Você está Aqui: Início

Brasilia - Dos Baians Racing faturou às 6 Horas de Brasília 2008

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
A emocionante largada
Foto:Flavio Quick
Na noite do último sábado, dia 13 de dezembro, o Kartódromo Waltinho Ferrari, localizado no Plano Piloto de Brasília, recebeu pela sexta vez consecutiva a prova das 6 Horas de Kart de Brasília.

O evento, assim como as provas da 500 Milhas de Kart Granja Viana e o Desafio das Estrelas, é uma grande confraternização de final de ano entre renomados pilotos do automobilismo nacional e internacional com os atuais pilotos de kart.

Nelsinho Piquet e Vitor Meira, consagrados no automobilismo e que começaram suas carreiras competindo de kart em Brasília, dividiram a pista com pilotos de kart novatos, seniores e também da novíssima geração do como Matheus Vieira e Ítalo Leão, garotos que normalmente fazem as provas pela categoria Júnior.

Após os treinos livres de sexta e sábado pela manhã as atenções foram voltadas para a tomada de tempos, que seria realizada às quatro da tarde. Porém, com a interferência de “São Pedro”, poucos minutos antes desta sessão classificatória uma forte chuva caiu sobre a pista, suficiente apenas para molhar todo o traçado e parar, sem volta. Assim, as equipes tomaram tempo com a pista molhada e, a experiência no seletivo traçado da pista brasiliense garantiu à equipe Dos Baians Racing a pole com o tempo de 1m04s068. O kart 115 da Ágil R1 largou da segunda posição e o 03, da Dibo Racing, sob o comando de Nelsinho Piquet, ficou com a terceira posição.

A largada da corrida aconteceu as seis da tarde ao estilo “Le Mans” e o kart da equipe Dos Baians manteve-se na ponta seguido de perto pelo 18, da Modena Kart, sob o comando de Vitor Meira e o 03, da Dibo Racing, com Luiz Nasr. Revezando-se nestas três primeiras posições estas equipes seguiram durante toda a primeira parte da prova. Neste momento, após largar do penúltimo lugar, aparecia com grande destaque o kart 31 da Azalini Racing, que já vinha em quarto sob o comando de Thiago Azzalini.

Com cerca de uma hora de prova começaram as paradas de box para reabastecimento e troca de pilotos. Durante cerca de 15 minutos praticamente todos os 24 times pararam e, restabelecidas as condições de pista a equipe Azzalini era a primeira seguida por Dos Baians e Pará Competições. Os dois karts da equipe Dibo Racing, de Nelsinho Piquet, já haviam tido problemas a esta altura da prova. O número três havia quebrado o eixo traseiro e o dois, sob o comendo de Lucas Foresti, tomado um time-penalty. Assim, os dois veículos do time já estavam afastados da disputa pela liderança.

Na metade da prova, às nove da noite, a disputa ainda era intensa pela primeira posição e seis das 24 equipes que largaram permaneciam na mesma volta do líder.

Nesta segunda metade da prova, porém, após a quebra do parafuso da mesa do motor da equipe Azzalini Racing, o kart 17 da Dos Baians voltou à liderança. Comandado por Yann Cunha o time conseguiu nesta fase da corrida abrir considerável distância para os demais concorrentes permanecendo apenas com mais duas equipes na mesma volta.

Quando faltava apenas uma hora para o final e os karts que ocupavam as primeiras posições já haviam feito seu reabastecimento, troca de pneus e pilotos, a Dos Baians aparecia com 18 segundos de vantagem sobre a Pará Competições, que vinha em segundo. Nesta altura os demais concorrentes já estavam com diferencça de mais de uma volta polarizando a disputa para apenas as duas primeiras equipes. Com um ritmo impressionante os dois karts fizeram esta última parte da prova. A equipe Dos Baians, sem perder a liderança desde a metade da prova, conseguiu neste momento controlar a diferença entre 15 e 18 segundos e, assim, seguiu sem ameaça direta até a bandeirada da vitória. A Para Competições terminou com a segunda colocação e a diRiolândia & Montenegro, em terceiro.

“Pela primeira vez em sua sexta edição a prova das 6 Horas de Brasília foi realizada pela RBC Preparações, que também forneceu os motores para a disputa. Graças a Deus e a ajuda de vários colaboradores tivemos um evento ímpar, sem problemas de energia, cronometragem ou de qualquer outra natureza que já aconteceram nos anos anteriores. Agradecemos a confiança da Federação de Automobilismo do Distrito Federal – FADF de nos ter entregue a realização do evento e estamos prontos, para com mais tempo, realizar uma corrida ainda melhor no ano que vem”, finalizou o empresário Rafael Cançado, diretor da RBC.

A prova das 6 Horas de Brasília 2008 foi uma realização da RBC Preparação de Motores com organização da Federação de Automobilismo de Distrito Federal – FADF e supervisão da própria FADF e da Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA.

 

Flávio Quick