Você está Aqui: Início

Campeonato Paulista - Cayan defende liderança no Paulista. Nos treinos livres, ele foi o mais rápido

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Cayan Chianca - Kadet
Foto:Claudio Reis
O pernambucano Cayan Chianca defende a liderança na categoria Cadete do Campeonato Paulista de Kart neste sábado, a partir das 12h, quando disputa as duas provas da III etapa da competição, no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP). Apenas dois pontos à frente do paulista Maurício Galinari na classificação, o menino de Garanhuns foi disparado o mais rápido nos treinos livres desta sexta-feira, com o tempo de 48,20 segundos. As tomadas de tempo para a formação do grid de largada só serão feitas momentos antes da prova.

O bom desempenho nos treinos livres desta sexta confirmaram a rápida adaptação de Cayan Chianca ao traçado do Autódromo Internacional Aldeia da Serra. O pernambucano havia corrido apenas uma vez no circuito de Barueri (SP) - em outubro de 2006 - e não escondia a ansiedade com a reestréia. “Queria entrar na pista e ver quais os segredos dela. Acho que estou no caminho certo e que posso surpreender neste sábado”, disse.

 

Na etapa passada, Cayan Chianca escreveu seu nome na história do kartismo nacional, ao se tornar o primeiro piloto nordestino a liderar a classificação de uma categoria no Campeonato Paulista de Kart, considerado o principal do País. “É bom entrar para história, mas quero mais: quero ser campeão aqui”, garante o pernambucano, de 11 anos.

 

O principal obstáculo no caminho de Cayan Chianca rumo ao título paulista, a princípio, chama-se Maurício Galinari (SP), vice-líder com 39 pontos e considerado pela imprensa de São Paulo o favorito a conquista. Mas nos treinos livres para a III etapa do Campeonato Paulista, nesta quinta e sexta-feira, Cayan Chianca andou na frente, com oito décimos de vantagem para o paulista.

 

Além do piloto paulista, o pernambucano Cayan Chianca deve ter outro duro adversário na etapa deste sábado: o frio. A temperatura média em São Paulo é de 7ºC, o que influência diretamente no acerto mecânico dos karts. “O ajuste do carro é outro. Bem diferente do que é feito em Recife, onde se corre num calor intenso”, explicou Jânio Chianca, pai de Cayan, que acompanha de perto o trabalho dos mecânicos nos boxes. “Vamos ter que nos preocupar também com o aquecimento dos pneus. Esses detalhes podem fazer a diferença na hora da corrida”, completou.

 

Fora da pista, o frio parece não assustar Cayan Chianca. O garoto se diz acostumado as baixas temperaturas, já que mora em Garanhuns. A cidade, localizada no Agreste do Estado, há 228 quilômetros do Recife, é conhecida como a Suíça Pernambucana, devido ao frio intenso em algumas épocas do ano. “O frio não me importa. Dentro do carro fico concentrado e fervendo de vontade de vencer”, garantiu.

 

Brasileiro –

 

Depois da III etapa do Paulista, Cayan Chianca se prepara exclusivamente para a disputa do Campeonato Brasileiro de Kart, entre os dias 12 e 17 de julho, em Farroupilha, no Rio Grande do Sul. O pernambucano, inclusive, vai permanecer em São Paulo até a próxima segunda-feira (2). Ele vai testar no Kartódromo de Interlagos (SP) parte do novo equipamento que será usado na competição nacional. “Estou concentrado neste sábado, na disputa do Paulista. Mas fica muito difícil não pensar em uma competição nacional”, disse o garoto.

 

Liderança

 

Com apenas nove meses de carreira, Cayan Chianca acumula bons resultados. O piloto de Garanhuns é líder isolado da categoria Cadete nos Campeonatos Pernambucano e Potiguar de Kart, ao vencer todas as etapas disputadas nas duas competições.

 

 

Alexandre Arditti

Última atualização ( Sex, 29 de Junho de 2007 23:48 )