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GP Brasil - Enzo Agostineli destaca o bom aprendizado em seu primeiro certame nacional

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Enzo Agostineli - Mirim
Foto:Claudio Reis
Com apenas seis anos e três meses de idade, o kartista de São Caetano do Sul Enzo Agostineli (Enigma/ ProService/ AlumiColor) é um “rookie” na modalidade e aproveita criteriosamente cada treino realizado, cada corrida disputada nesta sua primeira temporada no kartismo, para acelerar seu aprendizado no mundo da velocidade.

“Nesta semana compromissos escolares não permitiram ao Enzo participar dos treinos oficiais. Fizemos apenas o treino matinal da quinta-feira, insuficiente para encontrar um bom ajuste para o kart e, também, para ele aprender os segredos do circuito. Nosso objetivo para esse campeonato é bem realista e não corremos atrás de vitórias, mas sim buscamos ‘aumentar a quilometragem’ de Enzo em condição de corrida e, conseqüentemente, seu aprendizado na arte de pilotar”, esclareceu Wesley Silva, chefe da equipe Enigma, responsável pelo desenvolvimento de carreira do pequeno piloto.

Na pratica classificatória que definiu na manhã de sexta-feira (29/08) a ordem de largada dos micromonopostos na primeira das duas baterias que compuseram o certame, a menor quantidade de treinos realizados cobrou seu preço e Enzo Agostineli ficou apenas com a 14ª posição do grid de largada para a primeira bateria da Mirim.

Já na manhã do sábado 30/08, autorizada a partida da primeira das duas baterias que integraram o certame oficial da CBA- Confederação Brasileira de Automobilismo, Agostineli partiu disposto a conquistar posições e antes do contorno da primeira curva do circuito já havia superado o paulista Raikkonen Sakzenian e o brasiliense João Pedro Guim, entrando no “trenzinho” formado por João Pedro Custódio, Augusto Santillan e Leonnardo Raucci, que lutavam pela 8ª colocação.

Duas voltas depois Guim retomou a posição conquistada na largada e Enzo passou a receber forte pressão do pequeno Raikkonen, que tem o circuito ituano como “quintal de casa”. Forma cinco voltas de intenso combate, mas a maior experiência de corridas do “xará” do Campeão Mundial de F1 foi decisiva para a conquista da posição. Na tentativa de recuperar o posicionamento, Enzo acabou entrando forte demais em uma das curvas e sem controle absoluto de seu bólido acabou rodando na pista e perdendo contato com o adversário, para completar a prova na mesma posição em que largou.

Três horas e meia depois o representante da equipe Enigma, ProService e AlumiColor estava novamente alinhando na grelha da Mirim para a largada da bateria final, que cristalizaria o campeão do II GP Brasil de Kart. Após uma acidentada volta de alinhamento que acabou “espalhando” os micromonopostos pela pista a direção de provas determinou nova volta para o correto posicionamento dos bólidos, mas na saída da Curva dos Noventa um problema nos freios do kart de Enzo resultou em novo acidente na volta de apresentação, já que sem conseguir reduzir a velocidade de seu kart Agostineli acabou batendo forte no kart de Augusto Santillan, que foi atirado contra a barreira de pneus. O grave acidente determinou a paralisação dos procedimentos de largada, com aplicação da bandeira vermelha, para imediato socorro médico dos pilotos acidentados. Embora sem gravidade, os ferimentos de Augusto Santillan determinaram seu alijamento da prova decisiva e Enzo Agostineli, após reparos no sistema de freio de seu kart, teve de largar dos boxes comprometendo, definitivamente, o resultado final de sua participação.

Largando dos boxes Enzo ainda conseguiu aproximar-se do final do pelotão e ultrapassar Luis Roldan e João Pedro Guim, aproximando-se de João Pedro Custódio e Gregory Diegues que haviam tido problemas na largada e seguiam imediatamente à frente. Na tentativa de aproximar-se de Custodio Enzo errou a freada da Curva dos Noventa, passando direto e rodando no gramado com o motor de seu kart “apagado”. Após a chegada de seus mecânicos Enzo foi recolocado na pista, mas já com voltas de atraso em relação aos demais concorrentes, resultando na 13ª colocação final no certame.

“Nosso objetivo foi plenamente realizado, pois andando entre vários dos melhores pilotos Mirim do país o Enzo pôde ‘acelerar’ seu aprendizado e certamente está levando na bagagem importantes lições que vai utilizar nas próximas corridas. Enzo é o mais novo entre todos os participantes e fez apenas três corridas antes do GP, mas já conseguiu andar na ‘referencia’, acompanhar o pelotão e fazer algumas ultrapassagens nas corridas. Se continuar nesse ritmo, Enzo ‘promete’ para a próxima temporada”, concluiu Wesley Silva.

Confira o resultado da baterias da Mirim no II GP Brasil de Kart:

Segunda Bateria:

  1. 1) 43-Pedro Cardoso (DF), com 20 voltas em 22m38s458
  2. 2) 17-José Soares Jr. (GO), à 0s657
  3. 3) 5-Caíque Valli (SP), à 0s960
  4. 4) 4-Rubens Bouchabke (SP), à 5s799
  5. 5) 3-Raikkonen Sakzenian (SP), à 6s059
  6. 6) 32-Gabriel Almeida (DF), à 7s535
  7. 7) 7-João Custódio (GO), à 7s772
  8. 8) 27-João Pedro Guim (DF), à 32s075
  9. 9) 87-Leonardo Raucci (SP), à 33s686
  10. 10) 26-Luis Roldan (SP), à 34s437
  11. 11) 1-Gregory Diegues (SP), à 1 volta
  12. 12) 77-Gabriel Donsé (SP), à 1 volta
  13. 13) 101- Enzo Agostineli (Enigma/ ProService/ AlumiColor) – SP -, à 3 voltas

 Primeira Bateria:

  1. 1) 17-José Soares Jr. (GO), com 15 voltas em 16m52s537
  2. 2) 77-Gabriel Donsé (SP), à 0s146
  3. 3) 43-Pedro Cardoso (DF), à 0s300
  4. 4) 1-Gregory Diegues (SP), à 7s290
  5. 5) 32-Gabriel Almeida (DF), à 7s439
  6. 6) 20-Augusto Santillan (SP), à 7s726
  7. 7) 87-Leonardo Raucci (SP), à 14s055
  8. 8) 5-Caíque Valli (SP), à 14s302
  9. 9) 4-Rubens Bouchabke (SP), à 15s782
  10. 10) 27-João Pedro Guim (DF), à 17s567
  11. 11) 7-João Custódio (GO), à 18s101
  12. 12) 3-Raikkonen Sakzenian (SP), à 18s710
  13. 13) 26-Luis Roldan (SP), à 49s555
  14. 14) 101- Enzo Agostineli (Enigma/ ProService/ AlumiColor) – SP -, à 1m09s008