Você está Aqui: Início

Goiás - Sol e disputas quentes marcaram a quinta rodada da Copa Centro - Oeste

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Yago e Yuri Cesário, da Junior Menor, andaram durante a rodada à frente dos garotos da categoria Junior – Foto: Flavio Quick
Foto:
Neste domingo, dia 29, o Kartódromo Ricardo dos Santos, em Goiânia – GO, recebeu o circo da 6ª Copa Centro-Oeste de Kart. Sob forte calor e clima bastante seco pilotos e equipes da região central do país, bem como concorrentes de outros estados como Bahia e Rio Grande do Norte, fizeram uma grande festa nas disputas válidas pela nona e décima etapas do certame.

Apesar da expectativa dos organizadores de cerca de 60 pilotos a rodada teve uma pequena queda e contou com 52 inscritos. Pedro Sereno, presidente da Comissão Nacional de Kart, que acompanhou pessoalmente as atividades deste domingo, não se preocupou com a redução. “Estamos a uma semana do Brasileiro. Várias equipes direcionam seus investimentos para o certame nacional, que é realizado uma vez por ano. Assim, como o regulamento da Centro-Oeste prevê o descarte, alguns pilotos optaram por simplesmente não disputar esta etapa. Tenho certeza que na próxima, em agosto, o número de competidores retomará a sua média das rodadas anteriores”, esclareceu o dirigente.

Na categoria Mirim o destaque desta rodada ficou por conta de Luiz Felipe Branquinho. O piloto que já havia se destacado na última rodada da Copa São Paulo Light, venceu as duas baterias do domingo após ter marcado também a pole-position. Na prova da nona etapa Fernando Mattos, após ter caído para o último lugar, chegou em segundo e Pedro Cardoso, foi o terceiro. Na décima etapa, também após bela prova de recuperação, chegou em segundo e Victor Uchôa, do Rio Grande do Norte, foi o terceiro.

Com idades entre oito e dez anos os pilotos da Cadete fizeram as baterias mais emocionantes da etapa. As brigas por posições reuniram na maioria do tempo os 14 pilotos do grid e, um pequeno vacilo, custava ao piloto prejudicado cerca de cinco posições. Na primeira corrida a vitória ficou com Pedro Piquet seguido por Augusto Pereira e João Vitor Souza. Na segunda, Pereira conseguiu superar Piquet e venceu com o filho do Tri-Campeão em segundo e João Victor Cerrato, da Bahia, em terceiro.

Os competidores das categorias Junior e Junior Menor formaram um único grid nesta etapa que contou com a presença de 11 competidores. Apesar de teoricamente ter um equipamento mais lento, no combinado das duas categorias, os mais rápidos durante o final de semana foram os irmãos Yago e Yuri Cesário da Junior Menor. Yago venceu a primeira prova e Yuri, a segunda, mostrando que ambos estão completamente afinados para o Brasileiro. Pela Junior Matheus Vieira venceu as duas. Na primeira prova da Menor, Yuri terminou em segundo e Marco Túlio, em terceiro. Na segunda corrida, Yago foi o segundo e Marco Túlio, novamente, o terceiro.  Pela Junior, Ítalo Leão chegou em segundo nas duas. João Sérgio Câmara foi o terceiro na primeira prova e Diogo Ribas, na segunda.

Nas categorias Master e Sprinter 400, que compuseram um único grid, a disputa de ambas as provas ficou polarizada entre Pablo Alves e Murilo Mori. Alves venceu a primeiro com Mori em segundo e Sérgio Frederic, em terceiro. Na segunda bateria a vitória ficou com Mori, seguido por Alves e Hiroji Okano. Pela Sprinter, Renato Mandacari venceu as duas.

Fechando as atividades desta rodada as classes Senior A, B e Novatos tomaram, juntas, a pista. Rodrigo Piquet dominou com folga as duas provas e venceu sem dificuldades as duas corridas da Senior A. Na primeira prova Bruno Lawrence chegou em segundo e Fábio Oliveira, em terceiro. Na seguinte, Oliveira foi o segundo e Lawrence, o terceiro. Na Senior B, Célio Leal venceu a primeira e Pedro Jacob a segunda. Dentre os novatos, o baiano Vinícius Perdigão foi outro que mostrou-se pronto para o Brasileiro. Nas duas corridas ele acompanhou o ritmo do experiente Rodrigo Piquet e não deu a menor condição de aproximação para os demais concorrentes de sua classe. Na primeira corrida Raphael Reis foi o segundo e Matheus Labba, o terceiro. Na segunda prova, Labba foi o segundo e Reis, o terceiro.

A programação da 6ª Copa Centro-Oeste de Kart, assim como todas as competições da modalidade no país, reservam o mês de julho para as disputas do Campeonato Brasileiro de Kart. As atividades do Certame voltarão à cena no mês de agosto, nos dias nove e dez, quando então o Kartódromo Ayrton Senna, no Guará, receberá a décima primeira e a décima segunda etapas da competição.

Mais vagas para o Grande Prêmio RBC

Conforme anunciado durante toda a semana esta rodada da Copa Centro-Oeste classificou seis pilotos para a final do Grande Prêmio RBC de Kart. Na categoria Mirim o classificado foi Pedro Cardoso. Na Cadete, Augusto Pereira; na Junior Menor, Yuri Cesário; Na Junior, Matheus Vieira, na Novatos, Rapahel Reis e na Senior A, Fábio Oliveira.

 

Flávio Quick