Você está Aqui: Início

Open Paulista - Só duas andorinhas para fazer o verão

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Paulo Breim deu show na KGPSS
Foto:Claudio Reis
O Campeonato Open Paulista de Kart, que se pretendia uma “avant-premiére” do Campeonato Paulista de Kart 2007 – que somente terá inicio nesse mês de maio – teve sua segunda e ultima rodada neste sábado 28/04 no Kartódromo Ayrton Senna.

O Biland Challenge, de nome pomposo, foi transformado pela cartolagem oficial em “mero” Kart GP – nominho xôxo -, mas caiu definitivamente no gosto – e nos bolsos – dos pilotos brasileiros. Para a categoria o “Paulista” já corre a pano solto e nessa segunda rodada da temporada 42 pilotos alinharam nas, agora, três classes da categoria – GP, GP Senior e GP Super Senior -.

  

Como sempre as provas da Biland – a tal Kart GP – são disputadas em duas baterias, uma para os pilotos Graduados e outra para os “old boys” Seniores e Super Seniores. Além da pontuação individual de cada competidor, é computada a pontuação das duplas formadas por um Graduado e um “old boy” – Senior, ou Super Senior –, determinando fartíssima distribuição de troféus ao final de cada etapa, com pódio para Graduados, pódio para Seniores, pódio para Super Seniores e (ufa!) pódio para duplas.

 

  Pois bem, as mesmas “bases” que garantiram o sucesso desses poderosos four stroke bicilindricos também foi adotada pela novíssima categoria Endurance, que utiliza os bons motores Fireball, trazidos ao “mercado” pela One Sports do hexa-campeão brasileiro de kart Paulo Carcasci.  

 

Como na Biland, a categoria Endurance contempla seus participantes com a possibilidade de divisão de despesas de participação, já que até três pilotos podem dividir o cockpit de cada bólido nas provas de 60 minutos de duração, com duas paradas obrigatórias. Os propulsores de 125cc, refrigerados a água, com partida elétrica e embreagem, já demonstraram nas duas etapas do Open Paulista que são resistentes - nenhuma quebra foi registrada – e grande competitividade.

  

Mais que uma simples prova de velocidade, vencer na Endurance requer estratégia e muita competência das equipes na escolha dos ajustes ideais e presteza nos pit stops. Barata, competitiva e inteligente, a Endurance tem tudo para ser sucesso ainda nessa temporada.

  

Todavia, nem tudo são flores no kartismo paulista. Como esclarecemos no inicio do artigo, o Campeonato Open Paulista de Kart surgiu para preencher a lacuna deixada no calendário pelo proposital atraso do inicio do Campeonato Paulista de Kart, se não o maior, tradicionalmente o mais importante certame regional de kart do Brasil, que recebe esta temporada profundas modificações.

  

A grade de programação do “Open” foi desenvolvida para servir de “warm-up” do Paulista d Kart, previsto para ter inicio no próximo dia 19/05, mas o que poderia ser uma grande festa, com muita gente falando “muito prazer” para os novos equipamentos, tornou-se a demonstração de um velado movimento paredista liderado pelos preparadores tupiniquins e as demais categorias não deram sua partida na temporada (ou pré-temporada), por absoluto “W.O.” de participantes.

  

Greve na velocidade!!!

  

É claro que a “revolução” foi grande no kartismo paulista, mas se fazia necessária para interromper o reiterado declínio dos grids a cada inicio de temporada. Mas mudanças “radicais” atingiram em cheio a “parte mais sensível” dos preparadores de motores, ou seja, os bolsos e estes, por sua vez, optaram por apontar o interesse de seus clientes (os pilotos) para outros certames.

  

Para completar o “imbroglio”, a dita imprensa especializada do karting simplesmente “deletou” o certame e com embaçada visão tem preferido dar cobertura a eventos de F.3 e F. São Paulo, olvidando-se de dar divulgação aos eventos do “mercado” que supostamente arrimam.

  

Mantendo a coerência, o Planet Kart era o único veiculo de mídia presente nessa segunda etapa do Open Paulista de Kart, mas, também, por pouco não houve W.O. no “quesito” divulgação, já que, embora os organizadores tenham se empenhado em “modernizar” o kartismo, esqueceram de “informar” isso a alguns setores coadjuvantes como alguns seguranças da empresa Faqui, que parecem manter a “embocadura” de tempos outros.

  

Mal orientado pelo despreparadíssimo “encarregado” do serviço no evento, o responsável pelo portão de ingresso na pista permitia o acesso indiscriminado de pessoas ao parque fechado e pista, excetuando-se a imprensa – no caso apenas nós -.

  

Como argumentar com “cumpridores de ordens” é o mesmo que dialogar com portas, lá se foi a largada da Biland KGP Senior...

  

A demonstração de total despreparo de alguns dos contratados para esse setor asseverou-se ao final das provas, quando seu pequeno e tacanho encarregado, enveredando em conversa que não era com sua pessoa, destilou todo seu mau-humor e deselegância, alçado nos “mais de vinte anos” de (maus) serviços e jactando-se da “amizade” pessoal com o Presidente da FASP e do clube organizador como arrimo de suas razões.

  

Se a hora é de mudanças, que se contemple também o setor de segurança, contratando gente mais preparada, “reciclada” com o diapasão dos novos tempos e com as normas de boa educação, obrigação precípua – independentemente do grau de instrução – de quem vive de tratar com o publico.

 

  

Miraculo!

clique para ampliar
André Nicastro (28) recebe o cumprimento pela vitória na Biland Senior
Foto:Claudio Reis
Na primeira prova do dia, reservada às categorias Biland Senior (KGPS) e Biland Super Senior (KGPSS), o quarteto formado por Fernando Leme, André Nicastro, Fabio “Canjiquinha” Veiga e Paulo Breim comandou o espetáculo (nessa ordem) na tomada de tempos classificatórios.

  

Nenhuma surpresa pelas sempre marcantes presenças de um dos “brothers” Leme na ponta, bem como dos velocíssimos André Nicastro – ex-Campeão Mundial Biland – e Canjiquinha, todavia o Super Senior Paulo Breim andando “na balada” dos ponteiros foi efetivamente surpreendente, “dando pau” em “meninos” beeeem mais novos e com atuação simplesmente impecável.

  

Na corrida, Nicastro mostrou porque é Campeão Mundial e Hexa-Campeão Brasileiro da Kart e fechou a fatura com 0s128 de vantagem para Fernando Leme e Fabio Veiga que veio na seqüência para garantir a 3ª colocação.

  

Mais “conservador”, Breim que largou seis posições adiante de seu mais direto perseguidor na Super Senior – José Luiz Santos -, buscou realizar uma prova sem erros para garantir a vitória na Super Senior e 6ª posição na “geral”. A 2ª colocação da classe ficou com o sempre aguerrido Vicente Borges (8º na geral) e o competentíssimo campineiro Carlos Marcelino completou na 3ª colocação (10º na geral), após largar da 21ª posição do grid e fazer uma prova de arrepiar.

  Sobre a fantástica vitória de Paulo Breim, “Zia” Cotinha diria sem pestanejar: Uno vero miraculo!!!  

 

 

Ganhou, mas não levou...

 

clique para ampliar
Dennis Dirani venceu mas faltou peso em seu kart
Foto:Claudio Reis
A pole position da Biland Graduados (KGP) ficou nas mãos de outro Campeão Mundial, o piloto João Gonçalves. Mas na prova, Dennis Dirani conseguiu levar a melhor para fechar a “dobradinha” da dupla de pilotos oficiais da Birel, formada com André Nicastro.

  

Ganhou, mas não levou, já que na pesagem obrigatória ao encerramento da corrida, constatou-se a falta de 1,5kg de peso regulamentar em seu bólido, o que determinou a desclassificação do vencedor. Por estar no lugar certo, na hora certa, Rodrigo Soares “herdou” com brilho o 1º posto, já que fez belíssima prova partindo da 5ª posição na grelha.

  

clique para ampliar
Rodrigo Soares ficou com a vitória na Biland KGP
Foto:Claudio Reis
A 2ª posição ficou com Rafael Suzuki e Rafael Lourençano com a 3ª colocação final. Gabriel Tojal, bom destaque da corrida e que completara na 5ª colocação carregando o “Troféu Bigorna”, também teve problemas na pesagem final – faltaram 300 gramas ao peso mínimo – e teve o mesmo destino de Dirani.

  

O pole position João Gonçalves teve problemas em seu kart durante a corrida, precisando parar para corrigir a “pane” em seu micromonoposto. Combativo, Gonçalves não se deu por vencido e dando um verdadeiro show na pista partiu para a recuperação, até cruzar a linha final na 9ª posição.

 

 

  

Francisco Weiller, o piloto 100%

 

clique para ampliar
Francisco Weiller levou mais uma na Endurance
Foto:Claudio Reis
Francisco Weiller está virando uma espécie de rei nas provas de media duração com bólidos de 2 tempos.

  

Vencedor da primeira etapa da categoria Endurance no Open Paulista, o pupilo do festejado preparador Jonas repetiu a dose nessa segunda e ultima rodada do certame-tampão.

  

Pole position na prova da categoria, no momento da largada estilo Le Mans o acertadíssimo #18 de Weiller “cismou” em não ligar o motor, determinando sua partida muito atrasado em relação ao restante do pelotão.

  

Enquanto os velozes Henrique Martins, Aluízio Coelho (que já andou de Williams F1) e Caio Conde lutavam ferozmente pela liderança, “Chicão” – como carinhosamente é chamado por sua equipe – dava inicio a uma fantástica recuperação. Ainda nas voltas iniciais o kart de Henrique Martins apresentou problemas, forçando-o a um pit stop inesperado para corrigir o problema.

  

Com a primeira parada obrigatória do kart de Aluízio, o comando do #1 passou para Marcelo e Caio Conde assumiu a liderança da corrida. Conde também fez sua parada, com Vinicius Alvarenga assumindo a tocada do #28 e mantendo a liderança. Fazendo “jornada dupla”, Aluízio Coelho assumiu o kart #18 de Weiller em sua parada obrigatória.

  

Após a segunda parada obrigatória, Caio Conde reassumiu o #28 e a liderança, mas, ainda na primeira volta percorrida, o kart apresentou problemas com o radiador, determinando o abandono da dupla. Weiller assumiu de pronto a liderança, para completar a prova na 1ª colocação e 100% de aproveitamento nas duas provas disputadas no certame.

  

A 2ª colocação ficou com a dupla do #1 Aluizio Coelho/ Marcelo e a 3ª colocação com a dupla Henrique Martins/ Felipes Apezzatto, que conseguiu recuperar-se do problema das voltas iniciais. No pódio, Aluizio precisou ficar com um pé no degrau mais alto e outro no da 2ª colocação, já que integrou o time dois karts que completaram nessas posições. Fez “dobradinha” consigo mesmo...

 

clique para ampliar
Bruno Balarin fez boa estréia na Endurance
Foto:Claudio Reis
Bom destaque para a estréia da dupla formada pelos pilotos Josué e Bruno Balarin, pai e filho oriundos da cidade paulista de Cosmópolis e que completaram em consistente 4ª posição, mesmo tendo falado “muito prazer” para o kart equipado com motor Fireball apenas no dia da prova. Pelo visto vão dar o que falar...   

 

 

 

 

 

Confira os resultados:

 

  

Endurance:

 

1.      Francisco Weiler (Jonas Kart), com 65 voltas em 01h00m33s955
 

2.      Aluizio Coelho/ Marcelo (Fireball/Work), a      46s711

 

3.      Felipes Apezzatto/ Henrique Martins (Faster Motorsport/Agrenco Group), a 4 voltas 

 

4.      Jozué Balarin/ Bruno Balarin (XRS/ Holnet), a 9 voltas
 

5.      Caio Conde/ Vinicius Alvarenga, a 26 voltas

   

Pole: Francisco Weiller

 

Melhor Volta: Francisco Weiller, com 53s379

  

Biland KGP (Graduados):

 

1.      Rodrigo Soares (Biro Kart Racing), com 25 voltas em 19m53s456

 

2.      Rafael Suzuki (Biland Motorsport), a 0s295

 

3.      Rafael Lourençano (China Prep./ MZ Racing), a 11s257

 

4.      João Cunha (Camargo Racing), a 11s990

 

5.      Roberto Boscarriol Neto (Nexto/ Alemão Motorsport), a 17s092

 

6.      André Girotto (Alan Motorsport/ Companhia Atletica/ Kart Mini), a 21s109

 

7.      Fernando Chicarelli (Moto & Cia), a 24s527

 

8.      Alain Sisdeli (Claudir/ Banco GMAC), a 27s044

 

9.      João Gonçalves (ATW Duek Sports/ MHS), a 28s957

 

10.  Felipe Granzotto (Mauro Competições), a 32s485

 

11.  Flavio Castro (Transfluid), a 36s078

 

12.  Fabricio Gonçalves (GS Transp/ Recap Pneus/ Quipar Brasil), a 40s575

 

13.  Igor Buchler (GTP/ Castrol), a 1m04s808

 

14.  Gustavo Menendes (Canjica/ Transfluid), a 1m36s843

 

15.  Felipe Pereira (S-Mac), a 2 voltas

 

16.  Thomaz Fae (Biro Kart Racing), a 3 voltas

 

17.  Danilo Scussolino (Biro Kart Racing), a 2m40s341

 

18.  Arthur Gaggini (XRS Motorport/ Kartstore/ JP Salva), a 14 voltas

 

19.  Renan Gama Rodocap/ Veta/ Global/ Posto Cidade), a 17 voltas

 

20.  Dennis Dirani (Marquinhos Comp/ Birel/ Anhembi Morumbi) – Desclassificado fala de peso

 

21.  Gabriel Tojal (Sonic/Kart Mini) - Desclassificado fala de peso

  

Pole: João Gonçalves, com 47s358

 

Melhor Volta: Rafael Suzuki, com 47s120

  

Biland KGPS (Senior):

 

1.      André Nicastro (Marquinhos Comp/ Birel/ Anhembi Morumbi), com 25 voltas em 19m54s072

 

2.      Fernando Leme (ATW Duek Sports/ MHS), a 0s128

 

3.      Fábio Veiga (Canjica/ Transfluid), a 2s745

 

4.      Alex Grigoletto            (Transfluid), a 18s123

 

5.      Douglas Pecoraro China Prep./ MZ Racing), a 18s392

 

6.      Paulo Breim (Biland Motorsport), a 21s757

 

7.      Gustavo Hyppolito (S-Mac), a 27s792

 

8.      Vicente Borges (Nexto/ Alemão Motorsport), a 28s024

 

9.      Eronildo dos Santos (GS Transp/ Recap Pneus/ Quipar Brasil), a 32s515

 

10.  Carlos Marcelino (Mauro Competições), a 34s440

 

11.  Danilo Scussolino (Biro Kart Racing), a 41s290

 

12.  José Luiz (Alan Motorsport/ Companhia Atletica/ Kart Mini), a 42s711

 

13.  Gamal Nsaif (GTP/ Castrol), a 1 volta

 

14.  Rodrigo Stephanini (Rodocap/ Veta/ Global/ Posto Cidade), a 5s898

 

15.  Edison Silva (Claudir/ Banco GMAC), a 10s048

 

16.  Ronaldo Guimarães (XRS Motorport/ Kartstore/ JP Salva), a 22s101

 

17.  Thomas Fae (Biro Kart Racing), a 15 voltas

 

18.  Alexandre Câmara (Camargo Racing), a 23 voltas

 

19.  Caito Vianna (Moto & Cia), a 25 voltas

 

20.  Antonio Jorge Neto (Biro Kart Racing) – Não pesou 

 

21.  Waldir Belizário (Sonic/ Kart Mini) – Desclassificado

            

Pole: Fernando Leme, com 47s705

 

Melhor Volta: Fernando Leme, com 47s228

 

  

Biland KGPSS (Super Senior):

 

1.      Paulo Breim (Biland Motorsport), com 25 voltas em 20m15s829

 

2.      Vicente Borges            (Nexto/ Alemão Motorsport), a 6s617

 

3.      Carlos Marcelino (Mauro Competições), a 12s683

 

4.      José Luiz (Alan Motorsport/ Companhia Atletica/ Kart Mini), a 20s954

 

5.      Edison Silva (Claudir/ Banco GMAC), a 1 volta

 

6.      Ronaldo Guimarães (XRS Motorport/ Kartsttore/ JP Salva), a 12s053

 

7.      Antonio Jorge Neto (Biro Kart Racing) – Não pesou

 

  

Pole: Paulo Breim, com 48s541

 

Melhor Volta: Antonio Jorge Neto, com 47s919

 

  

Duplas - KGP + KGPS

 

1.      Rodrigo Soares/ Danilo Scussolino, 14 pontos

 

2.      Rafael Lourençano/ Douglas Pecoraro, 14 pontos

 

3.      João Gonçalves/ Fernando Leme, 14 pontos

 

4.      Dennis Dirani/ Andre Nicastro, 11 pontos

 

5.      João Cunha/ Alexandre Câmara, 8 pontos

 

6.      Gustavo Menendes/ Fabio Veiga, 8 pontos

 

7.      Flavio Castro/ Alex Grigoletto, 7 pontos

 

8.      Felipe Pereira/ Gustavo Hyppolito, 5 pontos

 

9.      Fernando Chicareli/ Caito Vianna, 4 pontos

 

10.  Fabricio Gonçalves/ Eronildo dos Santos, 4 pontos

 

11.  Igor Buchler/ Gamal Nsaif, 2 pontos

 

12.  Renan Gama/ Rodrigo Stefanini, 1 pontos

 

13.  Gabriel Tojal/ Waldir Belizário, 0 pontos

 

14.  Danilo Scussolino/ Antonio Jorge Neto, 0 pontos

 

                                                                       

Duplas - KGP + KGPSS

 

1.      Rafael Suzuki/ Paulo Breim, 21 pontos

 

2.      Roberto Boscarriol/ Vicente Borges, 16 pontos

 

3.      André Girotto/ José Luiz, 12 pontos

 

4.      Alain Sisdeli/ Edison Silva, 9 pontos

 

5.      Felipe Granzotto/ Carlos Marcelino, 9 pontos

 

6.      Arthur Gaggini/ Ronaldo Guimarães, 5 pontos

 

7.      Danilo Scussolino/ Antonio Jorge Neto, 0 pontos

 

  
clique para ampliar
André Nicastro (28) recebe o cumprimento pela vitória na Biland Senior
Foto:Claudio Reis
Última atualização ( Sex, 11 de Maio de 2007 22:30 )