Você está Aqui: Início

Campeonato Paulista inicia nova fase amanhã

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Claudio Vieira - Interlagos Motor Clubre
Foto:Claudio Reis
A temporada de 2007 do Campeonato Paulista de Kart começará neste sábado (19), no Kartódromo Ayrton Senna - Interlagos -, em São Paulo.

A partir das 9h15, os pilotos vão à pista para a disputa dos primeiros treinos classificatórios do dia, e as atividades no circuito se estendem até pouco depois das 17h00. Esta será a primeira rodada dupla da competição mais tradicional do kartismo brasileiro, que parte para sua 41ª edição recheada de novidades.

Além da já consolidada categoria Biland – única no país a oferecer aos pilotos karts com motores quatro tempos de alta performance –, o estadual terá a estréia de outras seis séries e estará aberto a pilotos com idade a partir de sete anos.

 

O grande diferencial do Paulista de Kart 2007 em relação às temporadas anteriores é alteração no regulamento técnico, que manteve o consagrado motor Biland e abriu espaço para alguns dos propulsores mais modernos existentes atualmente no kartismo interncional, produzidos pela chinesa Fireball e pelas italianas TM o Vortex.

 

“Começamos por reduzir os custos das inscrições, que eram uma antiga reivindicação dos pilotos, e eliminamos a necessidade de altos investimentos na preparação de motores de treino e de corrida, adotando propulsores alugados de preparação original”, declarou Cláudio Vieira, do Interlagos Motor Clube, que há 30 anos está à frente da competição.

 

O envolvimento da Federação de Automobilismo de São Paulo na nova configuração do campeonato foi decisiva para a adequação do Paulista de Kart à nova realidade da modalidade no país, e a entidade espera um grande crescimento da competição que, desde os anos 1960, tem formado os pilotos brasileiros que mais fizeram sucesso no automobilismo internacional.

 

“Estamos trabalhando para que haja corridas em Cotia, no Kartódromo da Granja Viana, e em Itu, no Kartódromo Schincariol. As duas pistas já sediaram ou ainda sediam provas importantes e têm ótima estrutura para receber pilotos e equipes”, declarou o professor Rubens Carpinelli, presidente da Federação de Automobilismo de São Paulo.

 

O Campeonato Paulista de Kart terá, também, dois novos patrocinadores neste ano. A Revista Auto Market é parceira da categoria Endurance, em que equipes de até três pilotos se revezam em corridas de uma hora de duração. Já a rede de restaurantes Applebee’s apóia toda a competição, concedendo vales-desconto para os pilotos e abrindo espaço para a divulgação do estadual nas três lojas da rede em São Paulo.

 

“Acredito que as parcerias com a Auto Market e com a Applebee’s sejam um importante passo no sentido de ampliar a divulgação do kart como modalidade esportiva em São Paulo. Com isso, pretendemos atrair o interesse de pessoas que não estão habituadas a acompanhar o esporte, e também estreitando o relacionamento com um público que é potencial praticante da modalidade”, completou o publicitário Luigi Di Nizo, responsável pelo Departamento de Marketing do Campeonato Paulista.

 

Conheça as categorias do estadual:-

 

Kadet

Nova grafia da antiga Cadete. Karts equipados com motores Honda fornecidos pela RBC Preparações.

 

Fireball Junior

Nova denominação da Junior Menor. Karts equipados com motores Fireball fornecidos pela One Sports.

 

Rok Junior

Nova denominação da Junior. Karts equipados com motores Vortex Rok fornecidos pela RBC Preparações.

 

Sprinter

Nova denominação da Novatos. Karts equipados com motores Fireball fornecidos pela One Sports.

 

KZ1

Nova denominação da Graduados A e B. Karts equipados com motores TM K9C fornecidos pela RBC Preparações.

 

Endurance

Nova categoria criada para pilotos acima dos 14 anos de idade. Karts equipados com motores Fireball fornecidos pela One Sports.

 

Biland

Sucesso absoluto no ano passado, a categoria mantém a proposta de motores quatro tempos da marca Biland. Karts equipados com motores pelo Team Biland Brasil.

 

Confira a programação do fim de semana:-

 

Tomadas de tempos

  1. Kadet – 09h15
  2. Fireball Junior – 9h30
  3. ROK Junior – 09h45
  4. KGP Biland – 10h00
  5. Sprinter – 10h15
  6. KZ1 – 10h30
  7. KGPS Biland – 10h45
  8. Endurance – 15h40

 

Provas:-

 

1ª bateria (Categorias Biland e Endurance com bateria única)

  1. Kadet – 11h15
  2. Fireball Junior – 11h30
  3. ROK Junior – 11h50
  4. KGP Biland – 12h10
  5. Sprinter – 12h40
  6. KZ1 – 13h00
  7. KGPS Biland – 14h20
  8. Endurance – 16h00

 

2ª bateria

  1. Kadet – 13h20
  2. Fireball Junior – 13h40
  3. ROK Junior – 14h00
  4. Sprinter – 14h50
  5. KZ1 – 15h15

 

O calendário completo do 41º Campeonato Paulista de Kart é o seguinte (com exceção das categorias Biland GP e Endurance Kart, todas as demais terão rodadas duplas):

 

  1. 1ª etapa – 19 de maio – Kartódromo de Interlagos
  2. 2ª etapa – 02 de junho – Kartódromo de Interlagos ou Granja Viana
  3. 3ª etapa – 30 de junho – Kartódromo de Aldeia da Serra
  4. 4ª etapa – 11 de agosto – Kartódromo de Interlagos
  5. 5ª etapa – 01 de setembro – Kartódromo de Aldeia da Serra
  6. 6ª etapa – 27 de outubro – Kartódromo de Aldeia da Serra
  7. 7ª etapa – 17 de novembro – Kartódromo de Interlagos
  8. 8ª etapa – 08 de dezembro – Kartódromo de Interlagos

 

 

 

Rafael Durante

Última atualização ( Sex, 18 de Maio de 2007 08:55 )