanas após o debut em provas oficias de Igor Melo, era a vez da etapa inicial da Copa São Paulo Light de Kart, que teve como palco o veloz Kartódromo Aldeia da Serra. E o rookie da equipe Ligeirinho Express/ Monte Carlo Distribuidora/ Roger Motorsport tratou logo de mostrar suas garras de “ferinha”: Cravou a pole position, com a marca de 54s673.

Na corrida, Melo disputou ferozmente a liderança, mas pagou o preço do noviciado ao receber um toque em seu kart, que o lançou contra a barreira de pneus na entrada da reta dos boxes, que atingiu com violência. Com o kart completamente desalinhado e o eixo traseiro irrecuperavelmente torto. Não havia mais o que fazer nessa prova e apenas pelo latente espírito de desportividade é que Igor conduziu seu kart até a bandeira a quadros, que divisou ocupando a nona colocação.

Na manhã imediatamente seguinte (domingo 8/03) a bucólica paisagem do Kartódromo Arena Schincariol, em Itu (SP) emoldurava a também primeira etapa do Campeonato Schincariol de Kart. Sem tempo para qualquer descanso, Igor Melo voltava a acelerar fundo, para conquistar na prática classificatória, que definiu o posicionamento dos bólidos no grid de largada da categoria Mirim, o direito de partir da terceira posição da grelha.

Mais uma vez o rookie foi destaque, já que após perder a posição de largada para Nicolas Peixoto, travou com esse concorrente o mais belo combate da competição, disputando milimetricamente cada centímetro de pista na luta pela terceira posição. Nas voltas finais Igor conseguiu superar Peixoto e cruzar a linha final com o terceiro posto “no pote”. Mas, após a pesagem e vistoria técnica obrigatória no Parque Fechado, ficou constatado que o kart de Gregory Diegues, que completara na segunda posição, estava abaixo do peso mínimo regulamentar, pelo que foi desclassificado, com Igor Melo “herdando” a segunda colocação no pódio da categoria e vice-liderança na tabela de pontos do campeonato.

Igor Melo (Ligeirinho Express/ Monte Carlo Distribuidora/ Roger Motorsport) é um rookie no kartismo e na categoria Mirim nesta temporada de 2009, mas o que apresentou nas três provas da classe que disputou neste inicio de temporada não foram as credenciais de um novato meramente em fase de aprendizado, mas sim as credenciais de um forte concorrente, cuja determinação e velocidade natural fazem a diferença e o alçam ao restrito rol dos pilotos “candidatos” às vitórias.

Nos treinos oficias realizados no decorrer desta semana, Igor esteve sempre entre os mais velozes de sua categoria, o que faz aumentar as expectativas por um grande resultado na prova deste sábado.

“O Igor é extremamente focado e determinado em atingir seus próprios objetivos. Como já tem oito anos de idade, o limite máximo da categoria, sabe que tem de descontar rapidamente a diferença de experiência para os demais pilotos - alguns já competindo há dois anos e meio – para subir para a Cadete em igualdade de condições. Ele já passava um pouco o peso mínimo do conjunto kart/piloto, mas de forma impressionante assumiu uma postura incomum para um menino de sua idade, cumprindo à risca as orientações de seu nutricionista e chegando nesta etapa 3,5 quilogramas mais leve”, detalhou o experiente preparador Roger Munerato, responsável pelos ajustes no bólido de Igor Melo. “Andando em condições iguais aos demais pilotos da categoria, o desempenho do Igor melhorou ainda mais e hoje (sexta-feira 20/03) foi o mais rápido na pista. Acho que vamos dar trabalho...”, complementou Munerato, com indisfarçável sorriso de confiança.