Você está Aqui: Início

Sulamericano – Leonardo Reis foi um gigante e conquistou a terceira colocação do Sul-Americano de Rotax

E-mail Imprimir PDF

( 3 Votos )

Após um primeiro dia de provas marcado por boas atuações e resultados positivos do kartista brasileiro Leonardo Reis (Car Racing/ Porlimp/ Bifarma/ Kart Mini) na edição 2014 do Rotax Max Challenge South American, que teve como palco o Kartódromo Internacional de Buenos Aires, na Argentina, era chegada a hora da definição dos Campeões Sul-Americanos de cada classe em disputa no certame. Dessa forma, o domingo (20/07) cristalizaria, ao término das provas Pré-Final e Final, os vencedores das categorias Micro Max, Mini Max, Junior Max, Senior Max, Master Max, DD2 Senior e DD2 Master, classes equipadas com propulsores Rotax, produzidos pela empresa canadense Bombardier – que fabrica de jet-skis a aviões -.

Para quem (ainda) desconhece, campeonato monomarca Rotax é sinônimo de sucesso mundial, já que certames são disputados em mais de 150 países, todos com regulamento idêntico, custos mais “enxutos” e alto nível de competitividade. Os campeões nacionais – bem como os do Sulamericano, Panamericano, Taça Mojo, Campeonato Asiático, Campeonato Europeu e Gatorz Challenge – conquistam uma das 360 vagas para a disputa das finais mundiais no Rotax Max Challenge World Finals.

Todavia o domingo amanheceu com um sabor amargo para Leonardo Reis, já que após conquistar a segunda colocação na terceira bateria classificatória e, portanto, garantir uma excelente posição no grid de largada da bateria Pré-Final, foi surpreendido com uma desclassificação técnica daquela prova, posto que os Comissários Técnicos – que já haviam vistoriado o kart de Reis ao final da tomada de tempos e das duas baterias anteriores – entenderam que o carburador de seu kart não estava dentro do hermético critério regulamentar.

O “detalhe” importante dessa penalização é que o carburador em questão era locado pela equipe Car Racing da Rotax Argentina, que o havia revisado e lacrado. Patriotada, ou não, determinação se cumpre, não se discute e o representante da equipe Car Racing/ Porlimp/ Bifarma/ Kart Mini teve de alinhar seu #29 na sétima posição da grelha de partida da Pré-Final.

Autorizada a largada, Leonardo cerrou a faca nos dentes e partiu para uma prova “hard” de recuperação. Rapidamente galgou posições buscando se aproximar dos lideres. Porém, na tentativa de conquistar a terceira colocação, acabou recebendo um toque defensivo em seu kart. Com o choque, Leonardo rodou na pista e caiu para a 12ª colocação.

Aguerrido, Reis não se deu por vencido e acelerou mais ainda para a recuperação de posições. Volta a volta retomou posições e no desfraldar da bandeira a quadros já era, mais uma vez, o quarto colocado. Sabia, de antemão, que para ter chances reais de disputa do título tinha de finalizar a Pré-Final dentro do top five. O objetivo tinha sido conquistado.

Nova pesagem ao final da prova e novo “pente fino” dos Comissários Técnicos nos cinco primeiros colocados. Com o exame detalhado dos propulsores acabaram constatando retrabalho no cabeçote do motor dos dois primeiros colocados, que, por isso, foram desclassificados da bateria Pré-Final. Ante a penalização dos concorrentes, Leonardo ficou com a segunda colocação da Pré-Final, o que significava largar na corrida Final na linha externa da primeira fila do grid.

Green flag na Final e Leonardo Reis manteve a posição, acompanhando de perto o argentino Lucas Bohdanowicz, que liderava a corrida. Todavia, na terceira volta da prova foi ultrapassado pelo colombiano Juan Jose Rodriguez, justamente um dos dois pilotos que haviam sido desclassificados ao final da Pré-Final por irregularidade técnica no motor e, por conta disso, largara na 20ª e última posição.

Rodriguez superou Leonardo e, com a mesma facilidade, o líder Bohdanowicz, assumindo a ponta da corrida e, literalmente, “despachando” a concorrência. Em uma classe absolutamente isonômica por essência, Rodrigues abriu rapidamente mais de oito segundos de vantagem e ante o ritmo cerca de um segundo e meio mais veloz que qualquer outro concorrente, colocou uma volta de vantagem sobre até o sétimo colocado.

Rodriguez venceu e ficou com o titulo, com Bohdanowicz completando na segunda posição e Leonardo Reis do Brasil completando o pódio da categoria. Um grande resultado do kartista paulista em sua primeira apresentação em pistas internacionais.

Sem descanso

O Rotax Max Challenge South American 2014 terminou e com a cerimonia do pódio o final de uma longa e cansativa semana de árduo trabalho. Porém Leonardo Reis (Car Racing/ Porlimp/ Bifarma/ Kart Mini) não terá tempo para qualquer descanso, ou comemoração da conquista.

A partir desta terça-feira (22/07) Leonardo já estará novamente no cockpit de seu kart. Agora no Kartódromo Arena Kirin, em Itu – município do interior paulista – circuito que será palco até sábado da primeira fase da 49ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart.

Inscrito na categoria Junior Menor, Leonardo tem como expectativa apenas fazer um bom aprendizado, posto que esta é sua primeira temporada na categoria e no comando de um kart “grande”. Mas, quem conhece o jovem caçulinha da veloz Família Reis bem sabe que superação é quase sua marca registrada…

Confira o resultado da Final da Micro Max no Rotax Max Challenge South American 2014

1.- #30 Juan Jose Diaz Rodriguez (Colombia), com 11 voltas em 10:32.357
2.- #21 Lucas Bohdanowicz (Argentina), a 0.346 (+0.346)
3.- #29 Leonardo Reis (Brasil), a 5.599 (+5.253)
4.- #16 Juan Pablo Alberti (Argentina), a 7.753 (+2.154)
5.- #35 Pedro Aizza (Brasil), a 8.818 (+1.065)
6.- #90 Gonzalo Signorelli (Argentina), a 8.895 (+0.077)
7.- #46 Francisco Javier Perez Olarte (Chile), a 1 volta
8.- #47 Ignacia Antonia Parada Gutierrez (Chile), a 1 volta (+3.826)
9.- #88 Matias Zagazeta (Peru), a 1 volta (+1.221)
10.- #33 Nahuel Alberto Santos Osano (Uruguay), a 1 volta (+(0.015)
11.- #99 Arturo Alcalde (Venezuela), a 1 volta (+9.689)
12.- #26 Mateo Llarena Rosenthal (Guatemala), a 1 volta (+0.244)
13.- #17 Andrew Nevel Maciel (Canada), a 1 volta (+0.131)
14.- #18 Matias Landa (Uruguay), a 1 volta (+2.326)

 

 

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Kart para a sua publicação.
O Planet Kart reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Kart , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar