O grande destaque da primeira fase do 43º Campeonato Brasileiro de Kart, disputado entre os dias 7 e 12/07 no Kartódromo Julio Ventura em Eusébio – município integrante da região metropolitana de Fortaleza (CE) – foi, inegavelmente, a categoria Cadete, que com quarenta e seis bólidos inscritos permitiu a correta adoção pela CNK- Comissão Nacional de Kart da CBA- Confederação Brasileira de Automobilismo do mesmo sistema de provas adotado no Campeonato Mundial de Kart, ou seja, com a realização de provas eliminatórias entre todos os concorrentes, para qualificar os trinta e quatro melhores para a efetiva disputa do título de Campeão Brasileiro nas provas Pré-Final e Final.
E nesse seletíssimo grupo o kartista paulista Rafael Martins (Applebee’s/ Teuto/ Tofanello/ MZ Racing) foi um dos destaques do certame máximo nacional, cumprindo a risca no desenvolvimento das provas a perfeita estratégia estabelecida pela festejada equipe MZ Racing, para chegar à prova finalíssima entre o top five que lutava com chances reais de conquista do direito de subir ao degrau mais alto do pódio dessa categoria.
Nos treinos livres, realizados no decorrer da semana, Martins encontrou problemas para o perfeito ajuste do motor sorteado pela organização e estabelecer tempos de voltas competitivos, mas após corretos ajustes na unidade propulsora por parte da empresa mineira da preparação de motores RBC, o piloto paulista conseguiu o 6º melhor tempo no warm-up que antecedeu a tomada de tempos classificatórios, que definiu os grupos para as baterias eliminatórias e o grid de largada da primeira das duas corridas que pré qualificariam os vinte e oito melhor classificados para as provas finais, que definiriam o campeão nacional. Ante o intenso trafego da pratica classificatória o representante da Applebee’s/ Teuto/ Tofanello/ MZ Racing não conseguiu inserir-se no “trenzinho” dos karts mais velozes e beneficiar-se do vácuo para a conquista de uma boa marca e, “de cara para o vento”, garantiu a 19ª melhor volta do treino classificatório, que lhe valeu a 11ª posição do partidor da bateria eliminatória entre os grupos AXC.
O detalhe importante - que não pode passar desapercebido - é que nada menos que os 36 karts mais velozes classificaram-se separados por menos de um segundo de diferença, pelo que Rafael Martins estava “vivo” no campeonato e com chances reais na batalha pelo titulo.
Com apenas dez voltas de corrida e estratégia era ser o mais agressivo e preciso possível na prova eliminatória dos grupos AXC e apresentando fantástica performance o piloto paulista foi conquistando rapidamente posições, para divisar a bandeira a quadros na 3ª colocação. Menos de duas horas depois, Rafael Martins alinhava no grid para a largada da bateria eliminatória dos grupos AXC e, ante o disposto no regulamento, repetindo o posicionamento da bateria anterior. Na largada Rafael conseguiu pular para a 8ª posição, na cola de Matheus Chequer e com Yurik Carvalho e Gabriel Fernandes em seu encalço. No decorrer da disputa Martins e Chequer trocaram varias vezes a liderança do pelotão, mas e forte batalha que perdurou até a linha final não lhes permitiu maior aproximação do pelotão dianteiro e o veloz quarteto completou a corrida “embolado”, com Chequer em 7º, Rafael Martins em 8º, Fernandes em 9º e Carvalho em 10º.
Com apenas onze pontos perdidos nas baterias eliminatórias, Rafael Martins (Applebee’s/ Teuto/ Tofanello/ MZ Racing) estava classificado para as baterias finais que definiriam o campeão de 2008, garantindo a 5ª posição na grelha da prova Pré-Final.
Representando quinze estados brasileiros, trinta e quatro coloridos e reluzente bólidos - 28 pré-classificados e seis classificados na prova de repescagem – alinharam na manhã do sábado 12/07 para a primeira das duas provas que consagraria o Campeão Brasileiro da categoria Cadete em 2008. Com duas provas de quinze voltas de duração para percorrer a estratégia da equipe MZ Racing era de poupar equipamento na Pré-Final e primeiras voltas da Final, para partir para o ataque nas cinco ultimas voltas e finalizar sua participação no Campeonato Brasileiro com um grande resultado.
Cumprindo a risca a estratégia estabelecida, Martins manteve o posicionamento de largada e, evitando envolver-se em acidentes e desgastar prematuramente seu equipamento, buscou acompanhar o compacto pelotão cimeiro que lutava ferrenhamente pela vitória, completando a “carrera” na mesma 5ª colocação.
Na prova derradeira, partindo da quinta posição do grid, Rafael Martins foi avassalador no momento em que foi autorizada a largada, assumindo de pronto a 3ª colocação na “bota” de Thiago Vivacqua e Pietro Rimbano que seguiam nas duas primeiras posições. As chances de conquista do titulo eram reais, principalmente ante o fato de contar com um equipamento menos desgastado, pelo cumprimento da estratégia estabelecida por sua equipe.
Todavia, durante a quarta volta da corrida final o mato-grossense Gabriel Sereia, que seguia na 4ª posição, fez uso de um expediente que está se tornando praxe nesta temporada da Cadete, após a adoção obrigatória dos pára-choques traseiros homologados CIK/FIA e ao invés de tentar uma ultrapassagem calcada na habilidade pessoal e critérios desportivos, optou por deixar de frear em uma das curvas do sinuoso circuito, aproveitando o pára-choques traseiro de Rafael Martins como “redutor de velocidade” e tirando da frente o “incomodo obstáculo”, que não conseguia ultrapassar...
Também como tem se tornado praxe, os Comissários Desportivos fizeram vistas grossas para mais uma antidesportiva batida proposital, que resultou em patente prejuízo desportivo para um concorrente. Com a indisfarçável batida proposital Rafael Martins viu seu objetivo de subir ao pódio desvanecer-se, já que rodou na pista, perdendo muitas posições. Obstinado, Rafael Martins (Applebee’s/ Teuto/ Tofanello/ MZ Racing) partiu para uma prova de recuperação, mais uma vez conquistando posições para completar a prova e sua participação na 43ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart na 10ª colocação final.
“O Rafael tinha kart e competência para levar o titulo de campeão, ou mesmo uma boa posição no pódio. Mas acabou prejudicado por mais uma das inúmeras batidas desleais que estão ocorrendo na categoria. A Cadete está se tornando uma corrida para tanques de guerra, já que chegar bem nas corridas depende mais da sorte em escapar das batidas dos concorrentes, ou em ser ‘malandro’ para tirar da frente na marra os adversários, do que em ser o mais habilidoso e contar com um kart bem acertado. Talvez na hora que alguém se machucar sério sejam tomadas medidas reais para se coibir essa pratica, infelizmente, incentivada por muitos pais e até mesmo preparadores. Nosso piloto fez seu papel e está de parabéns. Foi veloz e leal, superando dificuldades e justificando merecer o apoio irrestrito de seus patrocinadores, para, mesmo prejudicado, estar entre os dez melhores do Brasil”, esclareceu em desabafo Mazinho Oliveira, responsável pela equipe MZ Racing e pela preparação do micromonoposto do jovem piloto paulista.
O próximo compromisso de Rafael Martins (Applebee’s/ Teuto/ Tofanello/ MZ Racing) será no Kartódromo Internacional Granja Viana, local em que no próximo dia 9/08 será disputada a sexta etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana.
Confira o resultado das provas finais da Cadete no Campeonato Brasileiro de Kart:
Pré-Final PCK
- 1) 65-Gabriel Sereia (MT), 15 voltas em 13m33s445
- 2) 110-Thiago Vivacqua (RJ), à 0s049
- 3) 17-Pietro Rimbano (SP), à 0s955
- 4) 119-João Vieira (TO), à 1s078
- 5) 21- Rafael Martins (Applebee’s/ Teuto/ Tofanello/ MZ Racing) – SP -, à 1s790
- 6) 26-Matheus Chequer (SP), à 2s766
- 7) 88-João Pessoa (PE), à 3s105
- 8) 97-Bruna Tomaselli (SC), à 6s728
- 9) 777-Ygor Santana (ES), à 10s051
- 10) 46-Mauro Auricchio (SP), à 10s307
- 11) 19-Renato Silveira Jr. (RJ), à 16s436
- 12) 43-Paulo Ferreira (ES), à 17s887
- 13) 10-Pedro Fortes (DF), à 18s896
- 14) 40-Evaldo Silva Jr. (RJ), à 18s966
- 15) 47-Roberto Mollinedo (RJ), à 19s218
- 16) 2-Thiago Cabrino (SP), à 21s318
- 17) 101-Vinicius Balbuena (PR), à 21s394
- 18) 20-Ikaro Freire (BA), à 21s595
- 19) 18-Matheus Leist (RS), à 21s721
- 20) 12-Matheus Jacques (SP), à 21s872
- 21) 8-João Cerrato (BA), à 22s249
- 22) 44-João Vitor Branquinho (GO), à 22s383
- 23) 7-Sérgio Câmara Filho (MG), à 24s097
- 24) 77-Victor Miranda (SP), à 25s856
- 25) 13-Alysson Prestes (PR), à 28s612
- 26) 197-Daniel Saleme (RJ), à 29s240
- 27) 75-Felipe Gildin (MG), à 32s403
- 28) 118-Vinicius Papareli (SP), à 33s854
- 29) 41-Artur Fortunato (SP), à 46s685
- 30) 98-Gabriel Fernandes (RJ), à 4 voltas
- 31) 100-Augusto Pereira (GO), à 7 voltas
- 32) 64-Yurik Carvalho (SP), à 9 voltas
- 33) 27-Leonardo Gimenes (SP), à 12 voltas
- 34) 3-Pedro Piquet (DF), à FALTOU PESO
Final PCK
- 1) 110-Thiago Vivacqua (RJ), 15 voltas em 13m28s489
- 2) 17-Pietro Rimbano (SP), à 0s049
- 3) 88-João Pessoa (PE), à 0s207
- 4) 777-Ygor Santana (ES), à 3s963
- 5) 65-Gabriel Sereia (MT), à 5s141
- 6) 18-Matheus Leist (RS), à 5s313
- 7) 119-João Vieira (TO), à 8s205
- 8) 101-Vinicius Balbuena (PR), à 9s405
- 9) 2-Thiago Cabrino (SP), à 13s473
- 10) 21- Rafael Martins (Applebee’s/ Teuto/ Tofanello/ MZ Racing) – SP -, à 14s959
- 11) 26-Matheus Chequer (SP), à 15s344
- 12) 77-Victor Miranda (SP), à 16s536
- 13) 118-Vinicius Papareli (SP), à 16s692
- 14) 64-Yurik Carvalho (SP), à 17s354
- 15) 20-Ikaro Freire (BA), à 18s932
- 16) 8-João Cerrato (BA), à 23s842
- 17) 47-Roberto Mollinedo (RJ), à 24s416
- 18) 100-Augusto Pereira (GO), à 24s658
- 19) 13-Alysson Prestes (PR), à 24s766
- 20) 12-Matheus Jacques (SP), à 25s909
- 21) 10-Pedro Fortes (DF), à 27s850
- 22) 7-Sérgio Câmara Filho (MG), à 28s800
- 23) 46-Mauro Auricchio (SP), à 28s978
- 24) 98-Gabriel Fernandes (RJ), à 29s025
- 25) 75-Felipe Gildin (MG), à 29s159
- 26) 197-Daniel Saleme (RJ), à 29s278
- 27) 44-João Vitor Branquinho (GO), à 32s784
- 28) 40-Evaldo Silva Jr. (RJ), à 39s830
- 29) 41-Artur Fortunato (SP), à 1 volta
- 30) 97-Bruna Tomaselli (SC), à 12 voltas
- 31) 43-Paulo Ferreira (ES), à 12 voltas
- 32) 19-Renato Silveira Jr. (RJ), à 14 voltas