Você está Aqui: Início

Campeonato Paulista - Saiba “Como Foi” a rodada tripla que definiu os campeões - Parte 2

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Sinal vermelho para a pancadaria na Cadete
Foto:Claudio Reis
Não deixe de conferir a continuação da sensacional final do Campeonato Paulista de Kart, disputada em rodada tripla no Kartódromo de Interlagos, nos dias 12 e 13/12

Ultimate Fight Cadete

clique para ampliar
Papareli lidera o pelotão - Cadete
Foto:Claudio Reis
A categoria Cadete não ficou devendo nada em emoção e show de pilotagem para os pequenos fast drivers da Mirim. Na sexta feira a pratica classificatória valida para a nona etapa deixou claro que a briga seria acirrada, fazendo sol, ou com a pista molhada. No top qualify Vinicius Papareli cravou 1m11s599, garantindo o direito de partir da posição de honra. Mostrando já estar plenamente recuperado do grave acidente na Copa Brasil – em Itumbiara -, Yurik Carvalho conquistou a posição externa da primeira fila e Augusto Pereira o terceiro posto do grid, ao lado de Matheus Jacques.

clique para ampliar
Giuliano Raucci levou uma espanada na largada - Cadete
Foto:Claudio Reis
Ainda na sexta-feira foi dada a largada para a corrida da nona etapa. Autorizada a partida, Paparelli assumiu a ponta da corrida, com Pereira em 2º, Pietro Rimbano em 3º. Um pouco mais atrás, na oitava posição, Giuliano Raucci acabou levando um toque de Vitor Miranda na tomada da “segunda perna” da Curva da Esplanada, escapando da pista e caindo para o final do pelotão. Ao final da primeira passagem a ordem era: Papareli, Rimbano, Gabriel Sereia, Augusto Pereira, João Manuel e Yurik, fechando o sexteto do primeiro pelotão.

clique para ampliar
Vicrot Miranda - Cadete
Foto:Claudio Reis
Vitor Miranda abria o segundo pelotão, com Zaya Fontana, Thiago Vivacqua, Vitor Baptista e Rodrigo Mirandola colados e já buscando abrir do terceiro grupo, que tinha Ariel Varella, Carlos Cunha Fº, Mauro Auricchio, Felipe Bastos, Alex Avez Jr e Giulliano Forcolin. Matheus Jacques. Giuliano Raucci e Matheus Chequer vinham logo depois, buscando recuperação depois dos “enroscos” na sempre tumultuada largada da Cadete.

clique para ampliar
Pietro Rimbano da liderança - Cadete
Foto:Claudio Reis
Rimbano e João Manuel ultrapassaram Papareli, que em 3º passou a receber combate de Yurik Carvalho, o mesmo acontecendo com Augusto Pereira, que recebia forte pressão de Gabriel Sereia, já um pouco adiante de Zaya Fontana, Vivacqua e Baptista. As voltas passavam rapidamente e três grupos se firmavam nas primeiras colocações, formando duelos importantes: Rimbano e Manuel pela liderança, Carvalho e Papareli pelo 3º posto e Sereia e Pereira pela 5ª colocação. Mais atrás o “Dollynho” Giuliano Raucci fazia uma prova à parte, descontando diferenças e conquistando posições a cada passagem.

clique para ampliar
Yurik Carvalho em batalha acirrada - Cadete
Foto:Claudio Reis
Rimbano e Manuel abriam boa vantagem do segundo grupo, agora formado por Yurik, Papareli e Sereia. Augusto Pereira já não conseguia manter o mesmo ritmo e perdia um pouco de terreno, mas ainda com vantagem para o grupo seguinte, formado pela dupla de “Vitors” Miranda e Baptista. Se na frente pouca coisa mudava, nas demais posições a alternância era a tônica da prova, todavia com destaque para a progressão de Matheus Chequer e Giuliano Raucci, que já estavam entre os dez primeiros e na “bota” do “uaglione napoletano” Mauro Auricchio.

clique para ampliar
João Manuel assumiu a dianteira - Cadete
Foto:Claudio Reis
João Manuel tomou a ponta de Pietro Rimbano, mas a briga de Yurik, Sereia e Papareli pelo 3º lugar, parecia que somente teria fim na bandeira quadriculada. Victor Miranda conseguiu se livrar da “incomoda” presença de Baptista em sua bota, mas Zaya Fontana e Thiago Vivacqua chegaram prontos para lutar pela 6ª colocação. Vitor Baptista e Augusto Pereira, um pouco mais atrás, já tinham problemas sérios, com a chegada de Chequer, Raucci e Auricchio, que vinham em ritmo mais forte.

clique para ampliar
Vitor Baptista e o Dollynho - Cadete
Foto:Claudio Reis
Chequer, Baptista e Raucci conquistaram as posições de Auricchio, Pereira, Vivacqua, Zaya Fontana e Victor Miranda, assumindo, respectivamente, as 6ª, 7ª e 8ª posições. O trio que lutava pela 3ª posição também acabou espalhando um pouco, com Papareli fixando-se em 3º, Sereia em 4º e Yurik em 5º. Era hora de Chequer e Raucci, que se auxiliaram com jogo de vácuo desde o inicio da prova, começarem a batalha particular pelo melhor posicionamento final. Raucci ultrapassou Baptista e partiu para o combate direto pelo 6º lugar, todavia ambos se enroscaram e Baptista foi que levou a melhor, assumindo a 6ª posição, com o Dollynho na cola e Chequer perdendo algumas posições.

clique para ampliar
João Manuel vibrou muito na chegada - Cadete
Foto:Claudio Reis
Duas voltas depois João Manuel vibrou muito ao receber de Claudio Vieira – que fazia um flash-back na Direção de Provas – a bandeira a quadros, praticamente emparelhado com Pietro Rimbano, que cruzou a linha final separado por 19 milésimos de segundo. Menos que um piscar de olhos...

Paparelli, Sereia e Yurik Carvalho cruzaram – nessa ordem – logo em seguida e novamente reagrupados, pouco à frente de Vitor Baptista e Giuliano Raucci, que completaram o sexteto do pódio.

Na manhã seguinte as provas da décima etapa definiriam o Campeão Cadete de 2008 e, de quebra, contaria com “ar” internacional, já que definiria o vencedor da seletiva organizada por Paulo Carcasci, que irá defender em janeiro o pavilhão nacional no Florida Winter Tour, nas terras de Uncle Obama.

clique para ampliar
Giuliano Raucci - Cadete
Foto:Claudio Reis
Ao final da tomada de tempos classificatórios, Thiago Vivacqua, Giuliano Raucci e Yurik Carvalho, garantiram a disputa da pole position no top qualify. Na volta lançada Carvalho conseguiu superar os adversários e cravar a posição de honra do partidor para a primeira bateria. Vivacqua ficou com a segunda posição e Raucci com o terceiro posto, para largar ao lado de Vinicius Papareli na primeira corrida.

Como (finalmente) ninguém resolveu bater no kart 25, Giuliano Raucci dominou praticamente a corrida inteira, impondo forte ritmo e liderando praticamente de ponta a ponta. Todavia, nas voltas finais, não conseguiu conter o ímpeto de Yurik Carvalho, que achou espaço para enfiar o bico de seu kart e tomar a dianteira da corrida. Na manobra do concorrente, Raucci “espalhou” um pouco, mas o suficiente para perder mais quatro posições de uma só vez. Yurik Carvalho ficou com a vitória, seguido de Rafael Martins (que largara em 11º no grid), Pietro Rimbano, João Manuel, Gabriel Sereia e Vitor Baptista, que nessa ordem formou o sexteto do pódio. Embora tenha feito uma prova impecável, Giuliano Raucci terminou na 12ª posição, após levar outro “toque” e perder mais seis posições de uma só tacada. Coisa de corridas...

clique para ampliar
A largada da final - Cadete
Foto:Claudio Reis
Com a inversão dos oito primeiro colocados, para a formação do grid da segunda bateria, Thiago Vivacqua ficou com a pole position, ladeado por Pietro Rimbano.

clique para ampliar
Augusto Pereira de lado na pista - Cadete
Foto:Claudio Reis
Thiago Vivacqua, Vitor Baptista, Gabriel Sereia, Rafael Martins e Yurik Carvalho se deram melhor no momento da largada e contornaram a Curva da Esplanada com as cinco primeiras posições. Mas na saída dessa mesma curva o “eteeeernos” toques entre os concorrentes da Cadete mudou substancialmente o posicionamento dos micromonopostos. Na seqüência de batidas, Augusto Pereira acabou parado completamente de lado após a rápida tornante à esquerda ao final da reta curta que sucede a Esplanada. Sem espaço para desviar, Carlos Cunha Filho acerou “na mosca” a lateral do kart de Pereira e Giuliano Raucci (mais uma vez) acabou “engatado” no grupo de uma colisão, já que foi “encaixotado” por Felipe Bastos, que parou em seu para-choques traseiro (Confira a sequencia de fotos da batida no final desta matéria). Estava formado o pelotão da lanterninha...

clique para ampliar
Thiago Vivacqua na liderança do pelotão - Cadete
Foto:Claudio Reis
Na Reta dos Boxes a ordem era Thiago Vivacqua, Vitor Baptista, João Manuel, Zaya Fontana, Yurik Carvalho, Gabriel Sereia, Rodrigo Mirandola e Pietro Rimbano, formando o trenzinho dos oito primeiro colocados. Ariel Varella, Rafael Martins, Mauro Auricchio, Victor Miranda e Matheus Jacques formavam o segundo pelotão, que lutava pela 9ª posição, já distanciados de Vinicius Papareli, Matheus Chequer, Alex Avez Jr e Giuliano Forcolin, que por seu turno estavam um “eternidade” adiante de Pereira, Cunha Fº, Raucci e Bastos.

clique para ampliar
Rafael Martins - Cadete
Foto:Claudio Reis
O trio da equipe carioca ONS Motorsports, Vivacqua, Baptista e Manuel, logo conseguiu desgarrar-se do restante do trenzinho dianteiro, deixando Gabriel Sereia, Carvalho, Fontana, Rimbano e Mirandola um pouco mais atrás. Rafa Martins liderava o terceiro pelotão, adiante de Varella, Auricchio e Miranda, já com vantagem significativa para Matheus Jacques. Rafael Martins estava em tocada de classificação e poucas voltas depois já se distanciara do terceiro pelotão e ultrapassava Yurik Carvalho, que caíra para a 7ª colocação. Victor Miranda tinha em seu encalço Matheus Jacques, que ao ultrapassar Ariel Varella “carinhosamente” tratou de arrancar o para-choques traseiro do kart 99.

clique para ampliar
A imagem é meramente ilustrativa... - Cadete
Foto:Claudio Reis
Curiosamente, um renomado preparador – que já cuidou do kart de Rubens Barrichello em sua época de kart – bradava em alto e bom som para seu pupilo: “Bate... Arranca ele...”. E tem gente que ainda acredita que a Cadete é formada por “simples” crianças inocentes, sem qualquer “maldade” dentro da pista. A técnica mais utilizada por alguns dos pilotos da categoria é o chamado “Sistema Nelson Rodrigues”, em alusão ao dramaturgo “pai” da filosofia da porrada!!!

Claro, ao final da corrida o experiente preparador afirmou que as "orientações" eram fruto do "calor da corrida", mas que "normalmente" não (des)orientava seu pupilo para bater em ninguém. Mas sempre nos acorre à lembrança a lapidar pergunta do pai desse mesmo kartista no brieffing do Campeonato Brasileiro de Kart: "Eu gostaria de saber o grau da intensidade da batida na traseira, para gerar uma punição"...

clique para ampliar
Manuel e Baptista se estranham... Cadete
Foto:Claudio Reis
Já no ultimo terço de corrida Rafael Martins chegou definitivamente no kart de Zaya Fontana e Pietro Rimbano, iniciando a luta franca pelo 6º posto da corrida. Na frente, João Manuel resolveu partir para a definição, atacando Baptista e Vivacqua para conquistar a dianteira, porem o combate entre Manuel e Baptista em plena Reta dos Boxes foi, digamos, “viril” além da conta, que acabou redundado em desclassificação de João Manuel na 11ª passagem por atitude antidesportiva. E, lembrem, isso era uma mera “briguinha” dentro da mesma equipe...

 

clique para ampliar
E João acaba punido - Cadete
Foto:Claudio Reis

 

 

 

 

 

 

clique para ampliar
Comportadinhos da Silva - Cadete
Foto:Claudio Reis
Comportadamente Vivacqua e Baptista fizeram as ultimas voltas da corrida mantendo o 1-2 sem admoestações. Mas na briga pela 3ª posição, Pietro Rimbano levou a pior e ficou pelo caminho, deixando Gabriel Sereia sob forte pressão de Rafael Martins, que queria a posição.

 

clique para ampliar
Rafael Martins levou a vaga do Florida Winter Tour - Cadete
Foto:Claudio Reis
A escaramuça não deu certo e Sereia completou em 3º, com Rafael Martins perdendo o 4º posto para Yurik Carvalho praticamente na linha de chegada, mas ainda garantindo a classificação para ser o “brazuca” selecionado para competir em janeiro no Florida Winter Tour com um “poderoso” Rotax MiniMax “inteiramente grátis”.

 

 

clique para ampliar
Ôôô Yurik ficou com o ótimo 3º lugar - Cadete
Foto:Claudio Reis
Após o computo dos pontos auferidos nessa rodada tripla no ábaco reserva do matemático Oswald de Souza, noves fora e pé-de-pato-mangalô-tres-vezes, o titulo máximo da temporada ficou nas competentíssimas mãos do carioca Thiago Vivacqua, o “Victor Franzoni” da Cadete neste ano de 2008. O Vice-Campeonato ficou com Pietro Rimbano, que chegou na finalíssima na sexta colocação e garantiu dois pontos a mais que Yurik “Ôôô Returns” Carvalho, o terceiro colocado.

 

 

Confira o resultado completo das 9ª e 10ª etapas do Campeonato Paulista de Kart:

Cadete (9ª etapa):

  1. clique para ampliar
    João Manuel - Cadete
    Foto:Claudio Reis
    1.- João Manuel, com 16 voltas em 16m30s780
  2. 2.- Pietro Rimbano, a 0s019
  3. 3.- Vinicius Paparelli, a 8s140
  4. 4.- Gabriel Sereia, a 8s300
  5. 5.- Yurik Carvalho, a 8s490
  6. 6.- Vitor Baptista, a 16s986
  7. 7.- Giuliano Raucci, a 17s108
  8. 8.- Matheus Chequer, a 18s511
  9. 9.- Victor Miranda, a 18s627
  10. 10.- Mauro Auricchio, a 18s889
  11. clique para ampliar
    Felipe Bastos - Cadete
    Foto:Claudio Reis
    11.- Thiago Vivacqua, a 19s017
  12. 12.- Augusto Pereira, a 23s127
  13. 13.- Ariel Varela, a 25s518
  14. 14.- Rodrigo Mirandola, a 25s863
  15. 15.- Matheus Jacques, a 31s573
  16. 16.- Alex Avez Jr., a 38s432
  17. 17.- Zaya Fontana, a 38s624
  18. 18.- Felipe Bastos, a 46s264
  19. 19.- Giuliano Forcolin, Desclassificado por falta de peso
  20. 20.- Carlos Cunha Filho, Desclassificado por falta de peso

Pole Position: Vinicius Papareli, com 01m11s599

Melhor Volta: João Manuel, com 01m01s081

 

Cadete (Primeira Bateria 10ª etapa):

  1. clique para ampliar
    Yurik Carvalho, merecidamente, voltou ao alto do pódio - Cadete
    Foto:Claudio Reis
    1.- Yurik Carvalho, com 12 voltas em 12m32s286
  2. 2.- Rafael Martins, a 1s635
  3. 3.- Pietro Rimbano, a 2s338
  4. 4.- João Manuel, a 2s529
  5. 5.- Gabriel Sereia, a 2s563
  6. 6.- Vitor Baptista, a 2s609
  7. 7.- Matheus Chequer, a 2s786
  8. 8.- Thiago Vivacqua, a 3s063
  9. 9.- Matheus Jacques, a 3s166
  10. 10.- Mauro Auricchio, a 3s213
  11. clique para ampliar
    Giulliano Forcolin - Cadete
    Foto:Claudio Reis
    11.- Zaya Fontana, a 3s586
  12. 12.- Giuliano Raucci, a 4s240
  13. 13.- Victor Miranda, a 5s556
  14. 14.- Rodrigo Mirandola, a 6s923
  15. 15.- Augusto Pereira, a 15s530
  16. 16.- Giuliano Forcolin, a 17s232
  17. 17.- Alex Avez Jr., a 17s822
  18. 18.- Carlos Cunha Filho, a 17s983
  19. 19.- Felipe Bastos, a 23s778
  20. 20.- Ariel Varella, a 35s587
  21. 21.- Vinicius Paparelli, a 1s508

Pole Position: Yurik Carvalho, com 01m02s737

Melhor Volta: Thiago Vivacqua, com 01m01s399

 

Cadete (Segunda Bateria 10ª etapa):

  1. clique para ampliar
    Mais um titulo para Thiago Vivacqua - Cadete
    Foto:Claudio Reis
    1.- Thiago Vivacqua, com 12 voltas em 12m26s829
  2. 2.- Vitor Baptista, a 0s188
  3. 3.- Gabriel Sereia, a 8s959
  4. 4.- Yurik Carvalho, a 9s308
  5. 5.- Rafael Martins, a 9s330
  6. 6.- Zaya Fontana, a 10s898
  7. 7.- Ariel Varella, a 12s197
  8. 8.- Vinicius Paparelli, a 18s778
  9. 9.- Victor Miranda, a 19s036
  10. 10.- Mauro Auricchio, a 19s487
  11. clique para ampliar
    Gabriel Sereia - Cadete
    Foto:Claudio Reis
    11.- Matheus Jacques, a 20s023
  12. 12.- Alex Avez Jr., a 23s719
  13. 13.- Giuliano Raucci, a 23s938
  14. 14.- Carlos Cunha Filho, a 37s298
  15. 15.- Felipe Bastos, a 40s648
  16. 16.- Augusto Pereira, a 40s938
  17. 17.- Matheus Chequer, a 47s478
  18. 18.- Rodrigo Mirandola, a 50s594
  19. 19.- Pietro Rimbano, a 50s645 - Penalizado em 40 seg por atitude antidesportiva
  20. 20.- Giuliano Forcolin, a 7 voltas
  21. 21.- João Manuel, Excluído por atitude antidesportiva

Melhor Volta: Thiago Vivacqua, com 01m01s480

 

Confira como ficou o Campeonato Paulista de Kart após as dez etapas do certame:

Cadete:

  1. clique para ampliar
    Zaya Fontana andou bem - Cadete
    Foto:Claudio Reis
    1.- Thiago Vivacqua, com 85 pontos
  2. 2.- Pietro Rimbano, 85
  3. 3.- Yurik Carvalho, 83
  4. 4.- Gabriel Sereia, 76
  5. 5.- Matheus Chequer, 69
  6. 6.- João Manuel, 52
  7. 7.- Vinicius Papareli, 44
  8. 8.- Matheus Jacques, 43
  9. 9.- Vitor Baptista, 37
  10. 10.- Leonardo Gimenes, 35
  11. clique para ampliar
    Ariel Varella - Cadete
    Foto:Claudio Reis
    11.- Artur Fortunato, 30
  12. 12.- Giuliano Raucci, 28
  13. 13.- Thiago Cabrino, 23
  14. 14.- Rafael Martins, 23
  15. 15.- Fernando França, 19
  16. 16.- Duilio Squassoni, 15
  17. 17.- Roberto Mollinedo, 13
  18. 18.- Zaya Fontana, 13
  19. 19.- Mauro Auricchio, 12
  20. 20.- Victor Miranda, 10
  21. 21.- Daniel Saleme, 9
  22. clique para ampliar
    Alex Alves Jr - Cadete
    Foto:Claudio Reis
    22.- Ikaro Freire, 8
  23. 23.- Ariel Varella, 8
  24. 24.- Renan Fragoso, 6
  25. 25.- Felipe Gildin, 6
  26. 26.- Pedro Fonseca, 5
  27. 27.- Evaldo Silveira, 4
  28. 28.- Augusto Pereira, 3
  29. 29.- Alex Alves, 3
  30. 30.- Giulliano Forcolin, 3
  31. 31.- Flavio Matheus, 2
  32. 32.- Lucas Iesque, 1
  33. clique para ampliar
    Rodrigo Mirandola - Cadete
    Foto:Claudio Reis
    33.- Rodrigo Mirandolla, 1
  34. 34.- Carlos Cunha Filho, 1
  35. 35.- Renatinho Junior, 0
  36. 36.- Vinicius Balbuena, 0
  37. 37.- Breno Santos, 0
  38. 38.- Felipe Bastos, 0
  39. 39.- Gabriel Fernandes, 0
  40. 40.- Jose Augusto Soares, 0

 

clique para ampliar
Ótimas disputas na final do Paulista - Cadete
Foto:Claudio Reis

 

 

 

clique para ampliar
Augusto Pereira - Cadete
Foto:Claudio Reis

 

 

 

clique para ampliar
Mauro Auricchio - Cadete
Foto:Claudio Reis

 

 

 

clique para ampliar
Felipe Bastos - Cadete
Foto:Claudio Reis

 

 

 

clique para ampliar
João Manuel - Cadete
Foto:Claudio Reis

 

 

 

clique para ampliar
Vitor Baptista - Cadete
Foto:Claudio Reis

 

 

 

clique para ampliar
Pereira Rodou e Cunha Fº naõ conseguiu desviar...Cadete
Foto:Claudio Reis
 


 

 

clique para ampliar
Raucci chegou e acertou Cunha Fº - Cadete
Foto:Claudio Reis

 

clique para ampliar
Com Bastos completando o sanduíche de kart - Cadete
Foto:Claudio Reis

 

 

 

clique para ampliar
Forcolin tenta sair da confusão - Cadete
Foto:Claudio Reis

 

 

 

clique para ampliar
E vai contornando lentamente - Cadete
Foto:Claudio Reis

 

 

 

clique para ampliar
Para ganhar algumas posições - Cadete
Foto:Claudio Reis

 

 

 

clique para ampliar
Pereira busca retornar rapidamente - Cadete
Foto:Claudio Reis

 

 

 

clique para ampliar
Enquanto Chequer chega ao fundo - Cadete
Foto:Claudio Reis

 

 

 

clique para ampliar
E aponta para a grama na esquerda - Cadete
Foto:Claudio Reis

 

 

 

clique para ampliar
Cunha, Raucci e Bastos aguardam os mecas - Cadete
Foto:Claudio Reis

 

 

 

clique para ampliar
Para desencaixar os bólidos - Cadete
Foto:Claudio Reis

 

 

 

clique para ampliar
Entre acusações acaloradas - Cadete
Foto:Claudio Reis

 

 

 

clique para ampliar
Chequer já tinha aparado a grama - Cadete
Foto:Claudio Reis

 

 

 

clique para ampliar
E volta com Pereira logo atrás - Cadete
Foto:Claudio Reis

 

 

 

clique para ampliar
E chega o primeiro meca... - Cadete
Foto:Claudio Reis

 

 

 

 

clique para ampliar
Papareli lidera o pelotão - Cadete
Foto:Claudio Reis
Última atualização ( Sex, 19 de Dezembro de 2008 18:58 )