Você está Aqui: Início

Campeonato Paulista - Raikkönen Sakzenian chegou “top five” em Interlagos

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Raikkönen Sakzenian
Foto:Claudio Reis
No sábado (14/02) o Kartódromo Ayrton Senna em Interlagos – São Paulo – abriu suas portas para receber a primeira etapa do Campeonato Paulista de Kart, o mais tradicional certame regional da modalidade no Brasil e, também, aquele que revelou para o mundo talentos como Ayrton Senna e Felipe Massa. Competindo em sua segunda temporada pela categoria Mirim - porta de entrada dos esportes automotor, já que reservada para pilotos com idade entre seis e oito anos -, o piloto da cidade de Mogi-Guaçu, no interior paulista, Raikkönen Sakzenian (Agraupe/ TimBrasil Química/ Sakzenian Motorsport) iniciou sua primeira temporada completa no kartismo, terminando a prova no “top five” da categoria.

Com sete anos de idade recém completados, o piloto “xará” do Campeão Mundial de Fórmula 1 de 2007, Kimi Raikkönen, participa de sua segunda temporada em provas oficiais, mas é reconhecidamente um “ferinha” velocista e deve ser um dos destaques em sua categoria nos certames regionais e nacionais em 2009. Embora tenha dado sua primeiras “voltinhas” em um micromonoposto com três anos e meio de idade e antes da idade mínima limite para participar de provas oficiais tenha participado de provas em certames amadores no interior do estado de São Paulo, Raikkönen não foge à regra e aproveita cada prova, cada treino para aumentar seu aprendizado e aperfeiçoar seu arrojado estilo de pilotagem. “Durante essa semana nós procuramos treinar o máximo possível no circuito de Interlagos, que é considerado um dos mais difíceis do Brasil e uma boa base para que novos pilotos possam ser lapidados atingindo uma pilotagem experiente. Foi o que procuramos fazer com Raikkonen. Durante essa semana seus treinos foram evoluindo e no final da semana era um dos mais rápidos da pista”, esclareceu Fernando Sarkzenian, avô do pequeno piloto e chefe da equipe Sakzenian Motorsport, que também gravou os traços da velocidade no DNA de Raikkönen, já que faz parte da primeira de três gerações seguidas de pilotos na veloz família. 

Para Raikkonen Sarkezenian além da emoção de estar voltando às pistas depois de sessenta dias de recesso nas provas oficias, existia também a vontade de conseguir um bom resultado como um “auto-presente” de aniversário, já que o “fast-driverzinho” completaria na sexta-feira seguinte sete anos de vida. Se a meta era um bom resultado nas pistas a classificação não ficou por menos, o reflexo de todo o treino realizado foi a conquista do terceiro melhor tempo durante a tomada de tempo, que levou o piloto a largar da segunda fila.     

Com todos os bólidos devidamente alinhados foi autorizado o inicio da disputa. Na partida os pilotos buscaram manter suas posições iniciais, mas ainda na primeira volta de corrida, Raikkonen aproveitou o trenzinho liderado por João Pedro Guim para se aproximar de Gregory Diegues, que passou a atacar. A disputa seguiu em ritmo intenso, mas devido a um acidente na segunda volta de corrida envolvendo outros pilotos, Raikkönen teve de frear forte para não envolver-se na batida e acabou caindo para a oitava colocação. Mesmo atrasado, o piloto não deu-se por batido e dedicou-se até o final da prova na busca da recuperação de posições e seu esforço não foi em vão, já que Raikkönen conseguiu completar a prova ocupando a quinta colocação e garantindo, assim, seu lugar no pódio.

“A principio o Raikkonen havia ficado bastante entusiasmado com sua colocação no grid após a tomada de tempo, mas antes mesmo de ir para a pista ele se mostrou bastante inseguro, uma vez que este é um dos circuitos mais complicados e também por sua falta de experiência, que ainda o limita como piloto. Claro que isso são coisas normais e aos poucos ele vai apreendendo a lidar com essas situações e se habituando com essas novas experiências. Tudo tem o seu devido tempo, e a do Raikkonen ainda vai chegar”, declarou o avô Fernando, em analise da prova do piloto, mas satisfeito com a colocação obtida pelo neto.

Continuando com o pé em baixo

Para Raikkönen Sakzenian (Agraupe/ TimBrasil Química/ Sakzenian Motorsport) a prova de abertura do Campeonato Paulista de Kart já faz parte do passado e as novas lições aprendidas  e após nova breve parada para as folias de Carnaval, o franzino piloto do interior paulista já está de volta às pistas, para continuar acelerando forte.

No decorrer desta semana o Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri – na região metropolitana de São Paulo – é a “casa” do Raikkönen do Brasil, circuito em que já treina intensamente para as disputas da etapa de abertura da Copa São Paulo Light de Kart, que se dará no próximo sábado (7/03).

E Raikkönen quer manter a escrita e repetir a atuação da ultima etapa desse certame em dezembro de 2008, quando conquistou sua primeira vitória em provas oficiais.

“O Raikkönen é um velocista e esta pista é talhada para pilotos com seu estilo. Como já venceu aqui antes há para o Raikkönen um motivador psicológico extra e vamos buscar nos valer disso para tentar repetir a dose”, esclarece Patrick Sakzenian, pai do jovem kartista e ex-piloto de F-3.

Confira o resultado da Mirim na primeira etapa do Campeonato Paulista de Kart:

  1. 1.- João Pedro Guim, com 15 voltas em 16m24s322
  2. 2.- Yanni Fontana, a 0s181
  3. 3.- Nathan Fonseca, a 11s561
  4. 4.- Gregory Diegues, a 16s446
  5. 5.- Raikkönen Sakzenian (Agraupe/ TimBrasil Química/ Sakzenian Motorsport), a 21s438
  6. 6.- Igor Melo, a 32s215
  7. 7.- Luis Valentino, a 32s414
  8. 8.- João Pedro Custódio, a 36s610
  9. 9.- Victor Uchoa, a 39s577

Pole Position: João Pedro Guim, com 01m04s395

Melhor Volta: João Pedro Guim, com 1m04s944

Última atualização ( Sex, 06 de Março de 2009 14:10 )