Você está Aqui: Início

Paulista - Toque comprometeu primeira prova do ano de Gregory Diegues em Interlagos

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Gregory Diegues - Mirim
Foto:Claudio Reis
Partindo para sua segunda temporada no kartismo nacional, o piloto paulista Gregory Diegues (Despachante Monte Carlo/ Bad Boy/ Hinkel/ Camargo Racing) voltou a acelerar forte nas pistas no sábado (14/02), que antecedeu a semana de folias do Carnaval, para competir no mais tradicional dos certames regionais da modalidade no Brasil, o Campeonato Paulista de Kart.

Permanecendo na categoria Mirim, classe voltada para pilotos com idade ente seis e oito anos e que estão iniciando sua carreira no mundo da velocidade, Gregory quer valer-se da experiência obtida em suas participações na ultima temporada nos diversos certames regionais e nacionais que disputou, para buscar nesta temporada a conquista novas vitórias e, claro, o sonhado título de campeão da categoria Mirim.

Vicecampeão Paulista de 2008, o pequeno “bad boy” das pistas – apelido que já identificou sua imagem com um a de seus patrocinadores, a griffe esportiva Bad Boy – já conquistou o respeito de seus pares e a torcida de grande parte dos freqüentadores habituais dos kartódromos nacionais, posto que ante seu carisma e contagiante entusiasmo, o pupilo do preparador Evandro Camargo - responsável pela equipe Camargo Racing, especialista em rookies de sucesso - é apontado por todos como “figurinha carimbada” e agrega nas muretas dos boxes uma participativa torcida (não raro formada por pilotos de outras categorias, pais e parentes de pilotos), que acompanha atentamente suas performances com gritos de palavras de incentivo.

Mesmo após mais de sessenta dias sem provas oficiais de kart no Brasil, Gregory Diegues não caiu no esquecimento dessa “torcida desuniformizada” e assim que anunciada a primeira prova do ano, lá estavam todos prontos para vibrar por mais uma boa atuação do piloto.

A pista escolhida para o inicio das atividades oficiais do kartismo nacional em 2009 foi justamente o seletíssimo Kartódromo Ayrton Senna - Interlagos –, consagrado circuito paulista que lapidou o talento de pilotos consagrados internacionalmente, como Ayrton Senna, Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Felipe Massa, Helio Castroneves, Christian Fittipaldi, Nelsinho Piquet, Gil de Ferran, Lucas Di Grassi e Bia Figueiredo. Após uma semana de treinos intensivos, para aprender mais sobre os “segredos” dessa “Meca” do kartismo nacional e buscar os melhores ajustes em seu micromonoposto, Gregory partiu para a tomada de tempos classificatórios, impecavelmente trajado com sua nova vestimenta fornecida pela Hinkel Racing Equipement, e imprimindo forte ritmo. Deixou logo nas primeiras passagens seu “cartão de visitas”, cravando a marca de 01m04s608, que lhe garantiu a segunda posição do grid de largada.

Assim que alinhados todos os bólidos na pista foi autorizado o inicio da corrida. Gregory manteve o posicionamento, embora fortemente atacado por Raikkönen Sakzenian, que vinha na terceira colocação, mas na segunda passagem já havia refreado o animo do forte oponente e, melhor ainda, tomava a dianteira da corrida, para liderar o compacto pelotão da categoria Mirim. Mas ao iniciarem o contorno da veloz Curva da Balança, a afoiteza de outro concorrente selou o destino de Diegues na corrida, pois após um forte toque em seu kart, Gregory foi lançado para fora da pista e alijado à ultima posição na corrida e, pior ainda, muito distanciado do veloz pelotão.

A dianteira da prova ficou com João Pedro Guim, que acabou vencendo a corrida de abertura do Campeonato Paulista de Kart, mas, apesar do contratempo que arruinou suas pretensões de vitória, Gregory Diegues não se deu por vencido. Com garra partiu para uma prova de recuperação, fazendo suas voltas tornarem-se verdadeiras “flying laps” e em alucinante ritmo de classificação foi descontando a diferença que o separava dos demais concorrentes e conquistando posições a cada volta. Com apenas quinze voltas de corrida era impossível Diegues retornas às posições dianteiras, mas o aguerrido kartista não se preocupava com as probabilidades estatísticas e conseguiu divisar a bandeira a quadros ocupando a quarta colocação final.

“Mais uma vez Gregory nos surpreendeu com sua atitude”, contou Isabel Diegues, mãe e torcedora em tempo integral do piloto, “Claro, como todos aqui viemos para a pista com o objetivo de vencer e assim que terminou a classificação ficamos todos bastante otimistas, pois as chances de vitórias pareciam bem reais. Com a batida logo no inicio da prova, todos desanimamos e pensamos que o Gregory também ficaria emocionalmente abalado e não conseguiria ter um bom desempenho, mas pelo contrário. Ele mostrou uma postura de piloto experiente, procurando controlar suas emoções e buscando correr atrás do ‘prejuízo’ para conseguir um resultado final expressivo que o deixou bem na classificação do campeonato. Nessa não deu, mais ainda estamos no começo do ano e só resta esperar pela próxima”.

A vez do Light:

No próximo sábado (7/3) o Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri – região metropolitana de São Paulo – será palco da primeira rodada de 2009 da Copa São Paulo Light de Kart e Gregory Diegues (Despachante Monte Carlo/ Bad Boy/ Hinkel/ Camargo Racing) já está treinando com afinco para buscar sua primeira vitória na temporada.

“A Mirim está, novamente, bastante competitiva e tempos de achar um bom acerto para o kart, pois é nos pequenos detalhes que se consegue bons resultados. O Gregory deve lutar por um resultado expressivo, já que ele é rápido e neste ano um dos mais experientes na categoria, mas aqui na Aldeia temos de contar com a ‘sorte’ de recebermos um bom motor no sorteio, pois é uma pista em que o motor faz a diferença. De qualquer forma estamos confiantes, pois queremos a vitória”, esclareceu o laureado preparador Evandro Camargo.

Confira o resultado da Mirim na primeira etapa do Campeonato Paulista de Kart:

  1. 1.- João Pedro Guim, com 15 voltas em 16m24s322
  2. 2.- Yanni Fontana, a 0s181
  3. 3.- Nathan Fonseca, a 11s561
  4. 4.- Gregory Diegues (Despachante Monte Carlo/ Bad Boy/ Hinkel/ Camargo Racing), a 16s446
  5. 5.- Raikkonen Sakzenian, a 21s438
  6. 6.- Igor Melo, a 32s215
  7. 7.- Luis Valentino, a 32s414
  8. 8.- João Pedro Custódio, a 36s610
  9. 9.- Victor Uchoa, a 39s577

Pole Position: João Pedro Guim, com 01m04s395

Melhor Volta: João Pedro Guim, com 1m04s944