Você está Aqui: Início

Goias - Super Kart GP: Pneu furado tirou vitória de Navarrete/Nicastro

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Gabriel Navarrete
Foto:Flavio Quick
No último domingo o piloto goiano Gabriel Navarrete, junto com seu “coach” André Nicastro, disputaram em Goiânia – GO, a primeira edição da corrida denominada Super Kart GP 2009. A competição, que valia uma significativa quantia em dinheiro, reuniu 35 duplas de várias regiões do país e contou com grandes estrelas do automobilismo brasileiro.

Muito rápidos desde os primeiros treinos, Navarrete e Nicastro, pilotos que acumulam inúmeros títulos no kartismo nacional, já despontavam como fortes candidatos à vitória pois, além de seu currículo, figuraram sempre entre os três mais rápidos do circuito.

Animados então com a performance conseguida nos treinos os pilotos e a equipe Nil Racing fizeram na tarde de sábado, dia sete, um simulado da prova, que teria uma duas horas e meia de duração. Neste simulado a equipe pôde constatar exatamente o consumo de combustível e traçar sua estratégia para troca de pilotos e reabastecimento.

Com tudo ajustado e um kart que parecia estar muito competitivo, o kart 23 da dupla partiu então para a tomada de tempos, sob o comando de Nicastro. Com um tempo de 1m17s472 ele garantiu a segunda melhor marca, atrás apenas de Dennis Dirani, que não por acaso conduzia o segundo kart da equipe (30).

Porém, como o kart 30 havia trocado de motor após o treino de aquecimento, este perdeu 10 posições e, com isso, o 23 largou da pole-position, também sob o comando de Nicastro. Após uma largada perfeita, que aconteceu ao estilo Le Mans, Nicastro permaneceu na ponta sob forte pressão de Sérgio Jimenez, Pedro Bianchini e Vanderlan Alcânatara. Porém, algumas voltas se passaram e Dirani, no comando do 30, já estava de volta ao primeiro pelotão, colado em Nicastro, fazendo naquele instante uma dobradinha com o kart 23. Com desempenho muito bom os dois começaram a abrir vantagem para o restante do pelotão.

Passada uma hora e quinze de prova foi aberta da janela para os pit-stops. A esta altura os dois karts apareciam nas duas primeiras colocações e registravam uma distância superior a 15 segundos para o terceiro colocado. Assim, dentro da estratégia escolhida pelo time, Nicastro entrou primeiro passando o comando do kart 30 para Navarrete.

Passada esta rodada de pit-stops Navarrete aparecia em primeiro da prova, com cerca de quatro segundos de diferença para Marco Túlio, que assumiu o kart 30. O que ninguém poderia imaginar, contudo, aconteceu duas volts depois. Após desviar de um acidente na chicane da parte de baixo do circuito, Navarrete acabou tendo de ir para a grama e, num momento de extrema falta de sorte, acabou furando o pneu de seu kart.

Sem ter o que fazer o piloto encaminhou seu kart para os boxes para trocar o pneu traseiro esquerdo, mas, já sabendo que todas as suas chances de vitória haviam se esvaído naquele momento. O kart 23 ainda voltou para a pista e Gabriel, em um grande espírito de equipe, tentou ajudar Marco Túlio a vencer a corrida. Porém, devido a uma forte chuva, com duas horas e dois minutos decorridos a direção de prova decidiu encerrar a corrida por falta de segurança e, assim, a vitória ficou com a dupla Sérgio Jimenez/ Felipe Fraga. O kart 30 ainda conseguiu terminar na segunda posição e o 23, de Navarrete e Jimenez, acabou a prova na 17ª posição.

“Foi uma pena o que aconteceu. Eu, o Nicastro, o Nil e todo o pessoal da equipe fizemos um grande trabalho de acerto e tínhamos um kart perfeito. Fizemos a volta mais rápida da prova, largamos da pole-position e lideramos o maior número de voltas. Porém, corridas são assim mesmo, num pequeno detalhe perdemos a vitória e o prêmio”, explicou Gabriel, que nesta temporada disputará as provas pela categoria Graduados “A”.

 

Flávio Quick