Você está Aqui: Início

Internacional - Emilio Padron é vice - campeão do SKUSA!!!!

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Emilio Padron da entrevista para a Race TV
Foto:Divulgação
O piloto paulista Emilio Padron (Padron/ Longhi) é o novo Vice-Campeão norte-americano de Shifter Kart, titulo conquistado neste domingo (23/11) ao completar na segunda colocação a Grande Final do XII SKUSA Super Nationals, realizada entre os dias 20 e 23/11 no circuito Rio All-Suites Hotel and Casino, montado especialmente para o evento no estacionamento do hotel em Las Vegas, Nevada.

A Classe G1 é reservada para pilotos com mais de 32 anos completos de idade, no comando de velozes Shifter Kart com configuração ICC CIC/FIA, ou com motor derivado de motocicletas. Para as provas do XII SKUSA Super Nationals nada menos que 43 pilotos estavam inscritos na categoria, entre eles os “brazucas granjeiros” Emilio Padron, Jorge Borelli, Guilherme Jacob, Pedro Serrano, Eduardo Martins, Antonio Canedo e André Martins, kartistas que dispensam qualquer tipo de apresentação. Uma verdadeira “Seleção Brasileira” em capacetes e sapatilhas!

clique para ampliar
Padron e Alemão Longhi
Foto:Divulgação
Para o certame Emilio Padron contou com um chassis Tony Kart de fabrica, equipado com motor TM K9C – idêntico aos utilizados na Copa São Paulo de Kart Granja Viana e no Campeonato Brasileiro de Shifter Kart -, além do competente trabalho do preparador “Alemão”, da equipe Longhi, a mesma que “azeita” com carinho o bólido de Danilo Dirani.

Na tomada de tempos classificatórios, realizada na sexta-feira 21/11, Emilio conseguiu o 3º tempo, posição que teria de largar nas três baterias qualificatórias. Mesmo sendo sua primeira participação internacional, Padron foi o único brasileiro no top ten da grelha de partida, já que Jorge Borelli ficou com o 11º posto de partida, Guilherme Jacob com o 17º, Eduardo Martins, Pedro Serrano e Antonio Canedo com as 20ª, 21ª e 22ª posições, respectivamente e André Martins, com o 26º posto de partida.

clique para ampliar
Largada da G1
Foto:Divulgação
Na primeira bateria Emilio, disputada no sábado 22/11, não conseguiu uma boa largada, perdeu uma posição, mas conseguiu recuperar-se e completou em 2º a primeira das qualificatórias. Guilherme Jacob, com TonyKart/Vortex, completou em 16º, com equipamento idêntico André Martins completou na 19ª posição e Pedro Serrano, que da mesma forma que Padron valeu-se de um conjunto TonyKart/TM, ficou com a 22ª colocação nessa primeira prova qualificatória.

Antonio Canedo (TonyKart/ Vortex) foi o 36º e último dos que completaram a prova e Jorge Borelli (TonyKart/TM) foi um dos que ficou pelo caminho.

clique para ampliar
Emilio no grid de largada em Las Vegas
Foto:Divulgação
Na segunda bateria novamente Padron teve problemas no momento da largada, caiu para 4º, mas conseguiu recuperar o 3º lugar, posição em que divisou a bandeira a quadros. Na terceira bateria os problemas de largada se agravaram, com Padron caindo para 6º e terminando a prova em 5º.

Na soma de pontos, Emilio Padron garantiu o 3º posto do grid da grande final. A equipe decidiu trocar o sistema de embreagem para a final, o que deu certo, pois Emilio pulou para segundo na bota de Collin Lynn, que liderava a corrida. Pela regra do certame, o piloto não poderia “tomar” volta do líder e assim que fosse alcançado recebia de imediato a “black flag”, devendo retornar aos boxes. Todavia, um retardatário foi ultrapassado pelo líder e, mesmo recebendo várias vezes a bandeira preta, ficou mais lento à frente de Padron, que não conseguia espaço para a ultrapassagem.

“O retardatário recebeu a preta e tinha de entrar imediatamente no box, mas ao invés disso ficou na minha frente e disputava comigo as freadas, como se fosse valendo a posição. Ele acabou entrando nos boxes, mas me prejudicou muito, pois perdi contato com o líder e, pior ainda, permitiu que o 3º chegasse no meu kart”, esclareceu Emilio Padron.

clique para ampliar
Vista aérea do circuito
Foto:Ekartingnews
A partir de então foi uma luta incessante pela posição. Kelly Baker ultrapassou Padron e conseguiu abrir alguma vantagem, mas guerreiro como sempre, o Bi-Campeão Brasileiro de Shifter Kart pela categoria Senior não se deu por batido. Enfiou a faca nos dentes e partiu para descontar a distancia e retomar a segunda posição de Kelly Baker.

Nas voltas finais Kelly Baker voltou ao ataque, com Padron buscando o traçado defensivo. Todavia as regras norte-americanas não permitem esse tipo de manobras e Padron acabou recebendo bandeira de advertência pela tocada defensiva e teve de deixar a briga aberta. Na entrada de uma das retas do traçado montado no estacionamento do Rio All-Suites Hotel de Las Vegas Kelly Baker saiu forte da traseira do Tony Kart de numero 11, que defendia a honra verde-amarela. Os bólidos ficaram lado-a-lado na veloz reta, deixando claro que a melhor técnica - e maior coragem – na forte freada do final da reta decidiria o resultado final. Padron deixou para “alicatar” os discos de freio no ultimo instante possível para ter domínio de seu kart, certo que Baker ia “cair” na aqui “manjada” manobra do “Xis”.

E o “gringo” caiu...

Kelly Baker deixou para frear um pouquinho depois, entortou o kart inteiro na curva, conseguiu controlar e deixou a porta aberta para Emilio Padron fazer o que piloto “brazuca” que se preza mais gosta: O desconcertante drible à la Garrincha e o humilhante “passão” que joga a moral do adversário no 10º subsolo.

clique para ampliar
Bandeirada
Foto:Ekartingnews
Emilio Padron re-conquistou a segunda posição na disputadíssima Grande Final, para garantir na checkered flag o titulo de Vice-Campeão do SKUSA 2008 e garantir o ritmo de samba do pódio na casa de Tio Sam.

Ao final da prova o “gringo” Kelly Baker ainda tentou espernear. Desfiou um longo rosário de indecifráveis (e impublicaveis) imprecações, mas teve de contentar-se com o 3º posto final e ter de conviver com a vergonha de perder em casa para um “rookie” bom de braço.

O titulo máximo da G1 ficou com o texano Collin Lynn (Birel/TM), piloto “promovido” este ano da Super Pro (a Shifter principal) por ter atingido a idade mínima para participar dessa categoria. Claro, um “Graduado” correndo em meio aos “tiozinhos” da classe Senior.

clique para ampliar
Podio da G1
Foto:Divulgação
Mas a festa tupiniquim da G1 não ficou restrita ao vice-campeonato de Emilio Padron. Eduardo Martins, outro granjeiro da gema que já foi campeão do SKUSA, completou a Grande Final na 8ª posição, após partir da 25ª colocação, uma posição adiante de Guilherme Jacob (8º), que largou na finalíssima na 17ª colocação. André Martins, irmão de Eduardo Martins e também ex-campeão do SKUSA, ficou com a 11ª colocação final, mesmo partindo da 26ª posição da grelha da Grande Final.

De qualquer forma o Brasil venceu em todas as dez categorias que integraram a grade de programação, afinal todos os micromonopostos estavam calçados com pneumáticos “Made in Brazil” da MG Pneus.

“Os pneus foram um dos pontos altos do SKUSA, com ótima performance e pouquíssimo desgaste nos treinos e corridas. O composto não é o mesmo que temos à disposição no Brasil, mas ficamos muito orgulhosos de mostrar que nossa industria tem tecnologia de ponta e, ao mesmo tempo, passamos a torcer para que esse composto seja adotado também para o mercado nacional”, complementou Emilio Padron.

clique para ampliar
A pista na noite de Nevada
Foto:Ekartingnews
Emilio Padron volta ao Brasil nesta terça-feira (25/11) e entre seções de autógrafos nas sete lojas do ABC paulista da Perfumaria Padron, retoma os treinos no Kartódromo Granja Viana para a ultima rodada do Play-Off da Shifter Kart Senior, em qual ocupa a, também, segunda colocação. É bom Ruy Loiola colocar as barbas de molho...

Os resultados oficiais completos ainda não foram divulgados pela organização, que divulgou apenas os tempos da pratica classificatória e da primeira das três provas qualificatórias.

Confira os resultados da categoria G1 no XII SKUSA Super Nationals:

Tomada de Tempos categoria G1:

  1. clique para ampliar

    Foto:
    1.- 3 Collin Lynn (Birel ICC-TM), com 41s733
  2. 2.- 4z Kelly Baker (Italkart ICC-TM), 42s241 (+0.508)
  3. 3.- 11 Emilio Padron (Tony Kart ICC-Vortex), 42.297 (+0.564)
  4. 4.- 33x Jason Campbell Energy ICC-TM), 42s331 (+0.598)
  5. 5.- 49y Ethan Wilson (Tony Kart ICC-TM), 42s395 (+0.662)
  6. 6.- 19c Howie Idelson (SodiKart ICC-TM), 42s403 (+0.670)
  7. 7.- 93c Steve Ferrario (Arrow ICC-TM), 42s408 (+0.675)
  8. 8.- 18b Robert Marks (Top Kart ICC-TM), 42s478 (+0.745)
  9. 9.- 31 Stacey Cook (CRG ICC-Maxter), 42s489 (+0.756)
  10. 10.- 45c Fernando Diaz (SodiKart ICC-TM), 42s500 (+0.767)
  11. 11.- 57 Jorge Borelli (Tony Kart ICC-TM), 42.558 (+0.825)
  12. 12.- 44c PP Mastro (CRG ICC-TM), 42s621 (+0.888)
  13. 13.- 77y Craig Corwin (MBA ICC-TM), 42s655 (+0.922)
  14. 14.- 90r Daryle Redlin (Intrepid ICC-Maxter), 42s690 (+0.957)
  15. 15.- 141 Ron Eubanks (Intrepid ICC-TM), 42s699 (+0.966)
  16. 16.- 25 Kurt Mathewson (CRG ICC-Maxter), 42s718 (+0.985)
  17. 17.- 8 Guilherme Jacob (Tony Kart ICC-Vortex), 42s743 (+1.010)
  18. 18.- 9y Jim Kidd (Italkart ICC-TM), 42s777 (+1.044)
  19. 19.- 63y JP Cadoux (Rosso Korsa ICC-TM), 42s777 (+1.044)
  20. clique para ampliar
    O Rio All-Suites
    Foto:Ekartingnews
    20.- 5 Eduardo Martins (Tony Kart ICC-Maxter), 42s833 (+1.100)
  21. 21.- 27 Pedro Serrano (Tony Kart ICC-TM), 42s919 (+1.186)
  22. 22.- 9 Antonio Canedo (Tony Kart ICC-Vortex), 42s958 (+1.225)
  23. 23.- 47j Tim Roberts (Zanardi Moto), 42s973 (+1.240)
  24. 24.- 1 Jason Lee (CRG ICC-Maxter), 43s073 (+1.340)
  25. 25.- 172c Troy Butts (CRG ICC-TM), 43s117 (+1.384)
  26. 26.- 4 Andre Martins (Tony Kart ICC-Vortex), 43s264 (+1.531)
  27. 27.- 21r Chris Perreault (Mandarino ICC-Maxter), 43s380 (+1.647)
  28. 28.- 181c Blair Chang (GP ICC-Maxter), 43s474 (+1.741)
  29. 29.- 44 Jimmy Lucas (First Kart ICC-CRS), 43s636 (+1.903)
  30. 30.- 176 Henrik Hojman (GP ICC-TM), 43s662 (+1.929)
  31. 31.- 3d David Conyers (GP ICC-Pavesi), 43s712 (+1.979)
  32. 32.- 76 Michael Zakrisen (GP ICC-TM), 43s731 (+1.998)
  33. 33.- 0 Daryl Choby (Tony Kart ICC-TM), 44s246 (+2.513)
  34. 34.- 66o Steve Startz (Intrepid ICC-TM), 44s535 (+2.802)
  35. 35.- 12 Dave Fultz (Top Kart Moto), 44s997 (+3.264)
  36. 36.- 10 Todd Olcott (CRG ICC-TM), 45s216 (+3.483)
  37. DNS.- 5c Nick Firestone (Tony Kart ICC-TM), No time
  38. DNS.- 19 Brian McDeere (CRG ICC-TM), No time
  39. DNS.- 55c Roy Montgomery (GP Moto), No time
  40. DNS.- 91k Wally Wright (Arrow ICC-TM), No time
  41. DQ.- 166x Jimmy McNeil (CRG ICC-TM), 42s146
  42. DQ.- 95 Jeff Littrell (Tony Kart ICC-TM), 42s456
  43. DQ.- 911c Tim Wyatt (Birel Moto), 45s219

 
Prova 1 categoria G1:

  1. clique para ampliar
    As provas também foram disputadas na noite
    Foto:Ekartingnews
    1.- 3 Collin Lynn (Birel ICC-TM), com 15 voltas
  2. 2.- 11 Emilio Padron (Tony Kart ICC-Vortex), a 1s606
  3. 3.- 4z Kelly Baker (Italkart ICC-TM), a 0s750
  4. 4.- 49y Ethan Wilson (Tony Kart ICC-TM), a 4s085
  5. 5.- 33x Jason Campbell (Energy ICC-TM), a 0s149
  6. 6.- 31 Stacey Cook (CRG ICC-Maxter), a 0s130
  7. 7.- 45c Fernando Diaz (SodiKart ICC-TM), a 0s258
  8. 8.- 19c Howie Idelson (SodiKart ICC-TM), a 0s215
  9. 9.- 18b Robert Marks (Top Kart ICC-TM), a 0s223
  10. 10.- 77y Craig Corwin (MBA ICC-TM), a 2s686
  11. 11.- 90r Daryle Redlin (Intrepid ICC-Maxter), a 0s163
  12. 12.- 93c Steve Ferrario (Arrow ICC-TM), a 0s269
  13. 13.- 1 Jason Lee (CRG ICC-Maxter), a 0s190
  14. 14.- 25 Kurt Mathewson (CRG ICC-Maxter), a 0s414
  15. 15.- 141 Ron Eubanks (Intrepid ICC-TM), a 0s313
  16. 16.- 8 Guilherme Jacob (Tony Kart ICC-Vortex), a     0s342
  17. 17.- 9y Jim Kidd (Italkart ICC-TM), a 0s220
  18. 18.- 5 Eduardo Martins (Tony Kart ICC-Maxter), a 6s408
  19. 19.- 4 Andre Martins (Tony Kart ICC-Vortex), a 0s544
  20. clique para ampliar
    O circuito foi totalmente montado com blocos plasticos
    Foto:Ekartingnews
    20.- 172c
    Troy Butts (CRG ICC-TM), a 5s764
  21. 21.- 63y JP Cadoux (Rosso Korsa ICC-TM), a 0s243
  22. 22.- 27 Pedro Serrano (Tony Kart ICC-TM), a 1s025
  23. 23.- 176 Henrik Hojman (GP ICC-TM), a 4s473
  24. 24.- 166x Jimmy McNeil (CRG ICC-TM), a 0s219
  25. 25.- 76 Michael Zakrisen (GP ICC-TM), a 0s271
  26. 26.- 3d David Conyers (GP ICC-Pavesi),  a0s384
  27. 27.- 44c PP Mastro (CRG ICC-TM), a 2s236
  28. 28.- 21r Chris Perreault (Mandarino ICC-Maxter), a 0s872
  29. 29.- 181c Blair Chang (GP ICC-Maxter), a 0s782
  30. 30.- 95 Jeff Littrell (Tony Kart ICC-TM), a 2s017
  31. 31.- 0 Daryl Choby (Tony Kart ICC-TM), com 10 voltas
  32. 32.- 66o Steve Startz (Intrepid ICC-TM), com 9 voltas
  33. 33.- 12 Dave Fultz (Top Kart Moto), com 8 voltas
  34. 34.- 10 Todd Olcott (CRG ICC-TM), com 3 voltas
  35. 35.- 44 Jimmy Lucas (First Kart ICC-CRS), com 3 voltas
  36. 36.- 9 Antonio Canedo (Tony Kart ICC-Vortex), com 1 volta
  37. DNF.- 47j Tim Roberts (Zanardi Moto), 0 voltas
  38. DNS.- 57 Jorge Borelli (Tony Kart ICC-TM), 0 voltas
  39. DQ.- 911c Tim Wyatt (Birel Moto), com 9 voltas

 
Resultado parcial Grande Final G1 (12 primeiros):

  1. 1.- Collin Lynn (Birel/ TM)
  2. 2.- Emilio Padron (Tony Kart/ TM)
  3. 3.- Kelly Baker (Italkart/ TM)
  4. 4.- Howie Idelson (Sodi Kart/ TM)
  5. 5.- Stacey Cook (CRG/ Maxter)
  6. 6.- Jason Lee (CRG/ Maxter)
  7. 7.- Jimmy McNeil (CRG/ TM)
  8. 8.- Eduardo Martins (Tony Kart/ Vortex)
  9. 9.- Guilherme Jacob (Tony Kart/ Vortex)
  10. 10.- Ron Eubanks (Intrepid/ TM)
  11. 11.- André Martins (Tony Kart/ Vortex)
  12. 12.- Jeff Littrel (Tony Kart/ TM)
  13. clique para ampliar
    A pista vista do Rio All-suites
    Foto:Ekartingnews

clique para ampliar
Padron e Alemão Longhi
Foto:Divulgação
Última atualização ( Seg, 24 de Novembro de 2008 08:59 )