O piloto paulista Emilio Padron (Padron/ Longhi) é o novo Vice-Campeão norte-americano de Shifter Kart, titulo conquistado neste domingo (23/11) ao completar na segunda colocação a Grande Final do XII SKUSA Super Nationals, realizada entre os dias 20 e 23/11 no circuito Rio All-Suites Hotel and Casino, montado especialmente para o evento no estacionamento do hotel em Las Vegas, Nevada.
A Classe G1 é reservada para pilotos com mais de 32 anos completos de idade, no comando de velozes Shifter Kart com configuração ICC CIC/FIA, ou com motor derivado de motocicletas. Para as provas do XII SKUSA Super Nationals nada menos que 43 pilotos estavam inscritos na categoria, entre eles os “brazucas granjeiros” Emilio Padron, Jorge Borelli, Guilherme Jacob, Pedro Serrano, Eduardo Martins, Antonio Canedo e André Martins, kartistas que dispensam qualquer tipo de apresentação. Uma verdadeira “Seleção Brasileira” em capacetes e sapatilhas!
Para o certame Emilio Padron contou com um chassis Tony Kart de fabrica, equipado com motor TM K9C – idêntico aos utilizados na Copa São Paulo de Kart Granja Viana e no Campeonato Brasileiro de Shifter Kart -, além do competente trabalho do preparador “Alemão”, da equipe Longhi, a mesma que “azeita” com carinho o bólido de Danilo Dirani.
Na tomada de tempos classificatórios, realizada na sexta-feira 21/11, Emilio conseguiu o 3º tempo, posição que teria de largar nas três baterias qualificatórias. Mesmo sendo sua primeira participação internacional, Padron foi o único brasileiro no top ten da grelha de partida, já que Jorge Borelli ficou com o 11º posto de partida, Guilherme Jacob com o 17º, Eduardo Martins, Pedro Serrano e Antonio Canedo com as 20ª, 21ª e 22ª posições, respectivamente e André Martins, com o 26º posto de partida.
Na primeira bateria Emilio, disputada no sábado 22/11, não conseguiu uma boa largada, perdeu uma posição, mas conseguiu recuperar-se e completou em 2º a primeira das qualificatórias. Guilherme Jacob, com TonyKart/Vortex, completou em 16º, com equipamento idêntico André Martins completou na 19ª posição e Pedro Serrano, que da mesma forma que Padron valeu-se de um conjunto TonyKart/TM, ficou com a 22ª colocação nessa primeira prova qualificatória.
Antonio Canedo (TonyKart/ Vortex) foi o 36º e último dos que completaram a prova e Jorge Borelli (TonyKart/TM) foi um dos que ficou pelo caminho.
Na segunda bateria novamente Padron teve problemas no momento da largada, caiu para 4º, mas conseguiu recuperar o 3º lugar, posição em que divisou a bandeira a quadros. Na terceira bateria os problemas de largada se agravaram, com Padron caindo para 6º e terminando a prova em 5º.
Na soma de pontos, Emilio Padron garantiu o 3º posto do grid da grande final. A equipe decidiu trocar o sistema de embreagem para a final, o que deu certo, pois Emilio pulou para segundo na bota de Collin Lynn, que liderava a corrida. Pela regra do certame, o piloto não poderia “tomar” volta do líder e assim que fosse alcançado recebia de imediato a “black flag”, devendo retornar aos boxes. Todavia, um retardatário foi ultrapassado pelo líder e, mesmo recebendo várias vezes a bandeira preta, ficou mais lento à frente de Padron, que não conseguia espaço para a ultrapassagem.
“O retardatário recebeu a preta e tinha de entrar imediatamente no box, mas ao invés disso ficou na minha frente e disputava comigo as freadas, como se fosse valendo a posição. Ele acabou entrando nos boxes, mas me prejudicou muito, pois perdi contato com o líder e, pior ainda, permitiu que o 3º chegasse no meu kart”, esclareceu Emilio Padron.
A partir de então foi uma luta incessante pela posição. Kelly Baker ultrapassou Padron e conseguiu abrir alguma vantagem, mas guerreiro como sempre, o Bi-Campeão Brasileiro de Shifter Kart pela categoria Senior não se deu por batido. Enfiou a faca nos dentes e partiu para descontar a distancia e retomar a segunda posição de Kelly Baker.
Nas voltas finais Kelly Baker voltou ao ataque, com Padron buscando o traçado defensivo. Todavia as regras norte-americanas não permitem esse tipo de manobras e Padron acabou recebendo bandeira de advertência pela tocada defensiva e teve de deixar a briga aberta. Na entrada de uma das retas do traçado montado no estacionamento do Rio All-Suites Hotel de Las Vegas Kelly Baker saiu forte da traseira do Tony Kart de numero 11, que defendia a honra verde-amarela. Os bólidos ficaram lado-a-lado na veloz reta, deixando claro que a melhor técnica - e maior coragem – na forte freada do final da reta decidiria o resultado final. Padron deixou para “alicatar” os discos de freio no ultimo instante possível para ter domínio de seu kart, certo que Baker ia “cair” na aqui “manjada” manobra do “Xis”.
E o “gringo” caiu...
Kelly Baker deixou para frear um pouquinho depois, entortou o kart inteiro na curva, conseguiu controlar e deixou a porta aberta para Emilio Padron fazer o que piloto “brazuca” que se preza mais gosta: O desconcertante drible à la Garrincha e o humilhante “passão” que joga a moral do adversário no 10º subsolo.
Emilio Padron re-conquistou a segunda posição na disputadíssima Grande Final, para garantir na checkered flag o titulo de Vice-Campeão do SKUSA 2008 e garantir o ritmo de samba do pódio na casa de Tio Sam.
Ao final da prova o “gringo” Kelly Baker ainda tentou espernear. Desfiou um longo rosário de indecifráveis (e impublicaveis) imprecações, mas teve de contentar-se com o 3º posto final e ter de conviver com a vergonha de perder em casa para um “rookie” bom de braço.
O titulo máximo da G1 ficou com o texano Collin Lynn (Birel/TM), piloto “promovido” este ano da Super Pro (a Shifter principal) por ter atingido a idade mínima para participar dessa categoria. Claro, um “Graduado” correndo em meio aos “tiozinhos” da classe Senior.
Mas a festa tupiniquim da G1 não ficou restrita ao vice-campeonato de Emilio Padron. Eduardo Martins, outro granjeiro da gema que já foi campeão do SKUSA, completou a Grande Final na 8ª posição, após partir da 25ª colocação, uma posição adiante de Guilherme Jacob (8º), que largou na finalíssima na 17ª colocação. André Martins, irmão de Eduardo Martins e também ex-campeão do SKUSA, ficou com a 11ª colocação final, mesmo partindo da 26ª posição da grelha da Grande Final.
De qualquer forma o Brasil venceu em todas as dez categorias que integraram a grade de programação, afinal todos os micromonopostos estavam calçados com pneumáticos “Made in Brazil” da MG Pneus.
“Os pneus foram um dos pontos altos do SKUSA, com ótima performance e pouquíssimo desgaste nos treinos e corridas. O composto não é o mesmo que temos à disposição no Brasil, mas ficamos muito orgulhosos de mostrar que nossa industria tem tecnologia de ponta e, ao mesmo tempo, passamos a torcer para que esse composto seja adotado também para o mercado nacional”, complementou Emilio Padron.
Emilio Padron volta ao Brasil nesta terça-feira (25/11) e entre seções de autógrafos nas sete lojas do ABC paulista da Perfumaria Padron, retoma os treinos no Kartódromo Granja Viana para a ultima rodada do Play-Off da Shifter Kart Senior, em qual ocupa a, também, segunda colocação. É bom Ruy Loiola colocar as barbas de molho...
Os resultados oficiais completos ainda não foram divulgados pela organização, que divulgou apenas os tempos da pratica classificatória e da primeira das três provas qualificatórias.
Confira os resultados da categoria G1 no XII SKUSA Super Nationals:
Tomada de Tempos categoria G1:
- 1.- 3 Collin Lynn (Birel ICC-TM), com 41s733
- 2.- 4z Kelly Baker (Italkart ICC-TM), 42s241 (+0.508)
- 3.- 11 Emilio Padron (Tony Kart ICC-Vortex), 42.297 (+0.564)
- 4.- 33x Jason Campbell Energy ICC-TM), 42s331 (+0.598)
- 5.- 49y Ethan Wilson (Tony Kart ICC-TM), 42s395 (+0.662)
- 6.- 19c Howie Idelson (SodiKart ICC-TM), 42s403 (+0.670)
- 7.- 93c Steve Ferrario (Arrow ICC-TM), 42s408 (+0.675)
- 8.- 18b Robert Marks (Top Kart ICC-TM), 42s478 (+0.745)
- 9.- 31 Stacey Cook (CRG ICC-Maxter), 42s489 (+0.756)
- 10.- 45c Fernando Diaz (SodiKart ICC-TM), 42s500 (+0.767)
- 11.- 57 Jorge Borelli (Tony Kart ICC-TM), 42.558 (+0.825)
- 12.- 44c PP Mastro (CRG ICC-TM), 42s621 (+0.888)
- 13.- 77y Craig Corwin (MBA ICC-TM), 42s655 (+0.922)
- 14.- 90r Daryle Redlin (Intrepid ICC-Maxter), 42s690 (+0.957)
- 15.- 141 Ron Eubanks (Intrepid ICC-TM), 42s699 (+0.966)
- 16.- 25 Kurt Mathewson (CRG ICC-Maxter), 42s718 (+0.985)
- 17.- 8 Guilherme Jacob (Tony Kart ICC-Vortex), 42s743 (+1.010)
- 18.- 9y Jim Kidd (Italkart ICC-TM), 42s777 (+1.044)
- 19.- 63y JP Cadoux (Rosso Korsa ICC-TM), 42s777 (+1.044)
- 20.- 5 Eduardo Martins (Tony Kart ICC-Maxter), 42s833 (+1.100)
- 21.- 27 Pedro Serrano (Tony Kart ICC-TM), 42s919 (+1.186)
- 22.- 9 Antonio Canedo (Tony Kart ICC-Vortex), 42s958 (+1.225)
- 23.- 47j Tim Roberts (Zanardi Moto), 42s973 (+1.240)
- 24.- 1 Jason Lee (CRG ICC-Maxter), 43s073 (+1.340)
- 25.- 172c Troy Butts (CRG ICC-TM), 43s117 (+1.384)
- 26.- 4 Andre Martins (Tony Kart ICC-Vortex), 43s264 (+1.531)
- 27.- 21r Chris Perreault (Mandarino ICC-Maxter), 43s380 (+1.647)
- 28.- 181c Blair Chang (GP ICC-Maxter), 43s474 (+1.741)
- 29.- 44 Jimmy Lucas (First Kart ICC-CRS), 43s636 (+1.903)
- 30.- 176 Henrik Hojman (GP ICC-TM), 43s662 (+1.929)
- 31.- 3d David Conyers (GP ICC-Pavesi), 43s712 (+1.979)
- 32.- 76 Michael Zakrisen (GP ICC-TM), 43s731 (+1.998)
- 33.- 0 Daryl Choby (Tony Kart ICC-TM), 44s246 (+2.513)
- 34.- 66o Steve Startz (Intrepid ICC-TM), 44s535 (+2.802)
- 35.- 12 Dave Fultz (Top Kart Moto), 44s997 (+3.264)
- 36.- 10 Todd Olcott (CRG ICC-TM), 45s216 (+3.483)
- DNS.- 5c Nick Firestone (Tony Kart ICC-TM), No time
- DNS.- 19 Brian McDeere (CRG ICC-TM), No time
- DNS.- 55c Roy Montgomery (GP Moto), No time
- DNS.- 91k Wally Wright (Arrow ICC-TM), No time
- DQ.- 166x Jimmy McNeil (CRG ICC-TM), 42s146
- DQ.- 95 Jeff Littrell (Tony Kart ICC-TM), 42s456
- DQ.- 911c Tim Wyatt (Birel Moto), 45s219
Prova 1 categoria G1:
- 1.- 3 Collin Lynn (Birel ICC-TM), com 15 voltas
- 2.- 11 Emilio Padron (Tony Kart ICC-Vortex), a 1s606
- 3.- 4z Kelly Baker (Italkart ICC-TM), a 0s750
- 4.- 49y Ethan Wilson (Tony Kart ICC-TM), a 4s085
- 5.- 33x Jason Campbell (Energy ICC-TM), a 0s149
- 6.- 31 Stacey Cook (CRG ICC-Maxter), a 0s130
- 7.- 45c Fernando Diaz (SodiKart ICC-TM), a 0s258
- 8.- 19c Howie Idelson (SodiKart ICC-TM), a 0s215
- 9.- 18b Robert Marks (Top Kart ICC-TM), a 0s223
- 10.- 77y Craig Corwin (MBA ICC-TM), a 2s686
- 11.- 90r Daryle Redlin (Intrepid ICC-Maxter), a 0s163
- 12.- 93c Steve Ferrario (Arrow ICC-TM), a 0s269
- 13.- 1 Jason Lee (CRG ICC-Maxter), a 0s190
- 14.- 25 Kurt Mathewson (CRG ICC-Maxter), a 0s414
- 15.- 141 Ron Eubanks (Intrepid ICC-TM), a 0s313
- 16.- 8 Guilherme Jacob (Tony Kart ICC-Vortex), a 0s342
- 17.- 9y Jim Kidd (Italkart ICC-TM), a 0s220
- 18.- 5 Eduardo Martins (Tony Kart ICC-Maxter), a 6s408
- 19.- 4 Andre Martins (Tony Kart ICC-Vortex), a 0s544
- 20.- 172c Troy Butts (CRG ICC-TM), a 5s764
- 21.- 63y JP Cadoux (Rosso Korsa ICC-TM), a 0s243
- 22.- 27 Pedro Serrano (Tony Kart ICC-TM), a 1s025
- 23.- 176 Henrik Hojman (GP ICC-TM), a 4s473
- 24.- 166x Jimmy McNeil (CRG ICC-TM), a 0s219
- 25.- 76 Michael Zakrisen (GP ICC-TM), a 0s271
- 26.- 3d David Conyers (GP ICC-Pavesi), a0s384
- 27.- 44c PP Mastro (CRG ICC-TM), a 2s236
- 28.- 21r Chris Perreault (Mandarino ICC-Maxter), a 0s872
- 29.- 181c Blair Chang (GP ICC-Maxter), a 0s782
- 30.- 95 Jeff Littrell (Tony Kart ICC-TM), a 2s017
- 31.- 0 Daryl Choby (Tony Kart ICC-TM), com 10 voltas
- 32.- 66o Steve Startz (Intrepid ICC-TM), com 9 voltas
- 33.- 12 Dave Fultz (Top Kart Moto), com 8 voltas
- 34.- 10 Todd Olcott (CRG ICC-TM), com 3 voltas
- 35.- 44 Jimmy Lucas (First Kart ICC-CRS), com 3 voltas
- 36.- 9 Antonio Canedo (Tony Kart ICC-Vortex), com 1 volta
- DNF.- 47j Tim Roberts (Zanardi Moto), 0 voltas
- DNS.- 57 Jorge Borelli (Tony Kart ICC-TM), 0 voltas
- DQ.- 911c Tim Wyatt (Birel Moto), com 9 voltas
Resultado parcial Grande Final G1 (12 primeiros):
- 1.- Collin Lynn (Birel/ TM)
- 2.- Emilio Padron (Tony Kart/ TM)
- 3.- Kelly Baker (Italkart/ TM)
- 4.- Howie Idelson (Sodi Kart/ TM)
- 5.- Stacey Cook (CRG/ Maxter)
- 6.- Jason Lee (CRG/ Maxter)
- 7.- Jimmy McNeil (CRG/ TM)
- 8.- Eduardo Martins (Tony Kart/ Vortex)
- 9.- Guilherme Jacob (Tony Kart/ Vortex)
- 10.- Ron Eubanks (Intrepid/ TM)
- 11.- André Martins (Tony Kart/ Vortex)
- 12.- Jeff Littrel (Tony Kart/ TM)