Você está Aqui: Início

Ceará - Esquecer problemas do Codasur e boa apresentação no Open Fortaleza é meta de Pedro Fonseca

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Pedro Fonseca no Velopark - Cadete
Foto:Flavio Quick
O piloto potiguar Pedro Fonseca (Roger Motorsports/ Banco do Brasil/ Wizard/ Colégio Prince/ Coopytec) quer esquecer os problemas encontrados no Troféu Codasur de Kart realizado entre os dias 28/05 e 1/06 no Velopark (RS) e aproveitar o Open Kart Fortaleza, certame que será disputado nesta semana (13 e 14/06) no Kartódromo Julio Ventura, em Eusébio – na região metropolitana de Fortaleza (CE) - para fazer os últimos ajustes em seu micromonoposto e deixar tudo pronto para seu primeiro grande desafio no mundo da velocidade: O Campeonato Brasileiro de Kart!

Campeão da Copa Cidade de Natal e Vice-Campeão Potiguar de Kart na temporada de 2007, Pedro cumpre sua primeira temporada em circuito nacional, batendo-se nas sempre empolgantes disputas da categoria Cadete - a que reúne o maior numero de competidores em suas provas - com os mais destacados pilotos do país nos principais certames regionais da modalidade, o Campeonato Paulista de Kart e Copa São Paulo Light de Kart.

A ultima apresentação de Pedro Fonseca (Roger Motorsports/ Banco do Brasil/ Wizard/ Colégio Prince/ Coopytec) deu-se tendo como palco a mais nova e majestosa praça desportiva do Brasil, o Kartódromo Velopark, em Nova Santa Rita (RS) nas disputas do I Troféu Codasur de Karting, torneio internacional organizado pela Confederación Deportiva Automovilistica Sudamericana - CODASUR, em conjunto com a Confederação Brasileira de Automobilismo - CBA e a Federação Gaúcha de Automobilismo – FGA.

Embora com cunho internacional, o troféu não se tratava de edição do Campeonato Sul-Americano de Kart, como erroneamente desavisados de plantão trataram de divulgar através da mídia, na busca de ampliar a validade dos resultados conquistados em torneio que contou com pouquíssimos adeptos, como ocorreu na categoria Mirim, que teve seu grid anexado ao da classe Cadete pelos organizadores, já que apenas dois participantes disputaram o titulo de campeão da categoria e, dessa forma, cabendo ao vice-campeão Mirim a real condição de ultimo colocado do certame.

Para Pedro Fonseca o objetivo de sua participação no Troféu Codasur de Karting era tão somente de aumentar sua “quilometragem” em ritmo de corrida e acelerar o ritmo de seu natural aprendizado dos segredos do esporte em um certame de três corridas disputadas dentro de uma única semana.

Nos dois primeiros dias de treinos livres (quarta a quinta-feira) o objetivo de auferir novos conhecimentos foi plenamente conquistado, já que ambas praticas se deram sob chuva, condição de pista ainda desconhecida para o kartista nordestino, que pela primeira vez percorria as curvas e retas do traçado gaúcho. Na sexta-feira a chuva cessou, mas com apenas um treino livre de vinte minutos para encontrar os melhores ajustes de pista seca em seu kart para a tomada de tempos classificatórios, o representante da equipe Roger Motorsports/ Banco do Brasil/ Wizard/ Colégio Prince/ Coopytec conseguiu apenas a 8ª posição no grid de largada.

Na primeira bateria, disputada na manhã do sábado 31/05, Pedro fez excelente largada, progredindo ainda na volta inicial para a 4ª posição, com uma tocada perfeita. Mas no calor da disputa levou de outro concorrente um toque em seu kart, que determinou sua momentânea saindo da pista. O kartista de Natal retornou à prova, mas bastante atrasado em relação ao compacto pelotão da Cadete e sem condição de lutar pelas primeiras posições, completando a prova na 8ª colocação. Na tarde do mesmo dia foi disputada a segunda bateria do torneio, com Pedro largando na 8ª posição em que completara a bateria inicial. Resoluto em fazer um prova de recuperação de posições, Fonseca tratou de impor forte ritmo desde a largada, mas quando já lutava pela 4ª colocação o ininterrupto train de classificação imposto por Pedro em todas as voltas cobrou seu preço e, ao entrar muito forte na curva que dá acesso à reta principal do circuito, acabou rodando e caindo, novamente, para o final do pelotão e divisando a bandeira a quadros na 9ª colocação.

Os resultados conquistados não eram os mais favoráveis, mas Pedro Fonseca (Roger Motorsports/ Banco do Brasil/ Wizard/ Colégio Prince/ Coopytec) sabia que uma boa colocação na bateria final da manhã de domingo era o passaporte para figurar entre o quinteto do pódio da categoria Cadete no I Troféu Codasur de Kart. Todavia, ainda na volta de apresentação para o alinhamento da bateria finalíssima, a corrente de transmissão de seu kart soltou-se, caindo na pista. Embora com tempo hábil para recolocação do componente mecânico, Pedro Fonseca teve de largar dos boxes, fator que reduzia sensivelmente suas pretensões de conquista de um bom resultado final.

Autorizada a partida o jovem kartista potiguar partiu decidido a encurtar a distancia para o pelotão dianteiro, novamente em uma prova de recuperação. Ainda na volta inicial Pedro encontrou a dupla de pilotos que formava o grid completo da categoria Mirim – que corria em conjunto ao da Cadete – e no final da reta dos boxes posicionou seu bólido pelo lado interno da curva e fazer a ultrapassagem sobre os karts da categoria tecnicamente mais lenta “enxertada” em seu grid. Mais veloz e melhor posicionado, Fonseca ultrapassou o segundo colocado da Mirim e ladeou, ao mesmo tempo, o líder dessa classe para completar a ultrapassagem e ir ao encalço dos demais concorrentes de sua categoria.

Todavia, inexperiente e acostumado a competir em provas que disputa sozinho, o então líder da prova da Mirim recrudesceu e optou por disputar a freada da curva com o concorrente de outra categoria, mesmo estando fora da linha ideal de trajetória e do lado “sujo” da pista. Com a manobra intempestiva os bólidos tocaram-se e de conseqüência Pedro Fonseca perdeu preciosos segundos na luta pela aproximação dos demais concorrentes de sua categoria e o Mirim “revoltado” acabou perdendo a posição para o kart que corretamente dera passagem para o veiculo mais veloz de outra classe e acabou premiado com a conquista do titulo máximo do certame.

O “desencontro” de classes acabou dificultando ainda mais a progressão de Pedro Fonseca na bateria final do I Troféu Codasur de Kart e apesar do esforço do jovem kartista que compete com apoio do Banco do Brasil, Wizard, Colégio Prince e Coopytec, Pedro Fonseca cruzou a linha final com a 7ª colocação, mesma posição em que terminou na tabela de pontos do certame.

A partir desta quarta-feira (10/06) Pedro Fonseca (Banco do Brasil/ Wizard/ Colégio Prince/ Coopytec) terá como endereço a cidade de Fortaleza (CE) e como “escritório” o Kartódromo Julio Ventura em qual disputará o Open Fortaleza de Kart, certame preparatório na pista e traçado em que será realizada a 43ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart. Em clima no qual está habituado e sem a incomoda presença da chicane ambulante da Mirim, Pedro quer esquecer os problemas encontrados no Velopark e fazer uma grande apresentação, que marcará a força do kartismo potiguar no cenário nacional.

Confira os resultados da Cadete no I Troféu Codasur de Kart:

Grid:

  1. 1) Yurik Carvalho (SP), com 1m12s377
  2. 2) Bruno Bertoncello (RS), à 0s109
  3. 3) Matheus Leist (RS), à 0s291
  4. 4) João Vieira (TO), à 0s564
  5. 5) Leo Gimenes (SP), à 0s640
  6. 6) Gabriel Romanello (RS), à 0s825
  7. 7) Bruna Tomaselli (SC), à 1s415
  8. 8) Pedro Fonseca(Roger Motorsports/ Banco do Brasil/ Wizard/ Colégio Prince/ Coopytec) – RN -, à 1s951
  9. 9) Fábio Raupp (SC), à 2s948
  10. 10) José Eduardo de Melo (TO), à 3s678

 
1ª Bateria

  1. 1) João Vieira (TO), 12m19s937
  2. 2) Yurik Carvalho (SP), à 0s298
  3. 3) Leo Gimenes (SP), à 2s383
  4. 4) Matheus Leist (RS), à 2s463
  5. 5) Bruna Tomaselli (SC), à 8s375
  6. 6) Bruno Bertoncello (RS), à 10s945
  7. 7) Fábio Raupp (SC), à 15s761
  8. 8) Pedro Fonseca (Roger Motorsports/ Banco do Brasil/ Wizard/ Colégio Prince/ Coopytec) – RN -, à 21s674
  9. 9) José Eduardo de Melo (TO), à 36s168
  10. 10) Gabriel Romanello (RS), à 2 voltas

 
2ª Bateria

  1. 1) Leo Gimenes (SP), 12m17s848
  2. 2) Matheus Leist (RS), à 1s191
  3. 3) João Vieira (TO), à 1s803
  4. 4) Yurik Carvalho (SP), penalizado perda de duas posições
  5. 5) Bruna Tomaselli (SC), à 4s213
  6. 6) Fábio Raupp (SC), à 7s081
  7. 7) Gabriel Romanello (RS), à 12s269
  8. 8) Bruno Bertoncello (RS), à 12s882
  9. 9) Pedro Fonseca (Roger Motorsports/ Banco do Brasil/ Wizard/ Colégio Prince/ Coopytec) – RN -, à 16s178
  10. 10) José Eduardo de Melo (TO), à 24s190

 
3ª Bateria

  1. 1) Yurik Carvalho (SP), 12m15s792
  2. 2) Leo Gimenes (SP), à 0s451
  3. 3) João Vieira (TO), à 0s471
  4. 4) Matheus Leist (RS), à 0s575
  5. 5) Bruna Tomaselli (SC), à 5s835
  6. 6) Fábio Raupp (SC), à 8s860
  7. 7) Pedro Fonseca (Roger Motorsports/ Banco do Brasil/ Wizard/ Colégio Prince/ Coopytec) – RN -, à 18s847
  8. 8) Gabriel Romanello (RS), à 33s480
  9. 9) José Eduardo de Melo (TO), à 38s950
  10. 10) Bruno Bertoncello (RS), à 4 voltas

 
Resultado final:

  1. 1.- Yurik Carvalho (SP), com 38 pontos
  2. 2.- Leo Gimenes (SP) , com 37 pontos
  3. 3.- João Vieira (TO) , com 35 pontos
  4. 4.- Matheus Leist (RS) , com 30 pontos
  5. 5.- Bruna Tomaselli (SC) , com 24 pontos
  6. 6.- Fábio Raupp (RS) , com 19 pontos
  7. 7.- Pedro Fonseca (Roger Motorsports/ Banco do Brasil/ Wizard/ Colégio Prince/ Coopytec) – RN - , com 13 pontos
  8. 8.- Gabriel Romanello (RS) , com 11 pontos
  9. 9.- Bruno Bertoncello (RS) , com 8 pontos
  10. 10.- José Eduardo de Melo (TO), com 7 pontos

                                              

Última atualização ( Ter, 10 de Junho de 2008 17:01 )